domingo, 29 de dezembro de 2013

#DESTAQUESDE2013 // Os destaques de Novembro



O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na penúltima parte da série, vamos aos destaques de Novembro.

Começamos com catástrofe nas Filipinas. Um supertufão chamado Haiyan, chegou ao país no dia 8, com rajadas de vento de até 275 km/h. A supertempestade destruiu casas e igrejas. A cidade que foi mais devastada pelo Haiyan nas Filipinas, foi em Tacloban. Mais de três mil pessoas morreram. O tufão Haiyan devastou o centro das Filipinas, sobretudo as ilhas de Leyte e de Samar, deixando centenas de milhares de desabrigados, que lutam por acesso à água e comida. Os saques se disseminaram, e os sobreviventes entraram em pânico por causa da falta de água, comida e remédios. Alguns desenterravam o encanamento em busca de água. A assistência era precária.

Teve várias histórias durante e após do megatufão. Um bebê de apenas três dias que era mantido vivo por uma bomba de ar manual operada por seus pais, morreu no dia 16, em um hospital de Tacloban, nas Filipinas. Ela nasceu cinco dias após a passagem do supertufão Haiyan pelo país. Althea Mustacia teve problemas respiratórios no nascimento – ela não conseguiu estabelecer uma respiração regular ao nascer e teve que ser colocada em ventilação mecânica. Entretanto, os hospitais da cidade foram devastados pelo supertufão, e ficaram sem energia. O problema do bebê poderia ter sido resolvido com o equipamento. Entretanto, sem energia elétrica, seus pais tiveram que bombear oxigênio manualmente para seus pulmões. Eles faziam turnos para o trabalho, já que não podiam parar de bombear. Outra história é uma brasileira, que teve a casa invadida pela águas, mas com corda de lençóis ela conseguiu atravessar para casa vizinha. 'Escapamos pelo ar-condicionado', contou a missionária brasileira Lídia Caetano de Souza, de 63 anos, à BBC Brasil. E uma garota de 13 anos chegou ao local após ter passado seis dias em meio aos escombros de sua casa, ao lado dos corpos de seus familiares. Profundamente traumatizada, ela só foi capaz de dizer seu nome, Rebeca. Para o jornalista Márcio Gomes, correspondente da Globo na Ásia/Pacífico, a cidade de Tacloban era 'um inferno para as pessoas'.

Dois casos entre distâncias dos dois países aconteceu em Novembro. A ex-Miss Brasil Taíza Thomsen reapareceu no dia 4, após sete anos desaparecida. Ela fugiu com medo do ex-namorado e durante o período morou na Inglaterra. Só voltou para Santa Catarina no início de novembro, quando ela foi “resgatada pela família”. Uma semana depois, no dia 11, ela deu entrevista exclusiva (a primeira depois que ela desembarcou no dia 2) para os veículos do Grupo RBS em Santa Catarina. Taíza desabafou sobre o que a fez sair do Brasil e passar vários anos sem dar informações sobre seu paradeiro. Com sotaque carregado, depois de tanto tempo vivendo em Londres, ela afirma que deixou o país de origem temendo ser morta pelo ex-namorado.  Na época, a ex-miss trabalhava como modelo no estado de São Paulo. Filha mais nova de uma família de dois irmãos, Taíza Thomsen é natural de Joinville, no Norte Catarinense. Aos 14 anos, começou a perseguir a carreira de modelo. Ela foi a Miss Brasil 2002, mas ela foi coroada em 2003, depois que a titular perdeu o concurso por ser casada, o que vai contra o regulamento. Após ser coroada Miss Brasil, morou um tempo no Rio de Janeiro, voltou para a cidade natal e mudou-se para São Paulo em 2005. Alguns meses depois, viajou para Londres, quando tinha 23 anos de idade. “Eu fui pública, eu fui uma miss e tenho que dar satisfação agora”, justifica Thomsen para acabar com o silêncio sobre o passado, depois de quase uma década em Londres. Agora, aos 31 anos, e de volta ao Brasil, ela espera recomeçar a vida. E conclui: “Eu não pude me defender pelas coisas que aconteceram comigo aqui. Agora quero buscar justiça e recomeçar minha vida”.

E vocês lembram do menino Iruan? Aquele que virou notícia internacional ao ser disputado pelos dois ramos de sua família, separados pelo idioma, pela cultura e por uma distância de 19 mil quilômetros... E depois de pressões diplomáticas, batalhas judiciais e mobilizações populares, foi arrancado da casa dos parentes do pai, em Taiwan, para viver com os parentes da mãe, no Rio Grande do Sul? Bem, o Iruan cresceu, ele tem 18 anos, já é maior de idade e concedeu uma entrevista exclusiva para o jornal Zero Hora, de Porto Alegre, que foi publicada na edição dominical, no dia 24. Nascido em julho de 1995, Iruan é filho de um marinheiro chinês, Teng-Shu Wu, e da gaúcha Marisa Ergui Tavares, morta em decorrência de uma leucemia em 1998. O garoto passou a ser criado pela avó, Rosa Leocádia Ergui, ao lado do meio-irmão João, em Canoas. A avó costumava levar Iruan para ver o pai no Uruguai, onde Wu ia duas vezes por ano a trabalho. Em março de 2001, Teng-Shu Wu obteve autorização da avó para levar Iruan a Taiwan, onde o apresentaria a parentes. Cerca de uma semana após a chegada de pai e filho a Taiwan, Wu morreu (ao que tudo indica por complicações cardíacas). Iruan ficou sob os cuidados de tios taiwaneses. Como os tios não aceitaram devolver o garoto à família brasileira, teve início uma longa disputa, que envolveu manifestações populares, políticas e ameaças de boicote a produtos taiwaneses. Houve até manifestações dos governos de Brasil e Taiwan. Como Brasil e Taiwan não mantêm relações diplomáticas, o caso só foi resolvido por via judicial. Em fevereiro de 2004, depois de três anos, Iruan retornou ao Rio Grande do Sul. Três anos depois de seu retorno, viveu o pior momento. Passava os dias e parte das noites na rua, com uma turma mais velha. Bebia. Usava drogas. Promovia arruaças. Não aparecia na escola. Acabou reprovado três vezes. A recuperação foi tormentosa. Em vez de ficar com a avó, Iruan sentia-se mais à vontade na casa da diretora da sua antiga pré-escola, Etna Borkert, uma das pessoas envolvidas na campanha pelo seu retorno ao Brasil. Começou a visitá-la e a passar noites lá com frequência cada vez maior. Essa história chegou a termo feliz. Na nova família, Iruan tornou-se um jovem caseiro e tranquilo, que frequenta o primeiro ano do Ensino Médio, trabalha na livraria de sua antiga escola, estuda inglês e mandarim, pratica esportes e faz parte do grupo de teatro do colégio, como ator. Hoje, ele mora em um sobrado onde mora com o pai, a mãe e quatro dos oito irmãos adotivos, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Desde o retorno ao Brasil, Iruan recebe duas vezes por ano a visita de um diplomata taiwanês. O funcionário passa uma tarde com a família em Canoas, certifica-se de que está tudo bem, recolhe fotos e pergunta se o rapaz gostaria de voltar. Nas últimas vezes, Iruan respondeu que sim.

E o mês de novembro foi marcado pelo Julgamento do Mensalão. Um ano depois de o Supremo Tribunal Federal condenar 25 réus do processo do mensalão, maior escândalo político do governo Lula, 12 mandados de prisão foram expedidos no dia 15. Até o dia 16, 11 condenados haviam chegado a sedes da Polícia Federal. O único que não se apresentou até agora foi Henrique Pizzolato, que, segundo um advogado, ele fugiu e está na Itália. Entre os presos estão José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério e José Dirceu. Já o Pizzolato, o delegado Marcelo Nogueira explicou que o réu saiu do Brasil de forma clandestina, uma vez que seu nome estava na lista de procurados impedidos de deixar o país. O delegado não sabia qual era o teor completo da carta, mas disse que, segundo informações do advogado, Pizzolato havia deixado o Brasil pela cidade de Pero Juan Caballero, no Paraguai, há 45 dias. Os condenados em regime semiaberto podem obter um emprego e apresentar um requerimento à Vara de Execução Penal para sair às 7h e retornar às 19h para o presídio. O emprego deve ser interno (sem saídas da empresa) e remunerado. O empregador é quem fiscaliza a freqüência e o cumprimento das obrigações. O preso pode trabalhar em qualquer lugar, mas não pode se deslocar a mais de 100 metros de distância do local. Foi o caso do Dirceu, que ia trabalhar em um Hotel em Brasília, mas ele acabou desistindo da proposta. Outro fato é que nos primeiros dias de prisão, Genoíno passou mal e foi ao hospital, o que diz ao boletim médico que teve um problema cardíaco, mas depois, se recuperou e voltou a prisão. Condenados no mensalão poderão parcelar multas de R$ 22 milhões. Então, BEM FEITO para os MENSALEIROS NA CADEIA!


E no Rio Grande do Norte, a terra não parou de tremer em novembro. Desde o final de outubro, foram registrados mais de 500 abalos no estado, a maioria foi na cidade de Pedra Preta. E mais uma vez, a capital potiguar, Natal, sentiu tremor. Os abalos foram muitos que a Prefeitura de Pedra Preta, distante 149 quilômetros de Natal, solicitou à Secretaria Estadual de Saúde Pública o envio de psicólogos para dar apoio a moradores da cidade após sequência de tremores que vem assustando a população nos últimos dias. Várias casas estão com rachaduras que apareceram após os tremores de terra. Além disso, uma quadra de esportes da cidade foi interditada por risco de desabamento. E os moradores de Pedra Preta ficaram com medo.

Foi implodida na manhã do dia 24, o trecho do Elevado da Perimetral, na Zona Portuária do Rio, que foi considerada bem sucedida, mas alguns reflexos ainda serão reparados. Segundo a concessionária Porto Novo, duas janelas do prédio da 2ª Vara da Infância e da Juventude, na Avenida Rodrigues Alves, foram danificadas com a implosão. A Porto Novo informou ainda que já contratou um serviço e o reparo será feito nesta segunda. Em cinco segundos, cerca de um quarto do Elevado da Perimetral foi implodido e veio abaixo. Ao todo, 1,2 mil quilos de dinamite implodiram pilastras que sustentavam o trecho de pouco mais de um quilômetro do elevado, da Avenida Professor Pereira Reis até a Rua Silvino Montenegro. A demolição faz parte do projeto de revitalização da degradada Zona Portuária. Até 2015, um túnel vai substituir a Perimetral. A Rodrigues Alves será uma via expressa, sem sinais ou pontos de ônibus.

Ainda no Rio de Janeiro, no dia 5, a interdição de um estacionamento irregular no Centro, acabou em confusão e agressão física ao secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Alex Costa. Eduardo Fauzi, que se diz procurador do dono do terreno, aproveitou as câmeras ligadas para se aproximar do secretário pelas costas e agredi-lo com um tapa na cabeça, logo no início de a entrevista coletiva convocada pela Prefeitura. Durante a agressão, enq
uanto Costa falava, o homem gritou "é mentira". Após a confusão, Fauzi foi detido por guardas municipais e levado para a 4ª DP (Praça da República). Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado em flagrante por lesão corporal. Após a agressão, o secretário Alex Costa e sua assessoria deixaram o local sem falar com a imprensa. O secretário foi levado para fazer exame de corpo de delito. Fauzi foi preso em flagrante, mas poderá ser solto mediante fiança.

No interior de São Paulo, o laboratório de pesquisa do Instituto Royal, foi invadido no dia 13. quipamentos foram quebrados e materiais de pesquisa inutilizados pelos invasores, informou a diretora-geral do Instituto Royal, Silvia Ortiz. O Instituto Royal ficou conhecido em todo o país após ter sido invadido por ativistas na madrugada de 18 de outubro. Todos os cães da raça beagle que eram usados no laboratório foram levados. Os ativistas acusavam o laboratório de maus-tratos, o que instituto nega. A invasão acendeu o debate sobre o uso de animais em testes científicos em todo o país e motivou uma investigação sobre as práticas adotadas pelo laboratório. Dos 178 cães levados, quatro foram localizados abandonados na região de São Roque. O quinto cão foi resgatado pelo próprio Instituto Royal, por meio de uma ordem judicial, após o laboratório descobrir pelas redes sociais que o animal estava em uma casa, em Valinhos, SP. Inicialmente, o instituto alegou que resgatou o animal por conta de um anúncio de venda em um site da internet, mas depois voltou atrás e informou, apenas, que o animal pertence ao laboratório e, por isso, foi resgatado. O Royal divulgou o encerramento das atividades em São Roque em 6 de novembro, 19 dias após a primeira invasão. Na ocasião, o laboratório disse, em comunicado, que o encerramento das atividades estava relacionado às "elevadas e irreparáveis perdas" que sofreu com a ação dos ativistas, o que significou "a perda de quase todo o plantel de animais e de aproximadamente uma década de pesquisas". A empresa também atribui a decisão à crise na segurança, que coloca "em risco permanente a integridade física e moral de seus colaboradores".

E os moradores do Acre e parte do Amazonas foram aliviados em novembro. No dia 10, o estado o Acre e em 13 municípios do estado do Amazonas, voltam a usar o fuso horário antigo. Ou seja, o horário do Acre vai voltar a ter duas horas a menos do que o Horário de Brasília e três horas a menos durante o período do Horário de Verão. Até o dia 23 de junho de 2008 o Acre e parte de Amazonas possuíam o fuso horário de menos duas horas em relação à hora Brasília — que aumentava para três durante o horário de verão. A mudança havia ocorrido após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre. Na ocasião, Viana defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente. Desde a troca, o novo fuso horário havia causado polêmica e em 2010, um referendo foi realizado no Acre para consultar a população sobre a alteração. O resultado das urnas mostrou que 56,8% dos eleitores optaram pelo retorno do antigo horário. Mais para isso, teve muitas batalhas. A lei foi aprovada no Senado, no dia 8 de outubro, e enfim, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e foi publicada no 'Diário Oficial' no dia 31. A mudança compreende todo o estado do Acre e treze municípios do estado do Amazonas: Tabatinga, Lábrea, Eirunepé, Atalaia do Norte, Beijamin Constant, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati e Paulini. Sendo assim, o fuso do Acre e parte do Amazonas vai ser de -2h de Brasília e -5h do GMT, o Horário Meridiano de Greenwich.

As chuvas causaram estragos no Rio Grande do Sul em novembro. No total foram 36 municípios e 3.453 moradores atingidos. Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, é a cidade com mais desabrigados, ou seja, que deixaram suas casas para ir a abrigos municipais. São 205 no total. A Defesa Civil registrou alto volume de precipitação pluviométrica, que atingiu bairros como São José e Liberal. Já a maioria dos desalojados se encontra em Quaraí, na Fronteira Oeste. De acordo com a Defesa Civil, 1 mil pessoas saíram de casa para residências de parentes, vizinhos ou outro imóvel após o vendaval seguido de tempestade. No município também teve queda de granizo. No outro caso, um deslizamento de terra de um morro que fica perto de uma área residencial atingiu uma casa, que desmoronou. Morreram uma jovem de 19 anos, e sua filha, de sete meses. O pai, de 22 anos, teve fratura em uma das pernas e foi internado em um hospital.

Enquanto o RS sofreu com as chuvas, no Nordeste, caiu granizo no dia 4. Na Paraíba, a chuva de granizo que atingiu o município de Juazeirinho, acabou deixando estragos para os moradores. Casas destelhadas, muros derrubados e árvores partidas ao meio foram algumas das imagens registradas após a precipitação. Segundo a população, a chuva de granizo durou pouco mais de 10 minutos. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas, a AESA, três municípios teve registraram chuvas de granizo. Em Pernambuco, houve o registro de granizo no Agreste e na Zona da Mata Sul. Segundo o meteorologista Roni Guedes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima, a queda de granizo teve duração de 10 a 15 minutos. E no Rio Grande do Norte, choveu granizo em Santana do Seridó. O município de Santana do Seridó é uma dos 150 que estão em estado de calamidade pública por conta da seca. O estudante Denisson Santos, de 20 anos, postou uma foto com pedras de gelo que ele juntou após elas caírem sobre o telhado da casa dele e disse que também ficou bastante surpreso com a chuva de granizo. Um fenômeno que acontece (ou já aconteceu várias vezes) no sul e no Sudeste do Brasil.

Apesar da chuva de granizo no Nordeste e das fortes chuvas que causaram estragos no RS, o mês de novembro teve espetáculo no céu. No dia 3, aconteceu o eclipse solar, o último do ano. O eclipse foi visto com totalidade no norte do Oceano Atlântico a leste de Flórida, Gabão e na África, ao sul de Costa do Marfim e Gana, com o máximo de 1 minuto e 39 segundos. Aqui no Brasil, o eclipse foi observado nas regiões Nordeste nos estados do Amapá, Tocantins, Pará, Roraima e parte do Amazonas. Em Macapá, milhares de pessoas foram ao Marco Zero para ver o eclipse, que foi visto em 30%. Em Maceió, muita gente foi ao Observatório Astronômico Genival Leite Lima para ver o fenômeno. Por lá, a lua cobriu 25% do sol. Aqui na Paraíba, a lua cobriu 35% do sol. E eu vi o eclipse, apesar do tempo nublado, né?! O próximo fenômeno celeste será um eclipse lunar, no dia 15 de abril do próximo ano. Mas devido ao alto nível de luz ultravioleta emitido pelo sol, nunca se deve olhar diretamente para ele. Por isso, você tem que observar o eclipse através de uma projeção.

Um caso que chocou o país em novembro. A do menino Joaquim. O garoto de 3 anos foi desaparecido, no dia 5, de dentro da casa da mãe em Ribeirão Preto, SP. Mas o menino foi encontrado morto no dia 10, em um córrego pelo dono de um rancho, as margens do Rio Pardo, em Barretos, SP. O IML aponta que Joaquim foi jogado pelo córrego, mas quem foi... A mãe ou padastro do garoto? No mesmo dia, 10, o padrasto Guilherme Longo e a mãe Natália Ponte, foram presos. E a casa de Joaquim foi pichada com mensagens de protesto. Familiares, amigos e moradores de São Joaquim da Barra, SP, participam do velório do menino que foi enterrado no dia 11. A reconstituição da morte do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, foi marcada por um tumulto no dia 22, em Ribeirão Preto.  Durante o trajeto feito pelo padrasto de Joaquim, Guilherme Longo, em direção ao local onde ele afirma, em depoimento, que foi comprar drogas, na madrugada do sumiço da criança, populares furaram o bloqueio feito pela polícia e por pouco não agrediram Longo fisicamente. No final do mês, a mãe do menino disse que a morte do garoto interessava ao padastro. Um caso que tem uma pergunta que não quer calar: AFINAL, QUEM MATOU JOAQUIM?

Na Espanha, o governo da Comunidade Valenciana fechou a emissora de televisão RTVV, RadioTelevisión Valenciana. A decisão foi pelo governo valenciano, no dia 5, e foi noticiado no telejornal da noite pela RTVV, e cercado de funcionários da casa. A Generalitat Valenciana garante que, após a decisão do tribunal, "infelizmente" só pode "ser abolida a partir do rádio e da televisão de serviço público regional", porque a readmissão de trabalho "torna inviável a sua continuidade". "É uma decisão que o Governo de Valência tomou esta tarde para a situação", disse o vice-presidente e porta-voz do Consell, José Ciscar, em entrevista ao programa 'La Noche en 24 Horas', da Televisión Española. O Consell argumenta que o custo do pessoal emprega 1.700 trabalhadores seria de cerca de 72.000.000 € a que devemos acrescentar o custo de funcionamento e manutenção da RTVV, um custo que o Governo não pode pagar agora. O Governo de Valência também indicou que "a obrigação de priorizar os serviços básicos e garantir , acima de tudo, a saúde, educação e serviços sociais de qualidade, universal e gratuito" e "que é o principal objectivo de todas as ações levadas a cabo Consell". O Governo afirma que a decisão difícil de abordar um ERE na RadioTelevisión Valenciana está incluído dentro da reestruturação da empresa pública cujo objetivo era alcançar uma gestão mais leve e sustentável.

Durante o mês de novembro, teve protestos contra o fechamento da emissora nas ruas da cidade de Valencia e em frente a sede da RTVV. #enquantoisso, o presidente de la Generalitat de Valencia, Alberto Fabra, disse que "Não é uma decisão fácil ou confortável nem mas o único que podemos tomar. Suponha que o julgamento não iria manter os serviços públicos e que é a nossa linha vermelha". Fabra explicou que o Governo valenciano não tem uma dívida de € 40.000.000 envolvendo reintegrar os trabalhadores porque a prioridade "deve permanecer serviços sociais, educação e saúde", disse ele, acrescentando: "Ele não vai fechar qualquer escolar e hospitalar . Isso é fundamental". Fundado em 1989, a RTVV tinha 3 emissoras: a Nou, Nou 2, Nou 24, a Radio Nou e o portal rtvv.es (que está fora do ar) e se tornou a primeira televisão pública regional a fechar na Espanha. No dia 29, por ordem judicial e a pedido de Fabra, a polícia foi a sede da RTVV e mandou embora todos os funcionários da casa. Além disso, a polícia mandou cortar as transmissões e sob protestos no estúdio, a RadioTelevisión Valenciana, encerrou as transmissões em caráter definitivo, às 12h19, horário de Madrid; 09h19, horário Brasileiro de Verão; e 08h19, horário de João Pessoa. Olha só como foi o momento nas imagens abaixo...


Enquanto, na Espanha, os trabahadores perderam o emprego após o governo valenciano fechar a RTVV; no Brasil, os trabalhadores fizeram uma greve na Empresa Brasil de Comunicação, a EBC. Motivo: a empresa estatal teve sua proposta de reajuste real de 0,5% sobre os salários recusada por seus funcionários. As negociações começaram há dois meses. Alegando falta de reajuste real há três anos, os jornalistas pediram aumento de R$ 400, ante a proposta da empresa, que incorporaria R$ 16 aos salários dos concursados com nível superior, cuja remuneração é de R$ 3.208. Para os concursados com ensino médio (salário de R$ 1.970), o reajuste integraria R$ 9 aos salários. A EBC também ofereceu um vale anual de R$ 800 para alimentação, mais um vale cultura no valor de R$ 45 por mês. Os funcionários aceitaram parcialmente a proposta. Eles pediram que os R$ 832 fossem diluídos nos 12 meses de salários, o que aumentaria a remuneração mensal em aproximadamente R$ 70. Para abrir mão dos R$ 400 propostos inicialmente, os jornalistas propuseram um reajuste real de 1% sobre a folha salarial de todos os funcionários. Com a adição dos vales, esse aumento giraria em torno de R$ 300 para todos. Criada no final de 2007, a EBC é responsável pelo funcionamento da Agência Brasil, do Portal EBC, de oito emissoras de rádio AM/FM/OM (Nacional e MEC), da Radioagência Nacional, da TV Brasil e da TV Brasil Internacional. A EBC opera ainda, por contrato da Secretaria de Comunicação da Presidência da República com a Diretoria de Serviços, o canal de TV NBR, o programa de rádio A Voz do Brasil, dentre outros serviços. A empresa tem 2.151 mil servidores em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Tabatinga (AM). No dia 22, os trabalhadores decidiram encerrar a greve que durou duas semanas.

E teve outra greve em novembro, mas desta vez foi em Madrid, na Espanha, com a greve dos garis. Com a paralisação, as ruas da capital espanhola foram cobertas de lixo. Segundo os sindicatos, o salário de um gari é de cerca de 1.000 euros e o de um jardineiro é de 900. Além da supressão dos postos, denunciam que o plano inclui uma redução salarial de até 40%. Ante a crise e a explosão dos déficits públicos das diferentes administrações espanholas, a prefeitura de Madri, assim como os governos regionais e o central, realizam grandes cortes de gastos. A greve dos garis terminou após 13 dias e as ruas de Madrid voltou a ficar limpas.

E em novembro, o cantor Justin Bieber se apresentou no Brasil pela segunda vez. Apesar do shows o cantor teve polêmicas. Um deles, é que ele fez a pichação de um muro do antigo Hotel Nacional, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. na noite do dia 5, onde ele foi multado. A gente sabe que grafitar no muro sem autorização é crime, né?! Outro detalhe, durante a apresentação em São Paulo, três fãs foram ver ele no camarim, que custou quase R$ 3 mil e durou apenas 3 segundos, deixando as fãs frustradas. O show ficou marcado pelo desfecho precoce. Atingido na mão por um objeto, o músico derrubou o microfone e acabou saindo de cena sem cantar o hit "Baby", último número previsto para a noite.

No dia 29, um incêndio atingiu o Memorial da América Latina, em São Paulo. Ao todo, 109 bombeiros e 64 carros foram deslocados para o combate às chamas no Auditório Simón Bolívar. A causa do incêndio foi o curto-circuito. O trabalho dos bombeiros foi dificultado pela grande presença de material inflamável, como madeira, carpete e espuma, e pelos poucos pontos de ventilação no prédio. Segundo o Memorial da América Latina, havia funcionários no auditório quando o incêndio começou, mas eles foram retirados rapidamente e não sofreram nenhum ferimento. O auditório tem um palco central e a plateia dividida em duas metades. De acordo com a assessoria do Memorial, o forro da plateia B do auditório foi bastante danificado pelo incêndio. O espaço tem uma tapeçaria de 620 metros quadrados feita pela artista Tomie Ohtake. A fumaça do incêndio foi tão forte, tão forte, tão forte, que atingiu a sede da Record e o Fórum da Barra Funda, ambos vizinhos ao Memorial. Na sede da Record, os funcionários foram surpreendidos com a fumaça e saíram do local. Até o apresentador Marcelo Rezende iniciou o “Cidade Alerta” da redação do canal, já que o estúdio C, onde é feito todos os dias, está tomado pela fumaça tóxica. De acordo com o jornalista, a maioria dos funcionários foi dispensada e alguns passaram mal. Logo em seguida, por volta das 17h30, entrou no ar uma série de reportagens repetidas. Antes do 'Cidade Alerta', Brito Jr., durante o “Programa da Tarde”, mostrou a situação dos corredores da emissora ao vivo. A apresentadora Ana Hickmann contou que a fumaça já chega no camarim. Foi um dia de caos na Record, durante o incêndio no Memorial.


Tragédias marcaram em novembro. No Rio Grande do Sul, um ônibus caiu em um barranco no início da manhã do dia 3, deixando pelo menos quatro pessoas mortas e cerca de 40 feridas no km 3 da ERS-135, em Passo Fundo, na Região Norte Gaúcho. O motorista perdeu o controle do veículo depois de cruzar a linha férrea por volta das 8h e caiu de uma altura de 25 metros. Pelo menos quatro pessoas morreram e quase 40 ficaram feridas.

Em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, um trem carregado com milho descarrilou por volta das 17h do dia 24, atingindo duas casas e afetando outras duas. Oito pessoas morreram. O delegado Marcelo Goulart da Silva afirmou que nove vagões descarrilaram e alguns deles atingiram as residências. Segundo Silva, porém, alguns moradores afirmaram que o maquinista estaria em alta velocidade. Um engenheiro da empresa reponsável pelo trem nega a informação. No local, região de perímetro urbano, a velocidade máxima na linha férrea é de 40 km/h. O maquinista foi levado para a delegacia para prestar depoimento.


Na Rússia, O voo 363 da Tatarstan Airlines com menos 50 pessoas a bordo explodiu ao pousar no aeroporto de Kazan, na noite do dia 17. Ninguém sobreviveu. O avião, um Boeing 737, saiu do aeroporto de Domodedovo, em Moscou, com destino a Kazan, na república russa do Tartaristão, a 720 quilômetros ao leste do ponto de partida. Após duas tentativas de pouso frustradas, o avião perdeu altitude, bateu e seu tanque de combustível explodiu com o impacto no momento da aterrissagem. A aeronave tinha 23 anos.

E em Bahamas, pelo menos 10 imigrantes haitianos morreram e 100 outros caíram no mar e estavam sendo resgatados depois do naufrágio de um cargueiro nas Bahamas, no dia 26. O navio de 12 metros encalhou e virou perto de Staniel Cay, região central das Bahamas, na segunda-feira à noite, disseram autoridades. Acredita-se que a embarcação tinha os Estados Unidos como destino. Treze sobreviventes foram içados por um helicóptero da Guarda Costeira dos EUA, disse o sargento Mark Barney, um porta-voz da Guarda Costeira em Miami.

Na #ECONOMIA, destaque para o Twitter, que estreou na Bolsa de Valores de New York City (NYSE), no dia 7. Pouco depois da abertura, os papéis chegaram a subir mais de 90%, quase dobrando o valor de lançamento, de US$ 26. Ao final do pregão, as ações, negociadas com o símbolo "TWTR", fecharam em alta de 72,69%, a US$ 44,90. Com isso, a empresa terminou o dia valendo cerca de US$ 24,9 bilhões – uma alta de mais de US$ 10 bilhões em um único dia. A companhia escolheu a Bolsa de Nova York para negociar seus papéis, preterindo a bolsa eletrônica Nasdaq, escolhida pela maioria das empresas de tecnologia, como o Facebook e o Google. O símbolo escolhido pela companhia já gerou confusão entre investidores – muito próximo ao "TWTRQ", usado pelo Tweeter, uma empresa falida de eletrônicos. Criadora do hashtag, técnica que agrega conversas que utilizem um mesmo termo, a rede possui 215 milhões de usuários e chega a receber por dia meio bilhão de tuítes por dia, informa a companhia. A abertura de capital do Twitter é a mais aguardada do mundo digital desde que o Facebook se tornou uma empresa aberta em maio de 2012.

E na última sexta-feira de novembro, teve a famosa 'Black Friday'. Segundo o portal G1, até às 17h do dia 29, as lojas do comércio eletrônico alcançaram a marca de R$ 390 milhões em vendas da edição 2013 da "Black Friday", superando em 60% as vendas totais da edição 2012 do dia de descontos do varejo, de acordo com dados do E-bit, empresa que reúne informações do comércio eletrônico. A "Black Friday" gerou 5.602 reclamações dos consumidores, segundo o Reclame Aqui. No ano passado, o site registrou 8.000 reclamações nas 24 horas da promoção, considerando todas as empresas. As reclamações por conta de problemas nas compras e nos preços quebraram recorde no site "Reclame Aqui".  As lojas on-line mais reclamadas eram Extra.com.br, Ponto frio - Casas Bahia, Americanas.com, Submarino, Centauro, Walmart, Saraiva, Magazine Luiza e Brastemp/Consul. Sucesso nos EUA, a 'Black Friday' acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças, onde as lojas descontam os preços.

A terceira rodada de concessões de aeroportos brasileiros garantiu ao governo Dilma Rousseff uma arrecadação de R$ 20.838.888.000. O valor representa um ágio de 251,74% em relação ao mínimo fixado pelo governo, de R$ 5,9 bilhões. Leiloado no dia 22, na BM&FBovespa, o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, foi arrematado por R$ 19 bilhões (ágio de 293,91%) pelo consórcio Aeroportos do Futuro. Já o de Confins, em Minas Gerais, foi arrematado por R$ 1,82 bilhão (ágio de 66%), pelo consórcio AeroBrasil. Os lances mínimos eram de R$ 1,096 bilhão para Confins e R$ 4,828 bilhões para o Galeão. O resultado foi considerado positivo por governo e analistas de mercado, embora o desempenho não tenha sido tão expressivo quanto o do leilão que concedeu os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos à iniciativa privada, no início do ano passado. Os consórcios que ganharam o leilão de Galeão e Confins, arrematado por um total de R$ 20,8 bilhões, devem melhorar a qualidade dos serviços nos aeroportos e podem até reduzir o preço das passagens, segundo especialistas ouvidos pelo portal G1. Uma das empresas que arrematou o Galeão, tem um aeroporto que fica em Cingapura, que tem, acredite, cinema e piscina! E não é só isso! O aeroporto de Cingapura já ganhou o prêmio de 'melhor do mundo'. É...

E os preços dos combustíveis ficaram mais salgados. Desde o dia 30, os preços da gasolina e do diesel nas refinarias sofreram um reajuste. O reajuste será de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel, atendendo aos princípios de uma nova política de preços a ser implementada pela empresa, que a medida é para reduzir o prejuízo da estatal. O último reajuste feito pela estatal ocorreu em março deste ano, quando o diesel subiu, em média, 5% nas refinarias. Em janeiro, a Petrobras reajustou o diesel em 5,4% e a gasolina, em 6,6%. Para economistas ouvidos pelo portal G1, o reajuste deverá refletir também em outros setores, sobretudo os que dependem de transporte, como alimentos. Muita gente ficou assustado com o novo preço dos combustíveis. Em Maceió, dezenas de motoristas se reuniram para protestar contra o aumento da gasolina e percorreram alguns postos de combustíveis da capital alagoana para abastecer com apenas R$ 0,50. Eles fizeram o pagamento no cartão de crédito e ainda solicitaram a emissão do cupom fiscal. #DáPraAcreditar?!

E o Eike Batista, hein?! A queda tá tão feia, que segundo o jornal britânico 'Financial Times', a queda do empresário envergonha a presidenta Dilma Rousseff. No dia 1º, em recuperação judicial, a OGX diz que poderá ter 'um futuro próspero'. No dia 4, a Itaú Unibanco vendeu ações da petroleira OGX, de Eike Batista. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários, a soma de ações dos fundos de investimentos sob a gestão do banco foi reduzida de 7,27% em 30 de agosto deste ano para 0,52%. No dia 6, a OSX, renovou o empréstimo com a Caixa Econômica Federal. O valor da dívida é de R$ 461,4 milhões, destinado à implantação de unidade. A empresa diz que 'poderá vir a exercer direito legal à recuperação judicial'. O prejuízo da OGX, petrolífera de Eike Batista de pediu recuperação judicial, subiu mais de 500% no terceiro trimestre deste ano, segundo balanço divulgado no dia 27.

Na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro, anunciou no dia 12, que, no prazo de 72 horas, reduzirá os preços de autopeças e pneus, cinco dias após decretar uma baixa geral no valor dos eletrodomésticos, em mais um capítulo da "guerra" contra a inflação e a especulação. Desde o final de semana, milhares de pessoas se aglomeram diante das lojas de eletrodomésticos para aproveitar a redução de preços imposta pelo governo, a um mês das eleições municipais. Venezuela está passando por crise de desabastecimento. Até o papel higiênico foi importado. Meu Deus do céu...

Na Argentina, O Grupo Clarín, maior conglomerado de meios de comunicação do país, disse no dia 4, que apresentou uma proposta para cumprir a polêmica lei antimonopólio, numa tentativa de ganhar tempo e impedir que a agência reguladora determine por conta própria quais ativos devem ser vendidos. A Autoridade Federal dos Serviços de Comunicação Audiovisual iniciou no dia 31, o processo de redução do grupo, depois que a Corte Suprema de Justiça considerou constitucionais artigos cruciais da Lei de Meios, que foram contestados durante anos pelo Clarín. O Clarín, que faz forte oposição à presidente Cristina Kirchner, controla a principal operadora de TV a cabo do país, o jornal de maior circulação, as rádios mais ouvidas e dois dos canais de TV aberta com maior audiência, entre outros ativos. O grupo se diz vítima de uma perseguição política, mas o governo diz que o objetivo da Lei de Meios é democratizar as comunicações e combater monopólios. Clarín ainda pode contestar judicialmente a aplicação da lei e em particular o papel da Afsca, por considerar que não se trata de um órgão imparcial ou independente, como determinou a Corte Suprema. É...

Em Los Angeles, terror no aeroporto da cidade. No dia 1º, um tiroteio deixou mortos e tiros no local. O suspeito abriu fogo com um fuzil próximo ao controle de segurança do terminal 3, foi atingido pela polícia do aeroporto e está sob custódia. Ele foi identificado como Paul Ciancia, de 23 anos, um morador da região, disse a congressista Loretta Sanchez à CNN. Sanchez, democrata da Califórnia, integra o comitê de Segurança Nacional. Ainda de acordo com a CNN, investigações encontraram informações que ligam o suspeito a um "sentimento antigoverno e raiva da Administração de Segurança do Transporte", segundo um oficial. O "LA Times" disse que, segundo as autoridades, o atirador não parece ter conexões com grupos terroristas. O tiroteio desta sexta deve impulsionar o debate sobre a segurança nos aeroportos americanos, considerados um alvo em potencial para grupos terroristas. O último ataque a tiros ocorrido no aeroporto de Los Angeles remontava a 2002, quando um homem de origem egípcia abriu fogo no balcão da empresa israelense El Al, deixando dois mortos e vários feridos. O atirador foi abatido por um agente de segurança da companhia.

Na Ucrânia, o país sugere que quer integrar a União Europeia. No dia 29, os dirigentes europeus não conseguiram convencer a Ucrânia em assinar um acordo de associação com a União Europeia (UE) durante o primeiro de uma reunião de dois dias, informou a presidente lituana, Dalia Grybauskaité, cujo país preside a UE este semestre, segundo a agência de notícias France Presse. A União Europeia disse à Ucrânia que o país coloca em risco seu futuro econômico ao rejeitar um acordo de livre-comércio com o bloco para estreitar relações com a Rússia, tema que deve dominar o tenso jantar desta quinta-feira reunindo líderes europeus e o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich. #enquantoisso, manifestações aconteceram no Kiev.

E o Senado da Itália decidiu no dia 27, condenado em um caso de fraude fiscal mais cedo neste ano, em mais um dos recentes reveses na carreira política do magnata das comunicações. O plenário do Senado recusou nove propostas, apresentadas por vários senadores, para que não fosse aplicada a chamada "lei Severino", criada no ano passado no governo do ex-premiê Mario Monti, que determinava que sejam expulsos do Parlamento todos os condenados a penas superiores a dois anos de prisão. O resultado da votação secreta não gerou surpresas, já que a esquerda e o Movimento Cinco Estrelas, do humorista Beppe Grillo, anunciaram um voto conjunto. Na véspera, Berlusconi anunciou que seu partido, o Forza Italia, estava retirando o apoio ao governo do premiê Enrico Letta, de centro-esquerda, acusando-o de criar um "golpe de Estado" para afastá-lo da política. Letta, por sua vez, afirmou que a perda de apoio não iria afetar a estabilidade de sua coalizão. Antes da votação, Berlusconi, de 77 anos, afirmou a partidários que a derrota não iria significar o fim da sua carreira política. Berlusconi foi condenado em 1º de agosto a quatro anos de prisão (três já perdoados e "trocados" pela prestação de serviços comunitários) por fraude fiscal no chamado caso Mediaset. Ele também foi proibido de ocupar cargos públicos por dois anos, impedindo qualquer retorno imediato ao governo. Com a expulsão do Senado, ele perde a imunidade parlamentar para enfrentar outros julgamentos no qual é réu, como o do caso Ruby, em que é acusado de pagar por sexo com uma mulher que, à época, era menor de idade, durante as famosas festas em sua residência particular.

A cantora Tina Tuner, acredite, renunciou à cidadania norte-americana. A renúncia foi no final de outubro, mas a notícia só foi divulgada no dia 13, pelo 'The Washington Post'. A publicação cita um documento da embaixada dos Estados Unidos na Suíça no qual a cantora assinou, em Berna, a declaração de renúncia voluntária à cidadania americana no dia 24 de outubro. Nela, Turner afirma que sua família é o único vínculo com os Estados Unidos e que também não tinha planos de voltar a morar no seu país. A estrela do soul, de 73 anos, vive na Suíça há duas décadas com seu marido, o produtor alemão Erwin Bach. Em abril deste ano, obteve a nacionalidade suíça.

No dia 30, prestes a ficar pronto no início do ano que vem, a Arena Corinthians, popularmente conhecido como Itaquerão, teve um guindaste que estava do lado de fora do estádio, tombou e atingiu parte da estrutura das arquibancadas e um caminhão que estava parado no local. Duas pessoas morreram no local. A construtora Odebrecht, que lidera o consórcio que faz a obra, explica em nota que pouco antes das 13h, o guindaste que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada. Segundo a empresa, a estrutura da arquibancada não foi comprometida. Um caminhão que estava nesta área externa foi atingido e o motorista que estava na cabine morreu. Em nota, o Corinthians lamentou o acidente e decretou sete dias de luto. O estádio do Corinthians foi o local escolhido pela Fifa para o jogo de abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho de 2014. Outros cinco jogos da Copa também estão previstos para a Arena Corinthians. A assessoria de imprensa do Corinthians confirma a ocorrência do acidente que deixou funcionários que trabalhavam no Itaquerão feridos, mas não soube informar detalhes. O caso ganhou repercussão nacional e internacional. A obra ficou suspensa e voltou ao normal no dia 2 de dezembro.

No #ESPORTE, começamos com o Cruzeiro, que foi Tricampeão do Campeonato Brasileiro 2013, faltando quatro rodadas para o fim da competição. A partida entre o Vitória por 3 a 1, no dia 13, conquistou o título por antecedência. Por outro lado, o Náutico, foi o primeiro time rebaixado para a Série B do Brasileirão 2014, faltando seis rodadas para terminar. O time perdeu para o Atlético-MG por 5 a 0 e foi matematicamente rebaixado, no dia de Finados. Nos pontos corridos, o Náutico é o segundo time rebaixado com mais antecedência. Só é superado pelo América-RN de 2007, que caiu na 31ª rodada.

Na Série B, o Palmeiras, conquistou o Bicampeonato na segunda divisão, faltando seis rodadas para o fim da competição. O verdão ganhou o Boa por 3 a 0, no dia 16, e, não só conquistou o título pela segunda vez, como também conseguiu acesso a Série A para o ano que vem. O Palmeiras teve a melhor campanha da Série B do Brasileirão, com 24 vitórias, 7 empates e 7 derrotas. Além do Palmeiras, classificaram também para a Série A em 2014, o Chapecoense, o Sport e o Figueirense. E os rebaixados para a Série C são Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA de Arapiraca.

Na Série C, o Santa Cruz venceu o Betim-MG nas quartas-de-final, e está classificado para a Série B do ano que vem. Mais de 60 mil tricolores presenciaram a libertação do clube na tarde deste domingo, no Arruda. O Santa Cruz está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro, uma divisão minimamente digna à grandeza de um clube dono de uma torcida apaixonante. A vitória sobre o Betim, selou o fim da agonia. Acabaram a incerteza, as liminares, as paralisações. As viagens perdidas. Nada disso pertence mais ao Tricolor. Quis o futebol que o Santa Cruz tivesse um centenário com o mínimo de honra. Em 2014, a luta será pela volta à elite. Quatro semanas depois, o Santa Cruz foi campeão da Terceira Divisão do Brasileirão 2013. Além do Santa Cruz, classificaram para a Série B em 2014, os times Luverdense-MT, Sampaio Correia-MA e Vila Nova-GO. E os rebaixados para a Série C do ano que vem são Brasiliense-DF, Baraúnas-RN, Rio Branco-AC, CRAC-GO e Barueri-SP.


Já na Série D, o Botafogo-PB conquistou o título no dia 3, e se tornou o primeiro clube da Paraíba a conquistar um título nacional homologado pela CBF, justamente no ano que que a equipe de João Pessoa renasceu. 20 mil pessoas lotaram o Almeidão para torcer o 'Belo'. Além do Botafogo-PB, classificaram para a Série C em 2014, Salgueiro-PE, Juventude-RS e Tupi-MG (time que ia ser eliminado depois que o massagista do Aparecidense-GO classificaria o adversario para a próxima fase, o que não aconteceu). 

O Flamengo ganhou a Copa do Brasil 2013, no dia 27. O time venceu o Atlérico-PR e conquistou o título pela terceira vez e vai disputar a Libertadores no ano que vem. Esse ano, a Copa do Brasil teve alterações. Começou em abril e terminou em novembro. E incluíram os times que jogaram na Libertadores desse ano, onde disputaram a partir das oitavas de final da competição.

E o Tite deixou o cargo de técnico do Corinthians no dia 15. Ao longo dos três anos, conquistou a Libertadores 2012 e o Mundial 2012. Na coletiva, Tite se emociona, segura choro e resume sentimento: ‘Obrigado’. O último jogo comandado por Tite no Corinthians foi na partida contra o Inter, que empatou por 0 a 0.

Vamos falar dos outros esportes que marcaram o mês de novembro. No vôlei, a seleção feminina conquistou o bicampeonato da Copa dos Campeões no dia 17. O time feminino de José Roberto Guimarães bateu o Japão por 3 sets a 0. No Atletismo, aconteceu no dia 3, a Maratona de New York. E o soberano Geoffrey Mutai, venceu a competição. Como a prova não foi realizada no ano passado, quando o Furacão Sandy arrasou parte da cidade e deixou 181 mortos, Mutai tornou-se o primeiro homem a vencer duas corridas seguidas depois de John Kagwe, que fez o mesmo há 15 anos. A prova teve sua segurança reforçada após o atentado na Maratona de Boston, em abril deste ano.

No Automobilismo, destaque para a Formula 1. E mais uma vez, o alemão Sebastian Vettel, conquistou mais um título. Mas teve surpresa na F1, Felipe Massa deu adeus a Ferrari. No GP Brasil, no dia 24, ele foi punido na última prova da temporada. E o Marc Márquez conquistou o título da MotoGP. Márquez saiu da pista e fez a festa diante de quase 100 mil pessoas no autódromo em Valencia, no dia 10. Com a bandeira da Espanha, agradeceu ao apoio da torcida com uma volta olímpica no circuito. O piloto da Honda terminou a temporada com 334 pontos, apenas quatro à frente de Lorenzo. Foram seis vitórias e 16 pódios logo em seu primeiro ano na categoria.

Novembro foi o mês de muitas despedidas. No dia 6, morreu aos 92 anos, o ator Jorge Dória. Ele estava afastado dos palcos e da TV desde 2005, após ter um AVC. A carreira inclui mais de 80 participações em filmes, teatro e novelas. No dia 12, o ator Antonio Firmino, de 34 anos, foi encontrado morto dentro de casa, na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o laudo do Instituto Médico-Legal, ele teve morte súbita. Ele atuou nas novelas como 'Morde & Assopra' e 'Sangue Bom', ambas da Globo. Também no dia 12, o artista plástico Gustavo Rosa morreu aos 66 anos no hospital Albert Einsten, em São Paulo. O artista tinha câncer no pâncreas. No entanto, o hospital não divulgou a causa da morte. Ainda no dia 12, o cantor e compositor Delcio Carvalho, morreu no Hospital São Lucas, onde estava internado desde o dia 18 outubro. O sambista tinha 74 anos e lutava contra um câncer gástrico. No dia 16, morreu Ary Rodrigues, um dos fundadores da Beija-Flor de Nilópolis. No dia 17, a escritora Doris Lessing morreu aos 94 anos. Com mais de 50 romances, ela ganhou o Nobel de Literatura em 2007. No dia 21, a presidente da Rede Gazeta de Comunicação, Maria Antonieta Lindenberg, morreu aos 96 anos. Ela foi a ex-primeira dama do Espírito Santo, durante o mandato de Carlos Fernando Lindenberg, que morreu em 1991. No dia 27, o ex-jogador Nilton Santos, morreu aos 88 anos. No dia 30, o produtor musical João Araújo, morreu aos 78 anos. Criador da Som Livre, o pai do Cazuza revelou Djavan, Xuxa e Barão Vermelho. E também no dia 30, a atriz britânica Jean Kent, morreu aos 92 anos. Ela trabalhou em produções como 'Nunca te amei e 'O príncipe encantado'.

E o ator Paul Walker, da saga 'Velozes e Furiosos', morreu no dia 30, em um acidente de carro, em Los Angeles. Ele ocupava o banco do carona em um Porsche guiado pelo amigo Roger Rodas, de 38 anos, que também morreu. Segundo informaçõe preliminares, o carro pegou fogo após bater em um poste de luz e em uma árvore, por volta de 15h30 no horário local (21h30 em Brasília). "A velocidade foi um fator no acidente", informou o gabinete do xerife de Los Angeles à CNN. O TMZ, especializado em notícias de celebridades, divulgou um vídeo do carro em que estavam as vítimas ainda em chamas. Dezenas de amigos de Paul Walker lamentaram a morte do ator, entre eles, Vin Diesel, que foi colega de trabalho na franquia 'Velozes e furiosos'. "Irmão, eu vou sentir muito a sua falta. Estou absolutamente sem palavras. O céu ganhou um novo anjo. Descanse em paz", disse Diesel no Instagram. Fãs fizeram homenagens a Paul Walker, colocando flores e velas no local do acidente fatal. Aos 40 anos, Paul Walker iniciou a carreira de ator quando ainda era criança, primeiro com um comercial para uma marca de fraldas, aos 2 anos, e depois com participações em programas como "Highway to heaven" ("O homem que veio do céu", no Brasil) e "Touched by an angel" ("Toque de um anjo"). Seus primeiros papéis no cinema foram com personagens coadjuvantes em filmes para adolescentes, mais notavelmente em "Marcação cerrada", de 1999. Mas o ator teve o principal protagonista da saga 'Velozes e Furiosos'. No filme, interpreta Brian O'Conner, um ex-policial envolvido em corridas clandestinas de carros, na série de filmes "Velozes e furiosos". Walker filmava atualmente a sétima parte de "Velozes e furiosos". A saga automobilística já arrecadou quase US$ 2,4 bilhões nas bilheterias de todo o mundo. Segundo a revista 'The Hollywood Reporter', com a morte de Walker, a sétima versão do 'Velozes e Furiosos' continua, mas as filmagens vão ser apenas adiadas. Paul também atuou no filme "Hours", uma produção independente que foi lançada em 13 de dezembro, nos Estados Unidos. 


Foi exumado em São Borja, RS, no dia 13, o corpo do ex-presidente João Goulart. Os restos mortais foram levados para Brasília no dia 14, onde foram periciados. Deposto pelo Golpe Militar de 1964, Jango morreu 12 anos depois no exílio, na Argentina. Na época, a versão oficial foi a de um infarto. Mas a família suspeita de envenenamento e pediu a exumação. Os restos mortais do Jango retornaram para São Borja, RS, no dia 6 de dezembro, e os resultados de exames só devem ficar prontos em oito meses, segundo Polícia Federal.

Premiações marcaram em Novembro. A atriz Fernanda Montenegro conquistou o Emmy International 2013, no dia 26. Ela venceu na categoria melhor atriz por sua atuação no especial de fim de ano "Doce de mãe", da TV Globo, no ano passado. Segundo o site oficial da premiação, Fernanda é a primeira brasileira a receber o prêmio. Em "Doce de mãe", a atriz interpreta Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que tem quatro filhos e gosta de escutar música e cozinhar. Como tem lapsos de memória, espalha lembretes em casa para não se esquecer das obrigações. A novela "Lado a lado", da TV Globo, venceu o 41º Emmy Internacional de melhor telenovela. A produção concorreu com a também brasileira "Avenida Brasil", com a angolana "Windeck" e com a canadense "30 vies (30 lives)". De João Ximenes Braga e Claudia Lage, "Lado a lado" conta a história de duas jovens à frente de seu tempo, que lutam por amor e liberdade em meio às transformações sociais do Rio de Janeiro do início do século 20. A novela chega ao mercado internacional em 2014. E o filme “Gonzaga de pai para filho”, de Breno Silveira, foi o grande vencedor do XII Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no dia 13. Com 15 indicações, o filme venceu em 5 categorias: melhor longa-metragem de ficção; melhor direção; melhor ator; melhor ator coadjuvante; e melhor som.

Foi lançado no dia 26, a versão brasileira do jornal espanhol El País, pela internet. O jornal, que desde seu nascimento teve uma vocação de diário global, com o lançamento da sua edição América, no dia 13 de março, amplia agora essa realidade ao âmbito cultural da língua portuguesa, com o portal El País Brasil. A partir de agora, quando os leitores de língua portuguesa acessarem o El País encontrarão uma informação diferenciada e especificamente destinada à cobertura dos acontecimentos do Brasil e do resto da América Latina. A intenção é responder à demanda crescente de informação rigorosa, independente, organizada e de qualidade, que não só aborde as notícias desde uma perspectiva local, mas também que trate de situar os fatos no contexto global no qual se desenvolve a atualidade. Aquilo que ocorre na China, Índia, Europa ou nos Estados Unidos tem hoje efeitos imediatos e diretos nos cidadãos brasileiros. Com investimento anual de € 2,5 milhões, redação de 12 pessoas e equipe comercial local, o El País em português estreia com colunas de Luís Inácio Lula da Silva, Paulo Coelho, Eliane Brum, Luís Ruffato, Juan Arias, além de tradução de artigos estrangeiros, como Moisés Naím e Javier Solana. Na manchete, uma longa entrevista da presidente Dilma Rousseff a Javier Moreno, na qual as manifestações de junho e a espionagem americana têm destaque. Um dia depois do lançamento, no dia 16, a Associação Nacional de Jornais ameaçou processar contra o jornal espanhol. A alegação é de que o veículo supostamente fere a Constituição, que limita o investimento de capital estrangeiro nas empresas de comunicação no Brasil em 30%. Polêmicas a parte, posso dizer que gostei do lançamento do portal El País Brasil. Ficou bom o site.

E a pesquisa indica que 88,4% dos usuários de internet no Brasil visitaram sites de notícias em março de 2013, o primeiro lugar entre os Bric e acima da média global de 76,1%. O usuário brasileiro gastou cerca de 60,7 minutos nesses conteúdos, mais que o dobro dos russos e muito acima de China e Índia. A análise foi realizada pelo instituto eMarketer, no dia 1º, mostra que os brasileiros também lideraram na leitura de blogs e sites de esportes com margens ainda maiores, 83% e 53%, respectivamente, em comparação com 49% e 26% de indianos, 46% e 24% de russos e 28% e 20 % de chineses. A leitura do Brasil cai bastante e chega perder para Índia quando a pauta é viagens (38% contra 37%) ou imóveis, perdendo para chineses (19% contra 14% dos brasileiros) e russos (17%).

A presidente Dilma Rousseff assinou no dia 7, dia do Radialista, durante cerimônia no Palácio do Planalto, decreto que permite às emissoras de rádio que operam na faixa AM migrarem para a faixa FM. Essa medida atende a demanda antiga do setor de rádio, principalmente de emissoras do interior, e vai permitir melhoria da qualidade do sinal dessas rádios. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) avalia que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência FM.

Aconteceu no dia 9, em Moscou, a Miss Universo 2013. Quem ganhou o concurso foi a Gabriela Isler, representante da Venezuela. Em segundo lugar ficou a espanhola Patricia Rodriguez, em terceiro, a equatoriana Constanza Baez, e em quarto, a filipina Ariella Arida. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil ficou em quinto lugar, com Jakelyne Oliveira, de 20 anos, natural de Mato Grosso. No ano passado, a Miss Brasil 2012, a gaúcha Gabriela Markus, de 24 anos, também ficou na quinta colocação. Para a Jakelyne Oliveira, foi a 'sensação de dever cumprido'.

O One World Trade Center, em New York City, foi eleito no dia 12, pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, o título de arranha-céu mais alto do continente americano com seus 542 metros, à frente da Willis Tower de Chicago,que tem 442 metros.

E pra terminar o giro do que foi notícia em novembro, um bebê cantando 'Beatles' e virou sucesso na Internet. A paixão de Diogo Mello pelas músicas dos Beatles ficou evidente e conhecida quando o pai gravou um vídei caseiro em Criciúma que mostra um dueto entre os dois cantando o sucesso da banda inglesa 'Don't let me down'. Em seguida, o 'Bebê Beatle', como ficou conhecido na internet, interpretou 'Hey Jude', agora sem a ajuda do pai Christian. A publicação foi assistida mais de 100 mil vezes desde a data da postagem, em 31 de agosto de 2013. Agora em novembro, ele tocou bateria e relembrou o sucesso "Don't let me down". Segundo Christian Diego Mello, pai de Diogo, disse ao G1 SC, que a apresentação na bateria ocorreu de forma bem espontânea, assim como quando o menino tocou e cantou a música 'All My Loving' em um baixo, mesmo instrumento de Paul McCartney. Grande garoto! 

E esses foram os destaques que viraram notícia em novembro, que no dia 9, foi a data que faltavam 1000 dias para começar os jogos olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro. E o 6º Retiro de Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Caaporã, PB, entre os dias 8, 9 e 10. O evento aconteceu na Comunidade Obra de Maria, na Praia Azul, em Pitimbu, PB. Cerca de 150 jovens passaram três dias em oração e estar mais próximo de DEUS. Um dos destaques do Retiro desse ano, foi a encenação do Canto das Ilhas, na sexta e o momento de adoração, no sábado, que me deu mais emoção. Enfim, foi a segunda vez que eu participei do Retiro, porque, além de estar em oração, é também como conversar e dialogar com os amigos (porque eu sou bom de papo), dar conselhos com alguém e dar uma respirada. E mais do que uma respirada, eu senti a brisa do mar que é tão bom e #eurecomendo. O Retiro deste ano foi muito bom do que o Retiro do ano passado, que eu participei pela primeira vez.


Agradeço a DEUS, a madrinha Lidiany Correia e em especial, aos meus amigos, como Rafaela Lima, Henrique Campelo, Guilherme Nascimento, Anne Karolyne a companheira Thaís Carvalho. Foi um Retiro Paroquial INESQUECÍVEL! E para ver mais como foi o 6º Retiro Paroquial, relembre aqui.

No próximo post, os destaques de Dezembro.

 ►Veja Também 
Os destaques de Outubro
Os destaques de Setembro
Os destaques de Agosto
Os destaques de Julho
Os destaques de Junho
Os destaques de Maio
Os destaques de Abril
Os destaques de Março
Os destaques de Fevereiro
Os destaques de Janeiro

Com informações e apoio de:  G1 SC, G1 RS, G1 PB, G1 PE, G1 RN, G1 ES, G1 AL, G1 RJ, G1 SP, G1 AC, G1 AP, G1 MT, G1 Caruaru e Região, G1 Sorocaba e Jundiaí, G1 Ribeirão Preto e Franca, G1 Rio Preto e Araçatuba, Zero Hora, RTVE.es e EL PAÍS (Espanha), BBC, EFE, Associated Press, AFP, Agência Brasil, Último Segundo, RD1, Folha de S. Paulo, Meio&Mnsagem, GLOBOESPORTE.com e G1