terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Prestes a completar 30 anos, 'Independent' deixa de circular o impresso em março.


Prestes a completar três décadas, o jornal britânico 'The Independent' vai sair de cena na versão impressa em 26 de março. Em um comunicado ao 'The Guardian', divulgado na última sexta-feira, 12, o milionário russo Evgeny Lebedev, proprietário do periódico, disse que o foco será apenas na versão digital.

O editor disse que o site do jornal já é rentável e espera ver as receitas crescerem 50% este ano. O número de visitas à página digital do jornal aumentou 33% nos últimos 12 meses, segundo ele. Apesar da transição, Lebedev disse o Independent sempre foi um jornal pioneiro com um histórico de inovação e tem orgulho de uma herança como primeiro título nacional de qualidade verdadeiramente independente da Grã-Bretanha.

Fundado em 7 de outubro de 1986, o 'The Independent' teve altos e baixos ao longo dos 30 anos. Em 1990, a tiragem chegava a 423 mil exemplares. Mas veio as dificuldades financeiras e a circulação caiu para 40 mil. Enquanto isso, a publicação teve pontos positivos, como o ênfase a fotos e gráficos na primeira página, a evolução gráfica do jornal e foi pioneiro da Grâ-Bretanha a trocar a versão padrão (broadsheet) pelo tabloide - isso foi em setembro de 2003, que antes da mudança, o periódico foi publicado em duas versões com o mesmo conteúdo de cada um.

Em 2010, o 'Independent' criou o tabloide 'i', voltado para o público jovem e com uma tiragem de 292 mil exemplares - maior do que a co-irmã. Lançado há quase seis anos, o periódico vendeu para o grupo escocês Johnston Press por 25 milhões de libras (cerca de 32 milhões de euros).

A versão impressa do 'The Independent' será publicada pela última vez em 26 de março. Antes, no dia 20 do mêsmo mês, o dominical  'The Independent of Sunday' vão estar nas bancas com a edição de despedida.

É triste quando o periódico encerra a versão impressa e migra para o digital ou até fechar às portas - devido às dificuldades financeiras. Mesmo com o digital, o jornal impresso continua sempre vivo - hoje e sempre.

*Com informações de G1 e Folha de S. Paulo.

---