sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Termina à zero hora de domingo mais um Horário Brasileiro de Verão



Após quatro meses e 126 dias, termina à zero-hora de domingo, 22, a temporada 2014/2015 do Horário Brasileiro de Verão, que começou no dia 21 de outubro, pontualmente à meia-noite. Foi a a 42ª temporada desde 1931 e 29ª temporada seguida desde 1985. Os estados que vão atrasar os relógios em uma hora são as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Como sempre, o Horário de Verão no Brasil começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Mas se a data coincidir com o domingo de carnaval (como aconteceu este ano), o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Em tempos de crise do setor elétrico na Região Sudeste, o Ministério das Minas e Energia anunciou no início deste mês, que a temporada 2014/2015 do Horário de Verão seria prorrogado para março, para economizar energia. Mas na semana passada, o Governo Federal desistiu da proposta e os brasileiros podem atrasar os relógios normalmente neste dia 22 de fevereiro.

Um dos motivos é que algumas localidades do país (como Rio, São Paulo e Porto Alegre - por exemplo) ficariam com um período da manhã mais escuro, acarretando mais consumo de energia, como explica o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. No fim das contas, a ampliação desta temporada poderia causar prejuízos aos serviços e a rotina do dia-a-dia.

A estimativa do governo neste Horário de Verão era uma economia de R$ 278 milhões, com geração de energia térmica no horário de pico. Ainda não sabe a divulgação do balanço da energia consumida na temporada 2014/2015 pelo Ministério de Minas e Energia, como informa o site da Folha de S. Paulo. Na edição anterior, a economia chegou a R$ 405 milhões.

Como falei várias vezes aqui neste blog que as regiões Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação. Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

Com o fim do Horário de Verão, os bancos, os aeroportos, o comércio e a programação das emissoras de rádio e Televisão locais, voltam tudo ao normal a partir de domingo.

Olha, vou falar uma coisa, eu, como todo mundo, sofre com o Horário de Verão nos primeiros dias, mas tem que acostumar, né?! E com o fim do Horário de Verão, será mais complicado ainda, hein?!



Próximo Horário Brasileiro de Verão, na temporada 2015/2016 será sempre a meia-noite do terceiro domingo de outubro, que provavelmente será no dia 18.

A #BOANOTÍCIA é que o #Verão2015 continua e vai até o dia 20 de março, na quarta, quando começa a estação onde as folhas caem: o outono - aqui no Brasil e países do Hemisfério Sul. Mas, pra mim, eu gosto das quatro estações! Não tem comparação! Sim, eu sei que já passaram as férias em Janeiro e o período do Carnaval. Mas tem que aproveitar a praia neste fim de semana.

Então, aproveite a estação do sol e calor nos últimos dias da estação mais quente do ano!

*Com informações de UOLEBC/Agência Brasil e Zero Hora