quarta-feira, 31 de julho de 2013

MTV entra uma nova fase e vira canal pago a partir de outubro

Quem assiste ou acompanha a MTV pode estar com os dias contados. A primeira rede de televisão aberta segmentada e voltada para o público jovem, entra agora numa fase completamente diferente daquela de 20 de outubro de 1990 - quando o Grupo Abril a trouxe para o País. O canal deixa o sinal aberto após (quase) 23 anos e, a partir de 1º de outubro, na terça, estará na TV paga, com nova programação e novo comando. O anúncio foi feito pela Viacom na segunda-feira, 29.

Segundo o portal Estadão e do jornal Folha de S. Paulo, a mudança, encarada por muitos do setor como o fim da MTV Brasil, é resultado do rompimento do acordo de licenciamento da marca firmado entre a Abril e o conglomerado de mídia americano Viacom. A empresa brasileira decidiu devolver a marca à americana, "como parte de seu processo de reestruturação". Em nota, a Abril disse que está "no processo de decisão sobre o futuro da sua rede de radiodifusão", que permanece sob sua propriedade. O grupo tinha direito de usar a marca até 2018.

A Viacom afirma que a nova MTV terá 350 horas de programação local, incluindo formatos diários, 'realities', sitcoms (séries cômicas), esportes radicais e séries de animação. Programas como Pranked (de pegadinhas), Guy Code (reality para o público masculino) e WorldStage (de shows) ganharão versões locais. Além disso, haverá conteúdo internacional dublado.

Em comunicado, a diretora geral da Viacom International Media Networks Américas, Sofia Ioannou, diz que o crescimento do mercado de TV por assinatura no Brasil faz deste o momento certo para lançar o canal nesse segmento. "Mudando a MTV para a TV paga, criamos uma oportunidade única na qual aproveitaremos o expertise dessa audiência, penetração de mercado, relacionamentos locais e relevância para apresentar um canal envolvente para nosso público e parceiros."

Marina Person já foi VJ da MTV durante 18 anos.
Ela disse que não gostou da notícia.
A MTV é reconhecida no Brasil. Atualmente tem mais de 100 emissoras afiliadas e retransmissoras pelo Brasil e a emissora também transmite ao vivo pela internet. A emisora já abriu seu sinal para todas as antenas parabólicas gratuitas (como o StarOne C2) de setembro de 2008 até abril de 2012. Apesar de ser uma emissora aberta em algumas capitais, a MTV é tratada como TV paga em boa parte do país. O canal nega que sua eventual distribuição livre tenha a ver com o corte de seu sinal na operadora SKY. A operadora argumenta que a mudança se relaciona ao crescimento da classe C e à demanda de anunciantes, informou o colunista Daniel Castro, naquela época em que trabalhava no jornal Folha de São Paulo e atualmente no portal R7. Na TV por assinatura, a MTV passa nas operadoras Claro TV, Oi TV, Vivo TV e CBTC TV, além da NET e operadoras locais de TV a cabo.

Além da MTV, a Viacom também é propietária dos canais Nickelodeon, VH1 e Comedy Central; ambos canais pagos e exibem aqui no Brasil pelas operadoras.

Devolver a MTV para a Viacom é mais uma etapa da reestruturação do Grupo Abril, anunciada no início do mês de junho. Naquela ocasião, a empresa anunciou o agrupamento de unidades de negócios, mas não confirmou o fechamento da emissora.

Em entrevista ao jornal O Globo, a Ex-VJ Marina Person, que trabalhou na emissora, diz que ficou completamente deprimida e observa que a emissora vai virar mais um canal genérico de programas enlatados dos Estados Unidos, o que é um retrocesso tremendo para a cultura brasileira..

E você, o que achou da nova fase da MTV? Com esse assunto, o blog lançou uma enquete que está após a contagem regressiva da Copa do Mundo de 2014, no canto direito. A pergunta é: "O que você achou da nova fase da MTV?" Vote na enquete e o resultado será divulgado nos próximos dias.