domingo, 22 de julho de 2012

#Olimpíadas2012: No meu acervo de jornais, os arquivos e os fatos das Olimpíadas de Beijing, em 2008

No dia 27 de julho, começa os jogos olímpicos de Londres. É a terceira vez que a cidade recebe os jogos na era moderna. Enquanto as olimpíadas não começam, eu resgatei no meu acervo de jornais, que eu coleciono desde 2006, os arquivos de notícias, falando sobre os jogos olímpicos, em Pequim, na China, em 2008.




A primeira vez, foi no jornal "Correio da Paraíba", no dia 27 de julho de 2008, falando sobre os preparativos dos jogos e a chegada da delegação brasileira, na Vila Olímpica, em Pequim. Destaque também para a seleção brasileira, na era Dunga, que teve Ronaldinho, e etc.



Outra edição dominical do "Correio da Paraíba", do dia 3 de agosto, falando da nova China, com os jogos olímpicos, que é uma das mais politizadas Olimpíadas da História, e o país, ainda é pouco confiável.

Teve também destaque de Basquete, Vôlei, Ginástica, e mais, além da seleção brasileira no futebol masculino.





O "Diário do Nordeste", de Fortaleza, no dia 5 de agosto, (quase) noticiou sobre os preparativos dos jogos, em Pequim.


Na página 2 do caderno "Jogada", teve além do destaque do futebol olímpico, e da poluição da cidade, que voltava a se preoculpar, dias antes das Olimpíadas. É cláro que Pequim é a cidade mais poluidora do mundo, do que São Paulo.




Na edição dominical do "Correio da Paraíba", do dia 10 de agosto, dois dias depois da abertura dos jogos olímpicos, teve destaques dos jogos, como a tcheca, que ganhou a primeira, das 302 medalhas de ouro, ao longo dos jogos.


Teve também destaque da Seleção Brasileira, o Handebol, do Vôlei, entre outros, além da programação do dia e da madrugada. Além dos atletas que vivem sacrificando no Dia dos Pais.





Mais uma edição, falando dos jogos olímpicos de Pequim, agora, da edição do "Jornal da Paraíba", do dia 16 de agosto. Na primeira página, no caderno "Olimpíadas", a seleção feminina de vôlei vencendo a quarta vitória consecutiva.


Tem também outros destaques, como a seleção brasileira masculina e feminina, o vôlei, o handebol, e a coluna de Expedito Madruga, além da agenda do dia, e do Quadro de Medalhas, naquele dia, a China liderava, com 26 de ouro, 9 de prata, e 6 de bronze, 41 no total.


Os Estados Unidos, ficava em segundo, com 14 de outo, 13 de prata, e 19 de bronze, 46 no total. E o Brasil, ficava em quadragésimo terceiro, com só 4 de bronze, e nenhuma de prata e de ouro. Bah...


Destaque também na chamada das Olimpíadas de Pequim, na Globo, que transmitia em HDTV em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia. "Nosso esporte é torcer pelo Brasil", foi o slogan principal dos jogos olímpicos da emissora.






Outro jornal que eu achei no meu acervo foi o do "Correio da Paraíba", do dia 17 de agosto, falando, na capa do jornal, as conquistas da seleção, no Vôlei e no Futebol, além da agenda do dia, dos jogos de Ginástica, Vôlei e Natação.





 


E por fim, outra edição dominical do "Correio da Paraíba", do dia 24 de agosto, no dia do encerramento dos jogos olímpicos, em Pequim. No primeiro caderno, a conquista do Vôlei feminino a medalha de ouro. Além do bronze do taekwondo e do futebol, com o bicampeonato da Argentina.


No caderno de "Olimpíadas", a cerimônia de encerramento dos jogos, e na manchete, a "China quer voltar a 'assombrar' o mundo". E o evento contará com ajuda extra de Londres, próxima cidade-sede dos jogos.


Além das notícias das outras modalidades e com o destaque: após dos jogos olímpicos, o estádio principal das olimpíadas, o Ninho do Pássaro, possa ocorrer outros eventos, como shows e jogos de futebol.


Na última página, na foto, ele: Michael Phelps, que bateu recordes naquela olimpíada, que poderá até lançar um livro, mas em 20 anos, os recordes, não serão mais batidos.

Os jogos olímpicos de Beijing foi nos dias 8 e 24 de agosto de 2008. O Brasil ficou em 22º lugar com 3 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze, sendo 15 no total. A China, país sede dos jogos, ficou em primeiro o quadro de medalhas com 51 de ouro, 21 de prata e 28 de bronze, totalizando 100, isso mesmo, 100 medalhas no total. Os Estados Unidos ficou em segundo com 36 de ouro e de bronze e 38 de prata, totalizando 110 - número que liderava o quadro de medalhas. A China, foi o primeiro país asiático a se consagrar o campeão dos jogos olímpicos.

Destaque nos jogos olímpicos de Pequim, foram de César Cielo e Michael Phelps (o imbatível) que representaram bem na natação, e as meninas do vôlei que venceram e se consagrou o ouro.
Foram quase 12 mil atletas e 302 eventos em 28 jogos, em apenas 17 dias de evento, ou melhor, 19, porque dois dias antes da cerimônia de abertura dos jogos, o futebol masculino entrava em campo nos jogos de Pequim. 204 países participaram dos jogos.

Como é bom relembrar os jogos olímpicos há 4 anos atrás... E mais, todos os jogos foram de madrugada, já pensou?!

Os jogos olímpicos de Londres, será nos dias 27 de julho a 12 de agosto, mas antes, no dia 25, o Futebol masculino e feminino, abrem as competições na terra da Rainha. E daqui a quatro anos, os jogos olímpicos será no Rio de Janeiro, aqui no Brasil. Mas antes, vamos torcer muito pros atletas pra conseguir como diz o Muttley do desenho 'DickVigarista' e do 'Corrida Maluca': "Medalha, medalha, medalha..."

E eu vou acompanhar tudo aqui pelo Twitter, Facebook e outras redes sociais. Vai ser muito bom.

Boa sorte aos atletas brasileiros em Londres!