segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

#DESTAQUESDE2013 // Os destaques de Julho



O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na sétima parte da série, vamos aos destaques de Julho.

Eu começo com o principal destaque do mês. É a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu nos dias 23 e 28 no Rio de Janeiro, e teve a presença do Papa Francisco do Brasil (pela primeira vez). Antes da JMJ, teve a Semana Missionária, que aconteceu entre os dias 16 e 20. Milhares de pelegrinos de outros países também visitaram em várias cidades do Brasil, como o grupo de Gabão, no Vale do Paraíba, em São Paulo; e o grupo da Itália, em Blumenau, SC. Na Paraíba, vieram os grupos da Índia, EUA e Taiwan. Mas aqui em Caaporã, vieram os pelegrinos da Alemanha. Foi muito bom encontrar, falar e dialogar com eles durante esta semana. Eles são muito simpáticos, alegres e felizes, e que nos trouxeram alegria pra cá. Foram vários momentos de diversão, de aprendizado e de reflexão. E um dia antes de partir para a JMJ, no Rio, eu escrevi uma homenagem a eles, que eu coloquei aqui nesse blog. Relembre aqui! Os pelegrinos se deslocaram para o Rio de Janeiro entre os dias 21, 22 e 23. Antes da JMJ, o Papa Francisco mandou mensagens via Twitter.




O Papa Francisco chegou no Rio às 15h45 do dia 22. E chegou com o calor humano no Centro do Rio, pelo Papamóvel. Em seu primeiro discurso no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a participação da presidenta Dilma, o Papa Francisco afirma: "Cristo bota fé nos jovens. E também os jovens botam fé em Cristo".


No dia 23, teve a cerimonia de abertura da JMJ 2013. Abertura da JMJ reúne 400 mil fiéis em Copacabana para missa e shows. A cerimônia foi celebrada por Dom Orani, que elogiou 'entusiasmo juvenil'. Terça foi dia para descanso do Papa, que foi homenageado com medalha e até sósia.


No dia 24, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa em Aparecida, SP. Avisou em seu discurso após a missa que vai voltar em 2017, quando o Santuário Nacional vai comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba. O papa beijou crianças, acenou bastante, almoçou com seminaristas e voltou ao Rio, onde visitou o Hospital São Francisco de Assis. Na instituição no bairro da Tijuca, inaugurou no início da noite, o Polo de Atenção à Saúde Mental, centro voltado principalmente para o tratamento de usuários de crack.


No dia 25, o Papa Francisco visitou a comunidade de Varginha, em Manguinhos, entrou na casa de alguns moradores e falou sobre corrupção e fé em discursos aos peregrinos. Em Copacabana, tomou chimarrão de uma cuia, tchê! E trocou de solidéu. "A fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva", disse Francisco na cerimônia de acolhida aos jovens, em Copacabana. Porque durante a JMJ, choveu e fez frio na cidade maravilhosa. O que fez a organização da JMJ, transferir a Via Sacra, a vigília e a Missa de Encerramento do 'Campo da Fé', em Guaratiba para a Praia de Copacabana. Segundo o Comitê Organizador da JMJ, o mau tempo tornou a realização impraticável, já que o local amanheceu tomado por lama. Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a situação de Guaratiba, "do ponto de vista de saúde coloca as pessoas em risco", por isso, técnicos em saúde e logística recomendaram a mudança.


No dia 26, o Papa Francisco emocionou os fiéis de Copacabana benzendo a estátua de São Francisco de Assis durante sua passagem pela Orla, cumprimentando os peregrinos rumo à encenação da Via-Sacra e pedindo uma oração em homenagem às vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria,  RS. O Papa também ouviu a confissão de jovens, encontrou menores infratores e rezou o Ângelus, que tratou da importância dos anciãos e das crianças na construção do futuro dos povos.


Em seu penúltimo dia no país, no dia 27, o Papa Francisco engrossou o discurso político contra a desigualdade, pela aproximação dos mais pobres e pediu que jovens de todo o mundo, aqueles que querem ser "protagonistas da mudança", "sigam superando a apatia" de forma "ordenada e pacífica": "Saiam às ruas!". Francisco defendeu ainda o Estado laico, segundo o pontífice, “favorável à pacífica convivência entre religiões diversas”. O Papa fez três discursos ao longo de todo o dia. Mais cedo, ele falou a representantes da sociedade civil, em evento que, inicialmente, foi divulgado pela Jornada Mundial da Juventude como encontro com a classe dirigente.

No dia 28, teve a missa de encerramento da JMJ, em Copacabana. E com uma surpresa, o sol apareceu na cidade maravilhosa após a semana nublado e chuvoso. A última missa do Papa Francisco reuniu 3,5 milhões de pessoas em Copacabana durante a manhã, segundo os organizadores. Francisco pediu aos jovens que façam discípulos em todas as nações e transmitam a experiência vivenciada na Jornada Mundial da Juventude a outras pessoas. Ele voltou a dizer que é preciso ir sem medo para servir. Após a Santa Missa, o Papa Francisco anunciou a próxima cidade que vai sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2016. Será em Cracóvia, na Polônia, terra do papa João Paulo II. No discurso de despedida, o Papa disse que já está com saudades, agradeceu aos voluntários e lembrou de locais que visitou durante a estada no país. Antes, rumo ao Galeão, fez um sinal de coração com as mãos aos fiéis. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse. O Papa Francisco despediu-se do Brasil e embarcou para a Roma às 19h21 da na noite de domingo, na Base Aérea do Galeão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Realmente, a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, superou todas as expectativas. Entre elas, segundo dados do Ministério do Turismo, 65% dos turistas estrangeiros na JMJ visitam o país pela 1ª vez. A JMJ do Rio é considerada a segunda maior da história em participantes. Evento só perde para o encontro das Filipinas, que reuniu 4 milhões de jovens em 1994. Nas redes sociais, o Twitter registrou 1.227.335 menções ao Papa e mais de 673 mil tuítes ligados ao evento, com a marcação (hashtag) #JMJ. As principais hashtags usadas durante o evento foram #JMJ, #rio2013, #JMJRio2013, #PapaFrancisco, #WYD, #Copacabana, #GMG, #FOTO, #Rio e #MareFidei. Sobre o 'Campo da Fé', em Guaratiba, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que vai transformar o local que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro como o bairro popular. Veja mais dados da JMJ clicando aqui. Então é isso! Foi inesquecível a Jornada Mundial da Juventude 2013. E em 2016, estamos em Cracóvia!

E vamos as outras notícias que virou destaque no mês de julho.

No Sul do Brasil, a neve tomou conta no final de julho. No dia 22, a neve chegou a São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, por volta das 4h, acompanhada de uma temperatura congelante de -0,3°C, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Os flocos se acumularam em cima dos carros e se intensificaram com o passar das horas, com a temperatura caindo para -0,6°C por volta das 8h. Em Santa Catarina, a neve atrai turistas e SC-438, na Serra, que teve quase o dobro de tráfego. Cerca de 7 mil veículos passaram pela rodovia. No dia 23, uma surpresa no amanhecer na Grande Florianópolis. a Epagri/Ciram registrou neve na região do Morro do Cambirela, em Palhoça. É a primeira ocorrência do tipo em 29 anos, vista também em outras cidades da região metropolitana, como Alfredo Wagner, Angelina e Rancho Queimado, e várias partes do estado. No Paraná, destaque vai para a Guarapuava que foi a que registrou o maior volume de neve. Apesar de proporcionar alegria para os moradores, também causou transtornos, com acidentes, destelhamentos, bloqueios de estradas, atrasos de ônibus e mortes. Em algumas cidades, como Curitiba, a última ocorrência havia sido há 38 anos Por lá, o registro de neve feito pelo Instituto Meteorológico Simepar. Flocos de neve e chuva congelada foram vistos em vários bairros da capital paranaense, além de cidades como Araucária, Campo Largo, Lapa e São José dos Pinhais, incluindo o Aeroporto Internacional Afonso Pena. No Rio Grande do Sul, teve neve e 10 cidades gaúchas ficaram abaixo de zero.


A massa de ar polar que passou pela Argentina antes de chegar ao Brasil, no fim de semana passado, fez nevar em mais de cem cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nos dias 22 e 23. E é a mais prolongada dos últimos 13 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Foi um julho gelado por lá.

Em Londres, o principal destaque foi o nascimento do bebê real. O primeiro filho do Príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, nasceu no dia 22. O anúncio foi feito pelo Palácio de Kensington, residência oficial do casal. É um menino, de cerca de 3,8 quilos, que nasceu saudável às 16h24 locais (12h24 de Brasília), de parto normal, e na presença do pai, como manda a tradição da família real britânica. No dia seguinte, no dia 23, William e Kate aparecem em público com o bebê real pela primeira vez. No dia 24, foi anunciado o nome do bebê real, e vai se chamar George Alexander Louis. O garoto vai ser o terceiro na linha sucessória do trono britânico, atrás do avô, Charles, e do pai, William. O nascimento do chamado "bebê real" gerou uma grande atenção da mídia do mundo inteiro.


Tragédia nos trilhos da Espanha no final de julho. Quase 80 pessoas morreram no dia 24, no descarrilamento de um trem de passageiros em Santiago de Compostela, em Galícia, no noroeste da Espanha. O acidente ocorreu às 20h41 locais (16h41 de Brasília). O trem fazia o trajeto entre a capital espanhola, Madrid, e a localidade galeca de Ferrol, a 95 quilômetros de Santiago de Compostela. Segundo a companhia ferroviária Renfe, o trem transportava 238 passageiros. Entre os corpos identificados, há um argelino, um mexicano, um americano, uma dominicana e um homem com dupla nacionalidade, brasileira e espanhola. No dia 26, o maquinista José Francisco Garzón Amo, que dirigia o trem, negou-se a prestar depoimento sobre o acidente para a brigada judicial.


No dia 28, o juiz determina liberdade de condutor de trem. Após o trágico acidente de trem, o governo espanhol e galeco decretou luto oficial de sete dias. O acidente ocorreu na véspera do Dia de Santiago, uma importante festa regional. 

Outro acidente trágico aconteceu nos EUA, no dia 6. Foi no aeroporto de San Francisco, na California. As imagens foram gravadas por uma pessoa identificada como Fred Hayes e mostrou com exclusividade pela CNN. As imagens exibem a aeronave se aproximando da pista de pouso. Ao tocar o chão, o avião parece estar com a parte dianteira numa posição muito elevada, fora do comum para um pouso. Nesse instante, o vídeo mostra o avião aparentemente girando e "saltando" na pista, para depois cair no solo. No momento do acidente, o autor do vídeo repete: "meu Deus, meu Deus". Segundos antes do acidente, os pilotos do avião a serviço da Asiana Airlines tentaram abortar o pouso no Aeroporto de San Francisco, de acordo com gravações da cabine do Boeing 777 mencionadas por emissoras de TV americanas. A velocidade do avião estava abaixo do ritmo normal no momento do pouso, que é de 137 nós, de acordo com a Reuters. Um alarme de "stall" foi ativado 4 segundos antes do impacto. Muitos passageiros tiveram danos na pele semelhantes ao de pessoas jogadas ao asfalto em alta velocidade.


O avião, um Boeing 777, perdeu parte da cauda e teve a fuselagem superior, acima de onde ficam os passageiros, incendiada e destruída. O piloto do avião da companhia sul-coreana Asiana Airlines, estava fazendo seu primeiro pouso com um Boeing 777, que ele tinha pouca experiência

Já viu aquela chuva que cai 'torrencial'? Pois é, foi o que aconteceu no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro, no dia 30. Uma adutora da Cedae foi rompida, deixando uma criança morta. O rompimento ocorreu no amanhecer da cidade, por volta das 6h, na altura do número 4.500 da Estrada do Mendanha. Casas e carros ficaram destruídos com a força da água, lançada em um jato que alcançou 20 metros. Ou seja, é como se fosse uma cachoeira ou uma tempestade. Diversas residências foram alagadas, com a água chegando a 2 metros de altura em alguns pontos, de acordo com moradores. Muitas pessoas ficaram ilhadas. Ao todo, segundo a Defesa Civil municipal, a inundação deixou 70 desalojados e 72 desabrigados. Dezessete casas desabaram. Ainda bem que naquele dia, o tempo foi ensolarado e não choveu.

Um incêndio atingiu o principal cartão postal de Porto Alegre na noite do dia 6. O Mercado Público é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul e está localizado no Centro de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o fogo atinge o último andar do edifício. Em um determinado momento do combate às chamas, um dos hidrantes de uma viatura não funcionou por falta de água. A população que se aglomera em volta do prédio gritou revoltada "água, água" e vaiou os bombeiros. A causa do incêndio foi o curto-circuito. O Mercado Público faz parte do patrimônio histórico e cultural da capital gaúcha desde 1979 e foi inaugurado em outubro de 1869, segundo informações da prefeitura do município. O segundo pavimento foi construído apenas em 1912. Pelo menos 111 estabelecimentos ficam no local. Este é o quarto incêndio que atinge o prédio. Os outros ocorreram em 1912, 1976 e 1979.

E o governo federal lançou no dia 8, em Brasília, o programa “Mais Médicos", que tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes, e permite a vinda de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma.

A críse política voltou a tomar conta no Egito. No dia 1º, a oposição deu um prazo de 24 horas a Morsi para que renuncie. O movimento Tamarrod (rebelião, em árabe) pede que o Exército "tome uma posição clara ao lado da vontade popular". No dia 3, o Exército anuncia a deposição de Morsi, detém o presidente e promete uma transição. No dia 4, o presidente interino, Adli Mansour, prestou juramento ao cargo diante da assembleia geral do Supremo Tribunal Constitucional, a instância judicial que ele mesmo presidia até hoje; a Irmandade Muçulmana, cujos principais líderes foram presos, não reconhece o golpe e convoca protestos. No dia 5, os Islamitas e opositores convocaram manifestações, e houve novos confrontos com mortes. No dia 8, o Exército abriu fogo contra islamitas que tentavam se aproximar do local onde Morsi estaria detido. Houve dezenas de mortos e feridos. A Irmandade Muçulmana convocou novos protestos para o dia 9. O governo interino anunciou um cronograma de transição, rejeitado pelos islamitas. No mesmo dia, o economista liberal Hazem el-Beblawi, ex-ministro de Economia, foi nomeado premiê interino, em meio a novos protestos de islamitas. No dia 10, ele oferece cargos à Irmandade Muçulmana, que os rejeita. A promotoria manda prender o líder da Irmandade, por incitação à violência. No dia 12, manifestantes pró e contra Morsi fazem novos atos públicos. No dia 14, o Prêmio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, um dos líderes da oposição a Morsi, toma posse como vice-presidente encarregado das relações internacionais. No dia 16, novos confrontos de rua entre islamitas e forças de segurança deixam mortos e feridos. O novo gabinete provisório tomou posse, e a Irmandade Muçulmana voltou a contestar a legitimidade do governo. No dia 18, a Irmandade Muçulmana acenou com a possibilidade de diálogo por intermédio da União Europeia. O presidente interino do país, Adli Mansour, denunciou tentativas de "levar o Egito ao caos". No dia 21, uma comissão de especialistas nomeada pelo presidente interino Adli Mansur começa a fazer a reforma da Constituição do Egito, suspensa depois da queda de Morsi. No dia 23, confrontos com mortes continuam, e negociação entre exército e islamitas parece cada vez mais distante. No dia 24, o Ministério Público do Egito ordena a prisão do líder da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie, e de oito membros de alto escalão do movimento islâmico, em uma investigação sobre as acusações de incitação à violência. No dia 25, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exige dos militares egípcios a libertação do presidente deposto Mohamed Morsi e de outros líderes da Irmandade Muçulmana. No dia 26, novos confrontos entre partidários e adversários de Morsi deixam pelo menos dois mortos e dezenas de feridos no Egito. No dia 27, ataques das forças de segurança contra manifestantes pró-Morsi no Cairo deixam cerca de 70 mortos. EUA se dizem "profundamente preocupados" com a violência no país. Três dias depois, no dia 30, a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, se reúne com Morsi, ainda detido em local secreto. E no dia 31, a Comunidade internacional faz apelos à reconciliação nacional após  fracasso da manifestação de '"um milhão" convocada pela Irmandade Muçulmana. Apenas algumas dezenas de milhares de manifestantes responderam à convocação. O governo interino encarrega a polícia de tomar as "medidas necessárias" para colocar fim aos protestos. Ainda assim, islamitas convocam novas manifestações. Foi um julho tenso no Egito.

Uma barbaridade aconteceu durante um show, no dia 7. O funkeiro Daniel Pellegrine, conhecido como MC Daleste, foi morto após ser atingido por uma bala no abdômen durante apresentação no CDHU San Martin, em Campinas, SP. As marcas de bala atravessaram o palco em que o cantor tocava, em um conjunto habitacional. Fãs dizem ainda que um outro disparo foi dado para o alto. Pouco depois do ocorrido, um vídeo que registra o momento em que ele foi baleado foi publicado por um fã na internet. Daleste era ligado ao estilo conhecido como funk ostentação ou funk paulista, que mistura a batida do funk carioca com letras sobre bens materiais. Em vez de ousadias sexuais, os temas são artigos de preços altos: carros, motos, óculos, roupas e bebidas. Nas redes sociais, músicos lamentaram a morte e pedem o ato 'funk acordou' e o assunto causou repercussão nacional. Cinco dias após abertura do inquérito sobre a morte de MC Daleste, a Polícia Civil já recebeu pelo menos 100 denúncias feitas por meio de vídeos ou mensagens. Na minha opinião, eu não curto muito esse tal de 'funk ostentação', porque é muito chato ouvir isso! Meu Deus...

Julho foi marcado de protestos. No dia 11, Pelo menos 156 cidades de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal tiveram protestos no Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações organizado por centrais sindicais e movimentos sociais. Mais de 100 mil pessoas foram às ruas e estradas reivindicar melhorias nos transportes, saúde, educação, benefícios trabalhistas e reforma agrária, entre outras pautas. Durante todo o dia, mais de 80 trechos de rodovias em 18 estados foram parcial ou totalmente bloqueadas por manifestantes. Os atos foram pacíficos e houve poucos registros de tumultos. Em algumas estradas, manifestantes foram atropelados por motoristas. No mesmo dia, manifestantes protestaram em frente a uma sede da emissora de TV, em Salvador. No dia 22, a conta oficial do G1 no Twitter (@g1) foi invadida por hackers no início da tarde. O grupo Anonymous Brasil reivindicou a autoria da invasão e começou a publicar mensagens a partir das 13h24. Foram 16 mensagens postadas até as 14h19, com críticas à Rede Globo, ao jornalismo brasileiro e à mídia em geral. #enquantoisso, a aprovação do governo Dilma continuou em queda.

E a equipe de reportagem da TV TEM flagrou o momento em que manifestantes se envolveram em um acidente na rodovia Anhanguera, em Jundiaí, SP. A ocorrência foi na noite do dia 2, na altura do km 58, e deixou quatro pessoas feridas. O acidente aconteceu quando cerca de 30 manifestantes se arriscaram ao tentar interditar uma das pistas, sentido capital-interior. O motorista de um caminhão guincho parou ao ver os manifestantes, mas uma carreta que seguia atrás não conseguiu frear e acabou batendo na traseira do veículo, que foi empurrado para cima dos participantes. 

Aqui em Caaporã, Região Metropolitana de João Pessoa, um bebê morreu depois de nascer na recepção do Hospital e Maternidade Ana Virgínia, na noite do dia 2. A morte aconteceu depois que a mãe, Rosicleide José da Silva, de 18 anos, procurou a única maternidade da cidade sentido fortes dores. Ela estava grávida de sete meses, mas só tinha descoberto a gestação há uma semana. Segundo ela, por falta de rápido atendimento ela acabou tendo o bebê em pé, ainda na recepção da unidade hospitalar. Em uma declaração, a maternidade afirma que a criança recebeu todos os cuidados, sendo inclusive colocada em uma incubadora. O documento foi assinado pelo pai da criança, no entanto, ele afirma que é analfabeto e não tinha conhecimento do que estava assinando. Um outro documento, de declaração de óbito, aponta que a morte da criança pode ter sido causado por ela ter nascido prematura ou em função de problemas ocorridos durante a gestação. A família do bebê afirma que a morte ocorreu em função de negligência por parte dos funcionários da maternidade. O hospital não se pronunciou sobre o caso. Um ABSURDO, né?!

Em Pernambuco, vários pessoas foram vítimas do tubarão desde 1992. Mas o principal caso aconteceu no dia 22. Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, veio de São Paulo para curtir as férias no Recife, quando de repente, enquanto tomava banho na praia de Boa Viagem, ela foi atacada por um tubarão e teve parte da perna esquerda amputada. No momento do ataque, Bruna estava acompanhada dos parentes. Era a primeira vez que a jovem visitava a cidade. Ela chegou no dia 18 ao estado e voltaria para a capital paulista no dia 24. Segundo a nota da assessoria de imprensa do Hospital da Restauração, ela deu entrada após ser transferida da Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira, onde já havia apresentado quadro de parada cardiorespiratória. A jovem foi submetida a uma cirurgia por volta das 15h, onde teve parte de membro inferior amputado. Após o procedimento, foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva. Bruna encontra-se em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos e fazendo uso de drogas vasoativas. No final da noite, ela não resistiu e morreu no hospital, Bruna Gobbi tornou-se a primeira mulher morta pelo maior perigo das praias. O momento do ataque foi registrado pelas câmeras de monitoramento do projeto Segurança na Orla, da Secretaria de Defesa Social. Rosângela Lessa, presidente do Cemit e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), disse ao G1 PE que a família de Bruna Gobbi foi informada pelo Corpo de Bombeiros que estava em uma área de risco. Mesmo assim, o grupo teria se recusado a sair do mar. E fica aqui a um alerta, principalmente neste #Verão2014: Evite praias que correm o risco de tubarão, para que casos como esse não se repitam.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado no dia 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade com o IDHM mais elevado é São Caetano, SP, e os municípios que tiveram maior evolução no quesito "renda" são das regiões Norte e Nordeste. Entre os três indicadores que compõem o IDHM, o que mais contribuiu para a pontuação geral do Brasil em 2013 foi o de longevidade, com 0,816 (classificação "desenvolvimento muito alto", seguido por renda (0,739; "alto") e por educação (0,637; "médio"). Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”. Os 10 municípios com melhor expectativa de vida do país estão no estado de Santa Catarina. Os municípios de Cacimbas (cerca de 300 km de João Pessoa) e Roteiro (60 km de Maceió) estão na última colocação do IDHM Longevidade do país, com 0,672, e expectativa de vida de 65,30 anos. Alagoas tem a pior expectativa de vida, com IDHM Longevidade de 0,755, com expectativa de vida de 70,3 anos, seguido por Maranhão, com IDHM de 0,757 e expectativa de vida de 70,4 anos.

Um ex-motorista de ônibus escolar que manteve três mulheres em cativeiro durante anos em Cleveland, nos Estados Unidos, declarou-se culpado de centenas de acusações de sequestro e estupro, no dia 26, o que o fez se livrar da pena de morte, mas não da prisão perpétua, sem direito à liberdade condicional. Em uma audiência no tribunal, os promotores de Ohio concordaram em não pedir a pena de morte para Ariel Castro. Segundo o acordo, ele não será julgado, poupando as mulheres do trauma de testemunhar sobre como foram abusadas por Castro durante cerca de uma década.

A casa caiu para Ariel e também para os cinco oficiais do navio Costa Concordia, que naufragou em janeiro de 2012 deixando 32 mortos, foram condenados no dia 20. As penas que variam de 18 meses a dois anos e 10 meses de prisão. Com a divulgação das penas, o capitão Francesco Schettino permanece como o único réu do caso ainda em julgamento. Os cinco oficiais fizeram um acordo com a acusação e se declararam culpados perante à Corte, evitando um longo julgamento. Eles foram condenados por acusações de homicídio e negligência.

Entre os dias 6 a 14 de julho, aconteceu a corrida de Touros de San Firmino, em Pamplona, na Espanha. Um evento que ja é tradição há anos. Durante o festival, 21 pessoas ficaram feridas em corridas de touro. Mas a cena feia foi no dia 12. Um turista americano e dois espanhóis foram chifrados.

No #ESPORTE, destaque vai para o Tênis! No dia 7, Andy Murray venceu o Djokovic, fatura Wimbledon e quebra jejum britânico de 77 anos. Número 2 do mundo leva segundo Grand Slam da carreira e é o primeiro tenista da casa a ser campeão do masculino desde Fred Perry em 1936. E no Futebol, o Atlético-MG conquistou o título da Libertadores 2013. Nas partidas finais, enfrentando o Olimpia, o primeiro jogo, o galo foi derrotado por 2 a 0 para o time paraguaio e no segundo jogo, o galo venceu por 2 a 0 e levou aos pênaltis com a vitória de 4 a 3. Foi a melhor campanha ao longo da Libertadores 2013.

Julho foi o mês de muitas perdas. A começar pelo saudoso Dominguinhos, que morreu no dia 23, aos 72 anos. Músico lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico. Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan. No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. O copro foi enterrado no dia 25 e dois meses depois, os restos mortais do cantor foram sepultados em Garanhuns.

No dia 14, o ator canadense Cory Monteith, que interpretava o galã Finn Hudson no seriado 'Glee' da emissora americana Fox, foi encontrado morto em um hotel em Vancouver, no Canadá. Ele morreu após misturar heroína e álcool. Cory Monteith começou a carreira em uma série de pequenos papéis. Entre 2006 e 2007, atuou na série de ficção científica "Kyle XY", da rede de TV americana ABC, e na série "Kaya", da MTV americana. Mas a fama veio com o seriado adolescente "Glee", ambientado na pequena cidade de Lima, no estado americano de Ohio. A série estreou em 2009 e está no ar até hoje. Na série, Monteith interpretava o personagem Finn Hudson, um jogador de futebol americano que se transformava em um cantor de um grupo musical. O ator cresceu na cidade de Victoria, na Colúmbia Britânica. Ele marcou com seu personagem, com seu romance conturbado com a protagonista da série, Rachel Berry, interpretada por Lea Michele. Monteith e Michelle repetiram o romance na vida real. Em comunicado na página de "Glee", os produtores executivos da série disseram que estavam "profundamente entristecidos pelas notícias trágicas". Uma notícia triste, principalmente para os fãs, tanto no Cory, quanto na série.

Além de Dominguinhos e Cory Monteith, outras personalidades morreram em julho. No dia 1º, o ator Felipe Wagner, morreu aos 82 anos. O irmão da atriz Ida Gomes trabalhava na Globo desde os anos 70. Última aparição na TV foi no humorístico Zorra Total, em fevereiro deste ano. No dia 16, o ator Sebastião Vasconcelos, morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro. Ele estava internado com pneumonia. Em 'Tieta', ator interpretou Zé Esteves, pai da protagonista. No dia 20, o agente de modelos John Casablancas, morreu aos 70 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Grande nome da moda, o empresário alavancou modelos como Gisele Bündchen e Cindy Crawford. Ainda no dia 20, A jornalista americana Helen Thomas, considerada um ícone da sala de imprensa da Casa Branca, onde cobriu todas as presidências desde John F. Kennedy até Barack Obama, morreu aos 92 anos. A jornalista teve durante 50 anos um lugar fixo entre os correspondentes da mansão presidencial, onde era conhecida por suas perguntas diretas e ácidas, que frequentemente incomodavam os porta-vozes da Casa Branca. Ao todo, Helen cobriu o mandato de 10 presidentes americanos. No dia 22, Dennis Farina, ator de "Law & Order", morreu aos 69 anos. No dia 23, o ex-jogador Djalma Santos, morreu aos 84 anos em Uberaba, MG. Ele foi jogador bicampeão mundial nas copas do mundo de 1958 e 1962. No dia 3, o cientista visionário norte-americano Douglas Engelbart que inventou o mouse nos anos 60, morreu aos 88 anos, em sua casa em Atherton, no Estado da Califórnia nos Estados Unidos. E no dia 1º, o embaixador da Oktoberfest de Blumenau Harold Letzow morreu aos 88 anos. Ele estava internado há 30 dias no Hospital Santa Isabel por complicações de saúde. Letzow foi um dos organizadores das cinco primeiras edições da Oktoberfest. Em 1997, ele ganhou o título de embaixador da festa.

O destaque #HighTech de juho vai para o smartphone que tem câmera de 41 megapixels. O nome do smartphone é Lumia 1020, que foi apresentada pela Nokia no dia 11, que, como destaque, além de rodar o sistema operacional Windows Phone, apresenta uma câmera com 41 megapixels. O Lumia 1020 possui uma tela de 4,5 polegadas de AMOLED, 2 GB de memória RAM e 32 GB de espaço de armazenamento, além da câmera PureView de 41 megapixels. O aparelho ainda tem um flash Xenon e lentes F/2.2. Um aplicativo para fotos, o Pro Camera, traz o sistema de estabilização de imagens OIS além de ajustes de ISO, foco e velocidade do obturador. Há ampliação da imagem em 6x, permitindo capturar vídeos com 720p de definição. Outro destaque são as fotos noturnas e as imagens podem ser feitas em formato 16x9 (widescreen) ou 4x3. Por conta da qualidade das fotos, após fazer a fotografia, é possível recortar e ampliar determinados elementos, de acordo com a Nokia. O aparelho é vendido nos Estados Unidos desde o dia 26, onde será vendido por US$ 300 pela operadora AT&T, e, no Brasil, as vendas começaram no dia 14 de outubro. Ou seja, o Nokia Lumia 1020 é um smartphone e câmera digital ao mesmo tempo, né?

O jornal A Notícia, de Joinville, SC, completou 90 anos em fevereiro. E o jornal teve novidades em julho, No dia 4, o jornal fez uma reforma gráfica com novo visual e nova logomarca. Letras mais legíveis, títulos mais fortes, fotografias maiores, hierarquia mais clara dos assuntos publicados e diagramação mais arejada são alguns dos recursos usados na estratégia de modernização da apresentação visual. O projeto gráfico complementa as mudanças editoriais do A Notícia, iniciadas em janeiro, como o lançamento da revista ‘+ Estilo’, do caderno ‘Negócios & Cia.’ e da unificação e fortalecimento da edição de fim de semana, o ‘A Notícia +’, como diz o diretor regional do Grupo RBS em Joinville, Bruno Watté. Outro detalhe, nas páginas do primeiro caderno, o formato ficou parecido com os jornais Pioneiro, de Caxias do Sul, RS; e Diário de Santa Maria, em Santa Maria, RS. Mas duas semanas depois do novo projeto gráfico e editorial do A Notícia impresso, o site do jornal, o AN.com.br, passou a cobrar pelo conteúdo digital desde o dia 17. Agora, quem não é assinante poderá ler até 15 matérias por mês, enquanto os assinantes do 'AN' da versão impressa ou da modalidade digital continua tendo acesso ilimitado, a qualquer tempo e em todas as plataformas. O preço da assinatura digital do 'AN' custa R$ 4,90 nos dois primeiros meses e depois, passa a custar R$ 14,90. O A Notícia se juntou aos jornais brasileiros que adotam o #paywall desde 2012. O #paywall da 'AN' eu não gostei. Mas o novo projeto gráfico do 'AN', eu gostei! Ficou bacana! Olha só as imagens abaixo.


E mais um jornal impresso fecha as portas. No dia 24, circulou a última edição do jornal Mais. Editado pelo Grupo Lance!, a publicação circulou por cinco anos no Rio de Janeiro e três em São Paulo, com foco nas classes C e D. Via Facebook, a equipe do jornal agradeceu aos leitores e informou que manterá a página atualizada. De acordo com comunicado da empresa, os investimentos serão concentrados no Diário Lance! e no desenvolvimento tecnológico e editorial do portal Lancenet, da Lance! TV e do Lance! Mobile. No Rio de Janeiro, o jornal era dedicado aos torcedores do Flamengo e inicialmente circulava sob o título Vencer. Uma pena, né?! 

E ainda na mídia impressa, enquanto o A Notícia impresso reformula o visual e o Mais fechou as portas, um gafe na capa do jornal impresso aconteceu em Belém. No dia 10, o jornal Diário do Pará publicou na capa uma reportagem sobre a situação caótica na Santa Casa de Belém. Até aí, tudo bem! Mas teve um problema: a foto central do estado do hospital, onde aparecem bebês em caixas de papelão, não aconteceu na Santa Casa e sim, foi tirada de um jornal de Honduras, em novembro do ano passado, e que acabou publicada no Diário como se fosse local. É brincadeira, né?! O assunto foi parar nas redes sociais e o governador do Pará, Simão Jatene, mandou processar o periódico por capa falsa. No dia seguinte, no dia 11, em um editorial na capa do Diário do Pará, o jornal pediu desculpas aos leitores e afirma que a foto não é da Santa Casa e sim de um hospital na cidade de Santa Rosa de Copán, em Honduras. O jornal diz que vai apurar a origem do erro a qual foi induzido. Apesar de reconhecer o erro grosseiro, mas insiste em afirmar que crianças morrem todos os dias na maternidade da Santa Casa no Pará. Pra ver como é a imprensa no jornalismo impresso do Pará, que já acompanhei várias vezes no blog Midia Mundo, por Eduardo Tessler.

Mudando de assunto, mais duas cidades do Brasil receberam sinal digital em julho. A começar pela TV Subaé, em Feira de Santana, BA, no dia 18, que se tornou a primeira emissora do interior do Nordeste que recebe o sinal HD. O lançamento aconteceu um mês depois que a emissora da Rede Bahia completou 25 anos. No dia 23, a RBS TV começou a transmitir o sinal digital em Pelotas, RS. A iniciativa dá continuidade ao processo de expansão da tecnologia pela emissora, que soma-se ao Litoral Norte, Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Maria, locais que já têm acesso ao sinal digital da RBS TV no Rio Grande do Sul, que começou em 4 de novembro de 2008, em Porto Alegre. Olha só o vídeo abaixo.


Foi inaugurada em Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí, SC, no dia 27, o prédio residencial mais alto do Brasil com 160 metros de altura e tem duas torres com 46 andares cada. São 60 mil metros quadrados e cerca de 20 mil toneladas de concreto. A lista dos prédios mais altos do mundo é feita pelo Skyscrapper Center, que reúne dados de arranha-céus pelo mundo. À frente do 'Villa Serena' existem quatro edifícios mais altos no Brasil, três em São Paulo - Palácio W. Zarzur (170m), Edifício Itália (165m) e Altino Arantes (161m) - e um no Rio de Janeiro - Rio Sul Center (163m), mas todos são comerciais. Ainda segundo a lista, existem três edifícios residenciais em construção em Balneário Camboriú que devem ficar no topo da lista quando estiverem prontos. O Infinity Coast Tower, com 240 metros, o Sky Tower, com 210 metros e o Alameda Jardins Residence, com 170 metros. Em João Pessoa, o prédio mais alto da cidade é o Rio Mamoré, com 137 metros de altura e 42 andares. O prédio mais alto do Nordeste é o Mansão Margarida Costa Pinto, com 154 metros de altura e 43 andares.

E pra terminar o giro do que foi notícia em julho, uma notícia boa em Santa Maria, RS. Seis meses depois da pior tragédia dos gaúchos, a jovem Ritchieli Pedroso Lucas foi a última ferida da Boate Kiss e recebeu alta no dia 2, após mais de cinco meses. A tragédia em Santa Maria causou a morte de 242 jovens. Segundo nota divulgada pelo hospital, ela volta para casa em bom estado de saúde. Ritchieli teve 22% do corpo queimado, entre braços, ombros e costas. A recuperação da jovem é um consolo para a família, já que a irmã Drieli morreu na tragédia.

E estas foram as notícias que viraram notícia em julho. Um mês INESQUECÍVEL!


Com informações e apoio de: G1 PB, G1 RS, G1, SC, G1 PR, G1 RJ, G1 SP, G1 BA, G1 PE, G1 Vale do Paraíba, G1 Campinas e Região, G1 Sorocaba e Região, G1 Caruaru e Região, O Globo, A Tarde, Jornal de Santa Catarina, O Liberal/Portal ORM, A Notícia/AN.com.br, Skyscrapper Center, Portal COMUNIQUE-SE, Site da Rede Bahia de Televisão, Site da RBS TV, Mídia Mundo, UOL, GLOBOESPORTE.com e G1

#DESTAQUESDE2013 // Os destaques de Junho



O blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na sexta parte da série, vamos aos destaques de Junho.

Eu começo falando do maior evento esportivo que foi um 'esquenta' para a Copa do Mundo do ano que vem. É a Copa das Confederações, que aconteceu entre os dias 15 e 30 de junho e disputou em seis cidades: Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A estreia foi no dia 15, com o jogo Brasil e Japão, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A seleção brasileira venceu por 3 a 0. No dia 19, a seleção venceu, de novo, contra a seleção mexicana por 2 a 0. O jogo foi na Arena Castelão, em Fortaleza. E no dia 22, na Arena Fonte Nova, em um num jogo sofrido, a seleção brasileira venceu a Itália por 4 a 2 e com o bom desempenho, a seleção classificou para a semifinal contra o Uruguai e venceu no dia 26, por 2 a 1, no clássico sul-americano. No dia 30, chegava a grande final, no Maracanã lotado! A nossa seleção enfrentou a Espanha e venceu por 3 a 0 e conquistou o TETRACAMPEONATO na Copa das Confederações. Depois deste jogo, realmente a seleção acordou. Quem ganhou destaque na competição foi Neymar e Fred. É assim a seleção do Felipão!


Mas além do TETRACAMPEONATO da seleção brasileira, temos outros destaques na Copa das Confeserações. A Espanha, até que foi uma boa campanha, mas o principal destaque foi a goleada contra o Taiti no dia 20. Um placar de 10 a 0, que poderia ser de 13 ou 15 gols. E eu me comparei com o jogo do Santos x Naviraiense/MS pela Copa do Brasil de 2010, com o mesmo placar. Aí, pensei que chamasse os jogadores espanhóis os 'Meninos da Fúria', em comparação com os 'Meninos da Vila', que na época, em 2010, jogaram Neymar, Ganso, Robinho e companhia.


E o Taiti, hein?! A seleção da Polinésia Francesa não marcou nenhum gol na competição... No Primeiro jogo, no dia 17, a seleção jogou contra a Nigéria e perdeu por 6 a 1. No segundo jogo, no dia 20, perdeu (ou melhor, massacrou) para a Espanha por 10 a 0 e no terceiro jogo, no dia 23, perdeu para o Uruguai por 8 a 0. É tanta goleada que a seleção taitiana foi pra casa mais cedo,  mas a equipe agradeceu a torcida que acreditava no time. Merece a seleção taitiana, né?!

Apesar dos protestos pelo Brasil, foi um evento bem positivo e pra mim, dou a nota 9,6. E que na Copa do Mundo do ano que vem, vamos torcer juntos pela seleção Brasileira para jogar em casa e conquistar o HEXA!

Mas o mês de junho foi marcado por protestos que aconteceram em várias cidades do Brasil. Tudo começou no dia 6, em São Paulo, no protesto contra o aumento das passagens de ônibus e metrô. O ato foi organizado pelo Movimento Passe Livre, e afirmam que quase 20 mil pessoas confirmaram presença no evento via Facebook. Eles estimam que cerca de 5 mil tenham de fato comparecido, enquanto a PM afirma que 500 participaram. O ato contra as tarifas começou às 18h em frente ao Theatro Municipal. De lá, os manifestantes passaram em frente à Prefeitura de São Paulo e seguiram caminhada pelo Centro. O primeiro tumulto envolvendo a PM ocorreu após manifestantes colocarem fogo em cones da Companhia de Engenharia de Tráfego na bifurcação entre as avenidas 23 de Maio e 9 de Julho, na região do Terminal Bandeira. No mesmo dia, teve outro protesto contra o aumento do transporte público, em Natal. Manifestantes da #RevoltadoBusão, ignoraram a autorização que a polícia tem para usar a força e fecharam totalmente a BR-101, nos dois sentidos, em frente ao shopping Via Direta. Pneus foram queimados e o trânsito está sendo desviado por dentro do conjunto Mirassol. E teve outros protestos contra o aumento da passagem da tarifa de ônibus em Maceió, no Rio de Janeiro, e algumas cidades brasileiras. E os centros das cidades e capitais viveram momentos de terror nos finais de tarde de junho. Lojas fechando as portas mais cedo, população com medo, e por aí vai. Os protestos, que em vez de ser pacífico, virou atos de vandalismo, causando destruições dos bens públicos nas cidades

Entre os protestos que marcaram o país no mês de junho, foi o do dia 20. Considerado a maior manifestação da história, 1,25 milhões saíram as ruas de 100 cidades brasileiras, para protestar que pode ser, não só contra o aumento da tarifa do ônibus, e sim, protestar as reivindicações de outras melhorias para o país, como o combate à corrupção e à repressão policial, investimentos na saúde e na educação e a redução de gastos com os grandes eventos esportivos, Copa e Olimpíada. Os protestos pelo Brasil, movimentaram a imprensa, principalmente das emissoras de televisão, como a Globo, que cobriu os protestos por três horas, deixando as duas novelas e o jogo da Copa das Confederações, foram cancelados. 

E por falar na imprensa, teve alguns casos durante os protestos. Em São Paulo, o carro de transmissão ao vivo da Record foi incendiado. No Rio, o carro de reportagem do SBT, pegou fogo. E no dia 13, enquanto fazia a cobertura do protesto em São Paulo, a jornalista Giuliana Vallone foi atingida no rosto por uma bala de borracha durante a manifestação contra a alta da tarifa, no Centro de São Paulo, Ela afirma que que seus óculos salvaram seu olho. Na manhã do dia 14, em sua página do Facebook, Giuliana Vallone, que também é produtora do programa 'TV Folha', contou detalhes sobre a avaliação médica pela qual passou e do momento em que ela e um colega de trabalho foram atingidos pelos disparos de balas de borracha da Tropa de Choque da Polícia Militar. Na postagem, a jornalista informa que após passar por exames clínicos nenhuma fratura ou dano neurológico foi constatado. Giuliana afirmou ainda que já consegue enxergar com o olho atingido. Ela passou a noite em observação no Hospital Sírio Libanês. No dia 15, ela se recuperou bem e recebeu alta. A cena da repórter da Folha atingiu o rosto durante a manifestação, se inspirou no fotógrafo, que chamou celebridades como Paloma Bernardi e Mayana Neiva, se maquiaram com o olho machucado no protesto chamado de "Dói em todos nós". Em entrevista ao G1, ele diz que quis representar “o soco que a gente toma na cara todos os dias. Aquele soco que a gente toma e não reage”.


Os protestos pelo Brasil, viraram notícia nos jornais e sites internacionais. E a avaliação do governo Dilma, caiu. A presidenta falou em rede nacional no dia 21. No pronunciamento, a presidente condenou o vandalismo e as depredações registradas em várias das manifestações e criticou a "minoria violenta e autoritária" que danificou prédios públicos. A presidente reiterou que o governo está ouvindo as "vozes" das ruas, mas não vai transigir com a violência. No dia 24, a presidenta Dilma Rousseff propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto a adoção de cinco pactos nacionais por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação. Em relação ao segundo pacto, a presidente apresentou a proposta de convocação de um plebiscito para que o eleitorado decida sobre a convocação de um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política. No dia 25, o ministro da educação, Aloízio Mercadante, disse que a presidente Dilma desistiu de fazer constituinte para a reforma política.

Demanda inspiradora dos atos, a redução da tarifa do transporte público foi atendida após duas semanas de protestos e confrontos nas ruas por prefeitos e governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e mais de dez cidades. Assim, várias cidades reduziram a tarifa entre 10¢ e o famoso 20¢.

Em uma pesquisa feita pelo Ibope em oito capitais, e divulgada pelo programa 'Fantástico' no dia 24, mostra que 38% dos entrevistados, apresentou motivos ligados à questão do transporte público. E 28% dos manifestantes se declararam contra o aumento das tarifas. Para outros 30% dos manifestantes, a principal razão de protesto não era o transporte público, era a política. E 24% disseram que estavam nas ruas contra a corrupção. Outros motivos de protesto considerados prioritários pelos manifestantes na pesquisa do Ibope: em defesa da saúde, 12%; contra a PEC 37 - a medida que tira do Ministério Público a atribuição de realizar investigações criminais - 6%; 5% contra os gastos com a Copa do Mundo; e outros 5% pela educação. A pesquisa disse ainda que 78% dos manifestantes, disse que se organizou para ir à passeata pelas redes sociais. Cerca da metade das pessoas nas passeatas, 46%, nunca tinha participado de uma manifestação de rua. A pesquisa do Ibope revelou um grande otimismo: 94% dos manifestantes acham que nas ruas vão promover as mudanças que reivindicam. E o lado negativo dos protestos, é que 66% disse que depredações de bens públicos e privados nunca são justificadas. A pesquisa Ibope foi feita no dia 20, depois que várias cidades brasileiras anunciaram a redução das tarifas nos transportes.

Um dos projetos que reivindicaram nos protestos foi a PEC 37, que no dia 25, foi derrubada na Câmara. Por 430 votos a nove (e duas abstenções), a Proposta de Emenda à Constituição que impedia o Ministério Público de promover investigações criminais por conta própria. O texto da chamada PEC 37 competência exclusiva da polícia nessas apurações. Com a decisão da Câmara, a proposta será arquivada.

Agora a pouco eu citava que os protestos pelo Brasil movimentaram a imprensa brasileira. Mas nem sempre é assim. Aqui em João Pessoa, no dia 20, aconteceu um fato bizarro antes do protesto. No programa “Correio Verdade”, da TV Correio, afiliada da Record na capital paraibana, o apresentador Samuka Duarte, anunciou a seus telespectadores que mostraria imagens aéreas das manifestações na capital paraibana. Entusiasmado, ele anunciou que o canal 12 é a única do Estado a ter um helicóptero no local. Mas #enquantoisso, na TV Tambaú, afiliada do SBT, no programa “Caso de Polícia”, o apresentador Fábio Araújo, não pensou duas vezes em estragar a “brincadeira” do colega. O apresentador chamou um link ao vivo que entregava a armação da emissora concorrente. E não se tratava de um helicóptero sobrevoando o local, e sim, de uma equipe de externa na cobertura de um prédio filmando a movimentação na região filmando a Lagoa do Parque Solón de Lucena e o Centro da cidade. As imagens propositalmente trêmulas, tiveram um recurso de sonorização adicionado ao vídeo. Com o efeito, num primeiro instante, deu para parecer que se tratava de um helicóptero de verdade. Olha só as imagens. Dá pra acreditar...




E teve protestos na Turquia no mês de junho. Destaque para o dia 17, onde os confrontos entre manifestantes e a polícia em várias cidades da Turquia acabaram com mais de 500 pessoas detidas. Em Istambul, Ancara e várias outras cidades do país os manifestantes enfrentaram as forças de segurança até altas horas da madrugada, informa a imprensa local. Resumindo, teve situação de emergência na Turquia, onde os protestos começaram no dia 31 de maio e teve situação controlada no início de julho.

Protestos também na Grécia. O país está na crise financeira quando no dia 11, o ministro das Finanças grego, anunciou o fechamento da televisão estatal ERT, Rádio e Televisão Pública Grega. As emissoras ficaram fora do ar por volta da meia-noite do dia 12. O Ministério das Finanças anunciou pouco antes da meia-noite que a partir daquele momento a 'ERT' deixaria de existir, que a sede deveria ser desocupada e a programação suspensa 'até a aprovação de uma lei que estabeleça a criação de uma nova emissora pública'. O sinal caiu enquanto eram transmitidas informações ao vivo. Aí, milhares de pessoas se concentraram em frente à sede da emissora para protestar contra a medida e ficaram no local durante a madrugada. O sindicato de trabalhadores da imprensa convocou uma greve de 24 horas nas redes de TV no dia 12, e na imprensa escrita no dia 13. Emissoras de televisão privadas tiraram sua programação do ar por seis horas em uma demonstração de solidariedade, substituindo-a com publicidade e reprises. Nenhuma delas transmitiu o noticiário tradicional das 20h. A decisão de tirar a ERT do ar e demitir cerca de 2.600 funcionários desencadeou uma onda de protestos de sindicatos e parceiros da coalizão governista. Alguns dos canais da emissora saíram do ar antes mesmo do prazo.


Os três canais de televisão nacionais, juntamente com as emissoras de rádio regional, nacional e internacional, custam 300 milhões de euros à Grécia por ano, e Kedikoglou disse que a empresa havia se tornado um "caso típico de ... incrível desperdício". Aí, no dia 17, uma semana depois, o conselho de estado grego anulou temporariamente o fim da ERT, numa medida cautelar, e determinou que a ERT deverá permanecer aberta até que se crie uma nova televisão pública que foi lançado dias depois. A imprensa grega se transformou um caos no país! A Grécia tem batido recorde após a sua taxa de desemprego, que chegou em março com 26,8%.

E mais um capítulo da 'novela #paywall' que praticamente não tem fim. O jornal norte-americano 'The Washington Post', que costumava ser um forte defensor do livre conteúdo digital, passou a seguir o modelo de assinatura digital de jornais como New York Times e Wall Street Journal e adotou o #paywall no dia 12. Os leitores poderão acessar gratuitamente até 20 páginas, mas serão cobrados a partir da 21ª. Os pacotes de assinatura custarão entre US$ 9,99 e US$ 14,99 por mês, dependendo do nível de acesso aos diferentes aplicativos e versão impressa. Em um editorial publicado no dia 5, a publisher Katharine Weymouth disse que "sendo ou não um assinante, não vamos limitar seu acesso à homepage do Post, às capas das editorias, aos vídeos e aos classificados". Ela também descreve que visitas direcionadas ao Post por sistemas de busca ou por links compartilhados não serão contabilizadas no limite de 20 textos. O texto não comenta o anúncio realizado em março de que o sistema também manteria livre o acesso de estudantes, professores, funcionários públicos e militares, entre outros. Apesar da receita de propaganda digital ter crescido 6% em 2012, chegando a US$ 110,6 milhões, a novidade deve dar novo alento à circulação do jornal, que vinha caindo e perdendo anunciantes no impresso. É...

Após a morte de Roberto Civita, no dia 26, de maio, o grupo Abril anunciou no dia 7, que Victor Civita Neto assumiu a presidência do conselho editorial da companhia, antes ocupada pelo seu pai.E não é só isso, no mesmo dia, o grupo Abril anunciou uma reestruturação administrativa, que inclui a demissão de pelo menos sete executivos da companhia, citando a busca de melhores resultados. Além do fechamento de alguns dos títulos da editora. É...

No dia 16, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, a FAO, premiou o Brasil, e mais 37 países, por ter reduzido a fome pela metade antes de 2015, meta de cumprimento dos objetivos do milênio das Nações Unidas. A cerimônia foi celebrada na sede mundial da organização, na capital italiana, e a ela assistiram vários presidentes, entre eles os presidentes Nicolás Maduro (Venezuela), Ricardo Martinelli (Panamá), Porfirio Lobo (Honduras), a vice-presidente da República Dominicana, Margarita Cedeño de Fernández, e o vice-presidente da Nicarágua, Omar Halleslevens Acevedo. A FAO entregou diplomas por seu desempenho na redução da fome a outros dez países latino-americanos, além do Brasil: Chile, Cuba, Guiana, Nicarágua, Peru, Venezuela, República Dominicana, Honduras, Panamá e Uruguai.

Entre os fatos internacionais que marcaram o mês de junho, destaque vai para a Croácia, que no dia 30, se uniu a União Europeia, que teve comemoração e queima de fogos em Zagreb. Em seu discurso, o presidente croata, Ivo Josipovic, convidou a população ao otimismo, e falou na crise econômica como desafio e celebrou conquista com compatriotas. Quando ploclamou a independência, em 8 de outubro de 1991, a Croácia tem uma população de 4.437.460 habitantes, segundo dados do censo croata, em 2001. O PIB per capita é de US$ 18 milhões. O Índice de Desenvolvimento Humano é muito elevado: 0,805. A capital é Zagreb, que tem 804 mil habitantes, e é a maior cidade da Croácia, que banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de mil ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.

No dia 24, o ex-premiê italiano Silvio Berlusconi foi condenado a 7 anos de prisão pelo Tribunal de Milão, na Itália, pelo caso Ruby. O magnata é acusado por prostituição de menores e abuso de poder. A condenação também prevê que ele fique inabilitado para exercer cargos públicos. Berlusconi, de 76 anos, estava sendo julgado desde abril de 2011 em Milão por prostituição de menores e abuso de poder. Berlusconi foi considerado culpado em cinco ocasiões, em primeira ou segunda instância, a penas que somam 11 anos e cinco meses de prisão, dos quais três anos devem ser descontados graças a uma anistia. São, em geral, casos relacionados a denúncias de corrupção, falsificação de contas e financiamento ilícito de um partido político. Em outros três julgamentos, ele foi absolvido ou se beneficiou da prescrição dos crimes, enquanto dois casos ainda estão sendo examinados por um tribunal de apelação. Veja a cronologia no site do G1.

Duas tragédias marcaram o mês de junho no Mundo. Na Argentina, um choque de trêns deixou pelo menos três mortos e 155 feridos em Buenos Aires, no dia 13. Acidente foi na periferia da capital argentina, próximo à estação Castelar. E no dia 28, um pequeno avião caiu em uma região de floresta no oeste da Guatemala, próximo à fronteira com o México, matando todos os seis ocupantes.

No #ESPORTE, destaque vai para o Basquete. No dia 20, o Miami Heat, conquistou o título da temporada 2012/2013 da NBA, nos Estados Unidos. O jogo foi equilibrado, e a vitória veio por 95 a 88, completando a série de 4 a 3 para a equipe de LeBron James e Dwyane Wade, decisivos na final. Criado no fim de 1987, o Miami Heat chega ao seu terceiro título na NBA, o segundo seguido. A franquia da Flórida, que amargou péssimos resultados em seus primeiros anos, também foi campeã em 2005/2006 e 2011/2012. Com o reinado de Chicago Bulls na década de 1990 na lembrança, a equipe segue a passos largos para iniciar um novo período de domínio absoluto na NBA. No basquete brasileiro, o Flamengo levou o título da temporada 2012/2013 da NBB. A partida foi no dia 1º. O pivô Caio Torres, que foi suspenso e esteve ameaçado de não jogar, comandou o ataque rubro-negro na final contra o Uberlândia por 77 a 70 e faz a festa de 16 mil torcedores.

Junho foi o mês de despedidas. No dia 12, O japonês Jiroemon Kimura, considerado a pessoa mais velha do mundo pelo Livro Guinness de Recordes, morreu de causas naturais, aos 116 anos, segundo a agência Kyodo. Nascido em 1897, aposentado japonês morreu no hospital, de causas naturais. O centenário deixa 7 filhos, 14 netos, 15 bisnetos e 14 trinetos. Ele trabalhou em um posto dos correios por cerca de 40 anos. Após se aposentar, ele começou a trabalhar na agricultura, o que fez até os 90 anos. Sua cidade, Kyotango, tem mais 94 centenários. A cidade, de 60 mil habitantes, lançou um projeto de pesquisa para saber quais os motivos da longevidade de sua população. O seu título passa a ser de Misao Okawa, uma também japonesa de 115 anos. No dia 16, morreu aos 94 anos, a escritora de livros infantil-juvenis Tatiana Belinky, que é autora de mais de 250 livros, que lhe renderam diversos prêmios educacionais, e tradutora de muitas obras, entre elas contos do escritor russo Anton Tchekhov. Tatiana nasceu na Rússia e mudou-se para o Brasil aos 10 anos. Ela é considerada uma das mais importantes autoras do segmento no país. No dia 19, o ator James Gandolfini, famoso por interpretar Tony Soprano na série de TV "Família Soprano", morreu aos 51 anos na Itália. A informação foi confirmada pela HBO à agência de notícias Reuters. O ator estava de férias em Roma, na Itália, e morreu vítima de um ataque cardíaco, disse a porta-voz da HBO, Mara Mikialian. Segundo o TMZ, Gandolfini estava acompanhado de seu filho Michael. Marcy Wudarski, mãe de Michael e ex-mulher do ator, viajou para a Itália assim que soube da morte para ficar com o garoto. Nascido em Nova Jersey, nos EUA, James participou também de filmes como "O homem que não estava lá" (2001) e "O homem da máfia" (2012). Seu trabalho lançado mais recentemente foi o filme para TV "Nicky Deuce", de 2013. Ele também fez um papel de menor destaque em "A hora mais escura", de 2012. Exibida pela HBO entre 1999 e 2007, a série "Família Soprano" contou em seis temporadas a história da mais famosa família de mafiosos americana, liderada por Tony Soprano, interpretado por James Gandolfini, em Nova Jersey. E no dia 5, morreu o superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael. Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Sírio-libanês, em São Paulo. Júlio Rafael Jardelino da Costa tinha 58 anos, era formado em Economia pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina. Ele foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa e vereador. Ele assumiu a superintendência do Sebrae Paraíba em 2007 e foi reeleito para o biênio 2009-2010. Houve uma ampliação dos mandatos do sistema Sebrae para quatro anos e Júlio voltou a se candidatar, se elegendo para o quadriênio 2011-2014.

Os fãs da Banda Calypso ficaram surpresos em junho. Durante o festival 'São João na Capitá', no Recife, no dia 8, a cantora Joelma anunciou o fim da banda. A cantora tem intenção de se dedicar à música gospel, porém ainda sem data definida. O assunto ficou entre os mais comentados do Twitter na madrugada do dia 9. Segundo o portal G1, antes do anúncio do projeto de um disco só de músicas gospel na voz de Joelma, cantora do Calypso, a banda paraense já lançou faixas religiosas em CDs recentes. Um álbum apenas com músicas de louvor seria novidade na carreira do grupo, mas faixas sobre Deus misturadas às canções românticas e dançantes da banda aparecem na maior parte dos CDs e DVDs recentes. O empresário da banda Calypso, Fabio Macêdo, teria afirmado que o término não deve acontecer tão cedo, pois a banda tem compromissos profissionais até o fim de 2014. Depois, no entanto, ela estaria livre para começar sua nova carreira. Resumindo: os fãs terão um tempinho pra curtir a Banda Calypso com Joelma. 

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi inaugurado no dia 13, a maior 'torre retorcida' do mundo. É isso mesmo! A Torre Cayan tem 310 metros de altura e conta com 73 andares. Seu formato retorcido foi inspirado (acredite se quiser) na estrutura do DNA humano. Cada um de seus 73 andares possui uma rotação de um 1,2 graus, para dar o efeito de uma espiral de 90 graus ao edifício. O edifício custou o equivalente a US$ 272 milhões, cerca de R$ 580,5 milhões. Dubai está ficando famosa com os maiores prédios, como o Burj Khalifa Bulding, que é o maior prédio do mundo com 828 metros de altura e 160 andares habitáveis.

E pra terminar o resumo do que foi notícia em junho, um fato que surpreendeu nos bastidores da #TELEVISÃO. O apresentador Gugu Luberato deixou a Record após quatro anos. Segundo o colunista do UOL, Ricardo Feltrin, no dia 6, ele não suportou a pressão e o corte de verbas de seu programa, realizados nos últimos meses e por isso, decidiu deixar a emissora do bispo Macedo antes do fim oficial de seu contrato, que não renovou com a emissora. A Record informou que o rompimento entre as partes foi "amigável". O motivo da saída do apresentador seria corte de verbas no seu programa feito antes do final do seu contrato. A Rede Record só viria a confirmar a saída do comunicado da emissora no final da tarde dia posterior. No texto, o canal diz que a emissora e o apresentador consideram que o período de convivência profissional foi proveitoso para ambas as partes e atingiu seus objetivos, e ofereceu todas as condições para que Gugu e sua equipe desempenhassem o seu trabalho. Filho de portugueses, Gugu é considerado como um dos apresentadores mais consagrados da história da televisão brasileira, estando ao lado de nomes como Fausto Silva e Silvio Santos. E aí eu faço uma pergunta: Será que o Gugu vai voltar para o SBT, onde ele começou na televisão aos quatorze anos como assistente de produção do programa 'Domingo no Parque', apresentado por Silvio Santos e passou pelo 'Viva a Noite' e o 'Domingo Legal'? Vamos acompanhar o caso... Sim, Gugu apresentou o último 'Programa do Gugu', no dia 9, como você vê no vídeo abaixo. Veja.


E esses foram os destaques de junho em 2013, que teve os 30 anos da extinta Rede Manchete, comemorado no dia 5. Pra relembrar a história da emissora de primeira classe, que exibiu novelas como 'Pantanal', clique aqui pra ver o post especial. Essa emissora marcou história na televisão brasileira.







Com informações e apoio de: G1 RS, G1 PB, G1 RN, UOL, Pioneiro, Estadão Conteúdo, Diário Gaúcho, Terra, Wikipedia, The Wshington Post, Meio&Mensagem, Folha de S. Paulo, O Globo, RTVE.es, RTP, Público (Portugal), BBC, GLOBOESPORTE.com e G1