segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

#DESTAQUESDE2015 // #07 :: Julho



O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2015, selecionados por mim. E hoje, na sétima parte da série, vamos aos destaques de Julho.

Começamos os destaques de julho pelos Jogos Pan-Americanos que aconteceu em Toronto, no Canadá. A cerimônia de abertura foi no dia 10, onde teve a belíssima apresentação de Cirque du Soleil. Durante duas semanas teve de tudo no 'Pan'. A começar pela Ingrid Oliveira, de Saltos Ornamentais. Considerada a 'Musa do Pan', a atleta errou o quarto salto da plataforma de 10m ao cair de costas na água. Minutos depois, ela se recuperou, fez o quinto salto nas preliminares e ficou em sétimo lugar. Abalada, a atleta preferiu não dar entrevistas. A técnica Andreia da Silva, disse que conversou com ela 'para parar com esse negócio de internet'. Isso porque quando chegada ao Canadá, Ingrid postou uma foto com o maiô de treino nas redes sociais e recebeu comentários ofensivos e deselegantes. No dia seguinte, Ingrid de Oliveira deu a volta por cima, saltou novamente na plataforma de 10m, mas não levou a medalha. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.com, ela planeja ousar 'um salto mais difícil', nas Olimpíadas 2016.


O grande destaque foi a Natação. No feminino, a pernambucana Etiene Medeiros fez história e se tornou a primeira a conquistar o ouro na modalidade. Ela venceu nos 100m de costas, e duas horas depois, foi prata nos 50m livre. No masculino, o nadador Thiago Pereira - que fez bonito na Cerimônia de Abertura segurando a bandeira do Brasil, fez feio no 'Pan'. Motivo: nos 400 metros medley, ele foi desclassificado pelos árbitos porque teria tocado apenas uma das mãos, quando deveria tocar com as duas simultaneamente. Com a reviravolta, o ouro caiu nas mãos do também brasileiro Brandonn Almeida, que havia terminado em segundo. Apesar disso, o 'Mister Pan' conquistou três ouros: 4x200m livre, 4x100m livre e 4x100m medley. Além da prata nos 200m medley e bronze de 200m peito. Desde os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003, Thiago soma 23 pódios e virou maior nome da história dos 'Pan'.


No futebol masculino, a seleção olímpica se deu bem, mas perdeu para o Uruguai - que levou ouro na final contra o México. No feminino, depois da decepção no Mundial Feminino - disputado no mesmo país, as meninas se deram bem e conquistaram o ouro. Um dos destaques foi a goleada sobre o Equador por 7 gols a 1. E esse placar eu me conheço bem e você sabe como é, né?! Ouro também no basquete masculino, no handebol masculino e no caratê feminino com a Natalia Brozulatto. No Hóquei masculino, o time não conquistou medalha mas garantiu a vaga nas Olimpíadas com direito a festa 'À la Timão'. E o tenista Hugo Calderano foi o 1º não chinês campeão de tênis de mesa no 'Pan' em 20 anos. O atleta de 19 anos bate compatriota Gustavo Tsuboi na decisão verde-amarela e quebra sequência de títulos de chineses naturalizados nos Jogos Pan-Americanos.


No fim das contas, o 'Time Brasil' se deu bem e ficou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas com 141 no total - somando 41 ouros, 40 pratas e 60 bronzes, igualando o número de Guadalajara há quatro anos atrás. Os Estados Unidos ficou em primeiro com 265 medalhas (103 ouros, 81 pratas e 81 bronzes), o Canadá em segundo com 217 (78 ouros, 69 pratas e 70 bronzes) e Cuba ficou em quarto com apenas 97 medalhas (36 ouros, 27 pratas e 34 bronzes). Durante 17 dias de competições, milhares de atletas do continente americano estiveram juntos em um só sentimento. Transformaram Toronto na capital do esporte e foram saudados e reverenciados na noite do dia 26, na Cerimônia de Encerramento. Com direito à ginga da capoeira e do maculelê, os canadenses levaram à risca o refrão da música do 'Pan' - com a canção 'Juntos Somos Um' em português. Eles lembraram que é a miscigenação de diversas culturas que formam o Canadá. E será assim em Lima, no Peru, onde os Jogos Pan-Americanos serão realizados daqui a quatro anos, em 2019. E é um esquenta para os Jogos Olímpicos que vai acontecer no Rio de Janeiro em agosto no ano que vem.

Quem também ganhou a medalha de ouro foi a cidade de Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, com a Ponte Anita Garibaldi, que foi inaugurada no dia 15. A construção da estrutura durou três anos e custou R$ 774.369.322,71. A estrutura da nova Ponte de Laguna, erguida sobre as lagoas de Imarupi e Santo Antônio, entre os km 313,1 e 315,9 da BR-101, foi construída com blocos de concreto. Com 2,8 mil metros de extensão, tem os 400 metros da parte central suspensos por 60 cabos de aço. Os mastros Norte e Sul fazem a sustentação central. A chamada torre Norte tem estaqueamento de 65 metros e a Sul, de 52 metros. São duas faixas para cada sentido da ponte, separados por barreiras de concreto. O acostamento tem largura de 3 metros. A nova Ponte de Laguna era esperada há anos por motoristas que enfrentaram congestionamentos frequentes no trecho sul da BR-101, que trafegavam pela antiga ponte de Cabeçuda - que ficava ao lado. Depois da inauguração da nova ponte, a estrutura passará por recapeamento e continuará sendo usada, mas localmente por moradores da região, informou o chefe da delegacia metropolitana da Polícia Rodoviária Federal em Tubarão, Wilmen Vieira. Será a primeira temporada veraneia que os motoristas vão passar na Ponte. Mas além dos condutores, quem ganhou foi a cidade que lutou para ver o sonho que virou realidade.

O racismo foi um dos principais destaques de julho. No dia 3 - dia nacional de combate à discriminação racial, a jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo, foi vítima de comentários racistas na fanpage do Jornal Nacional no Facebook. Alguns internautas escreveram comentários racistas no post que tem uma foto de Maju, e várias pessoas saíram em defesa dela. Os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos gravaram um vídeo postado no Facebook em que dão um recado, com a equipe do JN. Eles mostraram um cartaz e gritaram a "#SomosTodosMaju". No Twitter, a hashtag #SomosTodosMajuCoutinho chegou ao topo dos tópicos mais comentados. À noite, depois a previsão do tempo no JN - onde ela apresenta, William Bonner voltou a falar - desta vez ao vivo - sobre as ofensas racistas sofridas pela jornalista. Maju agradeceu o carinho e as milhares de mensagens de carinho recebidas, e concluiu: "Os preconceituosos ladram, mas a Majuzinha passa". Uma semana depois, a Polícia de São Paulo identificou um adolescente de 15 anos suspeito de ter publicado agressões racistas na internet contra a Maria Júlia Coutinho. O autor dos ataques criminosos mora em Carapicuíba, na grande São Paulo. Ele foi ouvido pela polícia e liberado. O adolescente vai responder por ato infracional e pode sofrer alguma medida socioeducativa. A polícia está tentando identificar outros envolvidos. Além do Bonner, diversos famosos se manifestaram também nas redes sociais mostrando seu apoio a Maju. Entre eles, o apresentador Serginho Groisman, os cantores Thiaguinho e Alcione e as atrizes Sheron Menezes e Carol Castro.

Novas revelações sobre a Corrupção na FIFA em julho. No dia 2, a justiça americana pediu à Suíça a extradição dos sete dirigentes da FIFA. O pedido diz que os acusados de corrupção usaram o sistema financeiro americano. Um dos presos está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. No dia 6, a Concacaf, Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe, anunciou um pacote de medidas com o objetivo de combater a corrupção e melhorar a transparência, após o envolvimento de dirigentes da entidade em um escândalo que manchou a imagem da entidade. No dia 9, ex-membro do Comitê Executivo e ex-secretário-geral da Concacaf, o americano Chuck Blazer, foi banido de todas as atividades relacionadas ao futebol por resto da vida. Em meio à escândalos, o presidente Joseph Blatter, que já anunciou a renúncia ao cargo, disse que não é responsável pelo comportamento dos membros do Comitê Executivo. Aliás, falando em Blatter, um caso inusitado aconteceu no dia 20. Antes de começar a entrevista coletiva, um humorista fez protesto contra o presidente. O inglês Simon Brodkin apareceu, vestido como suposto representante da Coreia do Norte, em frente à mesa onde o suíço sentou-se. Blatter chamou os seguranças, mas o comediante jogou notas de dinheiro na direção do mandatário. A imagem correu o mundo.

A Operação Lava Jato também dominou a imprensa em julho. No dia 2, teve a 15ª fase que foi batizada de 'Conexão Mônaco', e a Polícia Federal prendeu o o ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Zelada. Ele foi citado por delatores como um dos beneficiários do esquema de corrupção. No dia 14, a PF deflagrou a Operação Politeia (nome batizado porque no livro “A República” o filósofo grego Platão descreve uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção.), com a execução de mandados de busca e apreensão na residência de políticos suspeitos de envolvimento com o esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operção Lava Jato. Um dos seis políticos suspeitos está o senador Fernando Collor (PTB-AL), que na casa dele, os agentes levaram três carros de luxo: uma Ferrari, um Porsche e uma Lamborghini. No dia 16, o ex-consultor da Toyo Setal Júlio Camargo afirma que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu propina de US$ 5 milhões para que um contrato de navios-sonda da Petrobras fosse viabilizado. No dia 20, três executivos da Camargo Corrêa são condenados por lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa. É a primeira sentença contra dirigentes de empreiteiras na Lava Jato. No dia 24, uma investigação aponta que empresas do Grupo Odebrecht utilizaram contas bancárias na Suíça para pagar propina a ex-diretores da Petrobras. Pagamentos foram feitos a Paulo Roberto Costa, Renato Duque, Pedro Barusco, Jorge Zelada e Nestor Cerveró, de acordo com autoridades suíças. Três dias depois, um documento apreendido na Odebrecht aponta que funcionários do alto escalão da Petrobras recebiam presentes do ex-diretor da empresa Rogério Araújo. Entre os 'brindes' estavam pinturas de artistas renomados, como Alfredo Volpi. Entre estas e outras, a Operação Lava Jato completou no dia 30, 500 dias. Neste período, foram 48 prisões preventivas, 46 prisões temporárias, 138 pessoas denunciadas, 30 condenadas, R$ 870 milhões recuperados e outros R$ 2,4 bilhões bloqueados em contas bancárias nacionais e estrangeiras, como diz os dados do Ministério Público Federal.

Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou no dia 17, o seu rompimento político com o governo Dilma Rousseff. Cunha acusou o Planalto de orquestrar denúncias contra ele na operação Lava Jato. Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República disse que a decisão de Cunha foi de cunho "estritamente pessoal" e que as ações da Presidência da Casa devem ser pautadas pela "imparcialidade e pela impessoalidade." No mesmo dia, Eduardo Cunha fez o pronunciamento em rede nacional de rádio e TV. Enquanto o presidente da Câmara fez o balanço dos trabalhos durante cinco minutos, houve gritos, vaias e batidas de panelas nas grandes cidades como São Paulo e Rio. A hashtag #CunhaNaCadeia ficou entre os tópicos mais comentados do Twitter durante o dia. Durante o pronunciamento, os tuiteiros citaram que o presidente não conseguiria ler teleprompter. Afinal, o Cunha estava olhando para a câmera ou para o teleprompter?! E olha que não gosto de citar política aqui, mas...

No noticiário econômico, destaque para o governo federal que "cortou na carne". No dia 22, foi anunciado um corte adicional do Orçamento de 2015 de R$ 8,6 bilhões, totalizando um contingenciamento acumulado de R$ 79,4 bilhões nos gastos entre todos os poderes no ano. Além disso, o governo anunciou a revisar a meta de economia para pagar os juros da dívida – o chamado superávit primário – para R$ 8,747 bilhões este ano, o equivalente a 0,15% do PIB, ante previsão anterior de R$ 66,3 bilhões (1,19% do PIB). Segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a revisão não significa um relaxamento da politica fiscal, mas sim "realismo" e "transparência”.  Durante a reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária no Rio de Janeiro, o ministro da Fazenda diz que Brasil passa por transição 'um pouco difícil', e ressaltou que o momento é de ter 'clareza e determinação'. Em entrevista à jornalista Miriam Leitão, exibida no dia 23 na GloboNews, Joaquim Levy diz que 'Ajustar a meta não quer dizer reduzir esforço fiscal'.

As incertezas da economia impactou a alta do dólar (US$). Além disso, a crise da dívida da Grécia e a fraqueza das bolsas da China influenciou a moeda americana em frente ao Real (R$). No dia 1º, a cotação era de R$ 3,14. Na última semana de julho, a moeda almentou e no dia 27, atingiu a cotação de R$ 3,36. Foi a maior cotação desde o dia 28 de março de 2003, quando o dólar encerrou a sessão a R$ 3,3757. Outro dado preocupante foi a inflação, que no primeiro semestre foi a mais alta desde 2003, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que a inflação deve ter uma redução "mais rápida" em 2016. Ao ser questionado sobre a alta do dólar, ele apontou que o câmbio tende a se estabilizar.


Enquanto isso, a Bolsa de New York City sofreu apagão no dia 8. A causa foi uma falha técnica que manteve os negócios suspensos por mais de três horas. A paralisação começou por volta das 11h30 e retomou as negociações às 15h15. Durante a interrupção dos negócios, a NYSE informou, por meio do Twitter, que estava "trabalhando para resolver o mais rápido possível".

E quem quer tirar um Passaporte, terá que pagar mais. No dia 10, a Polícia Federal e a Casa da Moeda apresentaram o novo modelo de passaporte comum brasileiro, que passou a ter validade de dez anos e itens de segurança mais avançados. Isso é legal! Mas o preço ficou 'salgado'. O valor mudou de R$ 157,05 para R$ 257,25, um aumento de 64,8%. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, justificou o aumento dizendo que o valor era reajustado com base na inflação. A taxa para emissão do documento não sofria alteração há quase dez anos. Com a alteração do prazo de validade, o sistema de criptografia dos passaportes teve a segurança aprimorada. O passaporte comum continua azul, mas a capa ganhou cinco estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul e a inscrição "Passaporte Mercosul" em amarelo. Ou seja, ficou bonito, mas o preço...

A Grécia dominou o noticiário internacional em julho. Depois que o país entrou em situação de calote (ou "default") porque não pagou uma parcela de € 1,6 bilhão da dívida com o FMI, os gregos votaram em referendo no dia 5 e decidiram não aceitar as condições dos credores do país em troca de ajuda financeira, dando o primeiro passo para o que pode culminar na saída do país da zona do euro. As medidas exigidas pelos parceiros europeus incluíam aumento de impostos e cortes nas aposentadorias. Com 100% dos votos apurados, o "não" ficou com 61,31% dos votos. Como a crise ficou mais grave, os bancos foram fechados para evitar que os gregos saquem tudo o que têm e quebrem as instituições. No dia 13, os líderes europeus concordaram em fazer um terceiro programa de resgate para a Grécia, de até € 85 bilhões, mas ainda exigiram medidas duras, como aumento de impostos, reformas no sistema previdenciário e mais privatizações. No dia 15, o parlamento grego aprovou o primeiro pacote de reformas para conseguir dinheiro para saldar parte do que deve aos credores. Com isso, o Eurogrupo deu aval prévio ao empréstimo. Dois dias depois, a União Europeia aprovou uma antecipação de € 7,16 bilhões do pacote de ajuda que vem sendo negociado, para que o país não dê "calote" no pagamento de € 3,5 bilhões que tem que fazer na segunda-feira ao Banco Central Europeu. No dia 20, a Grécia pagou os recursos devidos ao FMI e foi declarada adimplente pelo órgão. A Europa pressionou para que a Grécia aceite as condições e fique na zona do euro. Isso porque uma saída pode prejudicar a confiança do mundo na região e na moeda única. O Fundo Monetário Internacional firmou que a Grécia pagou sua dívida atrasada que somava cerca de € 2 bilhões.

Ainda na Europa - só que mudando de assunto, outro destaque foi a invasão de imigrantes vindos do Oriente Médio e norte da África. A principal foi entre as fronteiras de França e Reino Unido. A polícia francesa informou que entre 1,5 e 2 mil o número de imigrantes que tentavam atravessar o túnel sob o Canal da Mancha na cidade francesa de Calais. O porta-voz do Eurotunnel, disse que os imigrantes "tentam por todos os meios atravessar" o Canal da Mancha rumo à Grã-Bretanha, e destacando que isto acontece "todas as tardes". Durante a greve no Porto de Calais, os Imigrantes irregulares se aproveitaram da longa fila de caminhões para entrar nos compartimentos traseiros e, assim, tentar pegar "carona" rumo ao Reino Unido, como em busca de melhores condições de vida. O mais dramático foi no dia 29, quando um jovem sudanês clandestino foi atropelado por um caminhão e morreu. Desde o início de junho, nove pessoas já morreram na tentativa de cruzar o canal.

O mês de julho foi chuvoso no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, 50 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. O governo do Estado decretou estado de emergência para 26 dos 36 municípios afetados. Segundo informações da Defesa Civil, a situação mais grave se concentrou nos municípios de Esteio, Gravataí e Cachoerinha, na Região Metropolitana, e em Porto Alegre, na Zona Norte e nas ilhas do Guaíba. Em 24 horas, choveu quase todo o volume esperado para o mês de julho em algumas cidades do Rio Grande do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Santa Catarina, as chuvas deixaram ruas alagadas e deslizamentos na Grande Florianópolis. E no Paraná, as chuvas do sudoeste do Paraná deixou um tornado que causou 50 pessoas feridas. Segundo a SOMAR, os ventos chegaram a 115 km/h. 67 cidades paranaenses foram afetadas pelos temporais.

Dois #FLAGRANTES marcaram em julho. Em Maceió, um caminhão de lixo ficou atolado na areia e acabou sendo "engolido" pela água após a maré subir na Praia da Avenida. Funcionários da empresa que presta serviços de limpeza pra Prefeitura dizem o pneu do caminhão furou e o motorista não conseguiu sair com o veículo antes que a maré enchesse. Uma pá carregadeira foi usada para tentar retirar o veículo de dentro do mar. Os funcionários da empresa usaram uma corda, mas ela rompeu impedindo o resgate. Quando a maré baixou, o caminhão foi retirada e ninguém ficou ferido. O caminhão já teve sua carga esvaziada e não houve risco de qualquer impacto ambiental.

E na África do Sul, um ataque de tubarão parou a etapa do Mundial de Surfe, o WSL. No dia 19, o australiano Mick Fanning sofreu um ataque de tubarão logo no início da final do evento, contra o compatriota Julian Wilson. As câmeras mostraram o momento do ataque. O tricampeão estava parado em sua prancha quando foi surpreendido pelo animal. Ele tentou se proteger com a prancha e afastar o tubarão com socos. Demonstrando um semblante de desespero, Fanning chegou a ser atingido no rosto e foi derrubado na água. Em determinado momento, o australiano sumiu das imagens causando grande apreensão. Logo depois, reapareceu tentando nadar para a costa. Não demorou muito e a equipe da organização se deslocaram para a cena do ataque e socorreram os surfistas. Ainda bem que o Fanning saiu da água sem ferimentos, assim como Julian, que havia surfado em direção ao amigo para tentar ajudar. Já o tubarão chegou a arrebentar a corda que prendia a prancha ao pé do australiano, mas não o machucou. O ataque que foi registrado ao vivo causou a suspensão da etapa em Jeffreys Bay. Foi o primeiro registro de ataque de tubarão na história do circuito mundial de surfe.

No Rio de Janeiro, um cliente de uma operadora de celular teve 'dia de fúria' no dia 27. Irritado por não conseguir fazer o cancelamento do plano, ele voltou no carro, pegou uma marreta e destruiu parcialmente uma loja da telefônica na Barra da Tijuca. O nome do cliente não foi divulgado. De acordo com a Polícia Militar, os agentes chegaram ao local e ele já havia ido embora. O gerente da loja não quis acompanhar os policiais até a delegacia. Em nota, a Nextel lamentou o fato e informou que nenhum colaborador ou cliente sofreu ferimentos. A empresa disse ainda que está fazendo o levantamento dos prejuízos financeiros e avaliará eventuais medidas que o caso comportar. É...

O lançamento do Windows 10, da Microsoft, foi o assunto que dominou o mundo #HighTech de julho. O novo sistema operacional da empresa é muito diferente do que as outras versões. Uma das novidades foi a volta do menu 'Iniciar', que ficou ausente no Windows 8. Além do novo navegador que substituiu o Internet Explorer, o Microsoft Edge. Além disso, o Windows 10 conta com o aplicativo 'Cortana', uma assistente pessoal que aprende as preferências do usuário do sistema para fazer recomendações, informar o jeito mais rápido de acessar informações no aparelho e na internet, além de lembrar compromissos e atividades agendadas. Antes do lançamento, os usuários do Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 receberam uma notificação para atualizar o programa. Basta clicar no ícone do Windows no canto inferior à direita na barra de tarefas, escolher a opção “Reserve your free upgrade” e digitar o e-mail para receber a confirmação de reserva. Quando o sistema operaçional lançado no dia 29, uma notificação será enviada. O processo de envio do aviso para renovar o sistema demorou semanas. A gratuidade vale até junho de 2016. E em relação a este que vos escreve, a instalação do Windows 10 quase paralisou os meus trabalhos, mas tudo voltou ao normal. E com certeza, o Windows 10 está revolucionando o mundo da informática na empresa, assim como os dois sistemas operacionais Windows XP e Windows 7, que fizeram sucesso nos últimos quinze anos.

Outro destaque #HighTech de julho foi o lançamento do primeiro smartphone da Xiaomi feito no Brasil. O aparelho chama-se 'Redmi 2' e chegou para concorrer com o Motorola 'Moto G', o Nokia (que virou Windows Phone) Lumia e o Samsung Galaxy Win 2 Duos. Com tela de 4,7 polegadas, o aparelho roda com o Sistema Operacional Android 4.4.4 KitKat e conta com o processador Quad-core de 1,2 GHz e memória RAM de 1 GB, além com entrada para cartão microSD de até 32 GB e bateria de 2265 mAh. Têm dois chips e uma câmera traseira de 8 megapixels e uma frontal 2 megapixels. As vendas começaram no dia 7 e custa apenas R$ 500. Considerado a 'Apple Chinesa', a Xiaomi é a terceira maior fabricante mundial de aparelhos e fica atrás apenas da Apple e da Samsung. Para se ter uma ideia, a empresa vendeu 34,7 milhões de smartphones no primeiro semestre de 2015. Em 2014, foram vendidos 61 milhões de aparelhos.

No noticiário de #TELEVISAO, destaque para o fim do 'Programa da Tarde' na Record. A atração durou três anos. Durante o período, o programa passou por várias modificações. O programa causou vários micos como a Ticiane Pinheiro que fez a coreografia do "Quadradinho do 8" e o cantor e ator Maurício Mattar que, entrosado com a plateia, decidiu criar um suspense quanto ao nome da pessoa, mas que falhou. Dois grandes quadros marcaram o programa: "Patrulha do Consumidor" e "Além do Peso". O programa foi criado com intuito de alavancar as tardes da emissora - faixa a qual nunca conseguiu se posicionar -, e não atingiu os resultados esperados. Às vésperas de ter o fim do "Programa da Tarde" decretado pela Record, Britto Jr. recorreu às redes sociais para tentar salvar seu trabalho. Ao longo da mensagem, o âncora bradou: "diga não às reprises e enlatados. Diga sim a tv feita ao vivo!". A atitude foi extremamente mal vista pela direção da emissora, que anunciou oficialmente o fim do programa, que teve a última edição ao vivo no dia 10. Uma semana depois, a atração voltou, só que desta vez foi gravado e ficou no ar até o dia 27, quando substituiu o horário de novelas. Era comandado por Britto Jr. e Ticiane Pinheiro, mas já contou com Ana Hickmann, que hoje apresenta o matutino "Hoje em Dia". Os quadros "Patrulha do Consumidor" e "Além do Peso" migraram para o 'matinal'.

A Justiça vetou as crianças de seguirem no programa 'Bom Dia e Cia', do SBT. Segundo o jornalista Maurício Stycer, do portal UOL, as crianças Matheus Ueta, 11 anos, e Ana Júlia, 8, foram retiradas da apresentação do programa por terem uma carga de trabalho acima do que podem para as suas idades - 9 e 7 anos, respectivamente. Pega de surpresa com a decisão, que ocorreu no dia 14, Silvia Abravanel, que é diretora do núcleo infantil da emissora, anunciou em seu perfil no Facebok que iria apresentar a atração. No dia seguinte, ela comandou o 'Bom Dia & Cia' e explicou a situação para o público. No início, até cometeu um erro: em vez de chamar um desenho, pediu a ligação de uma criança. O assunto gerou repercussão no Twitter e ficou na liderança por vários momentos no 'Real Time' do IBOPE em São Paulo, com picos de 7 pontos. Uma semana e meia depois, o juiz Flavio Bretas Soares reconsiderou a sua decisão e concedeu um novo alvará para que Matheus Ueta e Ana Julia voltem a trabalhar na televisão. Ao portal UOL, a filha de Silvio Santos contou que a ideia de ter um adulto no matutino era antiga.

Na TV por Assinatura, destaque para o novo satélite da Claro TV. No dia 15, o StarOne C4 foi lançado no com sucesso pelo foguete Ariane 5, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. O equipamento foi construído pela SSL (SpaceSystem Loral), consumiu investimentos de US$ 321 milhões por parte da Embratel e tem vida útil inicialmente prevista para 15 anos. Um dos papéis principais do novo satélite será permitir à Claro TV ampliar a sua capacidade de canais em alta definição, no Brasil e nas operações de língua hispânica da holding América Móvil, mas também haverá aplicações de telecomunicações remotas do grupo mexicano. A novidade beneficiou os clientes, que há meses não trouxe novidades significativas em sua grade. Enquanto isso, a Oi lançou o satélite SES-6 - lançado em 2014, que trouxe mais canais em alta definição e a inclusão de todos os canais de TV aberta em HD, o que é inédito na TV por assinatura via satélite no Brasil. Atualmente a Claro TV utiliza o StarOne C2 na posição 70W para cobrir o território brasileiro, mas o satélite não possui capacidade técnica para nos canais HD ou SD, além de novos serviços como conteúdo sob demanda. Com o StarOne C4, a operadora vai trazer novos canais SD ou HD - incluindo aqueles que saíram do line-up, como os canais Esporte Interativo. Enquanto a Oi e Claro se mordeniza com os seus novos satélites, a SKY Brasil ainda continua com o antigo. Segundo o site Exorbeo, a operadora (que virou auge na década de 2000) anunciou que o novo satélite será lançado no meio do ano que vem. Será?! A cuidemos...

Quatro personalidades morreram em julho. No dia 11, o teórico da Comunicação boliviano Luis Ramiro Beltrán, morreu aos 85 anos. Ele recebeu o Cóndor de los Andes, a máxima condecoração boliviana, e o Prêmio Nacional de Jornalismo em 1997, por sua contribuição à comunicação. No dia 16, o ex-jogador uruguaio Alcides Edgardo Ghiggia, faleceu aos 88 anos. Ele foi o autor do gol que deu a virada e o título mundial na decisão daquele Mundial de 1950, vencida pela Celeste por 2 a 1 no Maracanã. No dia 21, o político Luiz Paulo Conde faleceu aos 80 anos. Ele foi prefeito do Rio de Janeiro pelo PFL de 1997 a 2000. Em 1999, rompeu com Cesar Maia após este perder a eleição ao governo do estado para Anthony Garotinho. Entre as suas principais realizações de Conde estão projetos iniciados na primeira gestão de Maia, quando ainda era do PFL, como o Favela-Bairro e o Rio Cidade, ambos projetos de urbanização. No dia 24, a atriz britânica Natasha Parry faleceu aos 84 anos. Ela se casou em 1951 com Brook, que a dirigiu em várias ocasiões, entre elas na produção "O rei Lear", em 1953. Natasha participou de filmes como 'Romeu e Julieta' e 'Oh! Que bela guerra'. Seu último filme foi "Le Goût des myrtilles", de 2014.

E o mundo automobilístico ficou de luto em julho. no dia 17, o piloto francês Jules Bianchi morreu nove meses após um grave acidente no Japão. Ele havia sofrido uma lesão axonal difusa no cérebro, em razão da forte desaceleração do impacto com o trator, em Suzuka. Bianchi ficou internado no Japão por quase dois meses e havia sido transferido para a França depois que seu quadro clínico foi estabilizado. Desde então, poucas novidades sobre a evolução do piloto eram divulgadas. O jovem de 25 anos de idade foi a primeira morte na categoria em razão de um acidente de corrida desde 1994, quando Ayrton Senna perdeu a vida no GP de San Marino e uma série de medidas de segurança foram implantadas na F-1.

As lâmpadas incandescentes saíram de cena. Desde o dia 1º, foram proibidas as vendas de lâmpadas de 60 watts nas lojas de todo o país. A medida é para economizar energia (em tempos de crise hídrica no Sudeste) e fixar índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro. A partir desta data, só poderão vender as lâmpadas fluorescentes e de LED - a mais recente. As fluorescentes economizam cerca de 70% a 80% de energia, e as de LED, eficiência de 80% a 90% superior às incandescentes. Os os preços estão mais caros mas consomem menos energia. No mesmo dia em que as incandescentes de 60 watts saíram de cena, as de 25 watts e de 40 watts deixam de ser fabricadas, mas as que estiverem em estoque ainda poderão ser vendidas até 30 de junho de 2016.

Mais um jornal impresso que saiu de circulação no Brasil. No dia 17, o jornal 'Brasil Econômico' encerrou as atividades na versão impressa. Lançado em 8 de outubro de 2009, o 'Brasil Econômico' tornou-se o segundo maior jornal financeiro do país, atrás do 'Valor Econômico' - que completou 15 anos em 1º de maio. Faz parte do grupo português Ongoing e Ejesa. O jornal tinha um formato tabloide (ou berliner 'compacto') e com papel salmão. O diário era voltado para os clientes do mercado corporativo e com um grafismo parecido como os outros jornais do mundo. Durante 1.473 edições do jornal, não houve informações oficiais sobre a circulação, já que não tem a medição do Instituto Verificador de Circulação. Em 2013, a sede da operação foi transferida de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde são publicados os demais títulos da Ejesa: Meia Hora e O Dia. Segundo o jornal 'O Estado de S. Paulo', o fim do 'Brasil Econômico' já estava discutido há alguns meses. As dificuldades financeiras influenciou o fechamento do periódico. Ao todo, cerca de 40 profissionais foram - entre jornalistas e diamagradores. Oo 'Brasil Econômico' se juntou aos outros quatorze jornais que foram fechados ou encerraram as edições impressas no Brasil em apenas seis anos.

Enquanto isso, houve comemoração na mídia impressa brasileira. No dia 29, o jornal O Globo completou 90 anos. O jornal foi fundado em 29 de julho de 1925, pelo jornalista Irineu Marinho (1876-1925). Naquela época, o periódico era vespertino. Um mês depois da fundação, Irineu faleceu e foi herdado pelo seu filho Roberto Marinho (1904-2003), que trabalhava na empresa como repórter e secretário particular do pai. Entretanto, Roberto preferiu deixar o comando da empresa nas mãos do jornalista Euclydes de Matos, amigo de confiança de seu pai. Somente assumiu o controle da empresa após a morte de Euclydes, em 1931. Ao longo de nove décadas, o jornal O Globo teve muitas evoluções. Foi o primeiro jornal do Brasil a publicar uma telefoto (ou imagem transmitida via rádio) e a primeira da América Latina a publicar imagem em cores. Além da criação de uma edição dominical e da padronização de títulos e textos. O periódico reformou o grafismo em 1995 e 2012, lançou o seu portal na internet em 1996, criou o primeiro vespertino digital do país em 2012, chamado de 'O Globo a Mais', e um ano depois, lançou o seu acervo digital que resgata a memória do jornal. Atualmente, O Globo é o segundo maior jornal do Brasil em circulação paga, atingindo uma tiragem de 204 mil exemplares - segundo dados do Instituto Verificador de Circulação em 2014, tirando as assinaturas digitais. Na semana de aniversário, o jornal reproduziu a capa da primeira edição de 1925 e disponibilizou gratuitamente o acervo digital por dois meses. Além do 'Globo Repórter Especial', que homenageou as nove décadas do jornal. Um periódico que, como diz os dois slogans, é 'muito além do papel de um jornal' que 'muda a histótia do nosso tempo'.

E pra encerrar os fatos que marcaram em julho, mais um fato inusitado. Um jornalista se despediu do jornal com a frase escondida em obtuário. Foi na Folha de S.Paulo no dia 13. Em seu último texto publicado na seção de obituários, o jornalista Pedro Ivo Tomé fez com que a inicial de cada parágrafo formasse a frase "Chupa Folha". Em nota, a 'Folha' condenou a atitude "antiprofissional" do jornalista e estuda ações legais que tomará contra o ex-funcionário. O autor da frase 'escondida' foi formado em direito e pediu demissão para trabalhar na área. Afinal, esse jornalista que fez 'bobagens' no texto do jornal sério é 'Mensagem Subliminar'?! Merece - e muito - #ProChuveiro e um chute #NACANELA.

No próximo post, os destaques de agosto.

 ►Veja Também 

*Com informações e apoio de: G1, G1 RS, G1 SC, G1 PR, G1 AL, G1 DF, G1 RJ, G1 Oeste e Sudoeste (PR), Agencia France Presse, Reuters, Metro Jornal, Zero Hora, Correio do Povo, O Estado de S. Paulo, Agência O Globo, Memória O Globo, Wikipedia, Portal IMPRENSA, GloboNews, BBC, GLOBOESPORTE.com, ESPN.com.br, Portal EGO, Site NaTelinha, Olhar Digital, eXorbeo, CONVERGECOM.com.br e Meio&Mensagem. 

---