quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

#DESTAQUESDE2012 // Os destaques de Setembro


Continuando nossa série especial neste blog sobre o que foi notícia em 2012, vamos aos destaques de Setembro, que pegou fogo mais ainda, hein?!

Créditos: Reprodução/TV Amazonas
Setembro começou com festa na região Norte. No dia 1º de setembro, a Rede Amazônica completou 40 anos. A emissora foi ao ar pela primeira vez no dia 10 de agosto de 1972, em fase experimental. Depois de um mês de testes, no dia 1º de setembro de 1972, às 18 horas, Hora da Amazônia, foi inaugurada a TV Amazonas, canal 5 de Manaus, com festa de abertura. Às 19h, horário local, era exibido o 1º telejornal, que é o 'Jornal do Amazonas'. Foi o primeiro produto noticioso da emissora e seu primeiro apresentador foi o jornalista Paulo José. O telejornal está no ar até hoje. Durante os três anos de funcionamento, a TV Amazonas não era afiliada a nenhuma rede nacional de televisão, levando ao ar material que sobrava da programação de emissoras como a TV Record, que era retransmitida pela TV Ajuricaba e a TV Tupi, retransmitida pela TV Baré, ambas na época. Assim, a emissora era independente. Mas veio a expansão, Em 14 de junho de 1974, é inaugurada em Boa Vista, a TV Roraima. Inicialmente pertecente ao governo do território federal do estado, a TV Amazonas envia partidas gravadas de futebol da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, e posteiormente as redes Tupi, Record, Globo e Bandeirantes. A Boa Vista ficava 800 km de Manaus e as viagens eram diárias e demoradas. No mesmo ano, em 26 de setembro, o governo de Roraima transfere a concessão da emissora para os proprietários da TV Amazonas. Assim, nascia então a Rede Amazônica de Rádio e Televisão, que se expandiu para toda a Amazônia Ocidental e mais o estado do Amapá. No mesmo mês, oficialmente a televisão só chegou Roraima em setembro de 1974. Na segunda quinzena de dezembro do mesmo ano a TV Roraima entrou em operação experimental e entrou no ar em 29 de janeiro de 1975. Em 13 de setembro de 1974, era inaugurada a TV Rondônia, de Porto Velho. No mesmo ano, inaugurava a TV Acre, do Rio Branco (16 de outubro de 1974) e no dia 25 de janeiro de 1975, era inaugurada a TV Amapá, do Macapá. No mesmo ano, em 1975, a Rede Amazônica se afiliou a Rede Bandeirantes de Televisão, 11 anos depois, a emissora passou a ser afiliada a Rede Globo. Hoje, a Rede Amazônica tem 13 emissoras de TV nos cinco estados da região Norte: 6 em Rondônia, 3 no Amazonas, 2 no Acre, 1 no Amapá e 1 em Roraima. É a maior rede regional de TV na região Norte do país, perdendo para a Rede Liberal, que tem 9 emissoras no Pará.

Créditos: Divulgação/Jornal da Paraíba
E mais um jornal brasileiro que digitalizou todo o acervo. No dia 5, o Jornal da Paraíba, lançou no dia em que o jornal completou 41 anos, o acervo digital. No site do acervo, o leitor-internauta confere na íntegra, todas as edições do jornal desde 2008, isso aconteceu na primeira fase. Até o começo do ano que vem, todas as edições do jornal estão disponíveis na internet. Com essa iniciativa, o Jornal da Paraíba se torna o primeiro jornal paraibano a digitalizar seu acervo completo, desde a primeira publicação em 5 de setembro de 1971, e colocá-lo ao dispor dos leitores. Uma missão que envolve cerca de 15 pessoas, mais de 300 mil páginas e investimentos da ordem de R$ 150 mil. E não foi a primeira vez que o Jornal da Paraíba lançou o acervo digital do jornal. No ano passado, a Folha de S. Paulo teve toda a digitalização na internet. No dia 23 de maio, o jornal O Estado de S. Paulo, também tem o seu arquivo digital desde 1875. O Jornal do Brasil, que está fora de circulação desde setembro de 2010, mas tem a versão online, o primeiro no Brasil, teve sua digitalização entre 1966 até a década de 90. Muito boa essa iniciativa!

Créditos: Newseum
E mais novidades em Setembro. O jornal USA Today completou 30 anos no dia 15, com uma nova logomarca, o novo projeto gráfico, o novo site e aplicativo para o Facebook. O jornal, com sede na cidade de McLean, no estado americano de Virgínia, foi lançado há 30 anos, no dia 15 de setembro de 1982, com o objetivo de ser o jornal para todos os Estados Unidos. Tinha uma proposta visual inspirada na TV e pretendia oferecer uma leitura rápida, altamente informativa, abusando dos recursos gráficos. Hoje o USA Today é o jornal de maior circulação nos EUA, com quase 2 milhões de exemplares por dia em papel. E pra mim, provavelmente é um dos jornais de maior circulação no mundo. Em um comunicado ao jornal, a reforma completa do USA Today foi criado para mostrar coragem na narrativa visual e trazer "vozes fortes" para suas histórias. O novo logotipo reflete "o pulso da nação. O novo logotipo do jornal, será um infográfico que muda com a notícia, contendo uma foto ou imagem que representa as principais notícias do dia. O objetivo da nova fase do periódico é reposicionar a publicação como uma marca de notícias, em lugar de uma marca de jornal, afirmou seu editor e presidente, Larry Kramer. O jornal ganhou o novo projeto gráfico na sexta porque circula nos dias úteis e por isso, não circula aos sábados e domingos. Esse novo projeto gráfico do jornal USA Today é 'porreta'! Nota 10!

Revista francesa 'Closer' publicou a princesa de Topless.
Créditos: Reprodução/NBC News
O mês de setembro foi marcado de escândalos. A revista italiana "Chi" publicou na segunda-feira, 17, uma edição especial dedicada às fotos de Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, de topless, no mesmo dia em que a justiça francesa examina a ação apresentada pelo príncipe William e sua esposa contra a revista "Closer", a primeira a divulgar as imagens. No mesmo dia, o diretor do 'Irish Daily Star', o jornal irlandês que no sábado passado publicou as fotos de Kate Middleton fazendo topless, foi afastado de seu cargo a editora Independent Star Limited. Segundo um comunicado, o grupo com sede em Dublin decidiu suspender Michael O'Kane enquanto investiga como foi tomada a decisão de publicar as polêmicas imagens, divulgadas originalmente pela revista francesa 'Closer'. A divulgação dessas imagens gerou uma forte polêmica na Irlanda, que inclusive ameaça provocar o fechamento do tabloide. Em sua edição de sábado, este jornal sensacionalista decidiu divulgar imagens da esposa do príncipe William da Inglaterra sem a parte de cima do biquíni feitas na França e que foram vetadas por todos os meios de comunicação do Reino Unido. Essa revista francesa quepublicou as fotos merece um chute #NACANELA, hein?!

Enquanto isso, no julgamento do Mensalão, sete condenados, entre eles, Pedro Corrêa, Valdemar Costa Neto, Romeu Queiroz, José Borba e Roberto Jefferson. E mais, uma reportagem publicada na revista “Veja” afirma que Marcos Valério, apontado como o operador do mensalão, disse a pessoas próximas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o "chefe" e "fiador" das operações e tinha conhecimento do suposto esquema, atualmente em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com a revista, a reportagem foi feita com base em declarações de parentes, amigos e pessoas associadas a Marcos Valério. É...

O mês de setembro foi marcado de campanhas eleitorais em todos os municípios do Brasil, mas, o candidato do PTdoB que concorria a prefeitura da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, deu entrevista ao Jornal da EPTV, Edição de Ribeirão Preto, na terça-feira, 18. Durante a entrevista, os jornalistas Lucieli Dornelles e Danilo Scochi, perguntaram ao candidato sobre as propostas do Chiarelli, mas o candidato falou em outro assunto e não falou das propostas dele. Olha, eu assisti este vídeo, mas eu não falo mais nada, assista o vídeo até o final. A entrevista ganhou o mundo, hein?! Veja a entrevista deselegante, como diz a apresentadora da TV Globo, Sandra Annenberg.


Uma falha interrompeu o fornecimento de energia por volta das 16h de sábado, 22, em vários municípios da Região Nordeste. O problema atingiu ao menos seis estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Ainda bem que durou pouco.

Na seção #ÉCULTURA, as séries "Modern family" e "Homeland" foram os dois grandes destaques da 64ª edição do Emmy, maior premiação da TV americana e popularmente conhecido como o oscar da televisão, realizada no domingo, 23, no Nokia Theatre, em Los Angeles, nos EUA. "Homeland", que tem a participação da atriz brasileira Morena Baccarin, derrubou o favoritismo de "Downton abbey" e levou os prêmios de melhor atriz, melhor ator e melhor série dramática e roteiro. Aplaudido de pé pelo público, o ator Michael J. Fox , que se recupera da doença de Parkinson e deve voltar à TV em 2013, apresentou a última categoria da noite. Ele entregou aos produtores de "Modern family" a estatueta de melhor série de comédia. A produção também arrematou os prêmios de melhor ator e atriz coadjuvante e melhor diretor.

Psy canta e dança 'Gangnam Style' com os apresentadores
do programa 'Today Show', na NBC em New York City.
Créditos: Reuters/Brendan McDermid

E o hit da internet de setembro foi #GangnanStyle, do cantor sul-coreano Psy. O vídeo tem 220 milhões de visualizações no YouTube - número que só cresce - e é fácil dizer o porquê. Nenhuma habilidade em língua coreana é necessária para apreciar a dança do "cavalo-maluco" do artista gordinho e massivamente divertido, o refrão viciante da canção e a maravilhosamente estranha série de desventuras do vídeo. Por baixo da superfície engraçada e esquisita da canção que conquistou o mundo, entretanto, está um afiado comentário social sobre os novos ricos do país e Gangnam, o distrito próspero onde muitos deles vivem. Gangnam é só uma pequena fatia de Seul, mas inspira uma complicada mistura de desejo, inveja e amargura. Gangnam é o endereço mais cobiçado na Coreia, mas há menos de duas gerações era pouco mais do que algumas casas isoladas, cercadas por terras planas e valas de drenagem. O hit ganhou até patódias, como o Latino com a música 'Despedida de Solteiro', que vazou da internet antes do lançamento. Olha só o vídeo do cantor sul-coreano.


Setembro foi de perdas. No samba, o músico Roberto Napoleão Silva, conhecido como o "Príncipe do Samba", morreu na madrugada de domingo, 9, após seis meses de luta contra um câncer de próstata. Segundo a família, na sexta-feira, 7, ele deu entrada no Hospital Salgado Filho, no Méier, onde os médicos constataram que ele havia sofrido um AVC e que um dos rins havia parado. Após exames, os médicos constataram que outros órgãos também estavam comprometidos em função do câncer. Roberto nasceu no Morro do Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e começou a cantar no rádio, na década de 30. Na década de 40 ele realizou suas primeiras gravações e logo depois passou a ser conhecido como "Príncipe do Samba". Seu primeiro sucesso, lançado pela Star, foi "Mandei Fazer um Patuá". Roberto também gravou “Descendo o Morro", "Maria Teresa", "O Baile Começa às Nove", entre outros sucessos.

Créditos: Reprodução/SBT/TV Globo
E setembro terminou mais triste. A apresentadora Hebe Camargo, morreu aos 83 anos no dia 29. Ela lutava contra o câncer desde 2010 e morreu, segundo a assessoria do SBT, após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, nesta madrugada. Hebe é um dos maiores ícones da televisão brasileira e ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto. Nos últimos dois anos passou por cirurgias e tratamentos contra o câncer. A morte da diva causa repercussão entre artistas e políticos brasileiros. A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial em que se refere a Hebe como “minha querida amiga” e diz que ela foi “uma das mais importantes personalidades da televisão brasileira.” Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá. A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT. Ela voltaria a emissora no TeleTon, em novembro, mas morreu. Hebe é e sempre será a ETERNA rainha. Um dia depois, na abertura do programa "Domingo Legal", no SBT, o apresentador Celso Portiolli se emocionou como você vê no vídeo do canal /muitoalemdojg do YouTube.


Créditos: Carol Gherard/Band
Mas o mês de setembro termina com beleza. A gaúcha Gabriela Markus, de 23 anos é a Miss Brasil 2012, concurso que foi realizado em Fortaleza, no dia 29. Em segundo lugar, ficou a Miss Rio Grande do Norte, Kelly Fonseca, de 23 anos. A terceira colocada foi Thiessa Sickert, de 19 anos, Miss Minas Gerais. Gabriela Markus vai representar o Brasil no Miss Universo 2012 em Las Vegas, nos Estados Unidos, no dia 19 de dezembro. O Rio Grande do Sul vence o concurso pelo segundo ano consecutivo, pois em 2011 Priscila Machado foi eleita Miss Brasil. Uma curiosidade, em 58 edições do Miss Brasil, representantes do Rio Grande Sul venceram o concurso 12 vezes. Já pensou, tchê?!