sexta-feira, 4 de abril de 2014

Acervo do Diário da Borborema será guardado na UEPB, em Campina Grande, PB


Há dois anos e dois meses, no dia 1º de fevereiro de 2012, o jornal Diário da Borborema, de Campina Grande, circulou a última edição prestes a completar 55 anos do jornal que era muito querido na cidade. Mas, para onde vai as 17 mil edições do 'DB'? Ontem, a Universidade Estadual da Paraíba conquistou a guarda do acervo jornalístico do periódico, ou seja, todas as edições do Diário da Borborema desde 1957 vão ficar guardadas na UEPB durante 30 anos.

Segundo a edição do Jornal da Paraíba desta sexta-feira, 4, a concessão e a assinatura do acervo será feira entre o reitor da UEPB, Rangel Junior, e o presidente dos Diários Associados na Região Nordeste, Joezil Barros. A data para assinatura vai ser agendada nas próximas semanas. Para a superintendente de projetos corporativos do grupo Diários Associados, Vânia Caldas, a proposta é que o acervo fique sob a guarda da UEPB até 2044, e comenta: "Um acervo dessa natureza, não poderia ficar guardado, mas sim aberto a todos que valorizam a memória da região". O reitor da UEPB, Rangel Junior, afirma que as edições do Diário da Borborema pode ser como fonte de pesquisa para todas as comunidades universitária e em geral.

Fundado em 2 de outubro de 1957, pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand, e debaixo de um pôr-do-sol, o Diário da Borborema era um dos maiores patrimônios da cidade de Campina Grande. Em maio de 2009, o jornal teve um novo visual, incluindo mudanças no grafismo e no formato. O sucesso foi tão grande, que várias crises chegaram a tomar conta no jornal nos últimos anos. Em 1º de fevereiro de 2012, um comunicado do Diários Associados em Brasília, anuncia que o Diário da Borborema, parou de circular após 54 anos. No mesmo dia, o jornal O Norte, de João Pessoa, fundado desde 1908, também parou de circular, deixando o leitor e os funcionários surpreendidos. E aproveitando desse assunto, eu tenho quase todas as edições do Diário da Borborema no meu acervo entre 2009 até 2011, que tem tantas recordações. E o fechamento dos dois jornais eu falei aqui nesse blog, em outubro de 2012.

E aí eu te pergunto: E se um dia o Diário da Borborema voltaria a circular, assim como o jornal O Norte?