segunda-feira, 22 de outubro de 2012

#OiOiOi: Avenida Brasil terminou em altos e baixos, mas foi a novela do ano


Créditos: TV Globo/Reprodução

O Brasil todo parou para assistir ao último capítulo da novela "Avenida Brasil", exibido na sexta-feira, 19, e reprisado no sábado, 20, na Globo. A novela que com uma mistura de humor, drama e futebol retratou a ascensão da classe emergente no país.

A novela começou no dia 26 de março e durante sete meses, o 'Divino' foi o bairro mais próximo dos brasileiros. E o desfecho da história dos moradores do bairro e do lixão hipnotizou, apaixonou, e capturou a atenção de milhões de brasileiros no Brasil e reconhecido no mundo.

Nos últimos capítulos, a imprensa destaca como seria o último capítulo da novela. Quase acertou todas, mas o jornal Extra, do Rio de Janeiro, noticiou na manchete de capa na quarta-feira, que Carminha foi a autora que matou o Max. E não foi que acertou. De acordo com o periódico carioca, a capa virou destaque nas redes sociais.

Jornais do Rio e de SC deram a destaque da novela durante a semana.
O principal foi o do Extra, do Rio de Janeiro.
Atre: Luciano Amorim // Imagens: Newseum

Mas no dia do último capítulo da novela, o Brasil todo parou. Em várias capitais como Porto AlegreJoão Pessoa, São Luís, Aracaju, Manaus, Porto Velho, Rio de Janeiro e São Paulo, e nas cidades, só dá "Avenida Brasil" pra saber 'Quem matou o Max?' que é a Carminha.

O último capítulo da novela, que teve um grande impacto na classe C, representada no núcleo do Divino, foi marcado pela redenção de Carminha. Ela salvou Tufão, interpretado por Murilo Benício e Nina, interpretada por Débora Falabella, de serem mortos por Santiago, interpretado por Juca de Oliveira, decidiu não fugir para ser presa e pagar pelos seus crimes. E, três anos depois de ser encarcerada, voltou para o lixão com Lucinda, interpretada por Vera Holtz, para purgar seus pecados.

Uma das cenas mais esperadas era o reencontro de Nina e Carminha. Em vez de brigarem, elas fizeram as pazes. E de forma emocionante. A mocinha e Jorginho, interpretado por Cauã Reymond, foram ao aterro sanitário, onde a ex-vilã voltou a catar lixo, e levaram seu bebê para a avó conhecer.

Mas outros personagens também deram cor a este último capítulo. A revelação do trauma de Adauto, interpretado por Juliano Cazarré, que misturou drama e comédia. Ele  roubou a cena com o seu apelido 'Chupetinha'. Após confirmar para Olenka, interpretada por Fabiula Nascimento, que seu segredo é que ele usa chupeta, as brincadeiras nas redes sociais logo começaram, usando o apelido tao temido por ele: Adauto chupetinha. Bom humor também teve Cadinho, interpretado por Alexandre Borges ao se casar com suas três mulheres. Sem falar na comoção dos divinenses ao ver o time entrando para a primeira divisão. A bandeira do clube se tornou a estrela do fim do capítulo ao ser a última imagem congelada.

O último capítulo de “Avenida Brasil” consolidou o sucesso de uma novela que, de ponta a ponta, sensibilizou o público. Segundo estimativas, o final exibido nesta sexta-feira alcançou média de 51 pontos, e há outro dado relevante: de cada 100 televisores ligados, 75 estavam em “Avenida Brasil”, que foi recorde da novela e da programação da Rede Globo este ano. Mas após o gol de Adauto e as comemorações da vitória do Divino, cenas que encerraram a trama, algumas questões ficaram no ar. Conheça as perguntas que não foram respondidas pela novela no site do Extra.

A novela foi tão sucesso, tão sucesso, tão sucesso que repercutiu no mundo inteiro, minutos depois.

As principais agências de notícias internacionais como a Associated Press e a France Press, inclusive as publicações importantes como o jornal Washington Post, dos Estados Unidos, e os jornais britânicos Financial Times e The Guardian, além da televisão britânica BBC, compararam o final da novela com uma final de Copa do Mundo ou como o Carnaval — dois dos eventos mais um importantes do calendário brasileiro.

Já a revista americana Forbes, diz que a audiência espetacular da novela poderia causar sobrecarga no fornecimento de energia elétrica, o que acabou não acontecendo. Todos ressaltaram que o sucesso da novela se deve ao fato de que ela retrata a vida da nova classe média brasileira - eu até concordo.

 ►Saiba mais 
Veja as cenas do último capítulo de "Avenida Brasil"

Para o colunista do jornal 'O Globo', Joaquim Ferreira dos Santos, a novela "Avenida Brasil" mudou as outras novelas da televisão brasileira, nos últimos 60 anos.

"[...] Foram oito meses que desde já entram para a história da televisão como os da novela que mudou tudo. Não havia núcleos secundários, uma protagonista evidente, ninguém deu lição de moral ou ajudou blocos desvalidos da população a serem mais bem reconhecidos pela população. O bem e o mal? Ora, “Avenida Brasil” foi o fim dessas inocências.De uma maneira ou de outra, ninguém prestava. Os homens, com a exceção dos maravilhosos vilões (Max, Santiago, Nilo), eram todos frouxos e de uma burrice que eu vou te contar. As mulheres brilharam. Eram gatorade na veia, falando pelos cotovelos e soltando energia em todas as direções. [...]"
 Joaquim Ferreira dos Santos, colunista do jornal O Globo
A novela repercutiu o mundo como mostra em mapas.
A maioria é aqui no Brasil.
Créditos: TV Globo/Reprodução

O último capítulo da novela parou também nas redes sociais no Brasil e no mundo. Durante a novela, o primeiro assunto mais comentado do mundo, dentro dos #TT's no Twitter, era a "Avenida  Brasil", com a hashtag: #OiOiOiFinal. Entre os dez primeiros tópicos mundiais, cinco eram sobre a novela.

Alguns dos perfis tiveram os avatares congelados, assim como faz
o encerramento de cada capítulo da novela.
Até eu fiz esta brincadeira. (Risos)

Segundo o jornal A Tarde, de Salvador, "Avenida Brasil" acabou seguindo o mesmo destino de outras tramas de sucesso, com um fim que não teve o mesmo achado da novela inteira, sem agilidade, sem surpreender, apenas enchendo linguiça e ponto.

Pra mim, a novela foi a melhor de 2012. Virou mania nacional ao longo do ano. E quem sabe a novela vai passar no 'Vale a Pena Ver de Novo' daqui há 10, 20 ou 30 anos...