quarta-feira, 9 de abril de 2014

Enfim, começam as obras de reurbanização da Lagoa do Parque Solón de Lucena


A Lagoa do Parque Solón de Lucena, que fica no Centro de João Pessoa, vai passar por reurbanização, já a partir desta semana. Com a assinatura da ordem de serviço das obras de revitalização da Lagoa, feita pelo prefeito Luciano Cartaxo, serão iniciadas uma série de obras que vai da dragagem na Lagoa até a reforma no Parque, onde tem os quiosques de alimentação e os ipês que florescem o local. As obras começam esta semana, mas a revitalização da Lagoa foi apresentada entre março e agosto do ano passado, e até agora, nada foi resolvido. Vale lembrar que o último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, há 80 anos atrás, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, que só foi executado na década de 30. A partir daí, nenhuma mudança, nenhuma alteração, e aos poucos, a Lagoa do Parque Solón de Lucena ficava numa precariedade, mas apesar disso, o local virou, até hoje, um dos cartões-postais da cidade de João Pessoa.

Na primeira fase, serão iniciadas as obras de desassoreamento da Lagoa, processo que consiste na retirada de resíduos sólidos alojados no fundo, e deve durar cerca de 90 dias. O material removido neste processo será reaproveitado na revitalização do antigo lixão do Roger. No entorno da Lagoa será construída uma nova parede de contenção para aumentar a resistência contra as águas das chuvas. Porque a cada chuva forte, a água da Lagoa transborda e alaga ruas e parcialmente o parque. Olha só na imagem abaixo como fica a Lagoa em dias de chuva forte...


Também será construído um cinturão de proteção sanitária, que incide em instalar uma tubulação para interceptar possíveis lançamentos de esgotos clandestinos. Com isso, a Lagoa passará a receber apenas água das chuvas.

Outro destaque da obra da revitalização da Lagoa é a construção do túnel de escoamento das águas, que vai da Lagoa para o Rio Sanhauá. Para ter esse processo, a Prefeitura de João Pessoa vai usar um “método não destrutivo”. Ou seja, a obra será executada no subsolo, processo semelhante ao utilizado na construção de linhas de metrôs subterrâneos. Vale destacar que esta será a primeira obra construída em João Pessoa através desse método, que reduz os transtornos das obras na rotina da população.

Após a conclusão da primeira etapa do projeto, será desenvolvido o plano de urbanização da Lagoa. Nesta segunda etapa, a Lagoa será transformada em um parque com opções de esporte, lazer, cultura e artes. O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida da população. Tudo isso com iluminação e segurança de alto padrão.

A primeira fase da obra, que já foi licitada, contará com investimentos de mais de R$ 20 milhões. As obras da primeira etapa serão concluídas em aproximadamente doze meses. Já a segunda etapa será licitada entre os meses de maio e junho, para serem iniciadas em agosto.

A previsão é que a obra deve custar R$ 20 milhões, a partir da primeira fase. As obras da primeira etapa, que já foi licitada, serão concluídas em até doze meses, entre abril e junho de 2015. Depois vem a segunda etapa, que será licitada entre os meses de maio e junho, para serem iniciadas em agosto. Resumindo, a Lagoa do Parque Solón de Lucena vai ficar bonito no final do ano de 2015 e início de 2016. E vai ser muito bom não só para a população e para o turista, como o comercio, principalmente os quiosques que trabalham na Lagoa. E a partir desse post, vamos acompanhar nos próximos dias e meses, a movimentação das obras desse lugar que eu mais frequento quando eu passo em João Pessoa. Afinal, 'estamos de olho'!

*Com informações do Jornal da Paraíba e Portal Correio