domingo, 10 de agosto de 2014

Disputa dos direitos autorais entre Macaco X Fotógrafo: Afinal, quem é o dono?


Afinal, de quem é o dono? Fotógrafo ou próprio macaco...
Amigos, todo mundo gosta de tirar uma 'selfie' e posta no Twitter, Facebook ou Instagram, seja em grupo ou até você mesmo. Um dos 'selfies' mais vistos e comentados nas redes sociais é a apresentadora Ellen DeGeners, onde durante a premiação do Oscar, em Março deste ano, em Los Angeles, ela tirou a foto com alguns dos atores e atrizes indicados ao prêmio. A foto foi parar no Twitter e até hoje, ..

Mas o 'selfie' mais polêmico aconteceu num zoológico na Indonésia, em 2011. O macaco pegou a câmera de um fotógrafo profissional britânico David Slater e tirou a própria 'selfie'. Uma não, várias fotos. O que deixou o fotógrafo muito irritado. Ainda bem que a máquina foi recuperada minutos depois. O fotógrafo diz que os primatas se encantaram com seus reflexos e também com o barulho feito a cada clique, e por isso exploraram o equipamento do profissional, criando uma série de selfies.

A história ganhou destaque recentemente com a publicação de um documento de transparência da Wikipedia , que mostra pedidos para remoção e alteração de conteúdo. A fundação afirma se tratar de uma fêmea, mas a informação não consta na reportagem de 2011 do jornal britânico Daily Telegraph , que espalhou o selfie pelo mundo. O caso vai levar o fotógrafo para a Justiça a Fundação Wikimedia e pedir US$ 30 mil (quase R$ 70 mil) de indenização. Para a Wikimedia, a foto não pertence nem o macaco e nem ao próprio fotógrafo.

Um caso que está virando polêmica e vai virar uma novela, caso se prolongar nos próximos dias. Uma confusão...

Fonte: UOL Notícias e G1