segunda-feira, 28 de abril de 2014

Não há palavras pra descrever tamanha saudade... VALLEU, LUCIANO! #ETERNO



Meus amigos, há uma semana, o maior narrador esportivo da televisão brasileira nos deixou. No último sábado, dia 19 de abril de 2014, um dia depois da Sexta-feira da Paixão e véspera da Páscoa, a voz de Luciano do Valle, calou! E em pleno feriadão de Semana Santa e Tiradentes. A morte de Luciano do Valle, deixou todos, especialmente amigos e jornalistas que conviveram com ele, surpresos e de LUTO.

Luciano do Valle estava viajando para Uberlândia, no estado de Minas Gerais, para narrar a partida entre Atlético Mineiro x Corinthians, no Campeonato Brasileiro, na TV Bandeirantes, mas durante a viagem, se sentiu mal, e quando chegou ao aeroporto, Luciano do Valle foi ao hospital de ambulância, mas quando chegou, já era tarde demais.

A morte de Luciano do Valle foi noticiada minutos depois no rádio e na TV. Na TV Bandeirantes, o programa 'Brasil Urgente', que apresentava naquele dia com o Joel Datena, abriu a edição anunciando a morte do narrador esportivo.



Ainda no 'Brasil Urgente', ele ligou para o seu pai, José Luiz Datena, sobre a morte e de imediato saiu de casa e foi a sede da TV, onde os dois, ou melhor, pai e filho, apresentaram um programa especial com depoimentos do Fernando Fernandes, Nivaldo Prieto (muito emocionado), Milton Neves e Galvão Bueno.



Quando acabou o 'Brasil Urgente', a cobertura continuou no 'Jornal da Band', com Ricardo Boechat e Ticiana Villas-Boas, e com a participação de Milton Neves. O telejornal encerrou com uma homenagem ao maior narrador da televisão brasileira.

Na RedeTV!, o anúncio da morte foi durante a transmissão da partida entre Vasco e América-MG pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Prestes a iniciar o segundo tempo do jogo, o narrador Silvio Luiz anunciava às 17h20, Horário de Brasília, a morte de Luciano do Valle, que foi recebida pela TV, e sem palavras, falou que foi uma notícia muito desagradável e que foi companheiro de longa data, quando Sílvio Luiz trabalhou na TV Bandeirantes. Enquanto isso, o árbito foi sendo respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao narrador.



A morte de Luciano do Valle virou destaque nos canais esportivos da TV por Assinatura. Na ESPN Brasil, o programa 'Bate Bola' da noite, abriu com a notícia da morte. Depois, o 'SportsCenter' homenageou o narrador esportivo com uma escalada que teve os destaques esportivos do dia ao som das narrações de Luciano do Valle. Foi um baita criatividade e Bota criatividade Nisso!





As homenagens de Luciano do Valle não param até em pleno Domingo de Páscoa! Em todas as partidas da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, foi sendo respeitado um minuto de silêncio.



Antes da partida entre São Paulo e Botafogo no Estádio do Morumbi, o narrador Nivaldo Prieto não segurou a emoção e chorou antes de entrar no ar.



Ainda no mesmo dia, o corpo de Luciano do Valle foi velado na Câmara Municipal de Campinas, onde milhares de pessoas e atletas do passado e do presente foram se despedir. À tarde, ele foi enterrado no Cemitério Parque Flamboyant, na cidade onde nasceu. 

Luciano do Valle nos estúdios do programa
Cartão Verde, na TV Cultura, em 1993
Aos 66 anos de idade e em seus 50 anos de carreira, Luciano do Valle iniciou na Rádio Brasil, de Campinas, e seguiu para a Rádio Gazeta, de São Paulo. Na televisão, ele iniciou na Rede Globo, entre 1971 e 1982, depois foi para a Record durante um ano, foi para a Bandeirantes, entre 1983 e 2002, voltou para a Record em 2003 e em 2006, voltou para a Bandeirantes, onde estava até hoje. Além de uma breve passagem pelo SBT. 

Luciano do Valle foi um gênio no jornalismo esportivo brasileiro. Foi como Luciano do Valle que trouxe as narrações do vôlei, basquete, automobilismo, boxe e até sinuca. Foi como Luciano do Valle que na TV Bandeirantes criou o 'Show do Esporte', que aos domingos, todas as modalidades esportivas se reuníram em um só programa com mais de 10 horas, se tornando a emissora com o slogan: 'Bandeirantes, O Canal do Esporte'. Pois naquela época, não existia nem TV a cabo ou por assinatura e nem a internet, e Luciano do Valle trouxe as modalidades esportivas para a televisão aberta brasileira. Foi como Luciano do Valle que ganharam apelidos. Quem não se lembra da 'Magic Paula' ou da 'Rainha Hortência' no basquete feminino. Foi como Luciano do Valle que até fez dublagem para o filme 'Carros 2', da Disney e Pixar. 

E mais: foi como Luciano do Valle que teve uma forte ligação com o estado de Pernambuco, como você vê no gráfico ao lado. Na década de 1990, ele morava em Porto de Galinhas, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, que ficou tão famoso foi um dos patrocinadores do lugar paradisíaco do estado, segundo os moradores. Por lá, ele fazia narrações do Campeonato Pernambucano na TV Pernambuco. Depois, ele trabalhou na extinta TV Guararapes na inauguração da emissora, em 2000 e em meados de 2006, apresentou o programa 'Tudo em Dia', na TV Clube Recife, que na época era afiliada da Bandeirantes. Em 2007, fez uma participação na Rádio Clube de Pernambuco (atual Rádio Globo Recife), dividindo com Roberto Nascimento o comando de esportes e narrando jogos em dias diferentes da Band. Como diz o Edu Cesar do Papo de Bola, 'nunca irradiava nos 720 AM às quartas e aos domingos'. 

Ou seja, o 'bolacha' era um dos maiores e melhores narradores esportivos de todos os tempos. Nasci ouvindo com ele, cresci ouvindo com ele e até hoje ouvindo com ele. 

Luciano do Valle narrou dez Jogos Olímpicos e dez Copas do Mundo da FIFA. Segundo a Bandeirantes, Luciano não pensava em aposentadoria. Em 2012, chegou a se afastar das suas funções devido a um problema de saúde, mas se dizia entusiasmado com os próximos eventos esportivos do Brasil. O sonho dele era participar dos jogos da Copa do Mundo da FIFA aqui no Brasil. E aí eu te pergunto (entre muitos profissionais): Como é que vai ficar a Copa do Mundo da FIFA 2014 sem a brilhante narração de Luciano do Valle. Porque a partir da Copa do Mundo, o jornalismo esportivo brasileiro vão ficar mais pobres sem Luciano do Valle, como diz o narrador Galvão Bueno. Vai ser difícil... Eu até sugeria que o narrador tem que ser homenageado da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Pra mim, a morte de Luciano do Valle foi a mais surpreendente do que a morte do ator e diretor José Wilker, que morreu no dia 5. Fiquei chocado com a notícia que eu recebi primeiro na televisão e depois nas redes sociais e internet. Segundo o Datena, o narrador foi um divisor de águas na televisão brasileira. Para o repórter Fernando Fernandes, "Os domingos de futebol nunca mais serão os mesmos." Como diz o Nivaldo de Cillo, da TV Bandeirantes: 'Domingo, sem Luciano, NÃO VALLE'! 

Luciano do Valle sempre foi e será um dos melhores narradores de todos os tempos e que seguem exemplos de outros narradores das gerações do passado, presente e futuro. Se o Galvão Bueno dizia 'Haja Coração' e Teo José como 'Não, não é assim', o principal bordão Luciano do Valle era 'Não há palavras pra descrever...'. 

Aos familiares e amigos que conviveram com o Luciano do Vale, os meus pêsames e os sentimentos. E a você, meu xará, onde estiver no céu, OBRIGADO POR TUDO por ter narrado as partidas nos últimos anos. Pra encerrar o post em homenagem ao grande mestre, um video do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em homenagem ao Luciano do Valle.


VALLEU, MEU XARÁ! DESCANSE EM PAZ! VAMOS SENTIR MUITO A SUA FALTA!

*Créditos dos vídeos do YouTube: marcianofernandes1/CAMFWAYNESPORTS/tveetc/tcostta11/tvonrec4/thgpeace10/tuuliohd3d/RenJG+