sábado, 15 de setembro de 2012

USA Today completa 30 anos com novo visual e muitas novidades

Periódico ganhou novo projeto gráfico
nesta sexta-feira.
Créditos: Newseum

O jornal USA Today completa 30 anos neste sábado, 15 de setembro. E para comemorar, o jornal ganhou uma nova logomarca, o novo projeto gráfico, o novo site e aplicativo para o Facebook.

O jornal, com sede na cidade de McLean, no estado americano de Virgínia, foi lançado há 30 anos, no dia 15 de setembro de 1982, com o objetivo de ser o jornal para todos os Estados Unidos. Tinha uma proposta visual inspirada na TV e pretendia oferecer uma leitura rápida, altamente informativa, abusando dos recursos gráficos. Hoje o USA Today é o jornal de maior circulação nos EUA, com quase 2 milhões de exemplares por dia em papel. E pra mim, provavelmente é um dos jornais de maior circulação no mundo.

Em um comunicado ao jornal, a reforma completa do USA Today foi criado para mostrar coragem na narrativa visual e trazer "vozes fortes" para suas histórias. O novo logotipo reflete "o pulso da nação.

O novo logotipo do jornal, será um infográfico que muda com a notícia, contendo uma foto ou imagem que representa as principais notícias do dia.

O objetivo da nova fase do periódico é reposicionar a publicação como uma marca de notícias, em lugar de uma marca de jornal, afirmou seu editor e presidente, Larry Kramer.

O novo jornal chegou às bancas nos EUA nesta sexta-feira, 14 de setembro, e o site muda neste fim de semana. Também haverá novos aplicativos para tablets, celulares e até Facebook. O novo site quer “levar a informação visual a outro nível”, diz a empresa, com mais cor, fotos e gráficos.

Novos cadernos do jornal. O logotipo do periodico reflete
"o pulso da nação".
Créditos: Divulgação
Enquanto na versão impressa, algumas seções ganharão fotos pela primeira vez, (como a States, que significa “estados”, em inglês) e a página de meteorologia terá um visual mais limpo, o ambiente digital verá mais coberturas em vídeo em tempo real, mapas interativos sobre o clima e análises e comentários mais ágeis. O usuário poderá personalizar a interface do site. Em ambas as mídias, a digital e a física, a infografia será valorizada, e recursos como os QR Codes aparecerão no papel, permitindo o acesso a links e vídeos a partir da câmera de um smartphone. Esse sistema já usa nos jornais aqui no Brasil, como o jornal O Globo, no Rio de Janeiro e o Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, no Recife.

Com o redesenho do USA Today, a produção das plataformas digitais e do impresso será unificada, incluindo os anúncios, que serão mais interativos na internet (semelhantes aos recursos observados em revistas no iPad). E comentários no Facebook e no Twitter passarão a ser incluídos nas cartas dos leitores. Como faz nos jornais O Globo e Diário do Amazonas, em Manaus. A seção de indicadores financeiros foi condensada e ganhará explicações sobre as flutuações dos mercados diariamente.

Veja como vai ser o novo visual do periodico neste vídeo da MSNBC. O vídeo é em inglês.

Esse novo projeto gráfico do jornal USA Today é CHIQUE NO ÚLTIMO! Nota 10!

Fonte: O Globo, Midia Mundo e USA Today