quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A crise entre Esporte Interativo e Grandes Operadoras de TV paga sobre a 'Champions'


Na semana passada teve início a fase de grupos da UEFA Champions League, que começou antes, em julho e agosto, com as três pré-eliminatórias e a fase de 'playoffs'. A temporada 2015/2016 pode ser vista no Brasil, mas quem tem TV por Assinatura, está enfrentando dificuldades. Isso porque os direitos de transmissão da 'Champions' que era da ESPN durante 20 anos, pertence com exclusividade na TV paga ao Esporte Interativo, canal que recentemente faz parte do Grupo Turner - que tem a TNT, Warner Channel e Cable News Network (CNN). O contrato dura três temporadas e vai até 2018.

A jornalista Clara Albuquerque tornou a
primeira mulher a comentar uma partida de futebol.
Desde 1995, a ESPN brasileira fez a grande cobertura da Copa dos Campeões - que foi aumentando a cada temporada. Mas em outubro de 2014, o Esporte Interativo adquiriu a exibição do torneio com exclusividade na TV paga. Quando a 'Champions' chegou ao 'EI', o canal teve novas contratações, novo visual e a primeira mulher que comenta as partidas - o que surpreendeu a todos.

Mas o problema é que o Esporte Interativo não está disponível nas principais operadoras de TV por Assinatura - como NET, SKY e Claro (que estava disponível até maio deste ano). Um dos motivos é a falta de espaço no Satélite e via Cabo - onde a grade de canais estão 'praticamente' lotada e que dificulta a entrada de dois canais do 'EI'. O que deixa os clientes revoltados e alguns reclamam ou até abandonam às grandes operadoras, enquanto outras reclamam pelo canal.

Atualmente, o Esporte Interativo e 'EI MAXX' (que substituiu o Esporte Interativo Nordeste), além do 'EI MAXX 2', está disponível nas operadoras Oi, GVT, Vivo e algumas operadoras a cabo como MultiPlay, Além do sinal aberto na Parabólica comum com o StarOne C2, mas com horário diferenciado. O que deixa 12% dos assinantes que recebem os dois canais do 'EI' na TV paga.

Para aqueles que tem SKY, NET e Claro, a opção é acompanhar as partidas da 'Champions' na Globo e Bandeirantes, ambas que exibem o torneio na TV aberta. A Globo exibe os jogos a partir das oitavas-de-final, enquanto a Band exibe toda a competição - da fase de playoffs até a grande final - sendo uma partida por semana. E torcemos para que as principais operadoras de TV paga recebem os dois (ou até três) canais do Esporte Interativo para acompanhar as partidas do maior torneio de futebol do mundo. Porque senão, a coisa vai ficar feia...

*Com informações da Folha de S. Paulo, Site NaTelinha e Site Trivela.

---