sábado, 16 de fevereiro de 2013

Termina hoje mais um Horário de Verão... Mas a estação do calor segue!


Os relógios devem ser atrasados em uma hora, em 11 estados e no
Distrito Federal, além do estado do Tocantins.

Após 119 dias, termina à zero-hora de domingo, 17, mais um Horário de Verão. A temporada 2012/2013 do Horário de Verão começou no dia 21 de outubro, pontualmente à zero-hora. Foi a 40ª temporada desde 1931 e 28ª temporada seguida desde 1985.

Os estados que vão atrasar os relógios em uma hora são as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do estado do Tocantins, que voltou a aderir a mudança após 9 anos. Por isso, os moradores das regiões Norte e Nordeste, sofreram mais uma vez sem o fuso de Brasília, de 1 ou 2 horas a menos.

Vale lembrar que as regiões Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

A temporada 2012/2013 do Horário de Verão rendeu uma redução na demanda no horário de pico de cerca de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo, segundo informação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, divulgada ontem. As informações são do Segundo o portal G1, com informações da agência Reuters. No horário de verão anterior, ou seja, na temporada 2011/2012, a redução de demanda no horário de pico foi de 2.555 MW, representando 4,6%. Ou seja, teve uma leve queda. Ainda de acordo com a ONS, se térmicas não estivessem ligadas, a economia seria de R$ 200 milhões.

Com o fim do Horário de Verão, os bancos, os aeroportos, o comércio e a programação das emissoras de rádio e Televisão locais, voltam tudo ao normal a partir de domingo.

Veja o meu post sobre o início do Horário de Verão do ano passado neste blog clicando aqui.

Olha, vou falar uma coisa, eu, como todo mundo, sofre com o Horário de Verão nos primeiros dias, mas tem que acostumar, né?! E com o fim do Horário de Verão, será mais complicado ainda, hein?!

 ►Saiba mais 
Confira a cronologia do Horário de Verão no Wikipedia
Meu comentário sobre o início do Horário de Verão no ano passado

Próximo Horário Brasileiro de Verão, na temporada 2013/2014 será sempre a meia-noite do terceiro domingo de outubro, que provavelmente será no dia 20. E tomara que a região Nordeste inclui o Horário de Verão. Por isso, vamos acompanhar...

A #BOANOTÍCIA é que o #Verão2013 continua e vai até o dia 20 de março, na quarta, quando começa a estação onde as folhas caem: o outuno. Mas, pra mim, eu gosto das quatro estações! Não tem comparação!

Então, aproveite a estação do sol e calor!