segunda-feira, 25 de agosto de 2014

TV Digital: Divulgada o cronograma do 'apagão analógico' nas cidades brasileiras


Passaram-se sete anos e oito meses que lançou a TV Digital no Brasil e as transmissões analógicas estão com os dias contados. Daqui a quatro anos, a transmissão poderá ser totalmente digital. A decisão foi do Ministério das Comunicações, e publicada na edição do Diário Oficial da União, no dia 20 de junho. O motivo da mudança é a desocupação da faixa de frequência de 700 MHz (entre 698 MHz e 806 MHz), hoje a serviço da TV analógica, e leiloar esse espectro para as empresas de telecomunicações transmitirem o sinal de internet 4G, que atrapalha durante as transmissões digitais. O leilão, que era programado em junho deste ano, foi suspenso no dia 13, pelo Tribunal de Contas da União.

Antes do 'apagão analógico', haverá um teste em Rio Verde, no estado de Goiás, no final de 2015. Se a transição de sinal ocorrer sem problemas, começa a migração que vai acontecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, a partir de abril de 2016. Até 2018, todas as emissoras de televisão das capitais e grandes cidades do interior do Brasil vão transmitir totalmente em digital, o que pode algumas emissoras que continuam transmitir em sinal analógico ficar fora do ar e parte da população vai ficar sem ver TV em analógico. Segundo a portaria da pasta das Comunicações, o sinal analógico só será cortado se pelo menos 93% das casas do município em questão conseguirem acessar a TV digital.

O mapa da cronologia do desligamento
da TV analógica no Brasil.
Para não deixar de última hora, a Agência Nacional de Telecomunicações e as emissoras de televisão locais e nacionais vão se preparar e informar, durante a programação, a data de desligamento do sinal analógico. A ANATEL informa que lançará campanha publicitária pelo menos um ano antes do processo.

Vale lembrar que a transmissão da TV digital no Brasil é aberta e gratuita. Para receber, você precisa de uma antena interna ou externa UHF e plugar no televisor de LED, LCD ou Plasma que vem com o conversor digital embutido. Em casos de televisores de tubo, precisam comprar um conversor 'tipo receptor' que custa em média R$ 120.

Até lá, vamos divulgar neste blog, mais informações e serviços sobre o 'apagão analógico' na televisão brasileira.

*Com informações de Zero Hora e Meio&Mensagem