sábado, 29 de dezembro de 2012

RBS TV comemora 50 anos no antipenúltimo dia de 2012


2012 termina com festa! Neste sábado, dia 29, faltando 2 dias para o ano de 2013 começar, a RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, completa os seus 50 anos.

Créditos: Reprodução/RBS TV/
Leopodis Som/Museu do Trabalho
Uma história que começou no dia 29 de dezembro de 1962, numa noite de sábado, dois dias para o ano de 1963, inaugurava a então Televisão Gaúcha, Canal 12 de Porto Alegre. Fundado pelo comunicador Maurício Sirotsky Sobrinho (1925-1986). Em seus primeiros anos, a TV Gaúcha teve sua programação exclusivamente local, para concorrer com a TV Piratini, naquela época, canal 5 de Porto Alegre, que era afiliada à Rede Tupi. Porém, afiliou-se à Rede Excelsior poucos anos depois. Com a crise da Excelsior, em 1967, a TV Gaúcha afiliou-se à Rede Globo, fundada em 1965 pelo jornalista Roberto Marinho (1904-2003) no Rio de Janeiro. A partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser produzida pela Rede Globo, como até hoje.

A partir de Porto Alegre, a TV Gaúcha começou a se expandir pelo Rio Grande do Sul. A primeira emissora regional da TV Gaúcha, foi a TV Caxias, em Caxias do Sul. No dia 22 de fevereiro de 1969. No mesmo ano, no dia 13 de dezembro, é inaugurado a TV Imembuí, em Santa Maria.

No dia 12 de junho de 1972, a TV Gaúcha, que completava 10 anos no ar, sofreu um incêndio em sua sede no Morro Santa Teresa, danificando muitos equipamentos e estúdios, e causou grande prejuízo para a emissora. Mesmo assim, o Jornal do Almoço foi ao ar no dia seguinte e noticiou o acontecimento.

Aliás, o Jornal do Almoço foi entrou no ar em 6 de março de 1972 e é, até hoje, um dos principais programas da emissora. O programa entrou no ar quando ainda não havia espaço na programação nacional da Rede Globo para telejornais locais ao meio-dia, naquela época. Para colocar o programa no ar, a TV Gaúcha interrompia a programação da Rede Globo. O programa, separado em quadros de comentários, notícias e esportes tinha duas horas de duração. A primeira apresentadora do 'JA' foi Tânia Carvalho.

Também em 1972, a TV Erechim é a quarta emissora local da TV Gaúcha no RS. O canal 2 foi fundado no dia 30 de abril. E no dia 5 de julho, no mesmo ano, foi inaugurado a TV Tuiuti, canal 4 de Pelotas.

E a abrangência da TV Gaúcha no RS não para. No dia 21 de novembro de 1973, era inaugurado a TV Bagé, canal 6. Em 1974, foi inaugurado a TV Uruguaiana, canal 13 da cidade que fica na Fronteira Oeste Gaúcho. E em 26 de julho de 1977, foi inaugurado a TV Rio Grande, Canal 9.

Em 1979, com a fundação da TV Catarinense, em Florianópolis e da TV Santa Catarina, em Joinville, ambas em Santa Catarina, a TV Gaúcha e as outras emissoras do grupo no interior do estado do Rio Grande do Sul receberam o nome de Rede Brasil Sul de Televisão, ou seja, a RBS TV. Por exemplo, no caso da TV Gaúcha, RBS TV Porto Alegre. No mesmo ano, no dia 1º de julho, foi inaugurada a TV Cruz Alta, canal 3, agora RBS TV Cruz Alta.

No dia 28 de maio de 1980, foi inaugurada a TV Umbu, canal 7 de Passo Fundo, que depois de um tempo, demominou a chamar de RBS TV Passo Fundo. No mesmo ano, em Santa Catarina, a RBS comprou a TV Coligadas, em Blumenau, SC, que foi fundado no dia 2 de setembro de 1969, sendo a primeira emissora de televisão de Santa Catarina, provavelmente.

No dia 23 de abril de 1982, foi inaugurado a RBS TV Chapecó, canal 12. No mesmo ano, a RBS TV no Rio Grande do Sul, entrou no ar o programa Galpão Crioulo, de 50 minutos, com o objetivo de divulgar a o folclore e a música nativista gaúcha.

Em 1987, a RBS TV comemorou 25 anos, com 10 emissoras no RS e 4 em SC, totalizando 14 emissoras.
No dia 20 de setembro de 1988, foi inaugurado a RBS TV Santa Cruz, canal 6, e se tornou o primeiro canal de televisão do Vale do Rio Pardo. No dia 28 de agosto de 1992, foi inaugurada a RBS TV Santa Rosa, canal 6. A festa de inauguração contou com a presença de Xuxa Meneghel, apresentadora de programas infantis na Rede Globo, nascida no município de Santa Rosa. Xuxa presenteou a emissora com uma placa em homenagem à inauguração do canal.

No dia 1º de setembro de 1995, foi inaugurada a RBS TV Criciúma, canal 9 na cidade que fica no sul de SC. Mas a inauguração foi no mesmo prédio da extinta TV Eldorado, que foi fundado em 1978 pela RCE, a Rede de Comunicações Eldorado, e foi comprado pela RBS, em 1995. Mesmo assim, em listas telefônicas de Criciúma, a RBS TV ainda consta como TV Eldorado.

A partir de 1997, vários programas locais da RBS TV Porto Alegre que entraram no ar no início da década de 1990 foram extintos devido à falta de espaço para programação local na grade da Rede Globo. Entre os programas extintos, encontram-se o Jornal da RBS, o RBS Entrevista, o RBS Documento, o programa Comunidade, o RBS Ecologia e o Conesul. Em novembro do mesmo ano, entrou no ar o programa Teledomingo, um programa de variedades em formato de revista eletrônica, baseado no Fantástico da Rede Globo. O programa vai ao ar sempre no final de noite de domingo, após encerrar o Fantástico.

Durante o ano de 1999, foram exibidos programetes da série 'Rio Grande do Sul, Um Século de História', contando fatos históricos que envolvem o Rio Grande do Sul. Os programetes eram exibidos diariamente nos intervalos comerciais da emissora em 365 capítulos até o dia 31 de dezembro de 1999.

A partir de 1999, a RBS TV Porto Alegre começou a exibir os Curtas Gaúchos, que são produções de documentários e programas de ficção da RBS TV exibidas nas tardes de sábado, após o Jornal do Almoço, como Histórias Curtas, Histórias Extraordinárias, Contos de Inverno e Gre-Nal é Gre-Nal.

Em 2005, foi inaugurado a RBS TV Centro-Oeste, canal 6 de Joaçaba e canal 2 de Lages, ambas em SC.

Nas imagens, as 11 emissoras da RBS TV no Rio Grande do Sul.

Em 2007, ano em que o Grupo RBS completou 50 anos, a RBS TV Porto Alegre passou a contar com um helicóptero para realizar reportagens aéreas: é o RBS Cop. No mesmo ano, em 2 de julho, a emissora inaugurou um estúdio na redação da RBS TV no Morro Santa Teresa para a apresentação do telejornal RBS Notícias, que antes era apresentado do mesmo estúdio onde é realizado o Bom Dia Rio Grande e o Jornal do Almoço. Em 3 de dezembro estreou o Redação RS, um mini-telejornal gerado em Porto Alegre que era transmitido para todo o estado do Rio Grande do Sul num espaço que a Rede Globo destinava a todas as emissoras para notícias locais logo após o Bom Dia Brasil. O programa saiu do ar três anos mais tarde.


No dia 18 de outubro de 2008, a emissora ganha nova marca desenhada por Hans Donner, criador de logos e programas da Rede Globo, para a chegada da TV digital. A nova identidade visual da RBS TV reafirma o compromisso da empresa com a renovação, a modernidade, as novas tecnologias e a qualidade do produto que oferece aos seus diferentes públicos. A nova marca é um cartão de boas-vindas à TV Digital, que colocará os telespectadores gaúchos e catarinenses em um novo padrão de qualidade de imagem e de som. Estrearam também novas vinhetas para os telejornais Bom Dia Rio Grande, Bom Dia Santa Catarina, Jornal do Almoço e RBS Notícias.

Créditos: Julio Cordeiro/Ag. RBS

Às 19h42min do dia 4 de novembro de 2008, a RBS TV Porto Alegre iniciou a transmissão digital em alta definição, no canal 34 UHF, sendo a primeira emissora HDTV no RS. A cerimônia de inauguração do sinal digital contou com a presença do ministro das comunicações Hélio Costa.

Primeiro 'JA' em HDTV foi transmitido ao vivo no Centro
de Porto Alegre, sob sol forte e muito calor.
Créditos: Ag. RBS

No dia seguinte, a RBS TV levou ao ar seu primeiro programa produzido em alta definição, o Jornal do Almoço, que foi apresentado ao vivo do Mercado Público, no centro de Porto Alegre.

No dia 5 de fevereiro de 2009, a RBS TV Florianópolis, iniciou as transmissões em alta definição, sendo a pioneira em SC. Em 8 de outubro, entrou no ar o sinal digital da RBS TV Joinville.

Em 20 de janeiro deste ano, entra ao ar no Rio Grande do Sul o SAT HD Regional, uma parceria de afiliadas da Rede Globo com uma companhia de eletrônicos especializada em receptores de antenas parabólicas. O projeto, lançado no Paraná, é uma aproximação dos lares com parabólicas, que antes recebiam a Globo via satélite direto da matriz, com as afiliadas mais próximas. Inicialmente irá ao ar apenas em algumas cidades atendidas pela RBS TV Porto Alegre, com previsão de expansão para as localidades rurais mais afastadas dos sinais terrestres. O projeto também foi lançado nas regiões de Goiânia e Belo Horizonte.

No dia 23 de agosto deste ano, a RBS TV Passo Fundo foi a pioneira no RS a exibir a programação em HDTV fora da capital gaúcha. No dia 24 de agosto, foi inaugurada a RBS TV Caxias do Sul Digital.

Fonte: Wikipedia


Hoje, a RBS TV tem 18 emissoras nos dois estados, sendo 12 no Rio Grande do Sul e 6 em Santa Catarina, além de 5 canais digitais nos dois estados.  A maior rede regional de TV do País conta com uma cobertura que atinge 790 municípios e mais de 17 milhões de telespectadores nos dois estados. Possui 85% da grade de programação da Rede Globo e 15% voltada ao público local.

Programas marcaram a RBS TV ao longo dos 50 anos, como o RBS Entrevista, o RBS Documentário, o Jornal da RBS (principal telejornal de fim de noite no RS, que pra mim deveria voltar), o RBS Ecologia, o RBS Comunidade, o RBS Esporte, e programas que são transmitidos até hoje, como o Bom Dia Rio Grande, o RBS Notícias o Jornal do Almoço, o Campo e Lavoura, o Patrola, entre outros.

Jornalismo, Esporte e Entretenimento são destaque na RBS TV. Apresentadores como o Elói Zorzetto, a Carla Fachim, a Cristina Ranzolin, o Lasier Martins, a Daniela Ungaretti, a Maíra Gatto, a Gabriella Bordasch, a Camila Martins, Repórteres como a Luciane Kohlmann, André Azevedo, Apresentadores esportivos como o Paulo Brito, a Alice Bastos Neves e a equipe de entretenimento, como a Rodaika, do Patrola e Neto Fagundes e Shana Muller, do Galpão Crioulo, estão até hoje na emissora. Jornalistas como a Maria do Carmo, Sérgio Stock, que trabalha na Band Porto Alegre, Rogério Mendelski, que trabalha na Rádio Guaíba de Porto Alegre, Jader Rocha, que trabalha no SporTV, a Paula Valdez, que trabalha na Band, em São Paulo e Luiza Zanchetta e Andre Haar, ambos da TV Record, de Porto Alegre, passaram na emissora.

Então, em nome do meu blog, quero parabenizar a RBS TV pelo seu cinquentenário levando diversão e informação aos lares do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. E pro Brasil inteiro também, afinal, eu acompanho a RBS TV desde o final de 2008. Tenho muito orgulho do trabalho deles e quem sabe um dia eu vou trabalhar lá. Quem sabe um dia eu vou visitar lá pra conhecer as pessoas.

Afinal, a comemoração do cinquentenário da RBS TV não é só no Rio Grande do Sul, e sim, em Santa Catarina e em todo o Brasil.

PARABÉNS RBS TV PELOS 50 ANOS!