domingo, 30 de dezembro de 2012

#DESTAQUESDE2012 // Os destaques de Dezembro


Encerrando uma série especial do meu blog falando sobre o que foi notícia em 2012, vamos aos destaques de Dezembro.

Créditos: Reuters
Dezembro começa com tristeza, O Brasil perdeu no dia 5, um dos melhores arquitetos do mundo. Aos 104 anos e prestes a completar 105, morreu Oscar Niemeyer. Ele estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Até os últimos momentos ele permaneceu lúcido, só perdeu a consciência na quarta de manhã. E falava em novos projetos, novos trabalhos. O arquiteto manteve o bom humor e a lucidez até um dia antes de morrer. “Ele só falava quando ele estava melhor. Ele pedia: ‘Preciso ir para casa. Eu estou cheio de coisa atrasada para fazer. Quero tomar vinho e preciso acabar alguns projetos’. Nie­me­yer foi um dos ar­qui­te­tos que mais tem­po de ati­vi­da­de de­di­ca­ram ao con­cre­to. Su­bor­di­na­do a sua ima­gi­na­ção, o ma­te­rial es­té­ril e cin­zen­to bai­la­va em cur­vas e elip­ses que se tor­na­ram sua mar­ca re­gis­tra­da, no Bra­sil ou no res­to do mun­do — seus pro­je­tos es­tão es­pa­lha­dos por Fran­ça, Itá­lia e Ar­gé­lia, en­tre ou­tros paí­ses ao re­dor do glo­bo. Foi Niemeyer que desenhou os prédios de Brasília e a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, além do Edifício Copan, em São Paulo e da Estação Cabo Branco, em João Pessoa. Até a torre da extinta TV Manchete, no Recife, foi projetado por ele. De acordo com o site do Jornal do Commercio, o projeto original previa ainda uma guarita, um prédio de dois andares e um anfiteatro com 2 mil lugares. Entretanto, só a guarita e a torre de transmissão foi erguida e o resto nunca saiu do papel, até que a Manchete, que passou por duas graves crises, fechou as portas em 10 de maio de 1999. Enfim, foram vários projetos que deixaram um legado de Niemeyer. Como diz o jornalista Boris Casoy: "Niemeyer, o mundo perde o seu grande gênio".

Martina Spier ao som de 'Assim você mata o papai',
de Sorriso Maroto.
Créditos: Miguel Schincariol/GLOBOESPORTE.com

Apesar da tristeza de Niemeyer, 2012 termina com conquistas no esporte. No #Brasileirão2012, a luta do rebaixamento ficou para a última rodada e o Sport, perdeu para o Náutico e volta a segunda divisão no ano que vem. O Fluminense é TETRA campeão Brasileiro e o Palmeiras foi rebaixado para a #SérieB, em 2013. Aliás, durante o prêmio Craque do Brasileirão, que aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 3, que teve o Fred como destaque, a Musa do Brasileirão 2012 é do Grêmio: Martina Spier, de 23 anos, foi líder na primeira fase e foi a mais votada entre os internautas. Ela disputou com Ially Mazza, do Náutico, e Aline Azevedo, do Corinthians.

Créditos: Mateus Bruxelas/Ag. RBS

E por falar em Grêmio, o último jogo do estádio olímpico foi do #grenal, na última rodada do #Brasileirão2012, no dia 2. 40 mil pessoas lotaram para se despedir do estádio que foi palco de muitas vitórias e conquistas por lá.

Créditos: Ronaldo Bernardi/Ag. RBS

Aí, no dia 8, foi inaugurado a nova Arena do Grêmio, que fica no bairro de Humaitá, na zona norte de Porto Alegre. Uma arena multiuso que custou R$ 600 milhões e que durou 810 dias. A nova arena tem capacidade para 60 mil torcedores. A inauguração foi emocionante, e até concordo com o tecnico do Grêmio, o Luxemburgo, que parecia como uma cerimônia de abertura de uma Olimpíada ou da Copa do Mundo. Pirotecnia, show de luzes, apresentações artísticas e grandes nomes gremistas marcaram o evento. Depois da festa de inauguração, teve jogo, que é um tipo amistoso. Grêmio (que jogou de camisa azul e dourada para a inauguração) enfrentou Hamburgo, na Alemanha e venceu por 2 a 1. Gols de André Lima e do Marcelo Moreno, do Grêmio e do Westermann, do Hamburgo. Bem, como eu sou gremista, eu poderia ir lá para ver a inauguração, mas, quem sabe um dia eu vou visitar a nova arena do Grêmio, que, pra mim, deveria ser o estádio para a #Copa2014 aqui no Brasil. Mas, como o Beira-Rio é o estádio que vai sediar a copa, a arena do Grêmio vai receber apenas os jogos do Gauchão, da Copa do Brasil, do Brasileirão, além da Libertadores e da Sul-Americana. Para os dirigentes do Grêmio, cuide bem do estádio, hein?! É de PRIMEIRO MUNDO! E um recado para a torcida gremista, que assim como eu, desejo que em 2013 seja muito melhor para a torcida IMORTAL TRICOLOR! E eu sempre digo no meu twitter, o @lucianosilva96 e o meu Fascebook: 'PELO GRÊMIO É TUDO!' 'E da-lhe, da-lhe, da-lhe TRICOLOR...'

Créditos: Divulgação/Secopa/CE
Créditos: Reprodução/Rede Globo Minas

2012 termina com festa no #esporte! Foram reinaugurados os primeiros dois estádios para a #Copa2014 no Brasil. No dia 16, a Arena Castelão, em Fortaleza e no dia 21, o estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Outros quatro estádios já estão quase tudo pronto, como é o caso do estádio Fonte Nova, em Salvador, prevista para dezembro deste ano, a Arena Pernambuco, no Recife, que está prevista para fevereiro do ano que vem e os estádios Mané Garrincha, de Brasília, que estava previsto para este mês e Maracanâ, no Rio de Janeiro, previsto para fevereiro de 2013. Os quatro estádios que eu já citei, vão sediar a Copa das Confederações no Brasil, que vai acontecer nos dias 15 e 30 de junho do ano que vem. Já na cronograma das obras para a #Copa2014 no Brasil, as obras que estão em efeito tartaruga é a Arena das Dunas, em Natal, com 42% e o do Beira Rio, em Porto Alegre, com 52% das obras concluídas. Vamos melhorar os outros estádios no ano que vem, né?!

Créditos: Toshifumi Kitamura/AFP
Mas 2012 terminou com uma conquista mundial pro bando de loucos. No dia 16, o Corinthians foi Campeão Mundial no Japão pela segunda vez. Uma vitória do outro lado do mundo. O goleiro Cássio foi eleito o melhor jogador do torneio e Tite tornou-se o sétimo técnico brasileiro a conquistar um título mundial de clubes. A torcida corintiana, presente em grande número no estádio em Yokohama, no Japão, tomou as ruas de São Paulo. A festa tomou conta na chegada do aeroporto, em Congonhas, no dia 18. A celebração durou cinco horas, da chegada até o retorno ao CT. De acordo com os críticos do esporte, o Cortinthians utrapassou o Flamengo e vira a maior torcida do país. 

O massacre nos EUA virou notícia nas primeiras páginas dos jornais brasileiros.

Arte: Luciano Amorim // Mapas: Google
O ano termina com tragédias. Os Estados Unidos viveram no dia 14, uma nova tragédia provocada por um atirador. Um tiroteio dentro de uma escola primária na cidade de Newtown, em Connecticut, nos Estados Unidos, deixou pelo menos 27 mortos. Das vítimas do atirador, 20 são crianças, conforme a polícia. Ele matou outros seis e cometeu suicídio. O presidente Barack Obama foi informado imediatamente sobre o massacre. No fim da tarde, ele fez um pronunciamento emocionado. Disse que reagiu à notícia não como presidente, mas como pai. Enxugando as lágrimas dos olhos, Obama chamou o crime de hediondo e disse que o país precisa tomar uma atitude decisiva, independente de ideologias, para lidar com mais um massacre. Massacres mortais são uma ocorrência frequente em espaços públicos nos Estados Unidos, e só costumam terminar quando o atirador é morto ou se suicida. Em 1999, 12 alunos e um professor da escola de Columbine, no Colorado, foram mortos em uma ação planejada por dois estudantes. Eles entraram no colégio com armas, bombas e facas. Depois da matança, se suicidaram. Também no estado do Colorado, em julho passado, um rapaz de 24 anos entrou em um cinema na cidade de Aurora e abriu fogo contra a plateia. Matou 12 pessoas, entre elas uma criança de seis anos, e deixou 58 feridas. Ele foi preso e está sendo julgado. Apesar destas tragédias, o apoio a leis mais duras para o porte de armas é controverso, com muitos americanos contrários a restrições àquilo que consideram um direito constitucional de manter armas de fogo potentes em casa. Uma tragédia que lembra do caso do Realengo, no Rio de Janeiro, no ano passado. Muito triste e chocante mesmo.

Créditos: Marcelo Carnaval/Ag. O Globo
O alpinista Bruno da Silva Mendes, de 32 anos, morreu no dia 2, após sofrer uma queda de 70 metros quando escalava o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Bombeiros que o resgataram disseram que ele foi socorrido ainda com vida, mas chegou morto ao Hospital municipal Rocha Maia, em Botafogo. De acordo com outros alpinistas, o rapaz se soltou do cabo que o prendia ao paredão, chocando-se várias vezes contra a rocha, quando faltavam cerca de 20 metros para o fim da escalada. Um alpinista que acabara de completar o percurso afirmou que o cabo-guia, que fica instalado permanentemente na pedra, parecia estar solto. 

Um muro da antiga fábrica de tecidos Cianê desabou e matou pelo menos sete pessoas na noite do dia 20, na região central de Sorocaba, SP. Sete pessoas morreram. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a queda da estrutura com mais de 10 metros de altura atingiu pedestres, motos e carros que passavam pelo local. A estrutura que desabou pertence a uma fábrica de 1913, que está sendo restaurada para a construção de um shopping. Ela está localizada perto da ponte que fica na rua Comendador Oeterer, que dá acesso à rua Álvaro Soares. Ao lado, funciona o maior terminal de ônibus da cidade. O acidente aconteceu por volta das 19h e havia congestionamento na rua.

E vocês lembram do jornal 'Folha de S. Paulo' que aderiu ao conteúdo pago na internet, chamado #paywall, em junho?! Pois é, na edição do dia 19, o jornal impediu que o uso indevido que terceiros fazem de seu conteúdo exclusivo na internet. O processo começou em janeiro de 2011 e dezenas de sites foram notificados sobre o tema. Textos, gráficos, ilustrações e fotos são comercializados para publicações acessadas por assinantes. O periódico não vende seu conteúdo para portais e blogs abertos, e a política interna do jornal impede que seus repórteres e colunistas reproduzam seus textos em blogs ou sites pessoais abertos. O jornal sugere aos interessados em divulgar o seu conteúdo que copiem um trecho, sendo de até dois parágrafos, seguido de um link da versão integral no site. De acordo com as informações do portal Imprensa, no início, o jornal apenas monitorou o uso não autorizado de seu material por terceiros. De janeiro a julho de 2011, 23.697 textos da Folha foram integral ou parcialmente reproduzidos em 110.256 páginas de forma indevida.  Foram identificados 129 casos críticos. A maioria de sites comerciais que reproduziam material exclusivo do jornal de forma recorrente, sem acordo sobre os direitos de publicação. Os responsáveis foram avisados sobre a irregularidade. Houve muitos reincidentes e 38 receberam notificações extrajudiciais. Após as medidas, 70 sites pararam de usar o conteúdo da Folha, sete passaram a direcionar o internauta para os sites do jornal, mas 48 continuaram usando sem permissão. Alguns casos foram transformados em ações judiciais, como o caso da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC, que no mesmo dia, proibiu o conteúdo da Folha de S. Paulo, para o site da agência estatal.  Há anos a EBC tem um serviço de clipping de notícias de jornais. É... Sobre este assunto eu não falo mais nada, mas vai aqui um chute #NACANELA e #ProChuveiro para a Folha de S. Paulo! 

Créditos: José Cruz/Ag. Brasil
Após quatro meses e meio, o Supremo Tribunal Federal, STF, concluiu no dia 17, após 53 sessões, o julgamento do processo do mensalão. Desde 2 de agosto, o tribunal decidiu condenar 25 dos 38 réus do processo, fixou as punições de cada um, além de definir que os três deputados federais condenados terão que deixar seus mandatos. Durante o julgamento, o Supremo entendeu que existiu um esquema de compra de votos no Congresso Nacional durante os primeiros anos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros entenderam que houve desvio de dinheiro público, de contratos da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil, para abastecer o esquema criminoso. Dos 38 réus do processo, um deles teve o processo remetido para a primeira instância. Outros 12 acabaram inocentados. Dos 25 considerados culpados, o réu que obteve maior pena foi Marcos Valério, apontado como o operador do esquema do mensalão, que repassava o dinheiro a parlamentares. Valério foi condenado a mais de 40 anos de prisão - veja na tabela abaixo como ficou a punição de cada um. Após a última sessão de julgamento do mensalão, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, afirmou que a “lição” deixada pelos quatro meses dedicados à ação penal é que não deveria haver foro privilegiado. Para ele, julgamento deveria ter sido desmembrado para outras instâncias.

Ainda em Brasília, a #CPIDoCachoeira terminou com 'pizza'! A CPI aprovou no dia 18, por 21 votos a 7 e sob protestos, o relatório de apenas uma página e meia do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) que descarta o indiciamento dos investigados. Depois de a Comissão consumir oito meses de trabalhos,a única providência do parecer é encaminhar as conclusões de apuração para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal. A convergência de interesses da base governista e da oposição blindou as investigações. Os parlamentares resolveram fazer um “acordão da madrugada” e rejeitaram, por 18 votos a 16, o texto final do relator Odair Cunha (PT-MG), de 5 mil páginas, que propunha o indiciamento de 29 pessoas, colocava no foco da investigação o governador de Goiás, Marconi Perilo, e protegia nomes de interesse da base aliada e do PT, como o do governador do Rio, Sérgio Cabral. O autor do relatório aprovado se justificou dizendo que seu trabalho é “muito mais abrangente” do que o texto anterior. É...

E no dia 3, a princesa Kate Middleton anunciou que está grávida. Mas, o hospital onde a esposa do príncipe William está hospitalizada em Londres caiu em um golpe de uma rádio australiana e acabou dando algumas informações sobre o estado de saúde da duquesa de Cambridge o dia 4. O hospital admitiu ter sido vítima de um golpe da rádio. Dois apresentadores telefonaram para o hospital passando-se pela rainha e o príncipe Charles, e pediram informações sobre a saúde de Kate. A ligação foi transferida para uma enfermeira, que falou: “ela está dormindo no momento e teve uma noite sem contratempos. Ela está recebendo fluidos e está estável no momento.” Um porta-voz dos serviços do príncipe William e de sua esposa declarou estar ciente das informações que circulam sobre este telefonema, mas se recusou a comentar. O hospital londrino King Edward VII, que atendeu a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, enviou uma nota no dia 8, condenando a rádio australiana pelo trote que seus apresentadores. O presidente do centro médico, Lord Glenarthur, escreveu uma queixa formal ao presidente do grupo Southern Cross Austereo (SCA) – proprietário da rádio "2DayFM" –, Max Moore-Wilson, para condenar o trote. Os apresentadores da rádio Mel Greig e Michael Christian ligaram para o hospital londrino, onde os membros da família real britânica geralmente são atendidos, fazendo-se passar pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e pelo Príncipe Charles, para saber como estava o estado de Kate Middleton, internada por causa de enjoos relacionados a sua gravidez. A enfermeira morreu no mesmo dia. Kate passou bem dias depois e está a espera do herdeiro, ou seja, um bebê real.

E não foi desta vez que a Miss Brasil 2012, a gaúcha Gabriela Markus levaria o título de Miss Universo. Quem venceu o concurso foi a Olicia Culpo, dos Estados Unidos. A brasileira ficou em  quinto lugar. O concurso foi realizado em Las Vegas, nos EUA. Num trecho do depoimento ao portal G1, ela diz: "fui sempre Gabriela".

No dia 2, a TV Digital no Brasil completou 5 anos e os dois estados que têm as afiliadas da Rede Globo, já completaram. No Rio de Janeiro, com a inauguração da TV Rio Sul Digital em Rezende, RJ, cinco emissoras (além da Globo Rio e da InterTV em Campos, Região dos Lagos e na Região Serrana) já tem a programação da Globo em alta definição. No Paraná, a RPC TV inaugurou o sinal digital nas cidades de Guarapuava, Ponta Grossa e Paranavaí, além de Umuarama e Cianorte. Assim, todas as oito emissoras da RPC TV no Paraná já estão com sinal digital. É a maior emissora que transmite o sinal digital no Brasil, por enquanto, porque daqui há 5 anos, a RBS TV vai ultrapassar a RPC, hein?!

Créditos: Reprodução/TV Rádio Clube de Teresina
No dia 3, a TV Rádio Clube de Teresina, completou 40 anos. A emissora foi fundada em 1972 pelo engenheiro e professou Walter Alencar. "A Força de um Ideal" foi o slogan adotado pela emissora durante vários anos. Nos primeiros anos, a TV Clube intercalava programas locais com atrações da REI, que significa a Rede de Emissoras Independentes, formada pela TV Record e a TV Rio, além da Rede Tupi. Em dezembro de 1974, tornou-se a quinta afiliada da Globo no Brasil. Foi a primeira e a única emissora de televisão do Piauí, até que em 1985,  o Canal 4 de Teresina, teve o monopólio quebrado pela afiliada da Rede Bandeirantes, a TV Timon, atual TV Meio Norte, instalada na vizinha cidade maranhense de Timon, separada de Teresina e do Piauí apenas pelo Rio Parnaíba. Porém foi em 1986, que houve quebra do monopólio com a entrada do ar da TV Pioneira, atual TV Cidade Verde que hoje transmite a programação do SBT. No dia 16 de agosto de 2010, a TV Clube iniciou as transmissões digitais para a Grande Teresina. 

No dia 1º de dezembro, a TV Correio da Paraíba, completou duas décadas. A emissora iniciou as transmissões em 1992, no lugar da retransmissora da extinta Manchete, que existia desde 1986. O canal 13 de João Pessoa retransmitia a programação da Rede Bandeirantes.Nos primeiros anos, o sinal da TV Correio era restrito à alguns municípios que recebiam o sinal gerado em João Pessoa. Em meados de 1996, a TV Correio instala uma repetidora na cidade de Campina Grande no canal 13 VHF e ao mesmo tempo aumenta a potência do seu transmissor, obrigando assim a emissora a se mudar do canal 13 para o canal 12 para não interferir nos canais 13 de Natal, como a TV Ponta Negra, e no Recife, como a TV Globo Nordeste. Ainda em 1996 inicia-se a expansão do sinal para o interior e muda o padrão de gravação para Betacam Digital. No último dia de 1997, ás 16h, a TV Correio deixa a programação da Band e torna-se afiliada da Rede Record, que dura 15 anos. Foi a segunda emissora da Paraíba a transmitir o sinal digital para a Grande João Pessoa. Hoje, o sinal da TV Correio abrange 174 municípios.

E 2012 termina com mais despedidas. No dia 23, o escritor alagoano Lêdo Ivo, morreu na cidade de Sevilha, na Espanha, vítima de um infarto. Ele tinha 88 anos. O escritor nasceu em 1924, em Maceió, filho de Floriano Ivo e Eurídice Plácido de Araújo Ivo. Ele era casado com Maria Lêda Sarmento de Medeiros Ivo (1923-2004) e teve três filhos. Estreou na literatura em 1944 com As Imaginações, poesia, e no ano seguinte publicou Ode e Elegia, distinguido com o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras. O escritor, que é o quinto ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras, também é sócio efetivo da Academia Alagoana de Letras, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, sócio honorário da Academia Petropolitana de Letras e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

A morte de Dona Canô foi destaque nas primeiras
páginas dos jornais baianos, como o A Tarde.
Créditos: Newseum
No dia 25, dia de Natal, a mãe dos cantores baianos Caetano Veloso e Maria Bethânia, Dona Canô, morreu aos 105 anos. Ela morreu em casa junto com a família, na cidade de Santo Amaro da Purificação, cidade de 57 mil habitantes (segundo estimativa do IBGE, em 2010) e distância há 72 km da capital baiana, Salvador. Dona Canô passou a noite de Natal em casa, com os filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia. Nascida em 16 de setembro de 1907, Claudionor Viana Teles Veloso construiu sua história no Recôncavo Baiano, no município de Santo Amaro da Purificação. Os filhos biológicos são Clara, Roberto, Caetano, Bethânia, Rodrigo e Mabel. Dona Canô adotou as filhas Irene e Nicinha. Era viúva de “Seu Zeca”, que morreu em 1983, com 82 anos. Conhecida por sua personalidade forte e receptividade, Dona Canô participava sempre da tradicional Festa de Reis em Santo Amaro, que reune milhares de pessoas em toda região. A celebração de seus aniversários também se tornou um marco, atraindo muitas pessoas para a festa. Dona Canô sempre aparecia vestida toda de branco em seus aniversários. Quando completou o centenário, a missa foi celebrada pelo então arcebispo primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella. De Dom Geraldo, Dona Canô recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Depois das comemorações em Santo Amaro, Dona Canô foi para um hotel festejar os 100 anos. Ela foi recebida pela família e pelos amigos mais próximos. O então ministro da Cultura, Gilberto Gil, entregou à Dona Canô uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em julho de 2011, Lula visitou pessoalmente Dona Canô em Santo Amaro. Segundo a família, Dona Canô nunca apresentou problemas graves de saúde. Em 5 de novembro deste ano, ela foi internada no Hospital São Rafael, após apresentar sintomas de gripe com febre. Ela permaneceu internada até o dia 9, quando recebeu alta. Já em 2011, Dona Canô foi hospitalizada no dia 7 de julho com dores abdominais e falta de ar. Em julho de 2007, ela ficou sete dias internada no Hospital São Rafael por causa de problemas respiratórios. Na ocasião, ela foi encaminhada de helicóptero do município de Santo Amaro até Salvador. No dia 2 de agosto ela voltou a ser hospitalizada por dores na coluna. Dona Canô esteve internada por seis dias, recebendo alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira, 21. Ela tinha sofrido um ataque isquêmico cerebral, que gera redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo informou o boletim médico. A notícia da morte repercutiu a Bahia e o mundo e deixa os meus pêsames aos familiares de Dona Canô.

Créditos: Reprodução/TV Globo
Mas 2012 termina com reencontros. No dia 23, O cantor Pedro Leonardo cantou pela primeira vez em público com o pai, o cantor Leonardo, no palco do programa do "Domingão do Faustão", da TV Globo. Pedro sofreu um acidente de automóvel em abril deste ano, quando voltava de um show em Uberlândia (MG). Ele passou 81 dias internado, dos quais 30 permaneceu em coma. Leonardo falou sobre os momentos difíceis pelos quais passou quando seu filho foi transferido para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo e desabafou: "Quando o Pedro chegou ao Sírio Libanês, a pressão estava em zero. Quase morto. Mas, depois de algum tempo, o Pedro voltou. Com essa lição provamos mais uma vez que Deus existe e a fé é maior do que tudo. Esta aí o Pedro, vivo". Já Pedro disse que o acidente fez seus pensamentos modificarem e disse: "Os meus valores mudaram um pouco. Coisas que eram muito simples hoje importam demais. Eu aqui junto com meu pai, dando um abraço nele, para mim é uma coisa gigante" e o próximo filho de Pedro vai se chamar Leonardo. Desejo sucesso e felicidade ao Pedro e Leonardo.

E 2012 termina com festa para a televisão no Rio Grande do Sul, a RBS TV completou no dia 29, 50 anos. A emissora foi fundada em 1962 com a Televisão Gaúcha, em Porto Alegre, até que virou a maior e melhor rede de TV local do Brasil, com 18 emissoras, sendo que 12 do Rio Grande do Sul e 6 em Santa Catarina, cobrindo 790 municípios em dois estados. Teve até cerimônia de comemoração do cinquentenário na sede da TV, em Porto Alegre no dia 14. E no mesmo dia, teve o Globo Repórter Especial para o Rio Grande do Sul, falando sobre o cinquentenário da maior rede regional do Brasil. Aliás, tem o meu comentário neste blog falando do cinquentenário da RBS TV, clique aqui.

Ufa! Dezembro foi o mês agitado, hein?! Ainda bem que o mundo não acabou e VIDA QUE SEGUE, como diz o jornalista Chico Pinheiro, que encerra o Bom Dia Brasil, da TV Globo todas as sextas-feiras.

Assim, encerro uma série especial sobre o que foi notícia em 2012 selecionados por mim. Para ver os destaques de outros meses, veja abaixo.
Espero que em 2013 lhe traga BOAS NOTÍCIAS!