segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

#DESTAQUESDE2016 // #02 :: #RIO2016 + ESPORTES



Amigos, durante a semana, o blog #PorDentroDasNotícias traz uma série especial sobre os principais fatos e imagens de 2016 selecionados por mim. E dividido por temas e serão em seis partes. E na segunda parte de hoje, vamos aos principais fatos do mundo do esporte - incluindo as Olimpíadas. Falando nisso...



JOGOS OLÍMPICOS NO RIO DE JANEIRO
Começamos com o maior evento esportivo do planeta. A 31ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna que, pela primeira vez, ocorreu na América do Sul. E no Brasil. Entre os dia 5 e 21 de agosto, os olhos do mundo se voltaram na 'Cidade Maravilhosa'.

A cerimônia de abertura foi no dia 5, no estádio do Maracanã. E foi muito bonita do que Londres - há quatro anos atrás. Teve 14-bis, desfile de Gisele Bündchen como 'Garota de Ipanema' e apresentações de artistas como Paulinho da Viola (cantando o hino nacional), Jorge Ben Jor e Elza Soares, além de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta, que cantaram juntos a canção "Sandália de prata", de Ary Barroso. Além disso, a cerimônia teve forte mensagem ecológica. Na entrada das delegações - que foi antecedidos por bicicletas repletas de plantas e seguidas por sambistas, cada atleta plantaria uma semente em uma muda de planta nativa do Brasil para ajudar no reflorestamento do planeta. Entre os atletas que portaram a bandeira do seu país estavam Michael Phelps, Rafael Nadal e Yane Marques. O Time Olímpico de Refugiados (ROA) foi muito ovacionado pelo público. Outro destaque foi a chama olímpica, que depois de percorrer o país durante três meses, chegou ao 'Maraca' carregado por Gustavo Kuerten - emocionado. Passou por Hortência, que entregou para o último condutor: Vanderlei Cordeiro de Lima, que há 12 anos vivia a decepção olímpica ao ser agarrado por um padre irlandês quando corria para o ouro olímpico em Atenas, foi responsável para a acender a pira olímpica. Pensa que acabou?! Tem mais. No início da madrugada do dia 6, o garoto Jorge Alberto de Oliveira Gomes, de 14 anos, acendeu a outra pira olímpica que ficava no Boulevard Olímpico. Assim, começava as Olimpíadas. Dirigida por Fernando Meirelles, a cerimônia de abertura teve repercussões nas redes sociais e ganhou elogios na imprensa internacional.

No primeiro dia dos jogos, no dia 6, saiu a primeira medalha para o time Brasil. O paulista Felipe Wu, de 24 anos, conquistou a medalha de prata no Tiro Esportivo. O ouro ficou com Xuan Vinh Hoang, do Vietnã. E o bronze foi para Pei Wong, da China. Mas a primeira medalha de Ouro destes jogos saiu antes. A norte-americana Virginia Thrasher, de 19 anos, ganhou ouro na carabina de 10m do tiro esportivo. No judô, Sarah Menezes e Felipe Kitadai, que eram favoritos, não conseguiram medalhas e foram desclassificados. Na natação, destaque para a húngara Katinka Hosszu que faturou ouro com novo recorde nos 400m medley. Além disso, a 'Dama de Ferro' levou mais dois ouros: 100m costas e 200m medley.

No dia 7, o principal destaque do segundo dia foi na Natação. O norte-americano Michael Phelps, em sua quinta Olimpíada, conquistou sua primeira medalha no Rio pelo revezamento 4x100m livre. Ouro para os Estados Unidos, prata para a França e bronze para a Austrália. A equipe brasileira ficou em quinto lugar. Ainda na Natação, a americana Katie Ledecky, de 19 anos, faturou seu primeiro ouro nos jogos do Rio pelos 400m livre. E com direito a quebra de recorde mundial: 3m56s46. No tênis, uma frustração. O sérvio Novak Djokovic - que ganhou o Roland Garros em junho, perdeu para o argentino Juan Martín Del Potro e foi eliminado logo na estreia, deixando a quadra central em lágrimas.  E teve mais decepção, só que no Futebol. Depois do empate sem gols com a África do Sul, a seleção olímpica de Neymar e companhia empatou de novo com o Iraque no 0 a 0. Detalhe: os torcedores criticaram o camisa 10 e ouviu gritos de “Marta” durante todo o segundo tempo. Isso porque a seleção feminina jogava mais do que os homens. No final do jogo, os jogadores saíram do gramado sem dar entrevistas, o que fez o narrador da TV Globo, Galvão Bueno, criticar a atitude.


No dia 8, uma boa notícia para o Time Brasil. No judô, Ravenceu a judoca da Mongólia Sumiya Dorjsuren e conquistou o ouro, para a alegria da contagiante torcida na Arena Carioca 2 e também na favela Cidade de Deus - onde ela nasceu. Enquanto isso, no Tênis, mais uma derrota para Novak Djokovic, desta vez na fase de duplas. Ele e Nenad Zimonjic perderam para a dupla brasileira Bruno Soares e Marcelo Melo e foram eliminados. No dia seguinte, Marcelo e Bruno perderam para os romenos Florin Mergea e Horia Tecau e não avançaram para a próxima fase.
faela Silva fez história. Há quatro anos atrás, em Londres, ela perdeu para a húngara na categoria peso leve 57kg e desclassificada, foi alvo de racismo nas redes sociais. Pensou em desistir, mas deu a volta por cima e no Rio de Janeiro, na mesma categoria,



No quarto dia, no dia 9, destaque para a Natação. O norte-americano Michael Phelps fez história e conquistou mais duas medalhas: ouro nos 200m borboleta e ouro no revezamento 4x200m livre. Ainda na Natação, um desabafo. A pernambucana Joanna Maranhão, que ficou na 24ª colocação e não conseguiu vaga para a semifinal dos 200m borboleta, chorou depois de ver críticas pesadas nas redes sociais no dia anterior. À TV Globo, ela citou companheiros de natação, lembrou do que a judoca Rafaela Silva passou em Londres, falou do futuro e, na defesa dos atletas brasileiros, pediu respeito. Na Ginástica Artística, a norte-americana Simone Biles fez bonito e garantiu o ouro na competição por equipes. A equipe brasileira ficou em oitavo. E no Basquete Masculino, o Brasil venceu a Espanha numa partida acirrada - e com bola na cesta no fim do jogo: 66 a 65. No Judô, na categoria peso-meio-médio - na fase de preliminares, um ex-integrante da seleção brasileira e naturalizado libanês desde 2013 foi eliminado por ação irregular. O capixaba Nacif Elias, de 27 anos, reclamou muito ao ser desclassificado porque o juiz considerou que ele encaixou uma chave de braço quando estava de pé e encerrou o combate, dando a vitória para o argentino Emanuel Lucentti.

No dia 10, destaque o atleta independente que pela primeira vez na história das Olimpíadas chegou ao pódio. Fehaid Al Deehani, do Kuwait, conquistou ouro no Tiro Esportivo. Ele era um dos nove integrantes dos Atletas Independentes, porque o país dele foi suspenso pelo COI por interferência governamental, tanto na entidade, quanto na FIFA. Al Deehani tem três medalhas, outros dois são de bronze e foram em Sydney e London, representando o país dele. Na Natação, a norte-americana Katie Ledecky levou mais um ouro, desta vez no revezamento 4x200m livre. Nos 100m livre, os brasileiros Etiene Medeiros e Leonardo de Deus não se classificaram para as finais. E no Futebol Masculino, a Seleção Olímpica venceu a Dinamarca por 4 gols a 0 e avançou para a próxima fase.

No dia 11, mais uma medalha para o Time Brasil. A gaúcha Mayra Aguiar, que garantiu bronze há quatro anos atrás em Londres, repetiu a dose no Rio na categoria peso-meio-pesado. A gaúcha derrotou a cubana Yallenis Castillo e ficou no terceiro lugar, considerada a primeira judoca brasileira a ter duas medalhas olímpicas. Na Ginástica Artística, Simone Biles brilhou mais uma vez e conquistou mais um ouro - a da categoria individual geral. A paulista Rebeca Andrade ficou na décima primeira colocação. Jade Barbosa sentiu fortes dores no tornozelo do pé direito após uma acrobacia no solo. Chorando muito, ela foi retirada do ginásio de cadeira de rodas sob aplauso dos torcedores. No basquete feminino, o Brasil foi eliminado e não avançou para a próxima fase. Perderam para a França por 74 a 64. No Remo, na final de duplas, a dupla da Nova Zelândia levaram ouro. Nas Olimpíadas de Londres, Eric Murray e Hamish Bond conquistaram ouro e de lá pra cá, foram 69 vitórias seguidas. Na Natação, o brasileiro Thiago Pereira foi à final dos 200m medley ao lado de quem?! De Michael Phelps. O norte-americano levou o quarto ouro. Já o 'Mister Pan', que teve o apoio da torcida, ficou em sétimo.

No sétimo dia de competições, no dia 12, um fato inédito e surpreendente. Foi na Natação. O norte-americano Michael Phelps conquistaria mais uma medalha de ouro nos 100m borboleta. Mas o ouro ficou com o Joseph Schooling, de Cingapura - que por sinal foi a primeira medalha dourada na história do país asiático em Olimpíadas. E o Phelps?! Ficou com a Prata. Aliás, a prata foi em dose tripla. Além do Phelps - que conquistou sua quinta medalha nestes jogos, o sul-africano Chad Le Clos e o húngaro Laszlo Cseh também levaram prata. Isso porque os três chegaram exatamente ao mesmo tempo: 51s14. Já o tempo de Schooling foi de 50s39 - considerado o novo recorde olímpico. Foi histórico e inédito. E esse empate no pódio me lembra nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014, quando a suíça Dominique Gisin e a eslovena Tina Maze levaram ouro na modalidade esqui downhill feminino porque fizeram exatamente o mesmo tempo: 1m41s57. Como não teve prata, o bronze ficou com a suíça Lara Gut. É... E olha que Schooling e Phelps se encontraram em 2008 quando o cingapuriano tinha 13 anos. Oito anos se passaram e Schooling, com 21 anos, se encontrou novamente com o norte-americano de 31 anos de idade. Enquanto isso, mais uma medalha para o Time Brasil. No último dia de competições do judô, Rafael Silva conquistou bronze na categoria acima de 100kg. O 'Baby', derrotou Abdullo Tangriev, do Uzbesquistão, e conquistou a sua segunda medalha na carreira. O brasileiro dividiu o terceiro lugar do pódio com o israelense Or Sasson. O francês Teddy Riner conquistou o bicampeonato olímpico. Se as competições no Judô acabaram, no atletismo, as competições iniciaram com novo recorde mundial. Ayana Almaz, da Etiópia, conquistou ouro nos 10 mil metros com 29min17s45. A queniana Vivian Cheruiyot levou a prata, e a etíope Tirunesh Dibaba, com o bronze. E no futebol feminino, os Estados Unidos perderam para a Suécia nos pênaltis e ficaram sem medalha pela 1ª vez na história. A goleira Hope Solo (que pouco antes de vir para o Brasil, postou foto nas redes sociais com roupas para proteção contra insetos, alegando ter medo do vírus zika) foi criticada pela torcida durante as partidas e em entrevista à revista Sports Illustrated, ela reagiu as provocações e acrescentou que foi uma decisão pessoal e que ela e o marido pensam 'em começar uma família'.

O oitavo dia de Jogos Olímpicos no Rio foi considerado o dia ruim para o Time Brasil - e para a torcida brasileira. Foi um 'sábado negro'. A começar pelo basquete masculino, onde teve clássico sul-americano. O Brasil se deu bem durante a partida, mas os hermanos empataram e foram para a prorrogação. Resultado: vitória da Argentina por 111 a 107. Foi considerado a partida mais emocionante destes Jogos Olímpicos. Enquanto isso, a Espanha venceu a Lituânia por 109 a 59 e deixou a seleção em situação delicada na competição. No vôlei de praia, os brasileiros Pedro Solberg e Evandro perderam para os russos Liamin e Barsuk por 2 a 1 e caíram nas quartas de final. Nem os gritos da torcida de "eu acredito" ajudaram. No handebol masculino, o Brasil iria se classificar mas empatou com o Egito por 27 a 27. Mas o futebol masculino salvou os brasileiros no oitavo dia de competições. A seleção olímpica venceu a Colômbia por 2 a 0 e garantiu a vaga na semifinal. No último dia de Natação, o norte-americano Michael Phelps conquistou o sexto ouro. Foi no revezamento 4 x 100m medley. E deu adeus às piscinas depois de cinco edições dos Jogos Olímpicos com 28 medalhas no total - sendo 23 são ouros. E os Estados Unidos encerraram as competições da modalidade com 33 medalhas: 16 ouros, 8 de prata e 9 de bronze. O Time Brasil não conquistou uma medalha sequer. A última vez que isso aconteceu foi há doze anos, em Atenas. E no tênis, Monica Puig conquistou o primeiro ouro olímpico de Porto Rico. Ela venceu a alemã Angelique Kerber na final do torneio simples por 2 sets a 1 e tocou o seu hino nacional pela primeira vez em 68 anos.

No dia 14, o principal destaque do nono dia foi no atletismo. O jamaicano Usain Bolt se tornou o primeiro tricampeonato olímpico nos 100m rasos - o maior da história da modalidade. O 'raio' venceu a prova com 9s81, vinte e três segundos a mais do que seu recorde mundial obtido no Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009 - com 9s58. O norte-americano Justin Gatlin ficou com a prata e o bronze foi para o canadense Andre de Grasse. Outro destaque foi mais uma medalha para o Time Brasil. Ou melhor, duas. Foi na Ginástica Artística. Na final individual do solo, teve dobradinha brasileira no pódio. Arthur Nory, de 22 anos, levou o bronze. Já o Diego Hypolito, de 30 anos, que depois de cair duas vezes - uma em Pequim e outra em Londres - deu a volta por cima e conquistou a medalha de prata. O ouro ficou para o britânico Max Whitlock. E ainda na Ginástica Artística, a americana Simone Biles conquistou mais um ouro, só que desta vez na categoria salto feminino. No tênis, o britânico Andy Murray derrotou o argentino Del Porto por 3 sets a 1 e tornou o primeiro tenista bicampeão olímpico na modalidade. Na disputa pelo bronze, o japonês Kei Nishilori venceu o conhecido Rafael Nadal por 2 sets a 1 e conquistou o terceiro lugar. Não deu para o espanhol, infelizmente...

O décimo dia de competições foi de coincidências no Time Brasil. Na manhã do dia 15, teve a maratona aquática nas praias de Copacabana e Leme. O ouro foi para a holandesa Sharon Van Rouwendaal. A prata ficaria com a francesa Aurelie Muller, mas ela foi desclassificada por empurrar de maneira ilegal a italiana Rachele Bruni no momento de bater na placa de chegada. Com a decisão, Bruni, que era de bronze, ficou com a prata. E a brasileira Poliana Okimoto, que ficava em quarto, garantiu o bronze. Okimoto recebeu a informação durante a entrevista pela Globo. Já a baiana Ana Marcela Cunha ficou em décimo lugar. À tarde, mais uma medalha para o time Brasil. Na Ginástica Artística, Arthur Zanetti conquistou a prata na categoria argolas. O paulista levou ouro na mesma categoria há quatro anos atrás em Londres. O ouro foi para o grego Eleftherios Petrounias e o russo Denis Abliazin garantiu o bronze. E à noite, mais uma medalha. No atletismo, o brasileiro Thiago Braz conquistou o ouro no salto com vara. O paulista ultrapassou o francês Renaud Lavillenie - que era campeão olímpico de Londres-2012 - e arriscou algo inédito na sua carreira: o salto de 6,03 m. O bronze ficou com o americano Sam Kendricks. No pódio, Lavillenie - que foi vaiado pela torcida no Engenhão - chorou porque repetia a dose de quatro anos atrás, mas não deu. Após a cerimônia de premiação, o francês foi consolado pelo brasileiro no vestiário, demonstrando o verdadeiro espírito olímpico. No fim das contas, foi um dia de fortes emoções no Time Brasil nestas olimpíadas. Pela manhã, bronze. Pela tarde, prata. E pela noite, ouro. Enquanto isso, no basquete masculino, o Brasil venceu a Nigéria por 86 a 69, mas a classificação do time de Nenê dependeria da vitória da Argentina. E não aconteceu. Os hermanos perderam para os espanhóis por 92 a 73 e o time comandado pelo argentino Rubén Magnano não avançaram para a próxima fase. E voltando para a ginástica artística, só que na parte feminina, a americana Simone Biles era uma das favoritas na trave de 10cm de largura, mas por conta da falha ao equilibrar, ficou na terceira posição. O ouro ficou com a holandesa Sanne Wevers, também uma das favoritas no aparelho, e a norte-americana Laurie Hernandez garantiu a prata. A brasileira Flávia Saraiva (ou Flavinha, como é chamado), de 16 anos, ficou na quinta colocação. Uma pena, mas a menina de 1,33m de altura foi elogiada pelo público e até pela própria Biles.

A Bahia dominou o décimo primeiro dia (16) de competições. Na canoagem, o baiano Isaquias Queiroz levou prata na categoria C1 1000m na Lagoa Rodrigo de Freitas e conquistou a primeira medalha do Brasil na modalidade. O ouro ficou com o alemão Sebastian Brendel e Serghei Tarnovski, da Moldávia, garantiu o bronze. No boxe, outro baiano conquistou uma medalha, só que dourada. Robson Conceição nocauteou o francês Sofiane Oumiha e garantiu ouro no peso ligeiro (até 60 quilos) e considerou a primeira na modalidade para o Time Brasil. Alegria de uns, tristeza de outros. No futebol feminino, a Seleção Brasileira comandada por Marta e companhia - que fazia uma bela campanha durante a competição, acabou perdendo para as suecas nos pênaltis - 4 a 3, e parou nas semifinais. O Brasil foi eliminado também no handebol feminino. A seleção perdeu para a Holanda por 32 a 23 e, assim como em Londres, caíram no primeiro mata-mata. E no vôlei feminino, mais uma decepção. Nas quartas-de-final, as meninas do Brasil mandaram bem no primeiro set, mas as chinesas viraram e venceram por 3 sets a 2, acabando o sonho do tricampeonato olímpico. No final da partida, uma cena emocionante. Um menino foi procurar o seu avô, o técnico José Roberto Guimarães e se abraçaram. O assunto repercutiu - e muito - nas redes sociais. Foi a última olimpíada de Sheila e Fabiana, que se despediu nas quadras. Enquanto isso, na ginástica artística, a norte-americana Simone Biles brilhou mais uma vez e conquistou mais um ouro, desta vez no solo. Com isso, a jovem de 19 anos fechou sua participação no Rio com cinco medalhas e entrou para o top five de maiores medalhistas da história na ginástica em uma mesma edição, superando a romena Nadia Comaneci, que em Montreal ganhou três ouros, uma de prata e uma de bronze. E assim como a brasileira Flávia Saraiva, Biles tem muitas Olimpíadas pela frente. E no atletismo, a colombiana Caterine Ibargüen conquistou o primeiro ouro da história da modalidade em seu país. Foi no salto triplo. A prata ficou com a venezuelana Yulimar Rojas. E o pódio sul-americano só não ficou completo porque o bronze foi para a atleta de outro continente, a cazaque Olga Rypakova.

No décimo segundo dia (17), um novo recorde. Poderia ser do atletismo, mas foi no futebol masculino. Aos 14 segundos do primeiro tempo, Neymar fez o gol mais rápido da história dos Jogos Olímpicos. No restante da partida, fez mais cinco gols. Resultado: 6 a 0 para a Honduras, classificando para a grande final. No basquete masculino, o 'Dream Team' dos Estados Unidos eliminaram os argentinos por 105 a 78 e avançaram às semifinais. Teve gritos de 'Olé' durante a partida. No handebol masculino, o Brasil perdeu para a França por 34 a 27 e caíram nas quartas. Aliás, a França é o principal freguês do Brasil nestas Olimpíadas. Ganharam no atletismo (salto com vara) e no vôlei masculino, e perderam no handebol masculino. É... No atletismo, mais um ouro para a Jamaica. Só que, não é Usain Bolt, e sim, de Elaine Thompson. A jamaicana levou a medalha dourada nos 200m rasos, impedindo o tricampeonato inédito de sua compatriota Shelly Ann Fraser-Pryce, que ficou com bronze. A prata foi para a norte-americana Tori Bowie. E mais um fato histórico, Kaori Icho, do Japão, foi a primeira mulher tetracampeã olímpica em provas individuais. Ela conquistou ouro na luta estilo livre e se juntou a um seleto rol de atletas que venceram em quatro edições diferentes de Jogos Olímpicos - além de Londres, Pequim e Atenas. Além dela, cinco atletas homens fizeram o mesmo, como o norte americano Michael Phelps.

No dia 18, destaque para o vôlei de praia. Na parte masculina, a dupla brasileira Alison Cerutti e Bruno Schmidt bateram os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 0 e conquistaram ouro - a segunda medalha em 12 anos. Na parte feminina, a dupla Ágatha e Bárbara perderam para as alemãs Ludwig e Walkenhorst por 2 sets a 0 e ficaram com a prata. Na disputa do bronze, a dupla Larissa e Talita perderam para as norte-americanas Walsh e Ross, que ficaram em terceiro - sendo a quarta de Walsh. Poderia ser uma final brasileira - como era há vinte anos atrás em Atlanta, mas não aconteceu. Além de duas medalhas no vôlei de praia, teve mais duas. No Vela, a Martine Grael e Kahena Kunze levaram ouro na classe 49erFX. E na canoagem, o baiano Isaquias Queiroz levou a sua segunda medalha, o de bronze na categoria C1 200m. Nos saltos ornamentais, a chinesa Ren Quian levou ouro na plataforma de 10m e se tornou a atleta mais jovem a ganhar uma medalha destas Olimpíadas com 15 anos e 180 dias. E no atletismo, o imbatível Usain Bolt conquistou mais uma medalha, a de ouro nos 200m rasos. Sem Justin Gatlin, que se despediu nas semifinais, o 'raio' teve a companhia do canadense Andre De Grasse (prata) e o françês Christophe Lemaitre (bronze) no pódio.


No dia 19, Bolt e mais três jamaicanos se competiram no revezamento 4x100m e conquistaram ouro. É a terceira medalha dourada do Bolt, totalizando nove - incluindo três de Pequim e três de Londres. E todas são douradas. A prata ficou com o Japão e o bronze iria para os Estados Unidos, mas foram desclassificados por realizar a troca de bastões fora da área permitida. Com isso, o terceiro lugar foi para o Canadá. Enquanto isso, no futebol feminino, a Seleção de Marta e companhia perderam para as canadenses por 2 gols a 1 e saíram de mãos vazias. Na grande final, a Alemanha (ou Deutschland) venceu a Suécia por 2 gols a 1 e faturaram ouro. No pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques, que levou bronze em Londres há quatro anos atrás, não se deu bem no Rio. Ficou na 23ª colocação. O ouro ficou para a australiana Chloe Esposito. A francesa Elodie Clouvel levou a prata. E o bronze foi para a polonesa Oktawia Nowacka. Em entrevista ao jornal Diario de Pernambuco, no dia 20, Yane disse que 'não tem motivos para estar triste' - porque ela é muito conhecida - e mira para a próxima Olimpíada, em Tóquio.

O penúltimo dia de Jogos Olímpicos (20) foi de fortes emoções. Na canoagem, Isaquias Queiroz se tornou o primeiro brasileiro a subir no pódio três vezes em uma Olimpíada. Ele e Erlon de Souza conquistaram a medalha de prata na categoria C2 1000m. O ouro ficou com a dupla alemã Sebastian Brendel e Jan Vandrey. E o bronze foi para os ucranianos Ianchuck e Mishchuk. No futebol masculino, a Seleção Brasileira enfrentou a Alemanha no Maracanã lotado. No primeiro tempo, Neymar abriu o placar para o Brasil, mas no segundo tempo, Meyer empatou e a partida foi para a prorrogação, que não teve gols. Nos pênaltis, a seleção comandada pelo técnico Rogério Micale venceu os alemães por 5 a 4 (poderia ser 8 a 7) e, finalmente, conquistaram o ouro inédito. Foi emocionante... Na disputa pelo bronze, a Nigéria venceu a Honduras por 3 gols a 2 e ficaram na terceira colocação. E no taekwondo, Maicon Andrade levou a medalha de bronze na categoria de +85kg. No basquete feminino, os Estados Unidos venceram a Espanha por 101 a 72 e levaram ouro. Na disputa do Bronze, a Sérvia venceu a França por 70 a 63. No vôlei feminino, a China venceu a Séria por 3 sets a 1 e faturaram ouro. O bronze ficou para os Estados Unidos que venceram a Holanda por 3 sets a 1. E no handebol feminino, ouro para a Rússia que venceu a França por 22 a 19. Na disputa pelo bronze, a Noruega venceu a Holanda por 36 a 26.

No último dia de competições, teve a tradicional maratona que percorreu pelas ruas do Rio em 42,195km. Quem venceu foi Eliud Kipchoge, do Quênia - principal freguês nas corridas de rua por aqui. Em segundo lugar ficou com o etíope Feyisa Lilesa. E o norte-americano Galen Rupp ficou na terceira colocação. Teve três brasileiros na prova. Paulo Roberto de Paula ficou no décimo quinto lugar. Marilson Gomes dos Santos, na 59º posição. E o Solonei da Silva, no 78º lugar. Na final do vôlei masculino, o Brasil, sob o comando do técnico Bernardinho, venceu a Itália por 3 sets a 0 e conquistaram o tricampeonato olímpico. Pra se ter uma ideia, o primeiro ouro foi em 1992, em Barcelona. Doze anos depois, em 2004, conquistou o bi em Atenas. E doze anos depois, repetiu mais uma vez por aqui. Coincidência?! Foi a última olimpíada de Serginho que se despediu das quadras. No handebol masculino, os dinamarqueses venceram os franceses num placar acirrado: 28 a 26. O bronze ficou para a Alemanha. E no basquete masculino, na disputa pelo bronze, a Espanha venceu a Austrália num placar apertado, 89 a 88, e garantiram o bronze. E às 17 horas e 29 minutos (horário daqui de João Pessoa e Brasília) de domingo, 22 de agosto. Coube ao 'Dream Team' do basquete norte-americano, comandada pelo Kevin-Kevin-Kevin... Kevin Durant e companhia, a honra de garantir a última medalha de ouro na última modalidade dos Jogos Olimpicos no Rio de Janeiro. O time venceu a Sérvia por 96 a 66 e garantiram a medalha dourada pela décima quinta vez.

Na cerimônia de encerramento, foi como a da abertura: festa, alegria e emoção. E sensacional. Teve apresentações de Martinho da Vila, Roberta Sá e Lenine. O hino nacional do Brasil foi interpretada por 27 crianças - representando os 26 estados e o Distrito Federal. No desfile das 207 delegações, teve muito frevo ao som do Maestro Spok, DJ Dolores, Isaar e Fábio Trummer. Teve também as rendeiras do grupo "Ganhadeiras de Itapuã", da Bahia, e dos bonecos de barro do Mestre Vitalino, de Caruaru - agreste de Pernambuco, onde teve homenagem de Luiz Gonzaga com a canção "Asa Branca". Na apresentação para a próxima cidade-sede, a tradição dos games japoneses - com direito ao primeiro ministro Shinzo Abe surgindo no palco vestido de 'Super Mario Bros'. Reforçando os conceitos de "diversidade e harmonia ", a capital do Japão apresentou a intenção de incentivar a aceitação apesar das diferenças culturais dos povos. Ao som de "Chovendo na Roseira", de Tom Jobim, interpretada pela cantora Mariene de Castro, a chama olímpica foi apagada pela chuva artificial. Terminou os Jogos Olímpicos no Rio, que encerrou em clima de carnaval com o Cordão do Bola Preta e escolas de samba, transformando o Maracanã num Sambódromo. A cerimônia de encerramento teve grande repercussão nas redes sociais e na imprensa internacional.

Segundo o balanço divulgado pela Prefeitura, a cidade do Rio de Janeiro recebeu 1,2 milhão de visitantes durante duas semanas, sendo que 410 mil eram estrangeiros. No caso dos brasileiros, a maioria eram do estado de São Paulo, seguida do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Entre as arenas, o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, a Arena do Vôlei de Praia, em Copacabana e o Complexo Esportivo de Deodoro foram elogiados pela beleza, limpeza e também pelo rigor com os horários para iniciar as competições. O ponto de encontro dos torcedores foi o Boulevard Olímpico, que ficava na renovada Praça Mauá, na zona Central da cidade. Cerca de 1 milhão de pessoas foram ao local para assistir as provas ao vivo pelos telões. Além disso, o local ainda era palco de shows. Enquanto isso, o preço das comidas, as grandes filas para entrar nos estádios e a falha no transporte para a volta pra casa, foram alvos de críticas. O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, elogiou a organização dos Jogos e procurou minimizar os problemas que ocorreram, especialmente na preparação e nos primeiros dias do evento. Mas garantiu que, mesmo se pudesse voltar no tempo, realizaria novamente os Jogos na cidade. O alemão destacou o esforço da cidade em realizar o evento mesmo em meio a uma grave crise política e econômica do país e procurou deixar claro que o comitê estava ciente da situação local em relação à segurança e problemas sociais.

Os Jogos Olímpicos no Rio foram, como sempre, o mais comentado nas redes sociais. E foi maior do que há quatro anos atrás. Segundo o estudo Painel Brasil, desenvolvido pela agência Isobar Brasil em parceria com a Socialbakers para a Embratur, e traz uma visão de monitoramento do que aconteceu durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 no mundo todo Os Estados Unidos foi o país que teve a maior interação durante os jogos com 20,8 milhões. O Brasil ficou em terceiro com 13,8 milhões de interações. Esses números somam as principais redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. A foto do Neymar postada pelo Bolt, por exemplo, teve mais de meio milhão de likes e foi o post com mais interações do mundo durante os Jogos Olímpicos. E o Twitter também entrou no clima das Olimpíadas e disponibilizaram durante o período as hashtags com emojis de bandeiras e esportes. Quem sabe essa iniciativa se repetirá daqui a quatro anos...

Entre as 42 modalidades, estava a volta do golfe após 116 anos. Na parte masculina, o autor de um histórico hole-in-one, Justin Rose desbanca outros favoritos e leva para a Grã-Bretanha o primeiro ouro na modalidade. Sueco Henrik Stenson ficou com a prata e o bronze foi para o americano Matt Kuchar. Em toda a história olímpica, o golfe havia distribuído um total de 13 medalhas, sendo 10 delas conquistadas pelos americanos. Apenas o Canadá tinha um ouro olímpico no esporte. Único representante brasileiro na disputa, Adilson da Silva não obteve bons desempenhos nas primeiras três voltas. Nos dia 14, ele teve o melhor desempenho nas quatro voltas, encerrando sua participação com uma tacada acima do par e na 40º na colocação entre os 60 golfistas que disputaram a Olimpíada. Na parte feminina, a sul-coreana Inbee Park, conquistou a primeira campeã olímpica da modalidade. As brasileiras Miriam Nagl e Victoria Lovelady representaram o País na modalidade, mas ficaram longe de brigar pelos primeiros lugares. Enquanto isso, teve a estreia de rugby de 7. Na parte feminina, a Austrália conquistaram a medalha dourada. E na parte masculina, a surpresa. O Fiji, uma ilha que fica no Oceano Pacífico, venceu a Grã-Bretanha e levaram ouro pela primeira vez, não na modalidade, como na história da delegação em participações nos Jogos.


Entre os 11.303 atletas de 206 nacionalidades que participaram pelas 306 provas de 42 modalidades, a delegação da Russia foi a mais prejudicada. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, eram 436 atletas. No Rio de Janeiro, o número caiu pela metade. Motivo: em novembro de 2015, a Rússia foi provisoriamente suspensa de todas as competições internacionais de atletismo pela Associação Internacional de Federações de Atletismo após um relatório da Agência Mundial Anti-Doping em um amplo programa de doping no país com ajuda do governo. A IAAF anunciou que permitiria que atletas russos independentes se candidatassem por "elegibilidade excepcional" para participar dos Jogos como atletas "neutros", se fosse verificado de forma independente que eles não haviam se envolvido em doping nem com o programa de doping russo. Em 18 de julho, uma investigação feita pela Agência Mundial Antidoping mostrou que o ministério do Esporte russo e o Serviço Federal de Segurança armaram um grande programa de doping, encobrindo amostras positivas. Com base na investigação, o Comité Olímpico Internacional convocou uma reunião de emergência para votar o banimento da Rússia desta edição dos Jogos. Em 24 de julho, o COI anunciou que cada federação responsável pelas modalidades teria o direito de escolher os atletas que participariam dos Jogos. Em 4 de agosto de 2016, 279 atletas foram escolhidos para a competição, enquanto 110 foram removidos. A Rússia ficou em quarto lugar no quadro de medalhas nestas Olimpíadas com 19 medalhas de ouro, 18 de prata e 19 de bronze, totalizando 56. Enquanto isso, a delegação da Grã-Bretanha evoluiu. Foram duas medalhas totais a mais do que na edição de 2012. Ficou na segunda colocação com 27 medalhas de ouro, 23 de prata e 17 de bronze, totalizando 67. A China também evoluiu, mas as medalhas totais foi menor do que a de quatro anos atrás. Ficou em terceiro com 26 medalhas de ouro, 18 de prata e 26 de bronze, totalizando 70. E a delegação dos Estados Unidos manteve a liderança e nas Olimpíadas do Rio levaram 121 medalhas totais. 46 de ouro, 37 de prata e 38 de bronze.
O Time Brasil, que teve 465 atletas nestas Olimpíadas, teve o melhor desempenho na história dos Jogos Olímpicos. 19 medalhas: 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. Duas medalhas totais a mais do que em Londres e quatro a mais do que em Atlanta. Apesar disso, a posição, que ficaria entre os dez primeiros colocados, ficou na décima terceira colocação.

E durante os Jogos Olímpicos no Rio, um caso inusitado. O nadador norte-americano Ryan Lochte, que conquistou ouro no revezamento 4x200m, fez uma atitude deselegante. No dia 14 de agosto, o nadador falou ao canal de TV NBC afirmou que ele e mais três nadadores foram roubados após saírem de táxi de uma festa na Lagoa, na Zona Sul do Rio. Segundo o primeiro relato, bandidos portando distintivos policiais pararam o táxi onde os atletas estavam, o que configuraria uma falsa blitz, e levaram dinheiro deles. Alguns dias depois, a história provou ser falsa. As investigações apontaram para uma confusão com funcionários de um posto de gasolina no Rio, sem indícios de roubo, como revelou a Polícia Civil. Segundo depoimentos, eles teriam praticado vandalismo no banheiro, dando início a uma confusão com os funcionários. Uma das hipóteses para a motivação do falso depoimento seria tentar enganar a namorada de um dos nadadores. No dia 16, a Justiça brasileira apreenderam os passaportes dos nadadores Lochte e Feigen. Lochte voltou aos EUA. No dia 17, Gunnar Bentz e Jack Conger, foram impedidos de embarcar para os EUA. Eles se calaram ao serem levados à delegacia do aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Pouco antes, a Justiça havia determinado a retenção dos passaportes dos dois. Após quase 4 horas na delegacia, Bentz e Conger foram liberados por volta de 1h20 do dia 18 e se hospedaram em um hotel próximo ao Galeão. A Justiça devolveu os passaportes e os dois voltaram para os EUA. Segundo a GloboNews, a polícia indiciou Lochte e Feigen por falsa comunicação de crime. Já James Feigen seguiu com o passaporte retido e prestou novo depoimento à polícia onde pediu desculpas pelo transtorno e pela repercussão causada por toda a polêmica. No dia 19, após pagar multa de R$ 35 mil, Feigen foi liberado para voltar aos EUA. O dinheiro, convertido em material esportivo, será doado para o Instituto Reação, ONG que funciona na Rocinha. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos divulgou uma nota pedindo desculpas formais aos cariocas e ao povo brasileiro pela conduta dos nadadores americanos. Enquanto isso, Lochte pediu desculpas pelo falso relato de assalto na Olimpíada. Após a repercussão (nacional e internacional), o nadador perdeu alguns patrocínios, como a Speedo, e a está suspenso de participar de qualquer competição nacional ou internacional até o dia 30 de junho do próximo ano por decisão do Comitê Olímpico Americano e a USA Swimming. A casa caiu para o Lochte.

Teve #FLAGRANTE durante os Jogos. Na tarde do dia 15, uma câmera aérea caiu no Parque Olímpico e feriu sete pessoas. O equipamento de cem quilos caiu de 20 metros de altura. Naquele momento o vento estava perto dos 50 quilômetros por hora. A câmera percorria dois quilômetros pelo Parque Olímpico, e era operada pela Olympic Broadcasting Service, empresa criada pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001 para produzir e gerar as imagens das transmissões olímpicas. Essas imagens são usadas pelas estações de televisão do mundo todo.

E fora das competições, teve casos curiosos. No dia 15, durante um link, ao vivo, para a BBC - através do canal BBC4, o jornalista Dan Walker foi surpreendido por uma noiva e suas amigas. Ele estava comentando sobre o dia olímpico quando sua transmissão foi "invadida" pela turma. Rapidamente, Dan percebeu do que se tratava a divertida algazarra e quis conhecer mais sobre a noiva. A carioca, que mora com o noivo em Belo Horizonte por motivos de trabalho, esteve no Rio de Janeiro no segundo fim de semana de Olimpíadas para curtir o chá de lingerie preparado pelas amigas e nem imaginava o que estava por vir. Em inglês, Maria anunciou a data do casamento e aproveitou para mandar um recado para o futuro marido, Everaldo Junior. “Eu te amo muito. Você é meu amor, você é meu crush”, disse Maria, arrancando risos do âncora inglês. Depois da entrevista, a administradora procurou o âncora no Facebook para agradecê-lo e ele a aconselhou a fazer uma conta no Twitter, porque os ingleses tinham adorado a espontaneidade da carioca. Após o vídeo viralizar nas redes sociais, o jornalista inglês aceitou o convite do casamento de Maria e Everaldo, que aconteceu em 17 de setembro.



E teve amor durante as Olimpíadas. No dia 8, após a cerimônia de entrega de medalhas no Rugby de 7, a brasileira Issy Cerullo recebeu um pedido de casamento da gerente de serviços do rugby, Marjorie Enya, e disse sim. Com as jogadoras do Brasil no gramado após a final e a entrega das medalhas, Marjorie pegou o microfone e fez o pedido, provocando a correria dos jornalistas para registrar o momento e arrancando aplausos de torcedores e funcionários do estádio, além de muita bagunça das outras atletas da seleção. Sem um anel, ela amarrou uma faixa no dedo de Izzy e trocou muitos beijos com a amada, inclusive levantadas por amigos e simulando um line-out (o lateral do rugby). E no dia 14, a chineza He Zi, que depois de ganhar a prata pela disputa no trampolim de 3 metros nos saltos ornamentais, foi pedida em casamento pelo namorado o também atleta Qin Kai, que é competidor da mesma modalidade. Ajoelhado, o namorado, tirou uma aliança, ficou ajoelhado e comoveu a agora noiva. Ele também entregou uma rosa a Zi - os dois estão juntos há seis anos. Para a escritora indiana baseada em Londres, Sunny Singh, em entrevista a BBC, o momento expressou o "mecanismo de controle" masculino.

A energia e a vibração se repetiram nos Jogos Paraolímpicos que aconteceu nos dias 7 e 18 de setembro. Foi a primeira vez que as Paralimpíadas foram sediados na América do Sul, na América Latina e em um país lusófono. E a segunda vez que aconteceram no hemisfério sul desde Sydney, em 2000. Além das brilhantes apresentações das cerimônias de abertura e de encerramento, o principal destaque foi na Natação. O brasileiro Daniel Dias subiu ao pódio nove vezes - sendo quatro de ouro, e continua como o maior vencedor da natação paralímpica masculina na história, com 24 medalhas. Mas teve tragédias, como o iraniano Bahman Golbarnezhad que sofreu um grave acidente na prova de ciclismo de estrada no penúltimo dia de competições, e morreu. Enquanto isso, a belga Marieke Vervoort encerrou a sua carreira com duas medalhas: uma de prata e uma de bronze. Ela assinou os papéis da própria eutanásia em 2008 ainda não sabe quando fará o procedimento, mas a atleta de 37 anos estabeleceu metas como viajar ao Japão e disputar uma prova de rali antes disso. Outro destaque é a brasileira Terezinha Guilhermina, que em suas duas primeiras participações foi eliminada por ter sido puxada pelo guia e por queimar a largada. Deu a volta por cima e conquistou duas medalhas: prata no revezamento 4x100m e o bronze nos 400m rasos. Ainda no atletismo, destaque para o paraibano Petrúcio Ferreira dos Santos que levou ouro nos 100m categoria T47, além de bater dois recordes mundiais: 10s67 na eliminatória e 10s57 na final.

Nestes Jogos Paraolímpicos, o Time Brasil teve o desempenho maior do que de Londres, em 2012. Ficou na oitava posição com 14 medalhas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze, totalizando 72. Assim como nas Olimpíadas, a delegação da Grã-Bretanha também evoluiu no quadro de medalhas. Se em 2012 foram 120 medalhas totais, em 2016 foram 147: 64 ouros, 39 de prata e 44 de bronze, ficando na segunda colocação. A China ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas com 107 ouros, 81 pratas e 51 bronzes, totalizando 239. O terceiro lugar foi para a Ucrânia com 41 ouros, 37 pratas e 39 bronzes, totalizando 117. E os Estados Unidos ficaram em quarto com 40 ouros, 44 pratas e 31 bronzes, totalizando 115. A delegação da Rússia não participou das Paralimpíadas porque os atletas foram expulsos dos Jogos, como consequência do escândalo de doping institucional do governo do país. Nas Paralimpíadas de Londres, ficava na segunda colocação com 102 medalhas totais: 36 ouros, 39 pratas e 27 bronzes. Segundo o balanço pela Prefeitura do Rio e pelo Comitê Rio 2016, a cidade recebeu 243 mil turistas, que geraram uma renda de R$ 410 milhões em 12 dias de competições (526 provas em 23 modalidades). O ápice foi em 10 de setembro quando o Parque Olímpico recebeu 172 mil pessoas.

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE EM JOÃO PESSOA
E ainda no clima olímpico, ocorreram em João Pessoa a edição 2016 dos Jogos Escolares da Juventude. E em duas fases. A de 12 a 14 anos ocorreu entre 20 e 29 de setembro. E a de 15 a 17 anos, entre 10 e 19 de novembro. Considerado o o maior evento estudantil esportivo do Brasil, a competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. Além das competições, os jovens atletas tiveram à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Neste ano, o tema geral do evento foi “Esporte e Cinema”. Detalhe: a Paraíba sediou os Jogos Escolares da Juventude pela sexta vez e tornou-se o Estado que mais recebeu o evento.

E não parou por aí, nos próximos capítulos, você vai ver como foi os Jogos Olímpicos nos meios de comunicação e o revezamento da Chama Olímpica que percorreu por todo o país. E vamos as outras notícias do mundo esportivo em 2016.

#UEFAEURO2016
2016 foi o ano do Campeonato Europeu de Futebol, que foi realizado na França entre os dias 10 de junho e 10 de julho. Foram 51 partidas realizadas em dez estádios de dez cidades. É a primeira vez que a competição regional têm 24 países. Cinco países estrearam nesta Eurocopa: Albânia, Eslováquia, Irlanda do Norte, País de Gales e Islândia. Aliás, a seleção islandesa surpreendeu a todos, como aquela celebração que arrepiou os estádios: a chamada 'Haka dos Vikings'. Comandada pelo capitão Aron Gunnarson, a Islândia passou nas oitavas, mas foi eliminada pela França nas quartas-de-final. A seleção sueca estava no 'grupo da morte' nesta Eurocopa - com Itália, Bélgica e Irlanda. Com um empate e duas derrotas, a seleção comandada por Ibrahimovic foi eliminada na primeira fase, e após a eliminação, o atacante de 34 anos disse que vai se aposentar da seleção. E a Alemanha. A seleção tetracampeão da Copa do Mundo FIFA venceu três jogos pelo grupo C, venceu a Eslováquia nas oitavas, levou os italianos de volta pra casa na decisão dos pênaltis, e na semifinal, perdeu para a anfitriã, França, por 2 gols a 0. Aliás, a França era a favorita desta Eurocopa. Fez uma bela campanha durante a competição e chegou até a grande final. O adversário, a Seleção de Portugal, que teve resultados medianos no Grupo E, ficou em terceiro na classificação dos terceiros colocados, venceu a Croácia nas oitavas, ganhou da Polônia nos pênaltis e derrotou a seleção do País de Gales nas semifinais. Na final em Saint-Denis, empates sem gols no tempo normal. Na prorrogação, quem venceu foi Portugal. Aos 109 minutos do segundo tempo da prorrogação, Éder fez o gol do título. Comandado pelo Cristiano Ronaldo, a Seleção Portuguesa foi a campeã da UEFA Euro pela primeira vez e com a vitória, vai disputar a Copa das Confederações na Rússia em julho do próximo ano. Durante um mês foram 108 gols. O artilheiro desta competição foi para o francês Antoine Griezmann com 6 gols. A próxima edição da Eurocopa será em 2020 e não será em um ou dois países, e sim, em treze cidades do continente europeu.



COPA AMÉRICA CENTENÁRIO
Enquanto os olhos do mundo foram voltados para a UEFA Euro na França, aqui na América aconteceu a Copa América. Mas foi em edição especial pra comemorar os 100 anos da competição. A edição especial foi realizada em 3 e 26 de agosto nos Estados Unidos e foram realizados 32 jogos em dez estádios - sendo dois foram usados na Copa do Mundo FIFA de 1994. Participaram 16 países. A Seleção Brasileira ficou no Grupo B, e fez uma péssima campanha nesta edição excepcional. No primeiro jogo, empate sem gols com o Equador. No segundo jogo, um fato interessante, o Brasil fez 7 gols a 1... para o Haiti. Poderia fazer até 10, mas esse placar... No terceiro jogo, perdeu para o Peru por 1 gol a 0 com um gol de mão e a seleção de Dunga não avançou às quartas de final da competição. Outro destaque foi a goleada da seleção chilena com os mexicanos nas quartas-de-final: 7 gols a 0. Sei não, viu?! O Chile comandado pelo técnico Jorge Sampaoli, avançou até a final, que aconteceu em East Rutherford, em New Jersey. Empatou sem gols com a Argentina e a decisão foi parar nos pênaltis. Messi perdeu o gol e os chilenos venceram por 4 gols a 2 e conquistou o título de Copa América Centenário. E sabe qual foi o prêmio? Nada. Porque o campeão da Copa América do ano passado foi o Chile, que vai para a Copa das Confederações no ano que vem. A próxima edição da Copa América - a verdadeira -será em 2019 aqui no Brasil.

A QUEDA DE DUNGA E O CRESCIMENTO COM O TITE
Os resultados medianos nas Eliminatórias da Copa do Mundo e a eliminação na primeira fase da Copa América Centenário influenciaram a demissão do técnico Dunga, em 14 de junho. No mesmo dia, Gilmar Rinaldi se entregou o cargo de coordenador de seleções da entidade. Um dia antes, Gilmar disse que Dunga ficaria até os Jogos Olímpicos, o que não aconteceu. Uma semana depois, a CBF anunciou o novo treinador, o Tite - que era um dos mais cotados na opinião pública. Aliás, o Tite deveria ser o escolhido para jogar na Copa do Mundo de 2014, mas... A estreia de Tite na Seleção Brasileira foi contra o Equador, em 1º de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. E venceu por 3 gols a 0. Depois disso foram cinco vitórias consecutivas. A última foi em 16 de novembro, quando venceu o Peru por 2 gols a 0. Com isso, o Brasil assumiu a primeira colocação na fase de Eliminatórias e se continuar assim, poderá carimbar o passaporte para a Rússia daqui a um ano e meio. E o ano termina com a segunda colocação no ranking da FIFA. Ou seja, a situação da Seleção no segundo semestre foi bem diferente do que o primeiro.

MESSI E NEYMAR: ALTOS E BAIXOS EM 2016
2016 foi de altos e baixos para os dois jogadores sul-americanos que jogam na Europa: Neymar e Messi. Após conquistar o seu quarto vice, o craque do Barcelona afirmou após a final da Copa América Centenário que o ciclo com a camisa da seleção chegou ao fim. A seleção argentina vive um jejum de 23 anos. Neste período, foram sete vice-campeonatos. Messi acumula quatro: três na Copa América (2007, 2015 e 2016) e uma na Copa do Mundo de 2014, contra Alemanha. O anúncio surpreendeu aos argentinos e fizeram um campanha para a permanência do jogador na seleção até a Copa do Mundo na Rússia. Em agosto, o treinador Edgardo Bauza - que era comandado pelo São Paulo F.C. - concovou o Messi para enfrentar Uruguai e Venezuela pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Poucas horas depois da convocação, a imprensa argentina já anunciou o retorno de Lionel Messi à Albiceleste. No último jogo das eliminatórias deste ano, os 'hermanos' perderam para a nossa seleção por 3 a 0 no Mineirão e após a derrota, o camisa 10 disparou: "Temos que mudar essa situação de m...". Enquanto isso, Neymar fez mais de 300 gols pela Seleção Brasileira. O atacante não jogou na Copa América Centenário, mas foi convocado pela seleção olímpica do técnico Rogério Micale, que conquistou ouro pela primeira vez. Este ano, concorreu com o Cristiano Ronaldo e Messi pela disputa da Bola de Ouro de 2015, mas acabou em terceiro lugar. Em dezembro, ficou de fora na disputa de melhor jogador deste ano. Aliás, em 23 de novembro, os promotores de Justiça da Espanha pediram dois anos de cadeia e multa correspondente a R$ 36 milhões para o Neymar. Ele, o presidente do Barcelona e o ex-presidente são acusados de fraude e corrupção na operação de transferência do brasileiro para o clube, em 2013. A notícia vem a público horas antes de ele ir a campo com o Barça para encarar o Celtic pela Liga dos Campeões. A empresa do pai do Neymar, a NN Consultoria, declarou em nota que todos estão tranquilos e que os contratos foram firmados com respeito aos preceitos legais, éticos e morais.


NBA: TÍTULO INÉDITO PARA O CAVALIERS
Fora dos Jogos Olímpicos, 2016 foi emocionante. A começar pelo basquete. Pelas finais da NBA, o Cleveland Cavaliers (da Conferência Leste) enfrentou o Golden State Warriors (da Conferência Oeste). Em 2 de junho, o time de Stephen Curry venceu no primeiro jogo por 104 a 89. No segundo jogo, em 5 de junho, venceu de novo por 110 a 77. Em 8 de junho, o Cav's (como é chamado) ganhou por 120 a 90. Dois dias depois, o Warriors venceu mais um na quarta partida por 108 a 97 e ganharia de novo no quinto jogo. O Cavaliers não desistiu e no dia do meu aniversário - 13 de junho, venceu por 112 a 97. E ganhou de novo no sexto jogo por 115 a 101. Como o placar agregado estava de 3 a 3, a decisão final foi em 19 de junho. No sétimo e último jogo, o Cav's venceu o Warriors por 93 a 89. E o time comandado por LeBron James conquistou o título da NBA pela primeira vez.

FLAMENGO É PENTA NO NBB
Pelo Novo Basquete Brasil, a final foi entre Flamengo e Bauru. Na primeira partida, em 21 de maio, o rubro-negro venceu por 83 a 77. No segundo jogo, em 26 de maio, o time paulista venceu por 85 a 80. Dois dias depois, o Mengão ganhou na terceira partida por 89 a 84 e venceria de novo no quarto jogo, que em 4 de junho perdeu para o Bauru por 94 a 81 e empatou no placar agregado. Na quinta e última partida, em 11 de junho, o time carioca venceu por 100 a 66 e conquistou o título da NBB pela quinta vez - sendo a quarta seguida.

CASO INUSITADO NA FINAL DO ESTADUAL DE BASQUETE
E ainda no basquete, um caso inusitado aconteceu na decisão do Campeonato Estadual de Basquete. A competição transcorria normalmente, até que, houve uma impossibilidade da realização de um segundo jogo da final do estadual de basquete na mesma semana que teve a partida Vasco e Avaí, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. Por questões de segurança, a Polícia Militar do Rio vetou dois eventos simultaneamente no mesmo local. O Vasco tinha a opção de fazer o segundo jogo de basquete, em 26 de outubro, em seu ginásio, por que o Flamengo teve a opção de fazer o primeiro jogo com portões fechados. Como tinha Vasco e Avaí no mesmo dia pelo Brasileirão, houve esse veto e marcaram o segundo jogo para o dia seguinte, em 27 de outubro, em São Januário. Se o Flamengo tivesse vencido no segundo jogo, não havia necessidade de realizar a terceira partida. Mas o Vasco venceu e empatou a melhor de três na decisão do estadual de basquete. E se forçou a realização de um terceiro jogo. Não poderia ser dia 28 porque ficaria no dia seguinte, menos de 24 horas depois do segundo jogo, prejudicando os atletas. No fim de semana, os dias 29 e 30, havia outros eventos esportivos também no Rio de Janeiro, impossibilitando que houvesse um clássico pelo basquete. Ficou para o dia 31, mas aí ultrapassava o período que a Liga Nacional do Basquete havia acordado com as federações para os términos do campeonatos estaduais. A Federação de Basquete do Rio de Janeiro marcou às finais para ultima semana, no limite, e no dia 31, os clubes já estavam devidamente direcionados para a NBB. Como não houve bom senso, entendimento e diálogo, a partida foi marcada para dia 6 de dezembro. No entanto, o Vasco diz que não quer enfrentar o Flamengo no ginásio do Tijuca Tênis Clube e com a ausência da equipe cruz-maltina na quadra, o clube rubro-negro venceu o terceiro jogo por W.O.

FORMULA 1: EMOÇÃO DO INÍCIO AO FIM
Emoção também na velocidade. A temporada 2016 da Formula 1 foi emocionante do início ao fim. Mas vou deixar para a minha amiga Gabryelly Kawanny - que é fanática por F1 - pra contar mais sobre a emocionante temporada,
*
"A temporada de 2016, realmente foi muito emocionante, pois tivermos a disputa pelo titulo até a ultima corrida, as disputas de Lewis Hamilton com Nico Rosberg, entrou para história da fórmula 1. Nessa temporada também tivermos, o privilégio de ver o talento que Max Verstappen o segundo piloto da Reb Bull Racing, arrasando na pista, com disputas intensas por colocações durante a corrida, houve muitas discussões e até mesmo debates sobre a forma em que o jovem piloto, conduz o seu carro, para muitos ele pilota que nem um "louco", mas essa forma que Max pilota, é uma forma acirrada, dá um brilho a mais na corrida, é lindo de se ver, disputas acirradas por uma colocação na  corrida da F1.
*
Essa temporada, além de ter sido emocionante, foi um marco para o automobilismo brasileiro, Felipe Massa representante do Brasil na equipe Williams Racing se despediu das pistas. E o Nico Rosberg o grande campeão da temporada, foi pelo mesmo caminho de Massa, e se aposentou das pistas, logo após a conquista do título mundial da Fórmula 1.
*
A decisão de Nico Rosberg de se aposentar, foi uma supresa para todos os envolvidos com a Fórmula 1 e aos fãs da principal categoria do automobilismo mundial. Com o objetivo de passar mais tempo, com a sua esposa e sua filha, Rosberg anunciou essa decisão cinco dias depois da conquista do titulo mundial. Essa decisão parece ser bastante precoce, já que o Rosberg vinha de uma brilhante temporada, se destacando ao vencer em Abu Dhabi o seu primeiro titulo na fórmula 1, esse anúncio foi algo inesperado, ainda mais logo após a conquista de um título.
*
Com grandes chances do Valterri Bottas piloto da Williams, substitui Nico Rosberg na Mercedes, a fortes indícios de que Felipe Massa volte para F1, de acordo com Claire Williams, sócia da equipe, se Bottas sair da equipe britânica para a Mercedes, a Williams deve ter um piloto com experiência como Massa. E ainda há chances de Felipe Nasr outro representante brasileiro, continua na fórmula 1 em 2017, já que o piloto acredita que ele fez uma boa temporada em 2016, ele segue confiante em conseguir uma vaga no grid."
*
Realmente, a temporada 2017 promete - e muito!


BEISEBOL: O FIM DO JEJUM DE MAIS DE UMA DÉCADA
E no beisebol, um clube encerrou o jejum de mais de uma década. No dia 2, o Chicago Cubs conseguiu uma virada espetacular na série sobre o Cleveland Indians e colocou fim a uma maldição de 108 anos sem conquistar o título da Major League Baseball. O tão aguardado título da World Series da MLB veio com uma vitória fora de casa por 8 a 7, fechando a série por 4 a 3 – O Cleveland Indians havia aberto vantagem de 3 a 1, mas o Chicago Cubs conseguiu vencer as três últimas partidas. O longo jejum de títulos do Cubs gerou algumas lendas em torno do fato, a principal delas diz respeito à “maldição do bode”. Em 1945, um imigrante grego chamado Billy Sianis, dono da Billy Goat Tavern, foi com sua cabra de estimação para acompanhar o jogo quatro da World Series. Incomodados com o cheiro do animal, os outros torcedores expulsaram a dupla do Wrigley Field. Inconformado com aquilo, Sianis teria dito que a equipe do Chicago Cubs jamais ganharia nada por conta do insulto a seu animal de estimação. Se as "lendas" jogam contra, também podem jogar a favor. O filme 'De Volta para o Futuro 2', de 1989, "previu" o título dos Cubs para o ano de 2015. Embalada pela ideia, a equipe chegou até a final da Liga Nacional no ano passado, mas acabou derrotada pelo New York Mets. É...

WENDELL GANHA O PUSKÁS
No início deste ano, em 11 de janeiro, teve a premiação da FIFA sobre os melhores de 2015. E o principal destaque não é de Messi e da Carli Lloyd, e sim, um brasileiro. Wendell Lira fez história no Prêmio Puskás. O atacante de 27 anos conquistou o mundo com um golaço pelo Goianésia contra o Atlético-GO no dia 11 de março do ano passado. No lance, após passe de Da Matta, ele girou e finalizou com meia-bicicleta. O goiano superou Messi e Florenzi e faturou o gol mais bonito de 2015 por votação popular. Natural de Goiânia, Wendell Lira foi uma das principais promessas de uma geração do Goiás que revelou nomes como o zagueiro Rafael Toloi e o lateral-direito Douglas, que estão atualmente no futebol europeu. Além do Goiás e Goianésia, atuou também no Trindade e Anapolina. Após passagem discreta pelo Tombense na Série C, Wendell fechou com o Vila Nova. Enquanto isso, Messi, que disputava no Puskás, levou a Bola de Ouro pela quinta vez. O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, ficou em segundo e o craque Neymar, do Barcelona, acabou em terceiro. Já a melhor jogadora do mundo em 2015 foi para a norte-americana Carli Lloyd. Ela disputava com a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic. A brasileira Marta ficou de fora.

'MENGÃO' CAMPEÃO DA 'COPINHA'
Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Flamengo enfrentou o Corinthians no dia do aniversário da cidade de São Paulo. Na grande final, o time carioca empatou com o time paulista por 2 a 2 e a decisão foi para os pênaltis, onde o 'rubro-negro' venceu o 'Timão' por 4 a 3 e conquistou o terceiro título. A 47ª edição teve 112 clubes divididos em 28 grupos. A competição teve um único time estrangeiro, o Pérolas Negras, formado por jovens de um projeto social do Haiti. Detalhe: duas partidas tiveram com o placar de 10 a 0, foi entre Coritiba e União Barbarense, em Bauru, e Capivariano e Fluminense, em Capivari.

EMOÇÃO NOS CAMPEONATOS EUROPEUS
2016 foi de surpresas nos campeonatos europeus - temporada 2015-2016. Na Esapnha, o Barcelona de Neymar, Suárez e Messi ganhou o 24º título de 'La Liga'. Na Alemanha, o Bayern Münich foi campeão da temporada 2015-2016 da 'Bundesliga'. Em Portugal, o Benfica conquistou o 35º título da Primeira Liga. Na Itália, o Juventus foi campeão da 'Serie A' pela 32ª vez. Na França, o Paris Saint Germain conquistou o hexacampeonato com oito rodadas de antecedência. E na Inglaterra, o campeão do Premier League foi para um time pequeno que se tornou gigante ao longo da temporada 2015-2016. O Leicester City Football Club superou até os clubes gigantes do país e conquistou o seu primeiro título da competição com duas rodadas de antecedência, além da classificação para a temporada 2016-2017 da UEFA Champions League. Para Gian Oddi, comentarista da ESPN Brasil, a conquista do Leicester City foi 'o maior feito da história do futebol mundial'.

CHAMPIONS: REAL CONQUISTA A 'UNDECIMA'
O Real Madrid ficou em segundo lugar em 'La Liga' - com um ponto de diferença com o Barcelona, mas conquistou a UEFA Champions League pela décima primeira vez. A grande final foi em 28 de maio no estádio San Siro, em Milano, na Itália. O Real enfrentou o Atletico de Madrid e virou um clássico espanhol - e na mesma cidade. No primeiro tempo, Sergio Ramos abriu o placar para o Real, mas no segundo, o Ferreira Carrasco empatou o jogo por 1 a 1 e foi para a prorrogação - que não teve gols. A decisão foi nos pênaltis. O time de Cristiano Ronaldo venceu o time do técnico Diego Simeone e consagrou campeão da temporada 2015-2016 da Liga dos Campeões. Na Liga Europa, o Sevilla conquistou o seu quinto título na final em 18 de maio no St. Jakob-Park em Basileia, na Suiça. O time espanhol venceu o Liverpool por 3 gols a 1.

LIBERTADORES: NACIONAL CONQUISTA O BI
Na Taça Libertadores da América, a campanha dos times brasileiros foi 'tipo' razoável. Grêmio, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Atlético Mineiro são os clubes que participaram nesta edição. Dos que avançaram para a próxima fase, apenas o Palmeiras ficou de fora. Nas oitavas-de-final, Grêmio e Corinthians ficaram de fora, enquanto São Paulo e Atlético-MG avançaram para as quartas. Aliás, São Paulo e Atlético-MG disputaram para conseguir a unica vaga brasileira para as semifinais. O 'tricolor paulista' venceu o 'Galo' nas oitavas, mas nas semifinais, perdeu para o Atlético Nacional, da Colômbia, e ficou de fora da decisão, que foi entre Nacional e Independiente del Valle. No primeiro jogo da final, em 20 de julho, o time colombiano empatou com o time equatoriano por 1 a 1. No segundo jogo, em 27 de julho, vitória para o Nacional por 1 a 0 e com o placar agregado de 2 a 1, o 'El Verde' levou o bicampeonato da Libertadores, classificando para o Mundial de Clubes da FIFA.

COPA SUL-AMERICANA: UMA FINAL QUE NÃO ACONTECEU
O Club Atlético Nacional de Medellín também disputava a Copa Sul-Americana 2016 como vencedor da Superliga Colombiana de 2016. Entre as oito equipes brasileiras que participaram da competição estão Sport, Flamengo, Coritiba, Figueirense, Vitória, Cuiabá - campeão da Copa Verde 2016, Santa Cruz - campeão da Copa do Nordeste 2016 e estreante da competição - e a Chapecoense. A final seria entre Nacional de Medellín e Chapecoense, marcado para 30 de novembro e 7 de dezembro. Mas a final não aconteceu por conta do trágico acidente que matou 71 pessoas - a maioria jogadores - próximo a cidade de Medellín. O Nacional enviou um pedido à Confederação Sul-Americana de Futebol para que se reconhecesse a Chapecoense como campeã como forma de homenagem às vítimas e à equipe brasileira. O pedido foi aceito pela entidade e em 5 de dezembro, a CONMEBOL anunciou o clube catarinense como campeão da edição 2016 e disputará a Libertadores no próximo ano.

BRASILEIRÃO 1: TÍTULO PARA O ATLÉTICO-GO E A VOLTA DO VASCO À SÉRIE A
No Campeonato Brasileiro, muitas emoções - como diz o cantor e compositor Roberto Carlos. Na Série D, o Volta Redonda venceu o CSA por 4 gols a 0 e conquistou o título. Além de Volta Redonda- RJ e CSA-AL, os clubes que vão disputar a terceira divisão do ano que vem são Moto Club-MA e São Bento-SP. Na Série C, o Boa Esporte venceu o Guarani no placar agregado de 4 a 1 e ganhou a edição deste ano. Além de Boa Esporte-MG e Guarani-SP, os clubes que vão disputar a segunda divisão do ano vindouro são ABC-RN e Juventude-RS. Os rebaixados para a quarta divisão de 2017 são América de Natal-RN, River-PI, Guaratinguetá-SP e Portuguesa-SP. O Mogi Mirim foi punido pelo STJD com a perda de quatro pontos por escalação de jogador irregular. Mesmo assim, não foi rebaixado para a Série D. Na Série B, o Atlético-GO conquistou o título com duas rodadas de antecedência. O time goiano venceu o Tupi de Juiz de Fora por 5 a 3 e rebaixou o time mineiro. Além do Tupi-MG, os clubes que vão disputar a terceira divisão do próximo ano são Bragantino-SP, Sampaio Correia-MA e Joinville-SC. Na parte de cima, os times que classificaram para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2017, além do Atlético-GO, são Avaí, Bahia e Vasco da Gama. Vasco que conseguiu a vaga na última rodada, para a alegria do 'famoso' cavalinho cruz-maltino do 'Fantástico', da TV Globo.
*
BRASILEIRÃO 2: PALMEIRAS É ÊNEA; INTER É REBAIXADO
E na Série A, alegria de lado e tristeza de outro. O Palmeiras fez a sua melhor campanha na competição e conquistou o título pela nona vez faltando duas rodadas de antecedência. Na 37ª rodada, o 'Verdão' venceu a Chapecoense por 1 gol a 0  na Arena Palmeiras, em São Paulo. E olha que dois dias depois da partida, ocorreu o trágico acidente do clube catarinense que matou 71 pessoas na Colômbia. Em função da tragédia, a última rodada da Série A, que era em 4 de dezembro, foi adiada para o dia 11. A decisão era a disputa pra não cair. O Inter, que liderou três vezes nesta edição, enfrentou o Fluminense. O time gaúcho abriu o placar, mas o tricolor carioca empatou e complicou a situação do clube. Ou seja, pela primeira vez em 107 anos, o Sport Club Internacional caiu para a Série B do Brasileirão - o que era esperado. E olha que teve quatro técnicos ao longo desta edição. Primeiro foi o Argel, depois foi o Falcão, depois foi Celso Roth e nas últimas rodadas da competição, a diretoria contrataram o Lisca. Segundo os analistas, a má gestão influenciou a queda. Aliás, o Internacional era um dos clubes que ainda não caíram para a segunda divisão - como São Paulo e Flamengo. Agora, o Internacional vai disputar a segunda divisão do Brasileirão do próximo ano com o Figueirense, América-MG e Santa Cruz. Enquanto isso, os classificados para a Libertadores do próximo ano são Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético Mineiro. Botagogo e Atlético Paranaense disputará a Pré-Libertadores.





GRÊMIO É PENTA NA COPA DO BRASIL
E na Copa do Brasil, quem se deu bem foi o Grêmio. O 'Imortal Tricolor' fez a sua melhor campanha na competição e na grande final contra o Atlético Mineiro, entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro - era em 30 de novembro mas foi adiado devido ao trágico acidente na Colômbia, venceu no placar agregado 4-2 e conquistou o quinto título. O último foi há 15 anos, em 2001. O 'tricolor gaúcho' garantiu uma vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. E mais, o Grêmio é o time que tem maior campeão da competição com cinco títulos, considerado o 'Rei de Copas'.  No vídeo abaixo, a trajetória do 'Imortal Tricolor' na edição 2016 da Copa do Brasil.



E encerro os destaques do esporte com uma vinheta que a TV Globo põe antes de cada transmissão de futebol e que traduz quase tudo o que citamos nesse post.



No próximo post, os destaques do mundo da comunicação.

 ►Veja Também 
#01 :: TOP20 NEWS

*Com informações e apoio do: GLOBOESPORTE.com, ESPN, UOL, Rádio Globo, Estadão Conteúdo, IG, Reuters, Revista GQ Brasil, BBC, Extra, O Globo, VEJA.com e Diário de Notícias - Lisboa.

---