sexta-feira, 16 de outubro de 2015

#SEPREPARE: Neste domingo começa mais um Horário de Verão



Hora de acertar os ponteiros. A meia-noite deste domingo, 18 de outubro, começa mais um Horário Brasileiro de Verão. Esta é a 43ª temporada desde 1931 e 30ª temporada seguida desde 1985. Os relógios serão adiantados em uma hora nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O Norte e Nordeste não aderem à mudança - como sempre, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação. Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

O Ministério de Minas e Energia informa que a estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.250 MW no parque gerador nacional, um valor certamente muito expressivo.

Na temporada 2014/2015, a economia de energia foi de 4,5% na demanda por energia no horário de ponta (entre 18h e 21h). O Ministério de Minas e Energia estimou que a redução da demanda de energia entre 18h e 21h foi de até 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste. O valor é equivalente ao dobro da demanda da cidade de Brasília. No subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW.

No mês de fevereiro, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou que estudava estender o horário de verão em 2015, como mais uma medida para tentar aliviar a crise no setor elétrico. Mas o governo desistiu da proposta porque os estudos indicaram que a economia de energia gerada seria muito pequena.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal - que tá chegando.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Sem o Horário de Verão no Norte e no Nordeste, os bancos, o comércio, os aeroportos e até as emissoras de TV e de Rádio ficam prejudicadas. Inclusive as provas do Enem, que vão acontecer nos dias 24 e 25 deste mês - ou melhor, daqui a uma semana.

Para muitos, inclusive eu, o Horário de Verão é bom quando o sol se põe mais tarde. Por exemplo, em Porto Alegre, o sol se põe até ás 20h30 com o horário de verão. Para outros, não gostam porque quando as pessoas acordam cedo para trabalhar, por exemplo, até ás 6h, o dia ainda está escuro, quase amanhecendo. Mais, aos poucos vão se acostumando com a mudança.



O horário de Verão termina no dia 21 de fevereiro de 2016 e vai durar 126 dias.

*Com informações da Agência Brasil e G1.

---