terça-feira, 30 de dezembro de 2014

#DESTAQUESDE2014 // #12 ::Dezembro



O meu blog #PorDentroDasNotícias mostrou durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na última parte da série #DESTAQUESDE2014, vamos aos destaques deste mês: dezembro - que teve fortes emoções.

O mês de dezembro começou com novidades e surpresas do rádio pernambucano. No dia 1º, a Rádio Jornal do Commercio, que está transmitindo pela AM 780 kHz, passou a ser transmitida pela FM 90,3 MHz. Segundo a emissora, esta foi a maior fusão do radialismo em Pernambuco, somando a tradição da Rádio Jornal com a inovação da Rádio JC News - primeira emissora 'all-news' da Região Nordeste e fora do eixo Rio-São Paulo, que foi extinta no dia 30. Consolidada na liderança de audiência há mais de 23 anos na frequencia AM, a Rádio Jornal foi a primeira emissora do Nordeste a fazer a migração da AM para a FM, seguindo tendência adotada pelas grandes rádios de todo o Brasil, como as rádios Globo, Gaúcha, Bandeirantes, Itatiaia e CBN. O público também pode sintonizar a Rádio Jornal através do site e aplicativo para smartphones e tablets. E gostava muito de ouvir a Rádio Jornal nos últimos anos. Principalmente na Madrugada, na hora de dormir. É considerada uma das maiores emissoras de rádio do Brasil. E com a implantação da frequencia FM, será maior ainda. A Rádio Jornal também tem frequencia FM em Petrolina na frequencia 90,5 MHz, além de quatro emissoras AM como Caruaru, Limoeiro, Garanhuns e Pesqueira. Veja o áudio do lançamento da chegada do sinal FM da emissora onde como diz o slogan: 'Pernambuco falando para o Mundo'!


O ano de 2014 termina com um acordo histórico nas Americas do Norte e Central. No dia 17, os Estados Unidos e Cuba anunciaram, mudanças históricas. A principal delas é que os dois países vão restabelecer as relações diplomáticas, que estão rompidas há mais de meio século. Os presidentes dos dois países foram à televisão ao mesmo tempo para dar a notícia. Em Cuba, Raul Castro disse que a decisão de Barack Obama merece respeito e reconhecimento dos cubanos. Enquanto isso, em Washington D.C., Obama afirmou que a estratégia de isolar Cuba não funcionou. E que os americanos, agora, estendem uma mão amiga aos cubanos. O presidente até falou em espanhol: "Todos somos americanos". Entre as outras novidades, Obama disse que americanos vão poder usar cartões de crédito e de débito na ilha. E que vai reabrir a embaixada americana no país. Estados Unidos e Cuba vão trabalhar juntos em questões como combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas. Cuba se comprometeu a abrir o país para organizações internacionais, como a ONU e a Cruz Vermelha. E a oferecer mais acesso à internet para a população. O governo de Raul Castro também vai libertar 53 prisioneiros, considerados, pelos americanos, presos políticos. Desde a década de 1960, Estados Unidos e Cuba são inimigos. Era a Guerra Fria, época em que Estados Unidos, capitalistas, e a União Soviética, comunista - disputavam a supremacia mundial. Em Cuba, Fidel Castro chegou ao poder em 1959 e iniciou um governo comunista. Para derrubá-lo, os Estados Unidos impuseram um embargo econômico: pararam de comprar produtos cubanos, a começar pelo açúcar, importante fonte de dinheiro para o país. E também pararam de exportar para Cuba. Restringiram as viagens de americanos para lá e romperam as relações diplomáticas. Nos últimos anos, o governo de Barack Obama tinha começado a afrouxar algumas das restrições. Americanos já conseguiam viajar a Cuba com alguma facilidade se fosse para atividades religiosas ou jornalísticas, por exemplo. Um dia antes, Barack Obama e Raul Castro se falaram por telefone, os 45 minutos sobre a reaproximação histórica. Foi a primeira conversa entre um líder americano e um cubano em 55 anos. Até o Papa Francisco comemorava o acordo histórico, que vinha cobrando deles uma solução para o velho problema entre os dois países. A reaproximação entre Cuba e Estados Unidos foi comemorada e criticada ao mesmo tempo nos dois países.

O ano terminou com fortes chuvas em duas localidades. Em Brasília, uma forte chuva durou cerca de três horas e causou transtornos na capital do país. Estacionamentos amanheceram alagados, ruas ficaram tomadas pelo barro e até o Congresso Nacional ficou debaixo d'água. Pelo menos 12 das 31 regiões administrativas da cidade registravam pontos com falta de luz. De acordo com o subsecretário de Operações da Defesa Civil, Sérgio Bezerra, 50 carros foram atingidos durante a chuva. Na Bahia, a chuva causou prejuízos nas regiões Sul, Sudoeste e Baixo Sul do estado. O nível do rio Cachoeira, em Itabuna, a 320 quilômetros de Salvador, estava bastante elevado e, como consequência disso, aproximadamente 12 famílias que moram próximo a ele foram retiradas com a ajuda do Corpo de Bombeiros, pois as casas já estavam totalmente tomadas pela água. O Governo da Bahia decretou estado de emergência em 16 municípios da região do Baixo Sul devido aos danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram as cidades.

E a chuva voltou com força na Região Metropolitana de São Paulo, após meses e meses de calor e estiagem. A chuva até aliviou as altas temperaturas e amenizou os reservatórios, mas como sempre, assim como nos anos anteriores, causou transtornos e alagamentos nos vários pontos da Grande São Paulo. O Córrego Verde transbordou nas imediações da Avenida Jacu-Pêssego com a Avenida Imperador, em Itaquera, e a água arrastou carros. O meteorologista Michael Pantera, do Centro de Gerenciamento de Emergências, disse ao portal G1 SP, que as chuvas vieram do interior de São Paulo e pararam em cima da Zona Leste. O volume de água foi muito grande. Na região de Itaquera, choveu cerca de 60 mm nesta tarde, o que fez o córrego transbordar. Por causa da chuva, as linhas do Metrô estavam com velocidade reduzida. O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, também operou por instrumentos, mas sem restrições para pousos e decolagens, por causa do mau tempo.

A forte chuva na Grande São Paulo até atingiu os reservatórios, mas não foi o suficiente para encher o nível das represas, principalmente o do Sistema Cantareira, que o índice não subia há oito meses e continuou a cair. Até o dia 15, o nível do sistema que atinge 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo era de 7,2%. Em maio, o governo de São Paulo iniciou o bombeamento de 182 bilhões de litros do fundo dos reservatórios, reserva que nunca havia sido usada anteriormente. Na época, o nível saltou de 8,2% para 26,7%. Sem chuvas e com quedas constantes, os 18,5 pontos percentuais da primeira cota se esgotaram no dia 20 de setembro. Na data, o volume acumulado voltou a 8,2%. Um mês depois, em outubro, foi a vez de a segunda cota do volume morto ser incorporada às medições da Sabesp, mesmo que a companhia ainda não tivesse iniciado o bombeamento. Os 6,5 milhões de habitantes atendidos pelo sistema começaram a receber água do segundo volume morto a partir de 15 de novembro, quando a primeira cota e o volume útil zeraram. Com o nível da segunda cota do volume morto caindo diariamente, o terceiro volume morto poderia ser uma nova solução para a crise, que influenciou a Presidente da Sabesp, Dilma Pena, que no dia 20, anunciou que vai deixar o cargo no ano que vem. No documento, ela diz que desgastou seu relacionamento com o governo do estado por causa da crise hídrica.


E pra quem achou que já viu de tudo, uma boa notícia. No dia 24, o nível do Sistema Cantareira subiu pela primeira vez desde 16 de abril. As fortes chuvas da região fez com que suas represas passassem de 6,7% para 7%. Foi um verdadeiro presente de Natal para os moradores e as cidades que usam o reservatório.

Enquanto isso, em Itu, no interior do Estado de São Paulo, a água, finalmente, voltou para as torneiras na cidade, onde por causa da seca, os moradores enfrentaram dez meses de racionamento - causando revoltas e protestos. Em novembro, choveu 305 milímetros, o dobro do esperado para o mes inteiro. As represas encheram e a concessionária Águas de Itu decidiu liberar o fornecimento de água todos os dias. Para muita gente, chegar na cozinha e encontrar água na torneira para lavar a louça por exemplo, pode parecer algo comum. Mas não para os moradores de Itu, onde eles ficaram até 30 dias sem uma gota de água e essa cena tem sido bastante comemorada por todos. 

E o vírus Ebola também virou destaque em dezembro. A epidemia é tão forte que as festas de fim de ano (incluindo Natal e Ano Novo) estão proibidas em Serra Leoa. O chefe do Centro Nacional de Luta Contra a Epidemia, Palo Conteh, acrescenta que os militares estariam nas ruas para evitar qualquer festa, e garante que as pessoas permaneçam em casa para refletir sobre o perigo do vírus mortal. De acordo com as estatísticas oficiais, Serra Leoa compreende cerca de 60% de muçulmanos e entre 25% e 30% de cristãos. Mas no país, Natal e Ano Novo dão espaço a reuniões públicas ou eventos festivos sem distinção de religião. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, estavam em países atingidos por ebola. Em Libéria, Dezenas de agentes da saúde etíopes chegaram para reforçar o combate da epidemia. Até o dia 22, foram contabilizados 19.340 casos de contaminações, sendo 7.518 mortos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, onde os países que tem a maior epidemia são Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, houve limpeza na boate Kiss, vinte e três meses depois da pior tragédia da história do estado. A reportagem da RBS TV Santa Maria, teve acesso ao interior da casa noturna, onde paredes, chão e setores como o bar precisam ser descontaminados. Por lá, há fios de energia pendurados e restos de espuma pelo local. A queima da espuma do teto da boate, que liberou uma substância tóxica, foi apontada como uma das principais causas para o elevado número de mortes. A fachada da casa noturna foi pintada de branco para evitar que haja contaminação através da parede. A calçada também foi reformada. Todos os pertences das vítimas foram reunidos em tonéis e sacolas plásticas. São mais de 360 calçados, roupas e celulares. Os familiares das vítimas pretendem entrar na Justiça para que os donos do prédio paguem a descontaminação dos objetos. Os trabalhos duraram uma semana e no último dia, o prédio da boate foi fechado e não está mais coberta por tapumes. As chaves do prédio e da sala onde os materiais estão armazenados foram entregues à Justiça. Todo o material retirado foi depositado em um contêiner. Em 27 de janeiro de 2013, a tragédia na boate Kiss matou 242 pessoas. 

Após quase três anos, a Comissão Nacional da Verdade entregou no dia 10, o seu relatório final, em que afirma que a violação dos direitos humanos foram uma política de Estado, para aniquilar a oposição. Com 2 mil páginas, o relatório da Comissão da Verdade foi entregue à presidente Dilma Rousseff na presença de parentes das vítimas do regime militar. A comissão trabalhou durante dois anos e sete meses, e foi constituída a fim de apurar as denúncias de violações de direitos humanos no período que abrange o regime militar. Ouviu 1.200 testemunhas, entre agentes da repressão e vítimas da ditadura, que durou 21 anos - de 1964 até 1985. Identificou 230 locais onde ocorreram torturas e assassinatos de opositores do regime. A comissão também identificou vítimas: 191 mortos e 243 desaparecidos. Entre eles, estudantes, sindicalistas, operários, trabalhadores rurais, jornalistas, políticos, líderes religiosos. A investigação apontou 377 autores das violações, distribuídos em uma cadeia de comando. Durante a reunião em Brasília, a presidente Dilma Rousseff, que foi presa e torturada durante o regime militar, se emocionou ao falar dos que morreram na luta contra a ditadura, e disse que é importante reconhecer os acordos que permitiram ao Brasil fazer a transição da ditadura de volta à democracia. A Comissão da Verdade faz 29 recomendações ao Governo. Entre elas: que as Forças Armadas reconheçam, de forma clara e direta, sua responsabilidade pelas graves violações de direitos humanos; a proibição da realização de eventos oficiais em comemoração ao golpe de 64; a continuidade das buscas aos restos mortais de desaparecidos; e a abertura de arquivos da ditadura. Em apenas uma recomendação não houve consenso. E ela foi aprovada por maioria, não por unanimidade. É a que considera que os violadores de Direitos Humanos que estavam a serviço do Estado devem ser punidos pela Justiça porque no caso deles os efeitos da Lei de Anistia não seriam válidos. A lei foi aprovada em 1979, pelo Congresso, beneficiando de forma recíproca tanto os agentes do Estado quanto os que aderiram à luta armada contra a ditadura.

No Distrito Federal, o ano termina com transtornos. No dia 10, funcionários públicos da área de saúde, professores, motoristas de ônibus e trabalhadores de creches ficaram sem receber salário, cruzaram os braços e fizeram protestos. O que deixou a capital do Brasil parada. Nas escolas, os portões permaneceram fechados e as provas de fim de ano foram adiadas. O trânsito também ficou complicado porque algumas cooperativas de ônibus continuavam sem trabalhar. Nos hospitais houve mais protestos, auxiliares e técnicos de enfermagem suspenderam o atendimento. Pacientes que procuraram atendimento foram embora. A dívida do governo com os funcionários da saúde e educação chegaram até R$ 700 milhões. As categorias bloquearam o centro da cidade em um protesto contra os salários atrasados. Desde novembro, o telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, mostraram paralisações seguidas de servidores e terceirizados do Distrito Federal, que vem levando o calote desde que o governador, Agnelo Queiroz, do PT, que não se reelegeu e perdeu a eleição deste ano. Ele não quis falar, mas segundo assessores, Agnelo só dará entrevista depois pagar as dívidas. No fim das contas, os ônibus voltaram a circular normalmente, mas ainda há greve em cooperativas que atuam nas regiões administrativas da capital federal.

No dia 10, jornalistas do Rio Grande do Norte se vestiram de preto. Mas não foi em clima de velório de que alguém morreu, e sim pra protestar contra o piso salarial para profissionais de imprensa do Estado, considerado o mais baixo do Brasil. Profissionais de todos os veículos de comunicação do Rio Grande do Norte (incluindo TV, rádio, jornais e portais de internet) apoiaram a causa. Cerca de 1.200 jornalistas trabalham no por lá e têm o pior piso salarial do Brasil: R$ 1.225,80. Os profissionais defendem quase o dobro de aumento, para três salários mínimos (R$ 2.172,00), e benefícios como vale-alimentação, auxílio-creche, licença-maternidade de seis meses e vale-cultura. Entretanto, as empresas de comunicação, ofereceram 6% de aumento e revoltaram os trabalhadores. O caso acontecem desde setembro deste ano e nada foi feito.

Paralisações também na Empresa Brasil de Comunicações. No dia 9, parte dos trabalhadores ficaram com braços cruzados por 24 horas em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro. Eles reivindicaram mudanças na proposta do novo Plano de Carreiras e Remuneração, elaborada por um grupo composto por gestores da empresa e representantes dos empregados. Segundo nota do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, a mobilização visa a incluir no plano propostas que fortaleçam a comunicação pública como a garantia de autonomia editorial, pisos e tabelas salariais mais competitivos e estímulos concretos à formação e qualificação dos empregados. Em nota, a Diretoria Executiva da EBC, diz que recebeu com surpresa as informações sobre a paralisação. A empresa destacou que o grupo de trabalho que elaborou a proposta de plano foi instaurado para atender a uma reivindicação dos empregados e não foi concebido para ser um foro de negociação coletiva, processo que observa rito próprio previsto na legislação. A última paralisação da EBC foi em novembro do ano passado.

O ano de 2014 termina com mais dois desastres aéreos. No dia 6, uma aeronave caiu treze minutos após a decolagem do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, e matou um piloto e um advogado. Segundo a Polícia Civil, a causa foi durante uma tentativa de pouso forçado. E nos Estados Unidos, no dia 8, um avião privado pequeno caiu em duas casas perto da capital Washington D.C.,  no estado de Maryland. Seis pessoas (sendo três que estavam a bordo e outros três que moravam em casa - uma mulher e duas crianças) morreram. De acordo com o porta-voz do Departamento de Bombeiros do condado de Montgomery, em Maryland, Pete Piringer, o avião é um jato executivo Phenom 100, que foi fabricado pela Embraer. E nos dias que antecedem a chegada do novo ano, mais duas tragédias aéreas. Em Bertioga, no litoral de São Paulo, um helicóptero caiu no dia 27, numa floresta matando cinco pessoas - sendo três da mesma família. Uma das vítimas era o acionista da Companhia Müller de Bebidas - que controla a cachaça mais conhecida do Brasil: a '51'. E no dia 28, um avião da companhia aérea AirAsia, desapareceu nos radares. O voo QZ-8501 do modelo Airbus A320-200, saiu de Cingapura, com destino à Surabaia, na Indonésia, e teve perda de contato no sul da Ilha de Bornéu, às 6h17 (horário local) do dia 27. No avião, estavam 162 pessoas à bordo, sendo que, dos 155 passageiros, 149 são da Indonésia. Segundo informações, um funcionário da agência AirAsia disse ao jornal indonésio "Jakarta Post" que acredita que provavelmente o Airbus cairia no mar próximo à ilha de Belitung, entre Sumatra e Bornéu. Especialistas ouvidos pela britânica BBC dizem que as péssimas condições climáticas e uma perda repentina de velocidade são fatores que poderiam estar relacionados com o sumiço do avião.

Em Campo Grande, um fato inusitado. Um carro foi engolido por uma cratera que se abriu no asfalto na manhã do dia 6. De acordo com o condutor, que não quis ser identificado, após parar no cruzamento ele começou a ver o buraco abrindo e desceu para pedir ajuda em um supermercado e chamar um guincho. Algumas pessoas tentaram ajudar a tirar o carro, mas o buraco aumentou e o carro caiu. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária de água e esgoto da capital sul-mato-grossense, Águas Guariroba, disse ao portal G1 MS, que houve um vazamento de água por baixo do asfalto no local, que cedeu quando o carro passou. 

Reportagem do jornal 'Valor Econômico' mostrando com exclusividade
as novas revelações da corrupção na Petrobras.
O ano de 2014 terminou com novas revelações da Operação Lava Jato. Desta vez foi a ex-funcionária da Petrobras e a geóloga Venina Velosa da Fonseca. No dia 12, o jornal 'Valor Econômico' mostrou uma testemunha do escândalo de corrupção que engoliu a maior empresa brasileira. Segundo a reportagem, Venina, que está afastada da empresa, afirma que informou a atual presidente, Graça Foster, sobre irregularidades que detectou em diversos setores da companhia, e que a diretoria da Petrobras recebeu vários alertas sobre desvio de dinheiro e prejuízos financeiros em contratos. O primeiro apontou perdas milionárias na área de comunicação. As denúncias foram informadas diretamente ao então presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, num comunicado assinado pela testemunha. O primeiro comunicado de irregularidades foi em 2008, quando a então gerente executiva descobriu que contratos para pequenos serviços somavam R$ 133 milhões entre janeiro e novembro daquele ano. Segundo a reportagem do jornal, era uma quantia muito maior do que os R$ 39 milhões previstos para aqueles contratos em 2008. Em um ofício de 4 de maio de 2009, a ex-gerente criticou a dispensa de licitação feita pelo menos quatro vezes na segunda fase da obra e diz que em várias ocasiões as empresas da Associação Brasileira de Engenharia Industrial foram beneficiadas. A entidade tem firmas acusadas na Operação Lava Jato, como a UTC Engenharia e a Toyo Setal. Ainda de acordo com a reportagem, um ano e oito meses depois de ter deixado o Brasil, a geóloga Venina da Fonseca mandou em Cingapura, mais um e-mail para Graça Foster. Na nova mensagem, em vez de uma denúncia, havia um desabafo. O 'Valor Econômico' teve acesso ao e-mail enviado no dia 7 de outubro de 2011, marcado como confidencial. Venina escreve que, do imenso orgulho que tinha da empresa, passou a sentir vergonha. Diz que técnicos brigavam por novas formas de contratação, melhorias nos contratos e o que acontecia era o esquartejamento do projeto e licitações sem aparente eficiência.

Nove dias depois, no dia 21, a ex-gerente da Petrobras, Venina da Fonseca, concedeu uma entrevista para o Fantástico, da TV Globo, e disse que muitos funcionários da empresa têm conhecimento das irregularidades. Ela convocou todos eles a também denunciarem. Venina confessa que tem medo mas que vai até o fim. E assegurou que a atual presidente da estatal foi informada das irregularidades não só por email, mas, também, pessoalmente. No dia seguinte, em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff diz que a demissão da presidente da estatal, Graça Foster, não é necessária, e afirmou que vai fazer mudanças no conselho da Petrobras. No mesmo dia, a presidente da Petrobras, Graça Foster, concedeu entrevista para o 'Jornal Nacional', da TV Globo, e admitiu ter conversado com a Venina, antes de ser deflagrada a Operação Lava Jato, em março. A dirigente reconheceu na entrevista que recebeu vários e-mails de Venina, mas, segundo ela, a maioria tratava de assuntos corriqueiros, como parabenização por aniversários ou por sua posse no comando da Petrobras, onde está no cargo desde fevereiro de 2012. Depois de ouvir Graça Foster, o 'Jornal Nacional' conversou por telefone com a ex-gerente da Petrobras, Venina da Fonseca, e disse que nunca usou a palavra "corrupção" nas mensagens enviadas por e-mail à presidente da estatal, porém, reafirmou que fez alertas a Graça Foster sobre a existência de irregularidades na área de comunicação e nos processos de licitação. A corrupção da Petrobras adiou mais uma vez a divulgação do balanço financeiro da empresa no terceiro trimestre. O primeiro adiamento já tinha pegado mal. Por causa dele, a agência de avaliação de risco Moody's rebaixou a nota de crédito individual, que considera como a empresa lidaria com problemas financeiros sem a ajuda do governo federal. Conforme balanço divulgado pela Polícia Federal, além das 25 prisões, foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão. Também foram expedidos nove mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir à polícia prestar depoimento), mas os policiais conseguiram cumprir seis. 

Na Austrália, um sequestro na cafeteria deixou as ruas de Sydney em pânico por quase dezessete horas. O sequestrador atacou na manhã do dia 15. Fez 17 reféns na cafeteria. Entre eles, a brasileira Márcia Mikhael, funcionária de um banco. Os reféns foram obrigados a segurar uma bandeira negra com inscrições em árabe "não há outro Deus além de Alá". Um grupo conseguiu escapar. A polícia decidiu entrar no café, depois de ouvir disparos do lado de dentro. Era madrugada do dia 16 na Austrália e o começo da tarde do dia 15 no Brasil. Fortemente armados, os policiais chegaram atirando e jogando granadas que produzem apenas barulho para confundir o sequestrador. O tiroteio foi intenso. O terrorista e dois reféns morreram: um homem de 34 anos e uma mulher de 38. Quatro pessoas ficaram feridas, entre elas a brasileira Márcia Mikhael, que mora na Austrália há mais de 30 anos. Em um vídeo postado mais cedo na internet, ela relata as exigências do sequestrador, que se dizia membro do grupo terrorista Estado Islâmico, que ficou conhecido por decapitar suas vítimas e domina parte da Síria e do Iraque, onde tenta implantar um califado, impondo uma versão radical da lei islâmica. A goiana Marcia Mikhael mora há quase 30 anos na Austrália. Ela se mudou com os pais, que são descendentes de libaneses, aos 16 anos de idade. Hoje, trabalha em um banco, é casada e tem três filhos. Ela se recuperou com o ferimento no pé. No dia seguinte, centenas de pessoas depositaram flores perto da cafeteria onde ocorreu a tragédia. Mais cedo, uma missa foi celebrada em homenagem às vítimas do sequestro.

Em Hong Kong, as autoridades desmantelaram no dia 11, os acampamentos de manifestantes pró-democracia, após dois meses de protestos que começou no final de setembro. Dúzias de trabalhadores começaram a desmanchar as barricadas em um dos extremos do acampamento, situado no coração da cidade, enquanto centenas de manifestantes aguardavam uma intervenção policial. A remoção é resultado de uma decisão da Alta Corte de Hong Kong, e envolve o acampamento montado pelos ativistas perto da sede do governo da ex-colônia britânica. Há mais de dois meses, os manifestantes exigem a instauração do voto universal para a eleição, em 2017, do próximo chefe do Executivo do território, que foi devolvido a China em 1997. Antes da remoção, teve outro confronto entre manifestantes e polícia, que aconteceu no dia 1º, causando 40 feridos.

No #ESPORTE, destaque para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Todo mundo sabe que o Cruzeiro foi campeão da competição pela quarta vez, mas a disputa foi na briga para não cair. Três times (Palmeiras, Bahia e Vitória) brigavam pela disputa, apenas um continua na elite do futebol nacional. O Bahia se deu bem no primeiro tempo, mas virou o jogo por 3 a 2 com o Coritiba, e foi rebaixado. O Palmeiras começou com o susto e empatou com o Atlético-PR por 1 a 1. A torcida palmeirense ficou tensa dentro e fora do estádio, até a decisão no último minuto, porque o Santos venceu o Vitória por 1 gol a 0 e rebaixou o clube baiano para a segunda divisão no ano que vem. No fim das contas, o alviverde paulista continua na primeira divisão, depois de indas e vindas no clube, que, se cairia para a segunda divisão, seria muito pior no ano do centenário. Além do Bahia e do Vitória, quem vai para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2015 são Criciúma e Botafogo.

Em Marrocos, aconteceu o Mundial de Clubes da FIFA. Este ano não teve nenhum clube brasileiro, mas o argentino San Lorenzo representou muito bem a América do Sul. O time do Papa Francisco se deu bem, mas o Real Madrid, campeão da temporada 2013/2014 da UEFA Champions League, fez uma excelente campanha e venceu por 2 gols a 0, e conquistou o título pela primeira vez na 11ª edição, fechando o ano con quatro títulos. É... A imprensa argentina noticiou com bom humor a derrota do San Lorenzo para o Real Madrid na decisão do Mundial de Clubes. O jornal "Olé" brincou ao afirmar que nem a influência do Papa Francisco, torcedor número um da equipe, ajudou. Para o jogador Sérgio Ramos, do Real Madrid, diz que se o clube argentino é a equipe do Papa, o time espanhol é a equipe de Deus.

E no Arquipélago do Hawai, nos Estados Unidos, um fato histórico que marcou o surfe brasileiro. O surfista Gabriel Medina, se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o título de campeão mundial da elite do esporte, o World Championship Tour. O circuito aconteceu numa praia de Pipeline. Aos 20 anos, o paulista de Maresias (São Sebastião, SP) não precisou nem mesmo esperar o final da última etapa do circuito para se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o principal circuito do esporte. Após se classificar às quartas de final, Medina viu Kelly Slater e Mick Fanning serem derrotados pelo catarinense Alejo Muniz, o que garantiu o título ao seu compatriota. A paixão pelo surfe surgiu na época em que precisava caminhar muitos quarteirões para chegar à praia de Maresias, litoral de São Paulo, que ainda mantém como base, apesar de já acumular milhões apenas em prêmios. Gabriel já disse que não liga muito para dinheiro: uma casa simples perto da praia e um carro para ir atrás das ondas que quiser bastam para satisfazer as vontades de menino. Aos sete anos de idade, ganhou a primeira prancha de presente do padrasto Charles, que faz questão de chamar de pai. Dez anos depois, aos 17, se tornou o surfista mais jovem a entrar no WCT. Hoje, com 20, é o segundo mais jovem a ser campeão mundial, apenas atrás de Kelly Slater. Foi um dia histórico para o esporte brasileiro.

No Rio de Janeiro, faltando vinte meses para os Jogos Olímpicos de 2016, uma descoberta assustou a população. Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz descobriram que bactérias resistentes a grande parte dos antibióticos foram encontradas em um dos principais rios da cidade, o Carioca. Um dos locais contaminados foi a foz do rio, no ponto em que ele deságua na Praia do Flamengo, que é frequentada por diversos banhistas e pescadores. As superbactérias foram identificadas em três pontos do Rio Carioca na Zona Sul da cidade: no Largo do Boticário, no Cosme Velho; no Aterro do Flamengo, antes da estação de tratamento do rio e em sua foz, já na Praia do Flamengo. A Fiocruz explicou que as bactérias produzem uma enzima chamada KPC, uma superbactétia característica que impede que os remédios façam efeito contra elas. Em algumas pessoas, podem provocar males como infecção urinária e pulmonar. O caso virou repercussão internacional como o site da BBC, na Inglaterra. Enquanto isso, de acordo com um estudo britânico coordenado pelo economista Jim O'Neill, em 35 anos, as superbactérias, aquelas resistentes a antibióticos, podem causar mais mortes que o câncer, isso se nada for feito para combatê-las. E alô, prefeitura do Rio, vamos fazer alguma coisa na Praia do Flamengo, que será um dos locais de competição das Olimpíadas que vai começar no dia 5 de agosto de 2016.

Ainda sobre os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, só que mudando de assunto, houve o anúncio dos mascotes dos jogos olímpico e paraolímpico. Eles foram apresentados no final de novembro, e foram recebidos no estúdio do 'Fantástico', da TV Globo, por um grupo de crianças e por mascotes de outras edições das Olimpíadas, como o urso Misha, dos Jogos Olímpicos de Moscow (Rússia), em 1980. Os mascotes brasileiros representam a diversidade da fauna e da flora brasileiras. O mascote dos Jogos Olímpicos foi inspirado nas várias espécies de animais do país, misturando a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves nacionais. Já o mascote paralímpico homenageia a rica flora nacional. Assim como as plantas, ele consegue se transformar o tempo todo, com determinação e alegria, crescendo e superando obstáculos. A votação foi em público pelo site oficial das Olimpíadas e perfis oficiais do Rio 2016 no Twitter e no Facebook. O público decidiu e no dia 14, no programa 'Fantástico', da TV Globo, anunciou que os nomes dos mascotes destas olimpíadas foram batizados de Vinicius e Tom. Os nomes são uma homenagem a dois grandes compositores brasileiros: Vinicius de Moraes e Tom Jobim (que no dia 8, completou 20 anos da sua morte), os criadores da Bossa Nova, que espalhou pelo mundo inteiro as belezas do Rio de Janeiro. Com a escolha dos mascotes, a cidade toda está se preparando para o começo do maior espetáculo do esporte mundial, que será daqui a 584 dias.

E cinco personalidades morreram em dezembro. No dia 5, a rainha Fabiola da Bélgica, morreu aos 86 anos. A rainha era viúva do rei Balduíno, que reinou de 1951 a 1993. No dia 10, morreu o político Luciano Agra. Ele tinha 62 anos e ficou internado depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Luciano Agra foi vice-prefeito de João Pessoa na gestão de Ricardo Coutinho (2009-2010) e prefeito da cidade (2010-2012). Nestas eleições, ele se candidatou a suplente de senador de Wilson Santiago, mas não se elegeu. Luciano Agra se formou em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco e fez mestrado em engenharia urbana na Universidade Federal da Paraíba. No dia 1º, morreu em Porto Alegre, o ator e dublador Jorgeh Ramos. Ele tinha 73 anos e ficou conhecido por dublagens em filmes e trailers no cinema. Uma das suas narrações mais famosas era a frase anunciando estreias: 'Sexta-feira, nos cinemas'. No dia 3, o tecladista Ian McLagan morreu aos 69 anos, nos Estados Unidos. Ele colaborou com a banda Rolling Stones no disco 'Some girls'. E no dia 22, morreu o cantor britânico Joe Cocker. Ele tinha 70 anos e lutava contra um câncer de garganta. Ele ganhou fama ao cantar 'With a little help from my friends', dos Beatles, além de grandes sucessos como "You can leave your hat on" e "Up where we belong", dueto com a cantora Jennifer Warnes e levou um Grammy em 1983. Joe Cocker tocou no Brasil em 1977, 1991 e 2012.

O Instagram ultrapassou o Twitter e atingiu 300 milhões de usuários no dia 10. O ano de 2014 foi de muitas mudanças na rede social que está disponível para os smartphones Android, iOS e Windows. Em novembro, o aplicativo permitiu que os usuários editem as legendas de suas fotos após elas serem postadas. Antes, para corrigir algum erro ou simplesmente mudar a descrição, era preciso apagar a imagem e republicá-la. Além disso, o Instagram ganhou novos efeitos e ferramentas de edição de imagens aos usuários, tudo numa nova versão 6.0 do aplicativo. Em 2012, o Facebook comprou o Instagram por um preço anunciado inicialmente em US$ 1 bilhão. E aproveitando que eu tenho também um perfil no Instagram. Para ver as minhas fotos, siga @lucianoamorim94.

Um vídeo que fez sucesso no YouTube há dois anos se limitou a contagem de vizualisações. O megahit "Gangnam Style", do cantor sul-coreano Psy, 'quebrou' o método de contagem de visualizações da plataforma de vídeo. O sistema de contagem do YouTube permita calcular apenas 2,1 bilhões de visualizações. O Google informou que nunca pensava que um vídeo seria visto em números maiores que a totalidade de 32-bit. A empresa utilizou o Google+ para anunciar a ampliação do algoritmo, que antes atingia a variável numérica de 32 bits, e agora foi estendido para 64 bits. O vídeo ultrapassou 2.147.483.647 de vezes, quantidade máxima de visualizações que o contador da plataforma conseguia exibir. Com a extensão pode, tranquilamente, computar até 9.223.372.036.854.775.807 (9,2 quintilhões) de visualizações, sem problemas no YouTube. Postado em 15 de julho de 2012, o clipe de Psy "explodiu" o teto estabelecido pelo YouTube, que teve de reestruturar seus sistemas. Até a conclusão do texto, o vídeo contava ... de visualizações.


Se no YouTube, o sucesso foi o 'Gangnam Style', no Brasil, quem fez sucesso foi a canção 'Domingo de manhã', da dupla Marcos & Belutti, que foi a música mais tocada nas rádios em todo o país, segundo relatório da empresa de monitoramento Crowley. Na música sobre o namorado que "perturba" a amada logo cedo ao telefone, o objetivo era desligar os clichês. Os versos excêntricos que citam "módulo lunar" e "hotel mil estrelas em Dubai" não agradaram de cara. A música "Domingo de manhã" foi composta pelo compositor baiano Bruno Caliman, e virou sucesso no Brasil, ganhando versões em vários ritmos. Para o cantor Marcos, 95% da dupla que eles cantam são voltados para o romantismo. Além da canção 'Domingo de Manhã', 'Mozão', de Lucas Lucco, 'O tempo não apaga' e 'Tudo com Você', ambos de Victor e Leo, e 'Os 10 mandamentos do amor', de Eduardo Costa, foram as mais tocadas nas rádios do Brasil em 2014. De acordo com o instituto Crowley, nove das dez músicas mais tocadas são do ritmo sertanejo - a maioria são da nova geração. A exceção do cantor norte-americano Pharrell Williams, que no ritmo pop, cantou a música 'Happy' e tornou o décimo mais tocado no Brasil e uma das maiores do mundo. O levantamento foi feito do dia 1º de janeiro até 28 de novembro deste ano.

E a nova geração do sertanejo no Brasil tomou conta também no reality show musical 'The Voice Brasil', da TV Globo. No dia de Natal, 25, a dupla Danilo Reis e Rafael foram os vencedores da terceira temporada do programa. Pelo time Lulu Santos, Danilo Reis e Rafael disputaram a vitória da terceira edição do reality com Kim Lírio (time de Daniel), Lui Medeiros (time de Cláudia Leite) e Romero Ribeiro (time de Carlinhos Brown). A dupla de Betim (MG) manteve as raízes em todas as apresentações e, diante das quatro cadeiras viradas nas Audições, escolheu Daniel. Nas Batalhas, eles enfrentaram Vitor e Vanuti, dupla escolhida pelo técnico. Então, Lulu Santos fez questão de trazer a dupla para seu time com o "Peguei". A vaga na última etapa foi disputada com Noêmia Lellis e conquistada com 52% do voto popular. Nas semanas anteriores da fase de Shows Ao Vivo, a dupla vinha sendo salva pelo técnico Lulu Santos, após as escolhas do público por Nonô - que era uma das minhas favoritas. Parabéns aos mineiros que foi a primeira dupla a vencer no reality show musical no Brasil.

Há 25 anos, em 17 de dezembro de 1989, foi ao ar o primeiro episódio da primeira temporada de 'The Simpsons'. A comédia animada de Homer e companhia virou sucesso de lá pra cá, quebrou o recorde dos "Os Flintstones" em 1997, e se tornou a animação que tem mais tempo no ar exibida em horário nobre nos Estados Unidos, pela FOX americana. Em 560 episódios e 26 temporadas, a série de animação ganhou prêmios e indicações, críticas, e polêmicas, muitas polêmicas. Como o episódio 546 de 'Os Simpsons na Copa do Mundo', quando 'previu' a lesão de Neymar na Copa do Mundo e a partida que o Brasil perdia para a Alemanha por 2 gols a 0, na final. É... Seja a favor ou contra, a família amarela continua fazendo sucesso. No Brasil, o seriado é exibido pela FOX Brasileira e TV Bandeirantes. Antes, passava na Globo (em duas passagens entre 1991-1995 e 2003-2012) e SBT (1997-2003).

E pra terminar os destaques que viraram notícia em dezembro, faltou dizer que o ano terminou com muita alegria em João Pessoa. No dia 7, aconteceu a primeira edição do circuito 'The Color Run - Run or Dye', uma corrida que une esporte, diversão e qualidade de vida que coloriu às ruas da beira-mar da Praia de Cabo Branco. Durante um percurso de 5 kilômetros, os voluntários da prova jogavam um pó colorido em direção aos competidores. Detalhe: o pó colorido é 100% natural feito de amido de milho e corante alimentício, e não faz mal a saúde. Pode até ser comestível, mas não pode engasgar, como informa os organizadores. Inspirado no antigo festival de hindu de Holi, o 'The Color Run - Run or Dye' começou nos Estados Unidos, em 2009, e se espalhou em vários países. No Brasil, o evento chegou ao Rio de Janeiro em dezembro de 2012. Este ano, Salvador, Fortaleza e Manaus e já realizaram o evento, além da cidade de Natal, no dia 14. Diferente das tradicionais corridas de rua, o circuito é um evento onde não tem cronômetro e classificação final. Não existe premiação, mas quem ganhou foram os competidores que participaram da maior corrida colorida do mundo, e que só vai repetir no ano que vem. E quem sabe, eu vou estar lá?! A seguir, veja alguns momentos do circuito nas fotos postadas no Instagram.









E assim, com a energia positiva e com muita alegria do 'The Color Run - Run or Dye' em João Pessoa, encerro uma série especial sobre o que foi notícia em 2014 selecionados por mim. Para ver os destaques de outros meses, veja abaixo.


Espero que em 2014 lhe traga BOAS NOTÍCIAS!

*Com informações e apoio de: G1, Rádio Jornal, Jornal do Commercio (Recife, PE), Associated Press, Reuters, Agencia France Presse, EFE, BBC, G1 RS, G1 PB, G1 DF, G1 BA, G1 MS, G1 RJ, Diário de Santa Maria, Folhapress, Notícias da TV, EBC/Agência Brasil, 9NEWS.com.au, GLOBOESPORTE.com, KZUKA, BBC Brasil, Meio&Mensagem, Tecnoblog, Site oficial do The Voice Brasil, Zero Hora e Wikipedia