terça-feira, 16 de junho de 2015

Com atraso, obras do Parque Solón de Lucena em João Pessoa estão a todo vapor


Desde o início de abril do ano passado, a Lagoa do Parque Solón de Lucena, em João Pessoa, está passando por reformas. Durante o período, foi feito um desassoreamento da lagoa, aumentando sua profundidade em mais de três metros e a construção de um túnel de 684 metros que interligará a Lagoa às galerias pluviais que desembocam no Rio Sanhauá. Um anel sanitário também está sendo construído para evitar que os esgotos clandestinos sejam despejados na Lagoa e consequentemente no meio ambiente. Além da retirada de resíduos sólidos que foram alojados no fundo, onde todo o material removido neste processo foi reaproveitado para o antigo lixão do Roger.

Em março deste ano, o Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais aprovou o projeto de revitalização do Parque Solón de Lucena. Porém, o documento foi aprovado com ressalvas, como diz a a diretora executiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, Cassandra Figueiredo.

A partir do final de maio, a Prefeitura da capital da Paraíba iniciou o novo projeto para a Lagoa, com o fechamento do anel interno e a criação de novos espaços de convivência e contemplação da natureza, além áreas de cultura e apresentações artísticas. A intervenção é preparatória para o início da segunda fase das obras de requalificação do Parque Solón de Lucena, que prevê a reurbanização de toda a área.

A primeira fase estaria concluída em abril, mas devido ao atraso, a conclusão está prevista para até setembro. Já a segunda fase, a conclusão inicial é de até 90 dias. A terceira fase ainda não começou, mas o custo será reduzido por conta das modificações do documento aprovado pelo Iphaep, que prioriza o paisagismo no local. O investimento total está previsto de até R$ 40 milhões.

Nos últimos meses, eu fui ver como está o movimento das obras da Lagoa, como mostram as imagens abaixo. E vou continuar acompanhando a movimentação das obras desse lugar que eu mais frequento quando eu passo em João Pessoa onde tudo vai ficar pronto até o final de 2018. Afinal, 'estamos de olho'!
#LagoaJPReurbanizada







*Com informações do Jornal da Paraíba, G1 PB e Portal PB Agora.

---