terça-feira, 14 de agosto de 2012

#Olimpíadas2012: Uma festa que entra para a história!


Estádio olímpico de Londres ficou verde e amarelo anunciando as próximas
olimpíadas que vai acontecer no Rio de Janeiro.
Foto: Indranil Mukherrjee/AFP

O encerramento dos jogos olímpicos de Londres foi sensacional e que ficou para a história. Se a abertura dos Jogos, no dia 27 de julho, foi considerada umas das mais bem produzidas da história, o encerramento não ficou atrás. Em uma Londres em miniatura projeta no estádio olímpico da capita linglesa, um ator interpretando Wilson Churchill surgiu para ordenar o fim da bagunça, o que representou o início da cerimônia de encerramento.

#London2012 encerra com muita festa inglesa no estádio olímpico.
Foto: Tom Jenkins/The Guardian
Executou-se o hino do Reino Unido, enquanto os atores sacudiam as bandeiras do país. Depois começaram as apresentações musicais, como a tradicional banda Madness, que desfilou na carroceria de um caminhão cantando a música “Our House”.

Trinta minutos após as apresentações musicais, o cenário londrino sumiu para a entrada das bandeiras de todos os países. A do Brasil foi carregada pelo boxeador Esquiva Falcão, medalha de prata nos Jogos na categoria até 75 kg. Iniciou-se o desfile de atletas, que acenavam para o público. A mistura de cores das bandeiras e da vestimenta dos atletas, adicionado a uma chuva de papel picado, promoveram um belo espetáculo. Diferente da cerimônia de abertura, a festa de anteontem teve um tom mais informal, com as delegações misturadas e bastante empolgadas.

Uma das partes mais emocionantes aconteceu quando a Filarmônica de Liverpool iniciou a música Imagine, de John Lennon. O ex-Beatle, assassinado há (quase) 32 anos, apareceu no telão para cantar o restante da música e um mosaico formou o rosto do cantor.

Na sequência surgiu George Michael e a sua famosa canção "Freedom", além de "White Light". Depois, foi a vez da banda The Who ser lembrada ao som de "Pinball Wizard", tocada pelos Kaiser Chiefs. A música britânica seguiu sendo exaltada com as apresentações de Annie Lennox e também com o sucesso da banda Pink Floyd, “Wish you were here”.

No dia seguinte, jornais do Brasil e de Londres, noticiavam sobre a despedida de #London2012 e a chegada dos
jogos olímpicos de 2016 o Rio.
Arte: Luciano Amorim


Depois, as apresentações de Fatboy Slim, Jessie J, Tinie Tempah e Taio Cruz, com cenários coloridos e cheios de luzes, deram um tom mais “moderno” à festa. A festa de encerramento dos Jogos de Londres contou até com uma apresentação das Spice Girls. Levadas por taxis londrinos, Emma, Geri, Mel B, Mel C e Victoria cantaram “Wannabe” e “Spice up your life”.

Depois da festa britânica, veio o momento mais esperado para os brasileiros: a transferência da bandeira olímpica. O prefeito de Londres, Boris Johnson, subiu ao palco central com a bandeira e a passou para o presidente do COI. Em seguida, Jacques Rogge a entregou para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A partir dali, os Jogos passaram, literalmente, para as mãos do povo do Brasil.

Gari Renato Sorriso e o segurança na cerimônia de
encerramento do #London2012.
Foto: Oliver Morin/AFP
A entrega da bandeira foi a deixa para a festa brasileira no Estádio Olímpico. Durante oito minutos, a cultura do país foi representada através de seus clichês: o samba no pé, representado pelo gari passista Renato Sorriso, aquele que sambava nos desfiles das escolas de samba no carnaval carioca, o sincretismo religioso, na figura da cantora Marisa Monte vestida de Iemanjá, a mistura de culturas, explicitada numa dança indígena e na música "Maracatu atômico", cantada pelo rapper carioca BNegão, da banda Nação Zumbi. Depois da entrada do "malandro" Seu Jorge - que cantou "Nem vem que não tem", uma das principais músicas do estilo que ficou conhecido como "pilantragem", o palco se transformou numa réplica do calçadão de Copacabana, onde, ao som de "Aquele Abraço",  capoeiristas e passistas e a modelo Alessandra Ambrósio evoluíram abrindo alas para um dos maiores ícones do país: Pelé. Samba, ginga e futebol, esse foi o cartão de apresentação da cidade-sede das próximas Olimpíadas.

Após a festa brasileira, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, o ex-atleta Sebastian Coe, emocionou-se ao agradecer aos voluntários que ajudaram na realização do evento, que pela terceira vez na história dos Jogos da Era Moderna acontecia na capital inglesa, depois de 1908 e 1948. Em seguida, o presidente do COI exaltou a participação dos atletas no evento e fez um convite ao mundo para acompanhar as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016.

Depois dos discursos protocolares e cerca de três horas de show, foi a vez de a pira olímpica ser apagada. Cada uma das 204 pequenas tochas que representavam os países presentes no evento foram apagadas lentamente, indicando o fim da festa do esporte. E o final ficou nas vozes e instrumentos da banda The Who.

Agora, faltam 1452 dias (a partir de hoje) para as #Olimpíadas2016, no Rio de Janeiro. E que já tem data marcada: começa no dia 5 de agosto de 2016 e vai até o dia 21 de agosto de 2016. Até lá, vão ter muito, mais muito trabalho pela frente... Mas antes tem a Copa do Mundo daqui a doia anos, hein?!

Então, nos vemos no Rio de Janeiro, em 2016!