terça-feira, 3 de março de 2015

TV Digital: emissoras se preparam para o cronograma do 'apagão analógico' pelo Brasil


No Paraná, a RPC utiliza a palavra 'Analógico' para os telespectadores
que veem o sinal analógico, avisando a migração para o sinal digital.
A partir do ano que vem começa o desligamento do sinal analógico nas emissoras de televisão pelo Brasil para a migração da Televisão Digital Terrestre, como eu falei aqui neste blog no final do ano passado. Segundo o Ministério das Comunicações, o início do chamado 'apagão analógico' começa com um teste que será realizado em Rio Verde, no estado de Goiás, no final deste ano. Se a transição de sinal ocorrer sem problemas, começa a migração que vai acontecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, a partir de abril de 2016. Até 2018, todas as emissoras de televisão das capitais e grandes cidades do interior do Brasil vão transmitir totalmente em digital, o que pode algumas emissoras que continuam transmitir em sinal analógico ficar fora do ar e parte da população vai ficar sem ver TV em analógico.

Durante o período, a Agência Nacional de Telecomunicações e as emissoras de televisão locais e nacionais vão se preparar e informar, durante a programação, a data de desligamento do sinal analógico. Mas um belo exemplo acontece no estado do Paraná. Desde o final do ano passado, a RPC exibe avisos na versão analógica do sinal que transmite à região de Curitiba. A afiliada da Rede Globo no estado está reforçando o alerta para que o telespectador paranaense entenda direitinho a razão de ler a palavra "analógico" no canto inferior direito da tela, além de uma mensagem que recomenda que você nos procure para tirar suas dúvidas. Quem estiver sintonizando a programação via sinal analógico verá na tela o aviso "Analógico", no canto inferior direito, sobre o logo da emissora. Quem acompanha a programação via sinal digital não terá nenhuma alteração. A RPC diz ainda que para tirar dúvidas sobre o por quê disso acontecer e sobre como evoluir para a tecnologia digital, entre em contato pelo telefone +55 (41) 3321-5777.

Essa iniciativa deveria ser um exemplo para as outras emissoras pelo Brasil, tanto nacionais, quanto locais. Até as proximidades da data, vamos divulgar neste blog, mais informações e serviços sobre o 'apagão analógico' na televisão brasileira.