segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Instagram atinge 400 mil usuários com mudanças no formato e algumas alterações


No mês passado, o Instagram chegou aos 400 milhões de usuários ativos. E quem acessa (ou atualiza) o aplicativo nos smartphones nos últimos dias, deve ter percebido as mudanças. A primeira foi em julho, quando o aplicativo começou a exibir fotos em alta definição, com resolução de 1080 x 1080 pixels. Até então, o aplicativo de fotos só exibia fotos com 640 x 640 pixels de resolução. Um padrão que fazia sentido quando o 'Insta' foi lançado há 5 anos, uma época de telas menores e conexão mais lenta, mas que hoje soa obsoleto diante dos smartphones com displays enormes e redes superiores a 3G.

Outra novidade que percebi foi no final de agosto, quando o aplicativo deixou de lado a obrigação de imagens quadradinhas (que era símbolo da rede social) e agora permite que o usuário poste fotos e vídeos na horizontal, no formato paisagem, e na vertical, no formato retrato. De acordo com o comunicado, uma em cada cinco fotos ou vídeos publicados no Instagram não está no formato quadrado, o que força os usuários a cortar algum elemento da imagem ou adaptá-la em um outro aplicativo, como o Instasize.

Além disso, o aplicativo alterou a busca de locais que passou de duas abas pra quatro: Principal, Pessoas, Tags e Locais. Com a nova pesquisa de Locais, passa a ser possível ver imagens de qualquer lugar do mundo. Dessa forma, fica mais fácil ver imagens de uma cidade específica ou atração turística.

As mudanças no 'app' do Instagram foi mediana, mas sobre a postagem de fotos na horizontal - 'tipo' tela 16:9 - foi estranha. Como eu uso há dois anos, fico acostumado postar as fotos no formato tradicional, mas como diz o velho ditado: 'com o tempo, as coisas se acostumam...' A seguir, veja as fotos postadas pelo formato horizontal ou vertical nos quatro perfis do 'Insta'.

Uma foto publicada por Gabriella Bordasch Scola (@gabriellabordasch) em


Uma foto publicada por Gabriel Cunha (@gabrielcunhas) em

Uma foto publicada por Fernando Domingos Aguiar Jr (@fernando.domingos.98) em

E aproveitando o assunto pra dizer que estou no Instagram. Para ver as fotos postadas nos últimos dias, siga @lucianoamorim94.

*Com informações do portal G1.

---