sábado, 15 de março de 2014

O 'galinho' está em festa! TV Aratu completa 45 anos em Salvador


Neste sábado, 15, faz 45 anos que foi inaugurada a segunda emissora do estado da Bahia: a TV Aratu, de Salvador. Conhecido pelo símbolo do 'galinho' na logomarca da emissora, o Canal 4 de Salvador foi inaugurada no dia 15 de março de 1969, e se tornou a segunda afiliada da Rede Globo no Brasil e a primeira da região Nordeste. Como não havia transmissões de micro-ondas e via satélite, a programação da Globo vinha gravada em viagens diárias de avião entre Rio de Janeiro e Salvador. Quando a programação gravada sofria atraso ou extravio, a emissora era obrigada a repetir a programação da Globo no dia anterior. No início da década de 1970, foi a primeira emissora de televisão na Bahia a transmitir em cores. Ainda na década de 70, a emissora passou a receber a programação da Globo por via micro-onda direto de Recife, com a Globo Nordeste, acabando as viagens entre Salvador/Recife/Salvador. Foi com a TV Aratu que se instalou as primeiras retransmissoras no interior da Bahia e no início dos anos 80, passou a receber a programação da Globo no Rio de Janeiro, via satélite.

O sucesso entre a Aratu e a Globo foi tão grande que em janeiro de 1987, a TV Bahia, que era transmitida pela Rede Manchete, passaria a transmitir a programação da Globo. Enquanto isso, a TV Aratu e a TV Bahia exibiram a programação da Globo em dois canais simultaneamente, que durou três dias no estado. Mas com a afiliação total a Globo pela TV Bahia por uma disputa judicial, a TV Aratu ficou com a grade da Rede Manchete. Depois da perda, proprietários da TV Aratu acusaram a Rede Globo por ter escolhido a TV Bahia por conta das amizades entre Roberto Marinho (1904-2003) e o político local Antônio Carlos Magalhães (1927-2007). E tem mais: há uma versão que ficou esquecido: enquanto a TV Aratu tinha cobertura apenas 100 municípios da Bahia e com equipamentos ultrapassados, a TV Bahia tinha equipamentos modernos desde a época da entrada no ar e tinha 200 municípios a mais na área de cobertura, o que atraiu a atenção da Globo.

Sede da TV Aratu, no bairro da Federação, em Salvador.
Com a afiliação a Rede Manchete, a situação da TV Aratu foi baixa após com o rompimento com a TV Globo, mas entre 1988 e 1992, a emissora deu a volta por cima e se tornaram líderes de audiência. A crise financeira da Manchete, levou a TV Aratu deixar a programação da emissora. Em junho de 1995, a emissora foi afiliada a Central Nacional de Televisão, a CNT, das Organizações Martinez, que segundo o jornal A Tarde, daquele momento em diante surgia a esperança de novos tempos com uma nova casa. O sucesso foi tão grande que em 1996, passou a chamar de CNT Aratu, com a qualidade dos programas locais e principalmente do sinal da emissora melhorava consideravelmente.

Mas a parceria CNT Aratu durou só dois anos, porque em junho de 1997, foi afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. Motivo: a Rede Record comprou a TV Itapoan, a pioneira na Bahia que transmitia o SBT, mas passou pela Record, que ficaria sem sinal no estado por semanas, devido a desfiliação da Itapoan. Com a era SBT, a TV Aratu ampliou a programação local com telejornais e programas populares. Em 29 de dezembro de 2000, a emissora fechou a parceria com a Embratel para retransmitir o sinal para o interior da Bahia por meio de TV digital via satélite, o que lhe permitirá atingir a todos os municípios baianos com qualidade digital. Em 1º de dezembro de 2009, a TV Aratu lançou o sinal digital e foi a segunda emissora da Bahia a transmitir a programação totalmente local em alta definição.


A TV Aratu é uma das emissoras mais antigas do estado da Bahia, que cobre 95% do território baiano. Ao longo de sua existência a TV Aratu produziu programas de grande sucesso que marcaram época, revelando e abrigando muitos talentos que hoje são destaques nacionais como Leila Cordeiro, Regina Dourado, Hermano Henning, José Raimundo, Maria Manso e Pedro Bial. Além disso realizou promoções e eventos que se constituíram em tradicionais eventos do calendário baiano, como a 'Gincana da Primavera' e 'Arraiá do Galinho'. Entre os programas do Canal 4 de Salvador, 'Bom Dia Bahia', 'Aratu Notícias' e 'No Campo do 4', que está no ar desde o início da década de 80 (ainda com a afiliação a TV Globo) e está até hoje,

Um dos momentos mais marcantes da TV Aratu quando eu morava na Ilha de Itaparica (na Região Metropolitana de Salvador, BA) durante a minha infância, foi os boletins 'Aratu Arte' e as vinhetas da emissora, além das Festas Populares, que eu também me lembro com a canção 'TV Aratu/Canal 4/Salvador, meu amor/Bahia...'.

Para encerrar, achei um vídeo especial do YouTube, pelo canal /ricardoferro2001, que mostra um vídeo comemorativo dos 10 anos da emissora em 1979 (ainda na era TV Globo). Naquela época, o comercial mostra as velas e a religiosidade do povo baiano ao Senhor do Bonfim, com os 10 velas da emissora, agradecendo os santos baianos pelos 10 anos de liderança, realizado pela agência DM9. Foi um baita comercial que o até o Ministro das Comunicações na época, Haroldo Correia de Matos, externou a sua emoção e disse: “Isso é poesia visual. É o filme mais bonito que vi em toda minha vida!”. Olha só no vídeo abaixo.



Parabéns a TV Aratu e toda a sua equipe pelos 45 anos! O 'galinho' está em festa!

Fonte: Wikipedia e Aratu Online