sábado, 25 de janeiro de 2014

Jornal O Povo começa 2014 com novo projeto gráfico na versão impressa


Para o jornal O Povo, de Fortaleza, 2014 começou com novidades. No dia 12, o jornal ganhou um novo projeto gráfico e editorial na edição impressa. Segundo o portal Meio&Mensagem, a presidente do Grupo O Povo, Luciana Dummar, disse que o jornal segue a lógica do jornalismo digital, em que a informação instantânea não pode se descolar do aprofundamento. Uma das novidades é o novo caderno 'DOM', que circula aos domingos, com reportagens especiais, colunas, crônicas, entrevistas, perfis e seções, sem se limitar a assuntos específicos.

E as novidades do jornal O Povo não param por aí! O caderno de esportes ganha o formato standart, com mais conteúdo e matérias mais aprofundadas. O caderno Buchico começa a agregar assuntos de decoração, gastronomia e beleza em seu novo projeto gráfico e editorial. Outros cadernos que passaram por reformulações gráficas foram o Ciência & Saúde e o People. Além disso, o Vida & Arte passa a circular de segunda a sábado. Outra novidade é a seção 'Farol', na página 2 do primeiro caderno, com ranking das matérias mais lidas, fotos, agenda e cenário da semana.


No dia 7, o jornal O Povo completou 86 anos e é um dos jornais mais lidos do estado do Ceará. Eu vi a versão digital do jornal e ficou muito bom o novo grafismo. Parabéns a equipe!

#PlanetaAtlântida2014 // Festival teve (como sempre) mistura de ritmos em Floripa



Amigos, este fim de semana, aconteceu a maior festa do Planeta na capital catarinense. É o Planeta Atlântida 2014 que estava na 17ª edição em Floripa. O festival reuniu 40 mil pessoas, na Sapiens Parque, nos dois dias de festa. E eu vou analisar como foi a versão catarinense do Planeta Atlântida em 2014.

Na primeira noite, no dia 17, Armandinho abriu a maretona de shows. O cantor gaúcho que mora em Floripa, transformou o Planeta (assim como nas outras edições) numa espécie de Luau e assim como aconteceu nas edições anteriores, ele se apresentou no fim de tarde e  cantou vários sucessos como 'Amor de Primavera', 'Pescador' e 'Desenho de Deus', além das canções 'Sol Loiro', 'Reggae das Tramanda' e 'Ursinho de Dormir', uma das mais aplaudidas. Com cinco álbuns de estúdio lançados e dois gravados ao vivo, o gaúcho selecionou 15 canções para o setlist. O pôr-do-sol no Sapiens Parque embalou 'Outra Noite Que Se Vai'. Com a música 'Semente', Armandinho despediu-se do público. A apresentação durou pouco mais de uma hora. Ao final, o cantor desceu do palco e foi abraçado pelos fãs. Agora, Armandinho pretende seguir para uma turnê de shows na Europa. E sempre falo aqui, que o Armandinho é o Jason Mraz do 'soul' brasileiro!

Depois do reagge de Armandinho, foi a vez de Jota Quest, que fez o público vibrar na Sapiens Parque. Com um setlist recheado de hits, a banda liderada por Rogério Flausino tocou vários sucessos como 'Na Moral', 'Só Hoje', 'Do Seu Lado' e 'Waiting For You', canção do último disco do grupo, além de 'Tempos Modernos', canção de Lulu Santos, e 'Além do Horizonte', composta por Roberto e Erasmo Carlos.
A terceira atração foi a banda 'O Rappa'. Caracterizado pelas letras de impacto social, grupo lembrou os ex-membros do Charlie Brown Jr, mortos no ano passado. Ao todo, foram 13 músicas. O cantor saudou o público de imediato com “feliz ano novo”, os cariocas deram início à apresentação ao som da batida de hip hop da introdução de 'Lado B Lado A', e seguiu com 'Reza Vela', 'Mar de Gente', 'Me Deixa' e 'Rodo Cotidiano'. O grupo encerrou com o novo single 'Anjos (Pra Quem Tem Fé)', que para o vocalista Marcelo Falcão, a música fala de superação.

Depois de O Rappa, veio o axé da minha conterrânea Ivete Sangalo, que fez o Planeta Atlântida SC na Sapiens Parque um pré-carnaval com as canções 'Dançando', 'Acelera Aê', 'Festa' e 'Sorte Grande (Poeira)'. Além das canções de outros artistas como “Raiz de Todo Bem”, de Saulo Fernandes; “País Tropical”, de Jorge Ben Jor; e uma homenagem ao cantor Reginaldo Rossi com a música 'Garçom'. A música 'Tempo de Alegria' empolgou o público e ela disse que passou até no link ao vivo para o Jornal da Globo para todo o Brasil. A diva do axé encerrou com uma versão de "O que é, o que é" de Gonzaguinha misturada a "Isto Aqui, O Que é" de Caetano Veloso. Ou seja, Ivete manteve a energia do início ao fim, acompanhando os passos dos bailarinos sem desafinar.

Depois do axé de Ivete Sangalo, veio o 'surf music' de Donavon Frankenreiter, que foi principal atração da primeira noite do Planeta Atlântida em Floripa. O cantor norte-americano que é conhecido pelo público catarinese, fez um show leve e tornou-se a trilha sonora de casais apaixonados com as canções 'Your Heart', 'Swing On Down', 'Life, love and laughter', 'On my mind' e 'That's Too Bad (Byron Jam)', 'It Don't Matter' e 'Free'. Como recordação, um dos rapazes levou o chapéu e o outro saiu vestindo o casaco do músico. Frankenreiter disse que por onde passa aqui no Brasil, é sempre muito bom. Ouvindo as canções dele, sinto que eu estou na praia, num dia de sol... É muito bom!

E a primeira noite do Planeta Atlântida 2014 em Floripa encerrou com o grupo Ask2Quit. O projeto formado pelos DJs Marcelo CIC e Vagalume assumiu o mainstream como um dos mais importantes nomes atuais de da house music no Brasil.  A atração colocou os planetários dançarem ao ritmo de música eletrônica. Entre as canções que sacudiram o público estão “Wake Me Up”, do Avicii, uma versão remix de “Psycho Killer”, do Talking Heads, além de “Play Hard” de David Guetta, com Ne-Yo e Akon.

Na segunda noite, no dia 18, quem abriu foi o grupo 'boy band' P9. O grupo carioca (com sotaque americano e formato parecido de Backstreet Boys) ficou conhecido com as canções 'My favorite girl', da novela 'Salve Jorge' e “Love you in those jeans”, da novela 'Amor a Vida'. Além das canções 'Just the two of us', 'New York minute' e canções de outros artistas como 'You make me feel' de Cobra Starship; 'As long as you love me' de Justin Bieber e Big Sean; e 'Pumped up kicks' de Foster the People. A apresentação do grupo durou apenas meia hora e empolgou o público, em especial aos fãs do P9.

Depois foi a vez de Gabriel O Pensador. Verborrágico e humorado, o letrista carioca voltou ao evento após ter participado da primeira edição, em 1998. Ele cantou vários sucessos como 'Cachimbo da Paz', '2345meiasete8', 'Astronauta' e a empolgante 'Até quando'. Além das canções do novo álbum 'Sem Crise', como 'Linhas Tortas'.

A terceira atração da segunda noite do Planeta foi o rap e o rock de Raimundos e ConeCrewDiretoria. Cada banda fez uma apresentação de 25 minutos, para depois se unir para tocar “Zóio de Lula”. Além de vários sucessos, os grupos fizeram uma homenagem dos músicos Chorão e Champignon, do Charlie Brown Jr.

Em seguida veio Lulu Santos, que apresentou a edição catarinense do Planeta pela nona vez. O cantor e compositor resgatou os hits como 'Toda Forma de Amor', 'Um Certo Alguém', 'Apenas Mais Uma de Amor'  e 'Assim Caminha a Humanidade'. Além do novo single 'Sócio do Amor'. As canções empolgaram os planetários.

E advinha quem tocou no Planeta Atlântida em Floripa? Foi o grupo de pagode Só Pra Contrariar, que faz 25 anos de carreira e faz uma turnê comemorativa pelo Brasil. Liderado pelo vocalista Alexandre Pires, o SPC delirou o público no Sapiens Parque com as canções que fizeram sucesso nos anos 1990, como 'A Barata', 'Domingo', 'Depois do Prazer', 'Essa tal Liberdade', 'Que se Chama Amor' e 'O Sanba Não Tem Fronteiras'. Além das canções de outros artistas do pagode como 'No Compasso do Criador' do Katinguelê; 'Conto de Fadas' do Negritude Junior; e 'Samba Rock do Molejão' do grupo Molejo. Foi um baita de um show do SPC no Planeta!

Depois do pagode do SPC, veio a principal atração da segunda noite do Planeta Atlântida em Floripa, o rapper Flo Rida. O rapper abriu o show com uma garrafa de espumante e deu um banho nos planetários, tirou a camisa, enrolou-se em uma bandeira do Brasil, ficou pertinho do público e chamou um grupo de mulheres para dançar no palco durante a apresentação. Flo Rida reuniu hits como 'Right Round', da trilha sonora do filme 'Se Beber Não Case' e que tem a participação da cantora Ke$ha, além de 'Club Can't Handle Me', 'Wild Ones', 'Good Feeling' e 'Whistle', famosa pelo refrão do assobio.

E fechando o Planeta Atlântida em Floripa, o DJ Keemo, fez o público da Sapiens Parque se transformar numa balada. O DJ interagia com o público: se aproximou das pessoas e chegou a fazer um 'mosh' em meio à multidão. Na festa, lançou o novo single 'Fu-gee-la', que deve estourar nas pistas de dança nos próximos meses.

Assim como nas outras edições, a edição catarinense do Planeta Atlântida foi, como sempre, uma mistura de ritmos. Para o vocalista Rogério Flausino, do Jota Quest, o Planeta Atlântida é como se fosse a final da Copa do Mundo. É, e sempre será, uma festa democrárica, de todas as idades e de todas as gerações. Várias personalidades passaram no festival, como a Musa do Grêmio, Daiane Steffens. Além do Palco Central, o festival teve também o espaço E-Planet, dedicado somente à música eletrônica. O Espaço Camarote recebeu Sidney Magal, o rapper Gabriel o Pensador, Fat Duo, Melody e Brothers of Brazil, o duo formado por Supla e pelo irmão João Suplicy. Esse ano, teve uma novidade com um miniparque de diversões com brinquedos como tobogã, extreme e roda-gigante. Os equipamentos estiveram em funcionamento durante as apresentações musicais.

Até a musa do Grêmio, Daiane Steffens, foi curtir o Planeta SC!

E ainda tem mais Planeta Atlântida 2014! A próxima edição é nos dias 7 e 8 de fevereiro, na SABA, na Praia de Atlântida, no município de Xangri-lá, no litoral do Rio Grande do Sul. Além dos alguns que já tocaram no festival em Floripa, vâo apresentar também no palco principal Skank; Jorge & Mateus e as atrações internacionais Ne-Yo e The Offspring, além de outras atrações que foram divulgados esta semana e organizados em cada palco. Pra saber mais, clique aqui. Os ingressos estão a venda no site oficial do evento e também nas lojas Renner em todo o estado do Rio Grande do Sul. Os preços variam de R$ 130 até R$ 480.

E quem não vai ao Planeta Atlântida 2014 no RS, pode acompanhar na TV, no rádio e na internet, como eu fiz a cobertura no ano passado. O evento pode ser transmitido para todo o Brasil pelo canal de TV por assinatura Multishow e pela TVCOM, emissora local em Porto Alegre além pela Rádio Atlântida e nos portais G1 e ClicRBS. E também nas redes sociais. E como sempre, eu vou acompanhar tudo no meu twitter, o @lucianosilva96 e pelo meu Facebook. E se der um tempinho, eu vou analisar no meu blog como foi o Planeta no RS. E tomara que o Planeta gaúcho seja muito mais melhor do que o Planeta catarinense.

*Alguns trechos deste post peguei do site G1 SC.