sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Neste fim de semana tem o Eclipse do Sol

Neste domingo, 3 de novembro, vai acontecer o eclipse total do sol. Será a 28º eclipse solar neste século XXI. Vai ser um eclipse híbrido do Sol com uma magnitude de 1,0159 e será visível com totalidade no norte do Oceano Atlântico a leste de Flórida, Gabão e na África, ao sul de Costa do Marfim e Gana, com o máximo de 1 minuto e 39 segundos.

O eclipse total do Sol também vai ser visto aqui no Brasil, mas só para as regiões Nordeste nos estados do Amapá, Tocantins, Pará, Roraima e parte do Amazonas.

O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e o planeta, fazendo com que esse perca a iluminação dada pelo Sol. Ao contrário desse, ocorre a eclipse lunar quando o planeta se coloca em linha reta sobre o Sol e a Lua. Tem três tipos de eclipses solares: o total, parcial e anular ou eclipse em anel.



No caso do eclipse hibrido, quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros. O eclipse total é visto nos pontos da superfície terrestre que estão ao longo do caminho do eclipse e estão fisicamente mais próximos à Lua, e podem, assim, serem atingidos pela umbra; outros locais, menos próximos da Lua devido à curvatura da Terra, caem na penumbra da lua, e enxergam um eclipse anular. Outra coisa: Eclipses solares podem ocorrer apenas durante a fase de Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol.

Fonte: Wikipedia e Brasil Escola

Outro eclipse solar já ocorreu este ano. Um eclipse anular aconteceu no dia 10 de maio, na sexta-feira, com uma magnitude de 0,9544. A anularidade foi visível da Austrália no norte e do sul do Oceano Pacífico, com o máximo de 6 minutos e 3 segundos visíveis a partir do Oceano Pacífico a leste da Polinésia Francesa.