sábado, 21 de dezembro de 2013

#DESTAQUESDE2013 // Os destaques de Abril



Durante duas semanas, o blog #PorDentroDasNotícias traz uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na quarta parte da série, vamos aos destaques de Abril.

Começamos com o principal destaque do mês. Uma tarde de terror durante a Maratona de Boston, nos Estados Unidos. No dia 15, duas fortes explosões deixaram mortos e feridos na linha de chegada da tradicional corrida de rua. As explosões geraram uma cena de caos na cidade, com feridos e escombros pela rua e movimento de paramédicos. O incidente ocorreu no momento em que milhares de corredores terminavam a 117ª edicão da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897. Segundo a emissora local WBZ-TV, as duas explosões foram quase simultâneas. Elas teriam ocorrido por volta das 14h50 locais (15h50 de Brasília), na Boylston Street, altura do número 673.


Testemunhas falam ter visto feridos graves, com membros amputados, e muito sangue. A prova deste ano era disputada por pelo menos 131 corredores brasileiros. Um caso que deixou os EUA mais uma vez em alerta. No dia seguinte, no dia 16, um envelope com a substância venenosa mortal ricina foi interceptado no anexo dos correios do Capitólio, o prédio do Congresso dos EUA, em Washington, segundo o senador democrata Dick Durbin, de Illinois. A polícia americana, a FBI, começou a fazer 'ronda' a procura pelos acusados da explosão da Maratona de Boston. No dia 19, a polícia encontrou um suspeito que morreu em uma troca de tiros nas imediações de um shopping center o subúrbio de Boston. Na noite do mesmo dia, a FBI divulgou no Twitter que prendeu o segundo acusado: Dzhokar Tsarnaev, de 19 anos. Ele estava em Watertown, cidade do estado de Massachusetts. O desfecho da caçada policial ocorreu após mais de 20 horas de perseguição e uma hora de cerco ao jovem, que conseguiu fugir da primeira vez em que foi encurralado e que estava refugiado em um barco no quintal de uma casa. Na hora da prisão, houve aplausos. segundo as autoridades americanas, os dois suspeitos do ataque terrorista na Maratona de Boston são dois irmãos de origem chechena e moravam legalmente nos EUA havia cindo anos. Uma tragédia que para a moradora de Recife que mora em Boston, o atentado na Maratona era parecido como os atentados de 11 de setembro de 2001, em New York.

Outro destaque de Abril é o caso bárbaro que chocou a Paraíba. Após 3 meses e 112 dias de procura, a jovem Fernanda Ellen foi morta por estrangulamento após ter reagido quando foi anunciado que ela estava sendo sequestrada. O corpo foi encontrado no dia 8, no bairro Auto do Mateus, em João Pessoa. O Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE) informou que o suspeito confessou ter matado a estudante e enterrado em sua casa. O suspeito, Jefferson Luís Oliveira Soares, de 25 anos, confessou que sua intenção era de conseguir dinheiro de alguma forma com a criança para consumir drogas. A versão do crime foi montada a partir do depoimento de Jefferson Soares. Segundo o depoimento, Fernanda voltava da escola quando foi chamada por ele e decidiu entrar na casa do suspeito. Dentro de sua residência, Jefferson exigiu que Fernanda entregasse dinheiro. Ela disse que não tinha nada para dar, mas que poderia ligar para o avô e solicitar alguma quantia. Ao perceber que ela estava com o celular na bolso, ele decidiu tomá-lo e anunciou que ela estava sendo sequestrada, o que provocou reação da menina, que gritou. Assustado, ele deu uma gravata nela e a estrangulou. A polícia também destacou a frieza do suspeito, que simulou uma briga com a esposa quando ela chegou em casa para que ela fosse dormir fora e não suspeitar do corpo de Fernanda na casa, escondido debaixo da cama. A morte aconteceu na própria segunda-feira, 7 de janeiro, mas o cadáver só foi enterrado na madrugada entre os dias 9 e 10, por volta das 2h. Para enterrar o corpo de Fernanda, Jefferson cavou uma cova rasa, de cerca de 60 cm. O corpo encontrado usava apenas roupa íntima e a blusa que Fernanda usava no dia em que sumiu. Logo que a prisão aconteceu, muita gente foi até o local e a polícia precisou interditar a rua.


A estudante de 11 anos desapareceu na tarde do dia 7 de janeiro, quando voltava da escola no bairro Alto do Mateus, onde havia ido buscar o boletim. Após várias semanas de buscas, a Secretaria de Segurança destacou um delegado para cuidar do caso, Aldrovilli Grisi. A família desponibilizou vários telefones para receber informações que levassem à menina ou que desse pistas à polícia, mas receberam apenas milhares de  trotes. Em março, empresários da cidade chegaram a oferecer R$ 10 mil para quem desse informações que levassem à estudante ou ao corpo dela. A comoção com a confirmação da morte da estudante, foi o assunto mais comentado das redes sociais na Paraíba, desde o momento em que a Polícia divulgou as informações de que o corpo havia sido encontrado no quintal do vizinho, preso como principal suspeito. Além do nome 'ellen', que ocupou a primeira colocação do Trendsmap/João Pessoa (PB), as palavras 'hellen', 'assassino' e a  hashtag #fernandaelen fizeram referência ao caso. O corpo de Fernanda Hellen foi enterrado no dia 29.

Ainda na Paraíba, outro destaque é a demolição do Bar do Surfista no dia 12, em Cabedelo. O quiosque foi demolido a pedido da Prefeitura Municipal. Para iniciar a demolição, a equipe da prefeitura apresentou o Mandado de Intimação da Justiça Federal que dá ordem ao município para "demolir o estabelecimento comercial, inclusive as fossas, e retirar o aterro da construção, bem como retirar o entulho da demolição". O documento, que determina um prazo de 30 dias para que a ordem se cumpra, foi recebido pela prefeitura no dia 13 de março. A assessoria de imprensa da Justiça Federal na Paraíba disse que o prazo legal para que o bar fosse demolido acabaria no dia 18, referente à data em que o mandado foi anexado aos autos do processo. Já o pedido para a prorrogação do prazo para mais 180 dias não foi analisado por conta da inspeção anual ordinária dos processos, que termina no mesmo dia 12. A assessoria disse que a ordem de demolição não partiu da Justiça Federal. A advogada do bar, Zilma Barros, disse que todos foram pegos de surpresa. O dono do bar, Valdi Silva Moreira, disse receber com bastante tristeza a demolição do estabelecimento, que existe há 30 anos. “Não é apenas um bar que vai embora. São sonhos que foram construídos ao longo dessas três décadas, são projetos que foram construídos, que incluíram muitos jovens carentes como o nosso Fininho”, disse. Antes da demolição, no dia 7, clientes e surfistas deram um “abraço” contra a demolição do Bar do Surfista. Mas o Bar do Surfista é demolido após 30 anos de funcionamento. Uma pena, né?!

Um alívio para quem passa pela BR-101 no sentido João Pessoa/Recife. O comando do 10º Grupamento de Engenharia do Exército liberou no dia 10 a nova ponte na BR-101, que passa por cima do canal no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A obra faz parte do projeto de duplicação da rodovia. Antes que os veículos pudessem passar, houve uma cerimônia em comemoração ao Dia da Arma de Engenharia, com a participação do comando do primeiro grupamento de engenharia do Exército. O Exército informou que houve demora na entrega da ponte por causa do solo mole da área. Em julho de 2011, uma enchente invadiu as pistas e destruiu a antiga ponte, que não pôde ser restaurada. As obras da nova construção só puderam ser iniciadas no final do ano passado, e muitos motoristas que passavam pelo local reclamavam de trânsito intenso. Inclusive eu, que passei por isso nos últimos dias.

No Rio de Janeiro, um ônibus caiu do Viaduto Brigadeiro Trompowski na pista lateral da Avenida Brasil, na altura da Ilha do Governador, por volta das 16h30 do dia 2, deixando 11 feridos e sete mortos. A queda foi de uma altura de cerca de 10 metros. Segundo as testemunhas, que dizem ter descido do coletivo antes da queda, um passageiro e o motorista estavam discutindo. Segundo Ari Osvaldo Lima dos Santos, em entrevista a GloboNews, o ônibus estava cheio, com cerca de 10 pessoas em pé. Ele e Nelson Martins Bezerra, outra testemunha, contaram que um passageiro começou a discutir com o motorista ao não conseguir descer no ponto em que queria. Com medo, Nelson preferiu descer antes de seu destino quando o passageiro teria pulado a roleta. Segundo ele, logo depois foi ouvido um estrondo, da queda do ônibus. O acidente deixou o trânsito da Avenida Brasil parado. O ônibus, da Viação Paranapuã, do Consórcio Internorte, fazia a linha 328, Bananal-Castelo. O veículo ficou com as rodas para cima. O ônibus envolvido no acidente tinha 46 multas, das quais 14 por excesso de velocidade e 12 por avanços de sinal.

Ainda no Rio de Janeiro, a apresentadora Ana Maria Braga foi atropelada ao vivo por um carro 'inteligente' e sem motorista, durante transmissão do programa 'Mais Você' , na manhã do dia 22. A apresentadora testava um veículo que funciona sem motorista dentro do Projac. Durante a entrevista, o veículo se movimentou inesperadamente e a porta dianteira, do lado do carona, atingiu Ana Maria Braga. O médico, que tem um quadro no programa, foi ao Projac para acompanhar Ana Maria até o hospital. Após o acidente, a apresentadora recebeu os primeiros atendimentos, se recuperou e conseguiu voltar ao programa. Ela tomou um analgésico, seguiu trabalhando e ainda fez reunião de pauta antes de seguir para o hospital. Ainda bem que segundo a assessoria da apresentadora, ela sofreu ferimentos leves na boca e nas mãos e depois se recuperou. O professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto do carro automático desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, informou que o acidente com a apresentadora Ana Maria Braga ocorreu devido à "não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança". Ele mostrava o carro para Ana Maria quando ocorreu o acidente. O professor disse que houve falha na hora de mudar o sistema de automático/robô para manual/ser humano. O assunto foi o mais comentado nas redes sociais e até parou no 'Top Five' do CQC, na Band. Que susto foi esse, hein, Ana Maria?!

Um internauta enviou para o G1 Sul de Minas, registrando uma imagem no mínimo curiosa em uma rodovia entre São Gonçalo do Sapucaí e Cordislândia, no Sul de MG. Um idoso foi flagrado viajando em uma cadeira de rodas motorizada no meio da rodovia. É isso mesmo! O vídeo mostra que o idoso não se intimida com o trânsito de outros veículos e segue pela estrada tranquilamente enquanto os outros carros vão passando. As imagens mostram também que até um caminhão precisa entrar na contramão para ultrapassar o "motorista" na rodovia. A cena lembra o filme "Uma história real", de David Lynch, no qual um idoso faz uma viagem pelos EUA pilotando um cortador de grama. No cinema, o protagonista, ao ficar sabendo que o irmão está gravemente doente, decide pegar uma estrada interestadual para visitá-lo pilotando a máquina de jardim porque não tem carteira de habilitação e não há ônibus na rota que precisa tomar. O filme se baseia em uma história real ocorrida em 1994. O agricultor Alvin Straight viajou por 418 quilômetros entre os estados de Iowa e Wisconsin. O idoso do Sul de Minas se chama Pedro Pelegrino. Ele tem 93 anos e é morador da cidade de São Gonçalo do Sapucaí. Por telefone, a família do idoso disse que ele utiliza o veículo apenas quando sai de casa, para se locomover devido a um problema nas pernas. Sobre a imprudência, alegou que só queria  testar a potência do veículo. "Queria ver se ele andava bem na reta, no morro, até quanto ele aguentava", disse Pelegrino.

E o Marco Feliciano, hein?! Foi também destaque do mês de abril. No dia 1º, o deputado tuitou em sua conta no Twitter explicou que durante o culto no dia 29 do mês passado, afirmou que a comissão era "dominada por Satanás". Segundo o deputado, a intenção era dizer que a comissão era dominada por "adversários", já que, segundo ele, adversário é o significado da palavra em hebraico. No dia 2, ele falou rapidamente com jornalistas antes de entrar em reunião da bancada do PSC e disse que está se sentindo livre para trabalhar. Durante o mês de abril, manifestantes protestaram contra ou a favor de Feliciano na Câmara. Alguns pedem a renúncia do presidente na Comissão de Direitos Humanos na Câmara, mas no dia 9, Feliciano disse que não vai renunciar, mas vai reabrir sessões de CDH da Câmara. De acordo com o blog do jornalista Gerson Camarotti, do G1 e da GloboNews, na reunião, Feliciano reagiu ao apelo dos líderes dizendo que só renunciaria se os deputados João Paulo Cinha e José Genoino (ambos do PT-SP), condenados pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão, também renunciassem aos postos que ocupam na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.


Enquanto isso, a cantora Daniela Mercury postou no dia 3, numa conta no Instagram apresentando um novo relacionamento, com uma mulher. A namorada da cantora é a jornalista Malu Verçosa. A cantora disse no post no Instagram: "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar". Durante o show no 'Viradão Carioca', no dia 13, a cantora criticou o deputado Marco Feliciano e disse: "Fora, Feliciano. Esse país não merece um deputado como esse". A atriz e comediante Fabiana Karla abriu o show da baiana dizendo: "Estamos passando por um momento onde todos têm que se amar e se respeitar". O público reagiu com simpatia e mostrou carinho pela cantora.


Na #ECONOMIA, o principal destaque é o tomate, que foi o assunto principal durante o mês. A falta de chuvas e a baixa produtividade deixou o preço do tomate disparar nos supermercados e nas feiras livres em todo o Brasil. Teve gente que não quer saber do preço alto e está trocando o tomate por outras hortaliças. O preço do tomate varia entre R$ 4, R$ 6 e até, acredite, R$ 10 por quilo. A salada na hora do almoço, ficou sem a hortaliça vermelha. A alta do preço do tomate repercutiu nas redes sociais.


E não é só que o preço do tomate aumentou. O preço da cesta básica nos primeiros três meses subiu em 18 capitais do Brasil, segundo a pesquisa da Dieese no dia 8. As maiores altas foram registradas em Salvador (23,75%), Aracaju (20,52%) e Natal (16,52%). Os menores aumentos foram verificados em Florianópolis (5,97%), Belém (7,47%) e Curitiba (8,65%). São Paulo continuou a ser em março a capital com a cesta básica mais cara (R$ 336,26), seguida por Vitória (R$ 332,24), Manaus (R$ 328,49) e Belo Horizonte (R$ 323,97). Segundo o Dieese, os menores valores médios foram observados em Aracaju (R$ 245,94), João Pessoa (R$ 274,64) e Campo Grande (R$ 276,44).

Em Santa Catarina, foi assinado no dia 8, o protocolo de instalação da BMW no Estado. Vai ser a primeira fábrica da montadora alemã no Brasil e na América Latina. Com cerca de 1,5 milhão de metros quadrados, ficará sediada em Araquari, no Norte Catarinense. O presidente da BMW Brasil, Arturo Piñeiro, falou com entusiasmo da expectativa do início das atividades no estado. Serão investidos cerca de 200 milhões de euros na fase inicial de instalação, o equivalente a R$ 518,78 milhões de reais, na cotação do euro na manhã desta segunda. O executivo ressalta que o Brasil apresenta significativo crescimento nas vendas da empresa alemã, fundada em 1916, em Munique, na Alemanha. Em 2012, foram vendidos cerca de 17.479 veículos no país. Com a instalação da empresa em solo catarinense, devem ser gerados cerca de 1.400 empregos diretos. O número de vagas indiretas criadas deve chegar a aproximadamente 5 mil, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. Parte dos trabalhadores que atuarão na fábrica catarinense já estão sendo contratados e o escritório de treinamento, com 8 mil metros quadrados, deve ficar pronto em junho de 2013. O BMW Group é detentor das marcas BMW, Mini, Motorrad e Rolls Royce. Possui 28 unidades em 13 países, em uma rede que contempla 104 nações. No Brasil, a empresa montou uma subsidiária, em 1995, e os serviços financeiros, em 1999. A partir de 2014, a planta industrial da empresa em Araquari deve produzir cerca de 32 mil veículos por ano, conforme informado por Piñeiro.

Desastres ambientais marcaram o mês de Abril. Um vazamento de óleo em uma das redes do píer do Terminal Aquaviário Almirante Barroso, em São Sebastião, atingiu o litoral norte de São Paulo na noite do dia 5. De acordo com Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, o problema ocorreu em uma válvula, que já foi trocada. A prefeitura emitiu um comunicado alerta os banhistas a evitarem 9 praias da região central e da costa norte da cidade. Ainda de acordo Sousa, a Petrobras realizou as ações de contenção logo que detectou o vazamento, que já foi controlado. Foram lançadas barreiras de contenção e estão sendo utilizados helicópteros na identificação de eventuais manchas de óleo que possam ter escapado desses limites. No dia 8, a Petrobras foi multada pela Cetesb por R$ 10 milhões por conta do vazamento. E no mesmo dia, a limpeza do vazamento nas praias atingidas foi finalizada.

Nos Estados Unidos, uma fábrica de fertilizantes explodiu no dia 18, deixando quase 20 pessoas mortas e causou destruição. A explosão ocorreu na fertilizadora West Fertilizer Co., no pequeno município localizado a 20 quilômetros ao norte de Waco, no estado do Texas, pouco antes das 20h locais (22h de Brasília), e foi ouvida a mais de 70 quilômetros de distância. Segundo a agência Reuters, o local do acidente pertence a Donald Adair, de 83 anos, e tem menos de dez empregados. A fábrica não era inspecionada pelas autoridades estaduais desde 2006, quando uma queixa sobre cheiro de amônia foi resolvida, segundo o diretor-executivo da Comissão de Qualidade Ambiental do Texas, Zak Covar. Ele disse que essas inspeções só ocorrem quando há queixas. Naquela época, a Agência de Proteção Ambiental do governo federal impôs multa de 2.300 dólares à empresa por não implementar um plano de gestão de risco. Segundo a Reuters,  dono da fábrica não foi localizado para comentar. A explosão provocou uma bola de fogo de quase 30 metros de largura, que depois virou uma nuvem em forma de cogumelo, segundo testemunhas.

Os imigrantes invadiram o estado do Acre. São os haitianos que foram morar no Brasil no dia 6. Ao todo, nos últimos 15 dias, 1,7 mil haitianos cruzaram as fronteira entre Bolívia e Brasil e foram alojados na cidade de Brasileia, cidade que fica a 234 km da capital, Rio Branco, com uma população de 21.438 mil habitantes, segundo dados do Censo 2010, do IBGE, e faz fronteira com a Bolívia. Em média, chegam 200 haitianos por dia na cidade. Ao todo são 1.550 homens, 150 mulheres e duas crianças que estão hospedados provisoriamente no Clube Social Brasileia, de acordo com informações do governo do Acre. Apesar da situação, ele garante que os imigrantes são pacíficos e o único problema foram alguns casos de embriaguez. Para evitar o problema, a Polícia Militar passou a fiscalizar os alojamentos à procura de bebidas. No dia 9, o governador do Acre, Tião Viana (PT), decretou situação de emergência social para os municípios de Epitaciolândia e Brasileia em consequência da chegada descontrolada de imigrantes nestes locais, em sua maioria haitianos. O processo de imigração haitiana para o Brasil teve início pouco depois do terremoto, que há três anos matou mais de 250 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de desabrigados. Por causa das condições precárias dos acampamentos, uma epidemia de cólera obrigou parte da população a buscar refúgio no Brasil. Além dos haitianos, pessoas de outros países começam a utilizar a fronteira entre Assis Brasil e a cidade peruana de Iñapari como porta de entrada para o Brasil. Vindos de países como o Senegal, Nigéria, República Dominicana e Bangladesh eles passaram a dividir com os haitianos o abrigo montado em Brasileia.


No dia 16, seis funcionários do Cartório da cidade de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre, foram demitidos. Motivo: Um vídeo que mostra um grupo fazendo a coreografia da música "Harlem Shake" no 2º Cartório Cível de Novo Hamburgo, e dançando sobre documentos do cartório. Logo após o contato do G1 RS com o cartório, o vídeo foi retirado do ar no site YouTube, que foi postada no dia 12 e tinha pouco mais de 300 visualizações. Que absurdo, né?

Polêmicas marcaram o mês de Abril. No dia 17, durante uma partida entre Santos e Flamengo-PI pela primeira fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro, e venceu por 2 a 0. Após o confronto, o atacante Lúcio Bala, do time nordestino, criticou o jogador Neymar e o acusou de ter se referido aos atletas piauienses como "paraíbas", num tom que ele considerou ser "jocoso". Segundo o meia do Flamengo do Piauí, Lúcio, os jogadores que disputaram a partida com Neymar reconhecem que ele é um bom jogador, mas as vezes é preciso ter um pouco mais de humildade.A declaração do craque santista provocou a revolta também do deputado federal paraibano, Efraim Filho (DEM), que no dia 22 prometeu fazer um pronunciamento na Câmara Federal contra a fala preconceituosa e pejorativa do jogador. Para o deputado, o jogador só fez transmitir o sentimento de preconceito ainda existente no centro sul do país para diminuir as pessoas do Norte/Nordeste do país. No mesmo dia, o estafe do craque mudou de postura e publicou no site oficial do astro um texto no qual o santista se defende e alega não ter se referido aos adversários com palavras pejorativas. E declara: "O jogo acabou, fui tomar meu banho e depois fiquei sabendo dessa história. Você acha que eu seria capaz de xingar alguém desse jeito? Não uso essa palavra e nunca usei para xingar ninguém. É mentira isso aí". O assunto foi tão polêmico que no dia 24, a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou o título de “persona non grata” para o Neymar.

Outra polêmica de Abril é no Facebook. No dia 24, A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que o Facebook Brasil tire do ar a página da jornalista Juliana Ribeiro Campos, 24 anos, que morreu em maio de 2012 após complicações por conta de uma endoscopia. A decisão do dia 17 estabelece prazo de 48 horas, a partir da notificação, para cumprimento da ordem e atende a uma ação aberta pela mãe da jovem, a professora Dolores Pereira Ribeiro, 50 anos. O portal G1 entrou em contato com a assessoria do Facebook Brasil para saber se o ofício já foi entregue, mas a empresa afirma que não comenta casos específicos. No sistema da Justiça não consta a entrega da notificação. Dolores disse ao G1 que, após a morte da filha, fez diversas tentativas para desativar o perfil na rede social. Documentos que comprovam os pedidos de encerramento da página foram anexados no processo. A mãe afirma que a página de Juliana no Facebook virou um “muro de lamentações”, onde os quase 300 contatos que a jovem tinha na rede social continuam a postar mensagens, músicas e até fotos para a jovem. E afirmou: “Ver tudo isso é muito doloroso pra mim e também para as os amigos e para a família. Ela morreu e precisa ficar em paz, precisa se desligar desse mundo”. Juliana morreu no dia 27 de maio de 2012. Ela estava internada, havia três dias, no Centro de Terapia Intensiva de um hospital particular de Campo Grande. Dolores relatou que a filha foi para o CTI após uma endoscopia. Ainda segundo Dolores, a filha começou a passar mal dentro da ambulância, durante o transporte da clínica onde foi feito o exame para o hospital. A Dolores pediu e a Justiça Sul-Matogrossense e o Facebook atenderam. Um dia depois, no dia 25, o perfil de Juliana Ribeiro Campos foi excluído. Aliviada, ela disse que "vai estar apenas no coração".

No dia 10, uma nota do Meio&Mensagem disse que um e-mail assinado pela direção das Organizações Globo comunicou a todos os funcionários que está estritamente proibida a divulgação dos links das matérias nos canais oficiais dos veículos da Globo no Facebook. Desde o dia 8, as plataformas das revistas da Editora Globo, do jornal O Globo e do G1 adotaram a medida. Os produtos da TV Globo, no entanto, continuam postando seus links. A ordem é que os canais orientem os internautas a acessar o portal do produto para ler a notícia. Mesmo sem o consenso dos profissionais (muitos não acreditam na estratégia), os posts devem induzir os internautas a entrar no próprio site daquele veículo, seja jornal ou revista, para conferir a matéria. Segundo informações, após um estudo e uma análise detalhada foi detectado que os perfis no Facebook são o principal motivo pela queda de audiência das plataformas digitais da Globo, como a Globo.com, o G1 e os sites das revistas da Editora Globo. Um mês depois, o CEO da Globo.com, Juarez Queiroz, explicou que a decisão das Organizações Globo em retirar o conteúdo do Facebook, na primeira semana de maio, foi provocada por razões editoriais e comerciais.

Apesar de tantas polêmicas envolvendo a maior rede social do munto, tem uma nota positiva para o Facebook em Abril. Os usuários norte-americanos do Facebook podem incluir em seus comentários ícones parecidos com emoticons para sinalizar o que estão assistindo, lendo, ouvindo e até comendo e bebendo. A novidade, que já vinha sendo testada desde janeiro, foi divulgada no dia 10 pela rede social.Os emoticons surgiram com os messengers, e foi amplamente popularizado com o da extinta MSN, da Microsoft. A incorporação de um símbolo de outro serviço da internet ocorre pouco depois de surgir a notícia de que o Facebook se prepara para permitir que os usuários utilizem hashtags (#), que são a marca registrada de outra rede social, o Twitter. Além disso, com a nova função é possível responder à pergunta "No que você está pensando?", acrescentando um emoticom. Segundo o Facebook, a nova função não compromete a privacidade dos usuários.

Arte: Luciano Amorim // Imagens: Reprodução

E lalando em 'emotions', lembrou do MSN, a Microsoft anunciou no dia 30, o fim do MSN Messenger, após 15 anos. O anúncio do fim do programa, que será substituído pelo Skype, já tinha sido feito pela Microsoft em novembro de 2012. Assim, todas as contas dos usuários do MSN (inclusive eu) serão migradas para o outro software da companhia. O Messenger continuará vivo, mas somente na China apesar de ainda contar com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. O processo do fim do MSN começou no dia 15 de março e terminou no dia 30 aqui no Brasil e em países de língua portuguesa.

Outra nota da Microsoft é pra quem usa o Windows XP. A Microsoft anunciou o fim do suporte do sistema operacional para o ano que vem. E já tem data marcada: 8 de abril de 2014, numa terça-feira. Segundo um comunicado em seu blog oficial no dia 8, a partir desta data, a companhia não irá mais disponibilizar atualizações e reparos de segurança para o SO, deixando os utilizadores que insistirem em usar o software em uma “situação de risco”. O mesmo ocorrerá com a suíte Office 2003, que será desativado no mesmo dia.

Foi coroado no dia 30, o novo rei da Holanda. Willem-Alexander, foi considerado durante a sua juventude um amante da noite e da cerveja, mas mostrou que está pronto para ser monarca. A cerimônia de entronização aconteceu na igreja medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que foi coberta de flores coloridas. A cerimônia marca o início oficial do reinado de Alexander, que assumiu a coroa holandesa após a abdicação de sua mãe, Beatrix, de 75 anos, que encerrou o reinado após 33 anos. Willem-Alexander e Máxima estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora  princesa de Orange, herdeira do trono holandês. Milhares de holandeses se aglomeram na praça em frente ao Palácio Real para se despedir da rainha Beatrix. A festa de despedida da rainha começou na noite do dia 29. Milhares de convidados, entre eles membros das casas reais europeias, compareceram no baile de gala no renovado Rijksmuseum. Willem-Alexander se converte no primeiro rei da Holanda dos últimos 123 anos, formando o casal real mais jovem das monarquias ocidentais. Segundo pesquisa da rede de televisão “Nos”, divulgada um dia antes da entronização, 69% dos holandeses acreditam que Willem-Alexander será um bom rei. Um ano atrás, a aprovação era de 59%. O príncipe foi um dos primeiros a se casar por amor com uma jovem sem sangue azul, e que além disso não era holandesa, mas sul-americana.

Em Bangladesh, um prédio de oito andares desabou em Dacca, o dia 24. 80 pessoas morreram e 700 ficaram feridas. O edifício Rana Plaza, de oito andares, que fica na região de Savar, 24 km ao noroeste da capital, ruiu no começo da manhã, disse o diretor-adjunto do Corpo de Bombeiros de Daca, Salim Newaj Bhuyian. O Rana Plaza abriga um mercado, lojas têxtil e uma agência bancária. Em 2006, 61 pessoas morreram e outra 86 se feriram após o desabamento de um edifício de nove andares localizado na mesmo região.

Os pequenos produtores rurais fizeram um protesto no dia 3, na cidade de Guarabira, no Brejo Paraibano, usando pelo menos 15 carcaças de gado. A manifestação aconteceu em frente à agência do Banco do Nordeste da cidade. Segundo o presidente da Associação dos Mutuários de Crédito Rural do Estado da Paraíba, Jair Pereira Guimarães, a categoria pede a suspensão dos processos do BNB contra os pequenos agricultores que têm dívidas. Ele explicou que o banco perdoou 7,6 bilhões em dívidas, mas apenas dos grandes agricultores que fizeram empréstimos acima de R$ 200 mil. Portanto, eles pedem a renegociação e perdão de dívidas de até R$ 35 mil, dos produtores rurais.

O mês de Abril foi marcado de RECNHECIMENTO na mídia impressa. No dia 30, o jornal Diário do Pará, de Belém, levou pela primeira vez, um dos mais importantes prêmios de marketing do mundo para o setor, concedidos pela International Newsmedia Marketing Association, o INMA. De todo o Brasil, apenas três veículos concorriam a prêmios da INMA. As cinco premiações foram um feito e tanto para a imprensa paraense e para o jornal, que acaba de fazer 30 anos e vem se firmando com um dos mais importantes do País. O jornal levou 11 medalhas, sendo cinco primeiros lugares – o maior número da premiação. A nova presidente da INMA, Yasmin Namin (também vice-presidente de marketing e circulação do New York Times), conduziu a cerimônia que destacou o Diário do Pará entre os veículos com circulação inferior a 75 mil exemplares. Ganharam os cases Guia de Profissões, na categoria “Marketing Campaign with the Best Results”; a série de reportagens e ações comemorativas dos 30 anos do diário, em “Brand Awareness Across Platforms”; o projeto A Era do Ferro, em “New Brand/Product/Audience Development”; a revista D Semanal, em “Readership/Usage of the Print Publication”; e a série Dr. Responde, em “Print Single-Copy Sales”. O prêmio é considerado um dos principais do gênero no mundo. O painel de juízes foi composto por 21 executivos de empresas de mídia e propaganda de 14 países, como Bélgica, Chile, Alemanha, Índia, Peru, Suíça, Emirados Árabes, Reino Unido e Estados Unidos. 


No #ESPORTE, o principal destaque é o Basquete. No dia 6, o Sport foi campeão da Liga de Basquete Feminino. O time pernambucano venceu de virada para o Americana por 62 a 57 e conquistou o título na partida que foi realizada no Recife.

Outro destaque é a Arena Fonte Nova, que foi (re)inaugurada no dia 5, em Salvador. Foram dois anos e oito meses, contados desde a implosão da antiga Fonte Nova, até a inauguração da Arena. Cerca de quatro mil pessoas trabalharam nas obras durante esse período. Inicialmente, o estádio deveria ser entregue em dezembro de 2012. Após um novo prazo, a data passou para 28 de março. A arena foi entregue simbolicamente pelo Consórcio responsável pelas obras ao Governo do Estado no dia 8 março. O estádio foi entregue com capacidade de 50 mil torcedores na arquibancada fixa. A estrutura móvel, que será usada apenas para eventos da Fifa, terá capacidade para 5 mil pessoas. Essa fase da obra precisa ser concluída até o dia 29 de maio, quando a Fifa assume a Arena Fonte Nova. A estrutura tem ainda restaurantes e estacionamento com capacidade para duas mil vagas. Uma fita do Senhor do Bonfim, um dos santos mais tradicionais da Bahia, foi colocada em volta da Arena há cerca de duas semanas. Agora, a Fonte Nova volta a fazer parte do dia a dia dos baianos, depois de seis anos sem receber uma partida. Após uma tragédia que matou sete torcedores em 2007, quando uma parte da arquibancada desabou, o estádio ficou fechado até ser demolido. O estádio vai realizar partidas da Copa do Mundo do ano que vem.

Teve o clássico Ba-Vi na nova Arena Fonte Nova, mas teve uma cena triste. No dia 28, o Bahia perdeu para o Vitória por 2 a 1, e revoltados, torcedores tricolores começaram a atirar caxirolas – espécie de chocalho criado para ser a vuvuzela brasileira durante a Copa de 2014 – dentro de campo, ainda no primeiro tempo, o que pode prejudicar o Bahia na sequência da competição caso seja aplicado algum tipo de punição. Apesar da derrota, o Bahia está classificado para as semifinais do Estadual. Mas a justiça baiana proibiu usar caxirolas no estádio durante as competições. Principalmente na Copa das Confederações e na Copa do Mundo do ano que vem. Uma cena desagradável e uma falta de respeito e educação para os torcedores do Bahia que jogaram caxirola na Arena, que merecem dar um #NACANELA e #ProChuveiro.

Quem merece também um #NACANELA e #ProChuveiro vai para o técnico de um clube de basquete em New Jersey, nos EUA. No dia 3, o canal ESPN divulgou um vídeo em que o técnico do time de basquete masculino da Universidade Rugters, Mike Rice, aparece agredindo jogadores com empurrões e boladas, e insultando-os com xingamentos homofóbicos. A exibição das imagens acabou causando a demissão do treinador da equipe. O vídeo foi entregues por advogados de Eric Murdock, ex-jogador profissional de basquete e ex-funcionário do departamento atlético da Rutgers. Murdock disse à ESPN ter denunciado as atitudes de Rice em 2012. Em dezembro, o diretor atlético da Rutgers, Tom Pernetti, anunciou que Rice seria suspenso por três jogos e multado em US$ 50 mil (cerca de R$ 101 mil) devido a um "padrão" de comportamento e linguagem inadequados. Porém, após assistir as imagens, o presidente da universidade, Robert Barchi, tomou uma atitude mais enérgica e mandou embora Rice, que nas últimas três temporadas não obteve bons resultados com o time universitário. Tom Pernetti se desculpou por não ter tido essa postura mais drástica antes. Olha só abaixo as imagens da agressão...



Mudando de assunto, porque teve comemorações na Imprensa brasileira. No dia 3, o programa 'Globo Repórter', da Rede Globo, completou 40 anos. O programa jornalístico começou nas noites de terça, passou para as quintas e até hoje, é exibido nas noites de sexta-feira. O Globo Repórter conquistou vários prêmios como Vladmir Herzog e Ministério do Meio Ambiente de Jornalismo.O programa exibe reportagens especiais e até lugares e paisagens de tirar o fôlego.

Na mídia impressa, dois jornais fizeram aniversário no mesmo dia. No dia 3, o jornal O Popular de Goiânia, GO, completou 75 anos. O jornal foi fundado no dia 3 de abril de 1935, pelo os irmãos Joaquim Câmara Filho, Jaime Câmara e Vicente Rebouças. Na época, a cidade de Goiânia, tinha cinco anos de fundação e emancipação política. A primeira edição teve quatro páginas e três mil exemplares. A partir de 2010, a publicação iniciou um período de transformações. Reformas gráficas e editoriais foram integradas, além de uma nova estrutura priorizando a harmonia entre os assuntos abordados. Sem falar na criatividade nas capas que eles colocam em ocasiões (ou acontecimentos) especiais. Já a Folha de Pernambuco, completou 15 anos. a primeira edição da Folha de Pernambuco foi em 3 de abril de 1998, pelo fundador Eduardo de Queiroz Monteiro, e foi lançada numa época quando havia uma descrença muito grande na viabilidade econômica e editorial de um terceiro veículo no Estado e o O jornal nasceu precisando lutar para ser reconhecido tanto pelo leitor como pelo mercado publicitário, relatou o diretor Executivo, Paulo Pugliesi. O diretor Comercial e Industrial, José Américo Lopes Góis, revela que nesses 15 anos, conseguimos cativar um público de 300 mil leitores/dia na Região Metropolitana do Recife. O jornal começou como uma simples ideia que foi ganhando corpo, e atualmente faz parte da área de Comunicação do Grupo EQM que, além do jornal, comporta a Rádio Folha FM 96,7 e o Portal FolhaPE. Quem também fez 15 anos foi o jornal Extra, do Rio de Janeiro. O jornal das Organizações Globo é um dos jornais mais 'populares' do Brasil, com uma tiragem de mais de 210 mil exemplares.

E o jornal 'O Estado de S. Paulo' passou por mudanças na versão impressa. No dia 22, o jornal teve uma nova organização de cadernos e suplementos e redução das páginas. Nos dias úteis, são três cadernos, que antes, eram cinco e um suplemento por dia. Com a 'reciclagem', os cadernos 'Link', 'Estadinho' e 'Sabático' deixaram de existir. Os dois últimos continuarão a existir no site do Estadão e em projetos especiais. O noticiário de 'Metrópole' (em caso da edição nacional, é usada em 'Cidades') passa do terceiro caderno para o primeiro caderno. A mesma coisa aconteceu como o noticiário esportivo, que de terça para sábado passa para o primeiro caderno e domingo e segunda, tem o caderno especial que é chamada de 'Edição de Esportes', nome criada pelo Grupo Estado na década de 1960. Segundo o jornal, o caderno circulará nas finais de campeonatos e em grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, por exemplo. O noticiário de tecnologia, que era pelo caderno 'Link', passa para o segundo caderno: 'Economia & Negócios' e o de literatura, que era do 'Sabático', passa para o 'Caderno 2', que vai ampliar a cobertura cultural com reportagens sobre entretenimento e muito mais. Aos domingos, o 'Estadão' tem mais cadernos, e com uma novidade, dentro do caderno 'Aliás' tem a seção 'Olhar Estadão' com as melhores imagens que marcaram a semana e também em seções especiais. Com isso, o 'Estadão' impresso vai ter um suplemento por dia, de segunda a sábado e cinco aos domingos. Sim outra coisa, o atual projeto gráfico do jornal é o mesmo. Não muda nada! O atual moderno projeto gráfico do 'Estadão' é usado desde o dia 14 de março de 2010. Há 3 anos. Ficou legal a nova reorganização do 'Estadão' impresso. Veja o vídeo da nova fase do 'Estadão' no canal /meioemensagem no YouTube.


A RBS TV inaugurou em abril, o sinal digital em mais duas cidades. No dia 18, o sinal digital foi lançado em Santa Maria, RS, após quase dois anos de testes. A emissora começaria as transmissões no dia 6 de dezembro de 2011, mas foi adiado, por não ter sido emitida a autorização. Os testes começaram em fevereiro de 2012. A emissora já estava autorizada a transmitir o sinal digital desde 8 de março deste ano e remarcou o lançamento em caráter definitivo para o dia 12 de abril, mas ficou para o dia 18. O sinal digital da RBS TV Santa Maria chega aos oito municípios da região de Santa Maria.



Uma semana depois, no dia 25, foi a vez de Blumenau, SC, receber a chegada do sinal digital da RBS TV, que está disponível em duas cidades: Blumenau e Ilhota.


Mudanças também na televisão. A EPTV, afiliada da Rede Globo, estreou no dia 28, os novos cenários dos telejornais da emissora, nas quatro sedes. Com destaque para Ribeirão Preto, SP, que ganhou um novo prédio, que abriga o estudio de 360m², um dos maiores estudios de televisão entre as emissoras afiliadas da Globo no interior do Brasil. O cenário, que é bem (pouco) parecido com o cenário da Globo Nordeste. Outra novidade é que o Jornal Regional terá seu nome alterado, assim o Jornal da EPTV passa a ter duas edições diárias: uma ao meio-dia e outra às 19h, de segunda a sábado. Prestação de serviço, informações ao vivo e os principais acontecimentos da região continuam como destaques. Desde junho de 2009, os cenários do Jornal da EPTV, do Jornal Regional e do Bom Dia Cidade não eram reformulados. Em 2012, um novo projeto começou a ser discutido pelos profissionais da EPTV e ganhou força em janeiro deste ano. Após ajustes, o plano foi aprovado em fevereiro e desde então vários departamentos da empresa se uniram para dar o acabamento final, só concluído esta semana. Vale lembrar que todo esse trabalho foi multiplicado, pois envolveu as emissoras de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha. Os novos cenários foram pensados para suprir as necessidades do jornalismo da EPTV em levar a informação ao telespectador de uma maneira mais simples. Vale lembrar que desde o dia 21 de setembro de 2009, a EPTV Campinas passou a apresentar todos os seus programas em alta definição.


Os apresentadores Danilo Scocchi e Lucieli Dornelles na EPTV Ribeirão.

Os apresentadores Luciane Viegas e Eduardo Brambilla, na EPTV Campinas.

E pra terminar, mais uma notícia #HighTech. Veio da Coreia do Sul no dia 29. A empresa LG, fabricou um televisor com tela curva e de alta definição. A Coreia do Sul é o primeiro país a receber o aparelho. A TV de tela curva e feita de OLED de 55 polegadas e promete trazer imagens mais nítidas e claras ao usuários por conta desta curvatura, o que a LG chama de "experiência próxima do IMAX", em relação aos cinemas com uma grande tela. A empresa diz que as telas curvas permitem que a distância entre o usuário e a tela seja a mesma de qualquer ângulo. O aparelho tem 4,3 milímetros de espessura, pesa 17 quilos e possui uma tecnologia proprietária da LG que traz cores mais vivas às imagens. A LG colocou o aparelho em pré-venda no país por 15 milhões de wons, cerca de R$ 28 mil. A fabricante promete anunciar preços e lançamento em outros países nos próximos meses. E aí?! Já pensou assistir um filme, um telejornal ou uma partida de futebol numa televisão de tela curva? Sei não, viu?!

E essas foram as notícias que marcaram o mês de abril em 2013, que pegou fogo.

No próximo post, os destaques de Maio.


Com informações e apoio de: G1 PB, G1 RS, G1 PE, G1 RJ, G1 BA, G1 MS, G1 SC, G1 Vale do Paraíba, G1 AC, Portal Correio, NBCDFW.com, Meio&Mensagem, Terra, UOL, Diário do Pará, Portal FolhaPE, Site da EPTV, Portal SULBRTV, Estadão Conteúdo, G1