segunda-feira, 17 de março de 2014

Foi uma marcha para a PAZ!


Meus amigos, a 6ª Caminhada pela Paz, que aconteceu ontem, domingo (16), em Caaporã, Região Metropolitana de João Pessoa e Litoral Sul da Paraíba, foi muito melhor do que as outras edições que eu participei. Teve de tudo durante o percusso. Não choveu na hora da do evento e se o céu com poucas nuvens ajudou muito, a lua cheia foi maior ainda. O tema desse ano foi o Tráfico Humano, que é o tema da Campanha da Fraternidade desse ano. E o título do tema da Caminhada Pela Paz desse ano é 'Luta pela Liberdade e Dignidade humana'.

Assim como nas outras edições, o ponto inicial da Caminhada pela Paz é a Igreja de São Sebastião, no bairro de Santo Antônio. A programação do evento começou com a Missa Dominical, por volta das 15h30 (Horário de Brasília), meia hora depois de que estava programado, às 15h00. Eu cheguei faltando cinco minutos para as três da tarde e percebi a pouca movimentação. Quando eu acabou a missa, tinha um montão de gente para dar um aquecimento, dando uns retoques finais... Tudo isso para acompanhar o evento. Às 16h40, começou a apresentação da Caminhada pela Paz. O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, abriu a programação e falou sobre o tema desse ano, do tráfico de pessoas até o tráfico de órgãos, que virou notícia nos últimos dias.

Após o discurso de Dom Aldo Pagotto , foi dada a largada. Às 17h00, começou a Caminhada rumo a Igreja de São José, no bairro do Piquete. Dois trios elétricos animaram o público. Foi um trio elétrico 'emendado' a outro. O sol vai se pondo, quando às 17h16, teve a primeira parada, que foi em frente ao Fórum da cidade. A peça foi encenada pelo grupo de jovens da Família Príncipe da Paz, da Igreja de São Sebastião. Foi muito bonita. Quinze minutos depois e continuou a Caminhada que passou pela Praça do Colorido, o Centro da Cidade e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. E é na mesma rua que onde fica a igreja em que aconteceu a segunda parada (às 17h45), que foi em frente entre a Prefeitura e o Banco. A apresentação foi do grupo de jovens Soldados de Cristo, que fez uma cena que foi inspirado na novela das nove da Rede Globo, 'Salve Jorge'. E deu muito que falar. Foi uma baita encenação.

Anoiteceu e quando deu 18h00, continuou a caminhada, que passou pelo Posto de Saúde, pela academia e pela nova creche. A continuação da caminhada contou com um reforço muito especial: a lua cheia que iluminou ainda mais o percusso. Enquanto isso, as pessoas usaram um celular para iluminar em lugares escuros (como você vê numa foto ao lado), já que alguns dos postes que passaram durante o percusso estão apagados. Fiquei surpreendido com isso! Quarenta e cinco minutos depois, faltando dez minutos para as sete da noite, teve a última parada.

A última parada da Caminhada pela Paz 2014 aconteceu na antiga fábrica, na entrada do bairro do Piquete. O Padre Carlos Vieira, leu a pequena nota feita pelo Padre Pedro Targino, idealizador do evento e que não pode comparecer. O texto do Pe. Pedro falou sobre a história e o objetivo da Caminhada pela Paz, que é para combater a violência na cidade e fazer o bem para as pessoas. Passava das sete da noite que prosseguiu a Caminhada percorrendo as ruas do bairro do Piquete. Foi um percusso muito, mas muito animado. Quando por volta das 19h15, finalmente, chegamos a Igreja de São José, no bairro do Piquete. Foram 2 mil pessoas que caminharam num percusso de 3 km em uma duração de duas horas e quinze minutos.

Pra mim, a Caminhada pela Paz desse ano foi um baita surpreendente, emocionante e sensacional! E assim como nos anos anteriores, apesar do assunto deste ano, esse evento, que vira tradição na cidade e que cresce a cada ano, também eu pedi para dar PAZ na minha vida, na minha família e no Planeta. Mas também eu encontrei e reencontrei os meus amigos que prestigiaram. Desde já, dou os parabéns para a equipe da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, aqui em Caaporã, PB, que fez um baita evento. Esse ano, dou nota 10 e merecem o #ÉDEPLACA e o #TroféuWilliamBonner de hoje! E que em 2015, a Caminhada Pela Paz vai ser muito melhor do que esse ano.

Abaixo, veja mais algumas fotos que eu tirei durante a 6ª Caminhada pela Paz, aqui em Caaporã, tiradas por mim pelo celular (que também eu fiz nas edições anteriores).