domingo, 7 de setembro de 2014

Samsung lança o óculos de realidade virtual e smartphone de display curvado


No último dia 3, a Samsung lançou o óculos de realidade virtual. É isso mesmo. O Gear VR, foi feito em parceria com a Oculus, empresa comprada pelo Facebook e criadora do Oculus Rift. O acessório trabalha em conjunto com o também anunciado Galaxy Note 4, nova versão do aparelho da empresa sul-coreana que combina características de smartphones e tablets.

Ao contrário de outros acessórios de realidade virtual, como o próprio Oculus Rift e o Project Morpheus, da Sony, o Gear VR não tem fios e usa o próprio Galaxy Note 4 como tela e fonte de energia e processamento. O usuário encaixa o "phablet" nos óculos para acessar seu display de resolução Quad HD – 2.560 x 1.440 pixels, mais de duas vezes maior que o Full HD (1080p) do Note 3 – e transformá-lo em uma experiência tridimensional.

O Gear VR vem com um botão sensível ao toque usado para navegação, uma adaptação do botão "voltar" visto nos aparelhos Galaxy e um medidor de volume. O óculos de realidade virtual foi apresentado antes do início da feira de tecnologia IFA, que acontece em Berlin, na Alemanha (ou Deutschland). Segundo a Samsung, o Gear VR será lançado ainda este ano, mas não diz o preço dos óculos.

Outra novidade da Samsung é os novos smartphones da linha Galaxy. O Galaxy Note 4 tem uma tela Super Amoled de 5,7 polegadas com resolução Quad HD, e segue o design de borda de metal do Galaxy Alpha, anunciado em agosto. O novo "phablet" da Samsung tem câmera traseira de 16 Megapixels (MP), leitor de digitais, 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de memória RAM. A caneta S Pen também foi atualizada e é mais sensível e precisa. O Note 4 é um pouco maior que o anterior, com 176 gramas e 8,5 mm de espessura, e roda a versão 4.4.4 do KitKat, edição mais recente do sistema operacional Android.

A Samsung mostrou também o Galaxy Note Edge, que diferente dos aparelhos Galaxy's e outros smartphones, tem um display curvado de 5,6 polegadas que "escorre" por uma das laterais do aparelho. De acordo com a empresa, a ideia é que o display curvado forneça aos usuários "uma nova forma de acessar informação e interagir com seu dispositivo móvel, fornecendo acesso rápido aos aplicativos e alertas mais usados – tudo com o deslizar do dedo". Já pensou... O Galaxy Note 4 será lançado em outubro nos Estados Unidos. O Note Edge chega até o final do ano. Os dois 'phablets' e o óculos de realidade virtual não tem previsão de chegar ao Brasil.

E nesta semana, na próxima terça, 9, a Apple vai lançar a nova geração do iPhone, que terá display's maiores e com o novo processador, além de lançar o relógio inteligente da empresa.

Fonte: G1 e RTVE.es