sexta-feira, 6 de julho de 2012

Se prepare, porque vem aí, o #blackoutvirtual!


Vi nos portais de notícias, inclusive na Folha de S. Paulo, Estadão e O Globo, e ns redes sociais, a notícia: "Brasileiros poderão ficar sem internet por ação do FBI contra vírus a partir de segunda-feira. Departamento de segurança americana deixará de fazer desvio causado pelo vírus DNSChanger. Quem estiver com o computador infectado perderá acesso à web. Para evitar? Só passar o antivírus e remover o malware da máquina." E daí eu pergunto: O que é isso?

Segundo a agêncua Reuters, Uma ação do FBI, a polícia federal dos EUA, para combater um vírus disseminado por uma rede de criminosos desmantelada no ano passado pode deixar 264 mil pessoas desconectadas da internet a partir de segunda-feira, 9 de julho, em quase todo o planeta, inclusive no Brasil.

Os usuários ainda podem evitar os problemas se agirem antes do início da operação do FBI. Depois disso, ficarão sem condições de acessar sites e enviar emails. Difícil, né?! E ao longo das últimas semanas, o Facebook e o Google tentaram alertar as pessoas. Inicialmente, 4 milhões de máquinas estavam infectadas.

O vírus afeta o DNS, que é o Sistema de Nome de Domínios, na sigla em inglês, que serve para converter os nomes dos sites em números. Por meio deles, um computador pode entrar em contato com outro. Com a contaminação, o sistema fica alterado. Por este motivo, o nome do vírus é DNSChanger.

E daí, você pergunta: o que é isso?! Quando contaminado, um computador, ao tentar acessar um site, acaba sendo desviado para outros, normalmente piratas e que podem roubar dados pessoais, inclusive de contas. Ao desvendar o caso no ano passado, o FBI prendeu uma quadrilha do Leste Europeu e assumiu o controle de 100 servidores usados pelos criminosos.

Inicialmente, as autoridades americanas montaram um esquema que desviava de forma automática os computadores infectados dos sites piratas para os reais, resolvendo o problema. Assim, as pessoas sequer notam que estão contaminadas. A partir desta segunda, este sistema será encerrado pelo FBI. Os usuários infectados, consequentemente, ficarão fora da internet até arrumarem as suas máquinas por meio de anti-vírus. Antes, porém, é recomendável fazer um back-up.

Uma das formas de verificar se um computador está infectado é entrar no site do FBI ou do DNSChanger Working Group e colocar o número do IP, que é o protocolo de Internet. Ao pelo menos, 58 das 500 maiores empresas do mundo tem ao menos um computador infectado.

E há ferramentas que identificam e removem o vírus. Na empresa de segurança McAfee disponibiliza um teste para identificar computadores contaminados. No site, há instruções para remover o vírus.

As organizações ainda infectadas poderiam sofrer grande impacto pela interrupção, já que os funcionários que utilizam roteadores e computadores infectados podem, literalmente, ficar "no escuro" na Internet. Além disso, com o DNSChanger ativo no ambiente corporativo, as organizações correm riscos com a vulnerabilidade de terem dados e informações de propriedade roubados.

Segundo a Wikipedia, o uso da internet no mundo está crescendo rapidamente em todo mundo, só nos últimos 10 anos ela cresceu cerca de 444% no mundo, chegando a aproximadamente 2 bilhões de usuários, a maioria deles na Ásia. O crescimento em cada continente pode ser observado neste link.

Bem, eu não sei se isso dura nem um dia, ou dois, ou três... sei lá, mas, é bom ficar atento com o seu computador, e usar o anti-virus. E vamos continuar acompanhando o assunto.

E pra você, o que você faria sem internet em 1 dia? Dê a sua opinião.