segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

#DESTAQUESDE2014 // #07 :: Julho



O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na sétima parte da série, vamos aos destaques de julho.

Como eu citei aqui no post anterior, nos destaques de junho, vamos dando continuidade sobre como foi a fase final da Copa do Mundo FIFA 2014. Das quartas-de-final até a grande final, a competição foi de fortes emoções. Nas oitavas de final, classificaram Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Holanda, Costa Rica, Argentina e Bélgica. A nossa seleção pegou a Colômbia de James Rodriguez na Arena Castelão. Mas a partida não teve a 'dancinha' dos colombianos, e a seleção brasileira venceu a Colômbia por 2 gols a 1 e avançou para a semifinal depois de 12 anos. Mas apesar da comemoração, uma má notícia que aconteceu aos 41 minutos do segundo tempo. O atacante Neymar sofreu uma pancada nas costas do jogador colombiano Zuñiga e caiu. O camisa 10 da seleção saiu do Castelão e foi a uma clínica em Fortaleza, onde foi atendido. Minutos depois, o acessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, falou ao Galvão Bueno, o narrador da TV Globo, e abriu o 'Jornal Nacional' com a notícia: 'Perdemos o Neymar na Copa'. A causa do acidente: uma lesão na terceira vértebra lombar da coluna do atleta. O que deixou os jogadores, a comissão técnica e milhões de torcedores brasileiros surpresos e chocados com a notícia que repercutiu nas redes sociais e na imprensa internacional.


Enquanto isso, a Alemanha venceu a França por 1 a 0, no Maracanã. A Argentina venceu a Bélgica por 1 a 0 no Estádio Nacional, e no Mineirão, a surpreendente Costa Rica perdeu para a seleção da Holanda nos pênaltis. Motivo: a troca do goleiro (saiu Cillessen, entrou Krul) no final da prorrogação do jogo. #PodeIssoArnaldo? Mas a pesar da derrota, a seleção de Costa Rica merece de parabéns nesse Mundial.


A partir daí, a fase final foi cada vez emocionante e eletrizante. Nas semifinais, a nossa seleção pegou a Alemanha, no Mineirão lotado, e milhões de brasileiros torceram pela seleção do Felipão. Mesmo sem o Neymar e o capitão Thiago Silva - que foi ausente naquela partida, o Brasil se preparava muito bem para a semifinal, e que seria o último passo para a tão sonhada grande final. Mas a festa brasileira acabou em tristeza e decepção.

O Brasil de Felipão começou muito bem, mas dez minutos depois, Thomas Müller fez o primeiro gol alemão. Onze minutos depois, veio o segundo gol alemão: Miroslav Klose, ultrapassou o Ronaldo e se tornou o maior artilheiro de todas as copas com 16 gols. A partir daí, começou o apagão para a nossa seleção. Com dois gols do Kroos e um gol do Khedira, a seleção alemã deu o massacre para a seleção brasileira. Em trinta minutos do primeiro tempo, a Alemanha marcou cinco gols - sendo em seis minutos e quarenta segundos, marcou quatro gols. O que deu vexame no Mineirão e em todo o Brasil. A torcida vaiou quando apitou o final do primeiro tempo e a metade foi embora mais cedo. E se acha que o primeiro tempo foi muito ruim, o segundo tempo foi muito, muito mais pior. Para a seleção brasileira, foi de treino - tipo em campos de várzea. Para a seleção alemã, foi de mais goleadas. Schürrle fez mais dois gols e o Brasil não teve mais esperanças para jogar na partida, adiando o sonho do sexto título em casa. Mas no final do segundo tempo, Oscar fez o gol de honra para a nossa seleção. Mas já era tarde demais. A Seleção Alemã venceu a Seleção Brasileira por 7 gols a 1. Uma partida que nenhum jogo no campo de várzea ou jogo de video-game imaginou. Mas o que vimos naquele 8 de julho de 2014, foi tudo real. Um final de tarde que jamais vai esquecer.


Ficamos surpreendidos, abatidos, chocados para os duzentos milhões de brasileiros que queriam ver a 'Seleção do Felipão' jogar na final, mas não deu. O que era festa, virou tristeza, choro e silêncio para a torcida brasileira dentro e fora do estádio. Enquanto isso, Festa e alegria para os torcedores alemãs no Mineirão, na Alemanha e cidades que tem origem alemã, aqui no Brasil. A maior goleada em todas as partidas da Copa do Mundo. E a pior derrota que o Brasil sofreu em todas as edições do Mundial e em cem anos de história da seleção brasileira. Apesar da inacreditável vitória da Alemanha, os jogadores mostraram manifestações de carinho, solidariedade e respeito para a nossa seleção e o nosso país. A imprensa nacional e internacional também deu destaque ao massacre, que virou 'Mineiratzen'.

No fim das contas, a máquina alemã estragaram a festa para a torcida brasileira no caminho do sexto título. A Alemanha foi para a grande final no Rio de Janeiro, e o Brasil ia disputar o terceiro lugar em Brasília. No dia seguinte, outro fato inusitado. A seleção argentina venceu a seleção holandesa nos pênaltis e classificou para a grande final no Rio de Janeiro. E pra quem acha que a final seria Brasil e Argentina na Copa do Mundo, era só o que faltava... E para ver mais o meu post sobre o vexame da nossa seleção no Mineirão, clique aqui.


A seleção brasileira pegou a Holanda no dia 12, no Estádio Nacional. O que seria uma vitória de honra para a nossa seleção (assim como fez a seleção alemã no Mundial de 2006), virou mais um pesadelo. Com os gols de Van Persie (O Caçador de Monstros - Risos), Blind e Wijnaldum, a seleção holandesa ganhou de 3 a 0, deixando a nossa seleção em quarto lugar. E foi um triste fim para a seleção brasileira no Mundial em casa, que no dia seguinte, o técnico Luiz Felipe Scolari deixou o cargo.

No dia seguinte, teve a grande final no Maracanã. Alemanha e Argentina se enfrentava pela terceira vez numa final da Copa do Mundo. Quando a seleção argentina e a seleção alemã rolaram a bola. Resumo: noventa mintos depois, a partida ficou para a prorrogação. Aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação, Götze - "O Deus do futebol" como diz o jornal Bild, fez o gol e venceu por 1 a 0, o que levou a seleção alemã conquistar o título do Mundial pela quarta vez, sendo a primeira depois da reunificação da Alemanha em outubro de 1990. E foi considerado também a primeira seleção europeia a conquistar uma Copa do Mundo no continente americano.

Diferente da nossa seleção, a seleção alemã jogou bonito com raça, habilidade, garra e com disciplina. Durante 33 dias, eles se concentraram em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahía e foram simpáticos com o pessoal do hotel, com os moradores e com os Índios Pataxós, que na despedida, doaram R$ 30 mil (ou € 10 mil) para comprar uma ambulância. Foi um carinho imenso que os jogadores vão voltar para o local antes do próximo Mundial na Rússia, em 2018. A campanha da Alemanha no Mundial foi sensacional e que sirva de lição para a nossa seleção para o próximo mundial. E aquele placar de 7 a 1, na minha opinião, está perdoado...

Apesar do vexame da nossa seleção - que foi o principal legado, a Copa do Mundo FIFA 2014 foi a melhor em todas as edições do Mundial desde 1930. O Mundial deste ano teve 171 gols (que igualou ao Mundial da França, em 1998) e média de 2,67 por partida. E um público de 3,5 milhões de pessoas, que passaram em doze estádios nos últimos 32 dias. Foi a primeira vez sem o glorioso narrador Luciano do Vale - que morreu em abril deste ano. E a nova geração de narradores como José Luiz Datena (Bandeirantes), Alex Escobar (Globo), Rembrandt Jr. (Globo) e Teo José (Bandeirantes), que arrebentaram nas transmissões. Foi a primeira transmissão em TV de ultra alta-definição (4K), que exibiu em apenas três partidas. TV Globo e SporTV transmitiram em caráter experimental no Brasil.

Na mídia impressa (onde a Copa do Mundo foi destaque nas primeiras páginas dos jornais em todo o Brasil), destaque para Zero Hora, que durante o período de jogos do Mundial em Porto Alegre, circulou as edições impressas em inglês e espanhol. A novidade foi distribuída gratuitamente de segunda a sábado em hotéis, restaurantes, pontos turísticos da capital gaúcha, entre outros pontos. Com 8 páginas cada um, o conteúdo (que teve 17 edições cada um) trouxe além dos destaques do dia do Mundial, teve prestação de serviço, roteiros, informações sobre pontos turísticos e sugestões de restaurantes, bares e festas. Durante o período de circulação entre 12 de junho e 1º de julho, os turistas de outros países aprovaram a iniciativa, que fez parte do projeto multimídia do Grupo RBS, o 'Liga dos Fanáticos'. As versões em inglês e em espanhol da Zero Hora é um exemplo para outros jornais impressos brasileiros, quando ocorrer um importante evento no Brasil nos próximos anos, como os Jogos Olímpicos por exemplo.

Durante 32 dias, acompanhei os jogos em alta definição (HDTV - pela primeira vez) e alguns fora de casa, apesar de não ter ido ao estádio e comparecer a Fifa Fan Fest. Também acompanhei pela internet e redes sociais. E também foi a primeira vez que colecionava o Álbum Oficial Licenciado do Mundial e que eu vou guardar para sempre. Foi a sexta Copa do Mundo na vida. Veja aqui, uma visão geral sobre o Mundial, que jamais vai esquecer - e que estou com saudades desse clima. A próxima será na Rússia, e já tem data marcada: 8 de junho a 8 de julho. E quem sabe, a nossa seleção conquista o sexto título nas terras russas.


Vários fatos marcaram no mundo do futebol, mesmo depois da Copa do Mundo FIFA 2014. A começar pelo jogador Miroslav Klose, que anunciou à aposentadoria aos 36 anos de idade. Atualmente defendendo o Lazio, clube italiano que atua desde 2011, o atacante superou Ronaldo ao marcar dois gols na Copa do Mundo, estabelecendo o recorde de 16 gols em Mundiais. Klose marcou 71 vezes em 137 jogos nos 13 anos que defendeu a equipe alemã, além da participação dos outros três Mundiais de 2002, 2006 e 2010. Segundo o jornal alemão Bild, o atacante vai pendurar as chuteiras no fim da temporada do Campeonato Italiano em 2015. Além do Klose, Philipp Lahm e Mertesacker também anunciaram a aposentadoria da seleção alemã. E também teve despedida na seleção inglesa. Após de participar das Copas do Mundo de 2006 e 2010, e da fraca campanha no Mundial deste ano, o meia Steven Gerrard se aposentou aos 34 anos, após 114 jogos com a camisa dos "Três Leões". Gerrard foi capitão da Inglaterra em 38 jogos e é o terceiro jogador que mais vezes defendeu a seleção, logo atrás de Peter Shilton e David Beckham.

E após o fracasso no final da campanha da Seleção Brasileira no Mundial, a CBF anunciou reformas. A começar pelo ex-jogador Gilmar Rinaldi, que anunciou no dia 17, como novo coordenador de seleções. Mas os brasileiros queriam saber é o novo técnico da seleção. Muitos apostariam em Muricy Ramalho e até Tite - que comandou o Corinthians e conquistou Libertadores e Mundial de Clubes em 2012. Mas no dia 22, a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol anunciou o novo treinador: o ex-jogador Dunga, que foi treinador entre 2006 e 2010 e voltou a treinar à equipe pela segunda vez. Apesar da rejeição em diversas enquetes, Dunga mostrou-se confiante em recuperar o prestígio junto aos torcedores, e para a próxima fase da seleção brasileira (que vai da Copa América 2015 até a Copa do Mundo FIFA 2018, passando pelas Eliminatórias), prometeu organiação tática e equilíbrio emocional de seus comandados, e disse ainda que vai mudar a relação conturbada com a imprensa. Depois da apresentação, a nova fase da seleção na era Dunga teve seis amistosos oficiais, e venceu em todas contra as seleções da Colômbia, Equador, Argentina, Japão, Turquia e Áustria. E percebo que está no caminho certo... Mas é só o começo de uma longa caminhada!

E um outro fato curioso e irônico. Já imaginou como o placar do jogo entre Brasil e Alemanha estaria caso ele ainda estivesse acontecendo hoje? Assim que acabou a partida na primeira semifinal da Copa do Mundo, onde a seleção alemã 'massacrou' a nossa seleção por 7 a 1, publicitários gaúchos criaram o site chamado 'Brasil e Alemanha Eterno', que conta os gols da partida caso a bola ainda estivesse rolando. A cada 12 minutos, o placar conta um gol para a Alemanha. A cada 90 minutos, um para o Brasil. Para se ter uma ideia, se a partida entre Brasil e Alemanha estivesse rolando, o placar seria 20024 para Alemanha e 2670 para o Brasil, segundo dados até às 14h45 de hoje. Para um dos criadores, a ideia veio para lembrar quanto seria o placar da partida até a próxima Copa do Mundo FIFA 2018, na Rússia. E vamos acompanhar permanentemente até o final sobre o caso. E tem outros dois fatos que teve a chamada 'Copa da Zueira'. Se o Brasil perder para a Alemanha, o apresentador José Luiz Datena ficaria de cueca no programa 'Brasil Urgente', da TV Bandeirantes, e a apresentadora Larissa Erthal, tiraria a roupa no programa especial 'Band na Copa'. O resultado você vê nos vídeos abaixo.





E vamos as outras notícias que viraram destaque em julho... Enquanto isso, mais um gol da Alemanha!

Começamos com um uma bela iniciativa no interior do estado de São Paulo. Em tempos de seca que castigava o estado e baixando o nível do Cantareira, a prefeitura de Salto organizou a limpeza no Rio Tietê no município. O trabalho de limpeza contou com uma equipe de dez funcionários que aprendeu a usar o rapel, além da vassoura, para recolher garrafas pet, madeira, brinquedos, calçados e até peças de veículos. A seca na Região Sudeste reduziu a vazão de rios importantes, deixando vários trechos com acúmulo de lixo nas margens. Após 10 dias de trabalho, a prefeitura de Salto (SP) contabilizou a retirada de mais de 13 toneladas de lixo nos dois trechos do Rio Tietê que passam pela cidade. A extensão total do trecho do rio Tietê no município é de aproximadamente 25 km. E fica o exemplo para todo o Brasil e para o planeta! Dou NOTA 10 e Parabéns!

Enquanto isso, as reservas de água na Grande São Paulo continuam caindo. No Sistema Cantareira, mesmo com o 'volume morto', o nível passou para 15%. Pra se ter uma ideia, se o 'volume morto' não existia, a água do Cantareira já estaria sem água, segundo o portal G1. No dia 3, o comitê que avalia e acompanha a crise no Cantareira decidiu que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo deveria retirar menos água dos reservatórios do Sistema. A pretensão da Sabesp era de usar 20,9 metros cúbicos por segundo no mês de julho, mas comitê abaixou para 19,7 em 15 dias.E tem mais um problema da falta d'agua na Grande São Paulo, o Sistema Alto Tietê, onde por lá, o nível chegou a 25% e a Sabesp anunciou que utilizaria o 'volume morto' no local. Em dezembro de 2013, o Sistema Alto Tietê foi acionado para auxiliar o Sistema Cantareira, que está utilizando seu volume morto. Desde maio, o Alto Tietê vem perdendo por mês cerca de 5% de sua capacidade. Em 1º de maio, o sistema registrava 35,8% de volume. Um mês depois a situação era de 30,8%. Julho começou com 25,7%. Para os especialistas, se não chover até o fim do ano, a água do Sistema Alto Tietê ficaria sem água. Atualmente, o Alto Tietê produz cerca de 14,5 mil l/s de água e abastece aproximadamente 4,5 milhões de pessoas.

O medicamento polêmico virou um dos principais assuntos em julho. Um grupo de famílias paraibanos entraram na Justiça para tratar os filhos (que tem problemas de convulsões) com o remédio chamado Canabidiol. Pra quem não sabe, o remédio é uma substância química encontrada na maconha que tem utilidade médica para tratar diversas doenças, entre elas, neurológicas. Medicamentos comercializados no exterior já utilizam a substância derivada da 'Cannabis sativa'. No Brasil, a comercialização da substância é proibida pela Anvisa. O que deixou os pais e mães decidiram fazer um abaixo assinado para a agência pedindo que o medicamento seja reclassificado e vendido no país, e também enviaram um requerimento para o Ministério Público Federal solicitando uma ação, para que os pacientes tenham acesso à substância. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, já existe um projeto em tramitação no Congresso Nacional com o objetivo de tirar a substância de uma lista proibida para colocá-la em uma lista permitida e, a partir disto, iniciar um processo de regulamentação de uso no país. No dia 18 de agosto, a pedido do Ministério Público Federal, a Justiça liberou a importação de Canabidiol para dezesseis pacientes na Paraíba. Apesar da autorização que algumas famílias paraibanas receberam do Ministério Público para comprar e utilizar o canabidiol para alívio de crises epilépticas em pacientes de diversas patologias neurológicas, a burocracia dificultava o acesso à substância. Várias famílias fizeram protesto em João Pessoa em agosto e setembro. Um assunto que virou documentário em outubro. Dirigido por Tarso Araújo, o título 'Ilegal' fala sobre como o Canabidiol ajuda em casos clínicos. Até hoje, pais de crianças com doenças graves lutam pela liberação do uso da substância no Brasil.

O mês de julho foi marcado por vários desastres aéreos. A começar pela principal tragédia, o da Malaysia Airlines. De novo, desta vez foi o voo MH17, no dia 17, que saiu de Amsterdam, capital da Holanda, com destino a Kuala Lampur, capital da Malásia. No meio do caminho, o avião caiu na Ucrânia, perto da fronteira russa. Estavam a bordo 298 passageiros e ninguém sobreviveu. Há a suspeita de que ele tenha sido abatido por um míssil numa região, controlada por separatistas pró-Rússia que estão em confronto com o governo de Kiev. No dia 23, o Avião turboélice se destroçou na pista de um aeroporto no arquipélago de Penghu, em Taiwan, ao tentar fazer um pouso de emergência. De acordo com a agência taiwanesa Focus Taiwan, 58 pessoas estavam a bordo - 54 passageiros e quatro tripulantes. 48 pessoas morreram. E no dia 24, o avião modelo McDonnell Doulgas MD-83 caiu 50 minutos após a decolagem em Uagadugu, capital de Burkina Faso. Os destroços foram localizados entre as cidades de Aguelhoc e Kidal, em Mali. 166 passageiros morreram no local. Só pra se ter uma ideia, em uma semana, três tragédias aéreas mataram 462 pessoas. E tem mais um desastre aéreo, desta vez foi aqui no Brasil. No dia 28, uma aeronave fez um pouso de emergência na área rural de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.  Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas estavam na aeronave, o piloto, copiloto e um passageiro. Todos passaram bem.

O principal destaque internacional é os conflitos entre Israel e Faixa de Gaza. A escalada de violência que começou no dia 8 entre Israel e palestinos é o terceiro conflito do tipo desde a tomada da Faixa de Gaza pelo grupo islâmico Hamas, em 2007. As raízes do confronto são antigas. Ao longo dos anos, ambos os lados foram ampliando as demandas para uma paz definitiva, tornando cada vez mais distante um acordo. Este ano, os conflitos foram tensos que no dia 20, Conselho de Segurança da ONU pediu "a imediata cessação de hostilidades" na Faixa de Gaza e expressou sua "séria preocupação" com a escalada da violência na região. A guerra causou preocupação nos Estados Unidos, onde o secretário de Estado americano, John Kerry, prometeu US$ 47 milhões para civis em Faixa de Gaza. Durante uma reunião extraordinária em Genebra do Conselho de Direitos Humanos da ONU, no dia 23, israelenses e palestinos acusaram uns aos outros de crimes de guerra, alegando terem agido dentro das leis internacionais durante a escalada de violência na Faixa de Gaza. No dia 28, o O Conselho de Segurança da ONU formalizou um pedido de "cessar-fogo humanitário imediato e incondicional" entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, mas não aconteceu. E no dia 31, John Kerry e a ONU anunciaram a trégua de cessar-fogo de três dias e 72 horas, os conflitos entre Gaza e Israel. Com isso, o balanço de mortes de palestinos sobe a 1.435, sendo a maioria civis, desde o início dos conflitos, no dia 8 de julho. No mesmo período, morreram 56 soldados e 3 civis em Israel.

E descobrimos a maior favela vertical do mundo. Localizado em Caracas, na Venezuela, cerca de 3 mil moradores da baixa renda moravam no arranha-céu de 45 andares, que foi abandonado há 20 anos para criar um centro bancário. Apelidada pelo nome de seu criador, o empresário e criador de cavalos David Brillembourg, a Torre de David era vista por muitos moradores de Caracas como um foco de crimes de gangues e símbolo de "invasões" de propriedades encorajadas na era do presidente Chávez. No entanto, os residentes disseram que o prédio havia se tornado um refúgio em comparação aos bairros violentos da cidade, e se tornado algo como uma comunidade a ser usada como modelo. Dentro do local havia provas de extrema organização em todos os lugares: corredores varridos diariamente, moradoras que primeiramente chegavam em barracas depois dividiam espaços em apartamentos bem mantidos; regras, itinerários de trabalho e advertências era colocados em murais. Ocasionalmente, as pessoas caíam das perigosas bordas nos andares. Não havia elevadores, o que resultava em longas subidas e descidas todos os dias. O fornecimento improvisado de eletricidade e água era um problema. Resumo: por lá, a vida não era fácil. No dia 22, soldados e autoridades venezuelanos retiraram centenas de famílias no arranha-céu de 45 andares e foram em outros locais da capital venezuelana. A maior favela vertical do mundo virou episódio da série americana 'Homeland', e documentários da BBC e GloboNews. Ainda não sabe o que vai acontecer com o futuro da 'Torre de David'.

Outro destaque internacional de julho foi de um político 'chorão' em Japão. O deputado Ryutaro Nonomura chamou a imprensa para se explicar por ter gasto o equivalente a R$ 65 mil em passagens de trem sem apresentar os comprovantes. Foram quase 200 viagens e metade para uma estação de águas termais. Durante três horas, o deputado gritou frases confusas - que foi eleito para transformar o mundo, que tinha prometido não revelar os motivos das visitas para proteger as pessoas envolvidas. O deputado 'chorão' só não foi punido, porque a despesa foi menor do que a verba para o transporte dos deputados. A imagem de um político arrependido no Japão correu o mundo. Mas afinal, #PodeIssoArnaldo?!

Na Itália, após dois anos e seis meses preso na rocha, o navio Costa Concordia, finalmente, saiu do lugar no dia 23, e foi rebocado para longe da ilha italiana e chegou ao porto de Gênova no dia 27, onde no início de novembro, foi encontrado o corpo da última vítima do naufrágio. A embarcação, que será desmantelada, havia deixado a Ilha de Giglio. O navio estava no local desde o naufrágio. A demolição total do navio será realizada em duas áreas dentro do porto genovês: o estaleiro de Prà-Voltri e o de Sampierdarena. Todo o processo deve levar 22 meses. A tragédia do navio Costa Concordia aconteceu em janeiro de 2012, causando a morte de 32 pessoas.

Em Brasília, o cenário judiciário foi marcado por despedidas. O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, se aposentou após onze anos no STF. Na última sessão, no dia 1º, Joaquim Barbosa disse que, aos 60 anos de idade, se aposenta "de alma leve" e que não tem interesse em ingressar na vida política. Sem fazer pronunciamento de despedida no plenário, Barbosa deixou a sessão antes do fim e justificou que não gosta de fazer homenagens. A trajetória de Barbosa foi de humildade, filho de um pai, que era pedreiro e a mãe, lavadeira. Nasceu em Paracatu, em Minas Gerais, em 1954 e mudou para o Distrito Federal aos 17 anos de idade. Formou-se em Direito e mestrado em Direito e Estado na Universidade de Brasília. Aprovado em concurso público, tornou-se procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), função na qual permaneceu até 2003, onde foi indicado ao Supremo Ttibunal Federal,na época do presidente Lula. Em 2012, foi um dos relatores do Julgamento do Mensalão, que foi considerado o mais longo do STF e o primeiro a condenar 24 pessoas de uma só vez. Em novembro do mesmo ano, Barbosa tomou posse como o primeiro presidente negro do STF, com a presença de celebridades e parentes do ministro.

Em Aracaju, um prédio residencial de quatro andares desabou no dia 19. Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe, Jorge Roberto Silveira, o prédio tinha um pavimento a mais do que previa o projeto. Com isso, a estrutura da obra sofreu uma sobrecarga de 25%, o que pode ter contribuído para a queda. Os Bombeiros fizeram as buscas no local e encontraram quatro pessoas da mesma família que ficaram quase 35 horas de escombros. Uma das três vítimas, o bebê de seis meses, não resistiu e morreu no hospital. A assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Aracaju, informou que o proprietário do prédio tinha licença para fazer a construção. Segundo o órgão, o prédio estava em fase de finalização, e possuia 12 apartamentos que seriam alugados.

Um fato inusitado aconteceu no dia 22. A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo deixou de atender casos de emergências e urgências em seu Hospital Central, na Santa Cecília, Centro de São Paulo. Morivo: falta de dinheiro. O fechamento do pronto-socorro é o ápice de uma crise que se agrava ao longo dos anos e que afeta também outros hospitais filantrópicos pelo país. Segundo a Santa Casa, a dívida total superou R$ 300 milhões. O Governo de São Paulo ofereceu ajuda imediata de R$ 3 milhões para o centro de saúde, e com a chegada de materiais para a unidade, a Santa Casa de São Paulo voltou ao normal no dia seguinte. Fundada em 1560 e inaugurada em Santa Cecília em 1884, a instituição é o maior centro médico filantrópico da América Latina com 8 mil atendimentos diários em todas as suas unidades.

A cidade de João Pessoa se tornou a capital mundial das robóticas. Foi realizada entre os dias 19 e 25 de julho a RoboCup 2014, no Centro de Convenções. A Copa do Mundo de Robôs reuniu 3 mil participantes de 45 países, que  fazem tarefas domésticas, dançam, jogam futebol, resgatam sobreviventes em desastres e até falam sobre temas sérios. Para os organizadores, o objetivo do evento tecnológico é que até 2050, serão formados uma seleção de robôs pode enfrentar ou vencer a seleção dos humanos. Será?! E falando em robôs jogando futebol, o destaque é da seleção alemã robótica, que venceu o Brasil por 11 a 1. É... Durante cinco dias, mais de 60 mil visitantes - entre grupos de alunos de escolas públicas e privadas, se prestigiaram o evento que virou sucesso na capital paraibana e superou as expectativas. O coordenador geral do evento no Brasil, professor Alexandre Simões, destacou que além das novidades tecnológicas, o torneio vai ser lembrado pela organização e o carisma dos paraibanos. A RoboCup ocorre anualmente e o próximo país a receber o evento como esse, será na China, em 2015.

Várias personalidades morreram em julho. A começar pelo escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, que morreu no dia 18, aos 73 anos, vítima de uma embolia pulmonar. Baiano de Ilha de Itaparica (terra onde nasci), João Ubaldo Ribeiro formou bacharel em Direito, em 1962, pela Universidade Federal da Bahia, mas nunca chegou a advogar. Ele era pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. O escritor foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, trabalhou como repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do extinto Jornal da Bahia e foi também colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia. Ele foi colaborador também de diversos jornais e revistas no país e no exterior. João Ubaldo Ribeiro se destacou com grandes obras como 'O Sorriso do Lagarto' e 'Viva o Povo Brasileiro', e era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. O escritor era casado e tinha quatro filhos.

No Recife, morreu no dia 23, o escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna. Ele estava internado desde a noite do dia 21 na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral do tipo hemorrágico. Mas não resistiu e faleceu de uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. Em 2013, o escritor foi internado duas vezes, de infarto e aneurisma cerebral. Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa, na Paraíba, em 1947, e aos 15 anos, mudou-se com a família para Recife, onde viveu até o último dia de vida. Ariano escreveu um de seus maiores clássicos, "O Auto da Compadecida", em 1955, virou teatro e filme de cinema. O escritor considera que seu melhor livro é o “Romance d'A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta”. A obra começou a ser produzida em 1958 e levou 12 anos para ficar pronta. Foi adaptada por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo em 2007, com o nome de "A pedra do reino", que tem um monumento com o mesmo nome, que fica as margens da Lagoa do Parque Solón de Lucena, no Centro de João Pessoa. Além de escritor, Suassuna também foi professor da Universidade Federal de Pernambuco e ocupou a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Na Política, morreu no dia 8, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio. Ele tinha 83 anos e estava internado desde o início de junho. Ele vinha lutando contra um câncer nos ossos. Promotor público aposentado, ele nasceu em São Paulo em 1930. O gosto pela política começou ainda na faculdade de Direito da USP. Foi militante da juventude estudantil católica e um dos deputados federais cassados no golpe militar de 1964, onde passou doze anos no exílio e viveu no Chile e nos Estados Unidos. Voltou ao Brasil em 1976 e quatro anos depois, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Vinte e cinco anos depois, por divergências e mudanças dentro do PT, Plinio se uniu a outros dissidentes e se filiou ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Saiu como candidato a governador de São Paulo em 2006, mas não elegeu. Quatro anos depois, aos 80 anos, se candidatou a Presidência da República em 2010, mas ficou em quarto lugar com 886.816 votos. Plínio de Arruda Sampaio deixou a mulher, Marieta, e o filho Francisco.

E tem outras personalidades que faleceram em julho. No dia 19, morreu o Escritor e educador Rubem Alves. Ele tinha 80 anos e estava internado durante nove dias e teve falência múltipla de órgãos. O educador era um dos intelectuais mais respeitados do Brasil. No mesmo dia, morreu em Slavador, aos 93 anos, o engenheiro Norberto Odebrecht, que estava internado no Hospital Cádio Pulmonar com problemas cardíacos. Pernambucano de Recife, Norbeto Odebrecht era fundador e Presidente de Honra da Organização Odebrecht, um conglomerado de empresas que atua em diversos países. A construtora que leva o nome do engenheiro, fundada em 1944, completa 70 anos e atua em 23 países e emprega quase 200 mil pessoas.

Em Fernando de Noronha, foi inaugurado no dia 18, a primeira usina solar da para abastecimento de Energia que vai gerar 4% do consumo na ilha. Segundo a presidente do grupo Neoenergia, Solange Ribeiro, como a energia do sol não pode ser captada o tempo todo, é preciso contrapor com a energia a óleo. E planeja até meados do próximo ano, vai ter uma segunda usina em parceria com o governo do estado e 10% da energia de Noronha gerada em 2015 a partir de energia solar. Uma baita iniciativa para um arquipélago de quase três mil habitantes.

Katy Perry no Rock in Rio, em setembro de 2011.
Ela vai voltar a cantar no festival em setembro de 2015.
Uma pesquisa realizada do app Spotify mostrou as emoções provocadas ao ouvir a boa música. Segundo o resultado, a música 'Birthday', de Katy Perry, provoca sensação de felicidade e a canção 'Magic', do Coldplay, evocam sentimentos positivos e perfeitos para superar o medo. Para o professor Jacob Jolij ao portal Kzuka, a música provoca emoções e estimula a liberação de hormônios que afetam diretamente o nosso humor. O serviço de streaming de música está presente em 56 países e conta com até 1,5 bilhão de playlists e 20 mil novas faixas diariamente. A plataforma chegou ao Brasil no final de maio, com mais de 30 milhões de músicas em seu acervo. Legal a pesquisa do aplicativo e que faça mais vezes nos próximos anos.

No Vale do Itajaí, em Santa Catarina, dois garotos viraram sucesso na internet. Os primos Marcos, de 9 anos, e Leandro, 12, moram no município de Taió, que fica há mais de 260 kilometros da capital, Florianópolis, e viraram hit na internet após postarem um vídeo de uma brincadeira na fazenda da avó. O bordão "taca-le pau, Marcos" já virou meme nas redes sociais. Leandro narrou da descida de carrinho de rolimã de Marcos, em uma ladeira na casa da avó Salvelina, uma rua de chão de terra. Empolgado, o mais novo clama com sotaque característico da região: "taca-le pau, Marcos",  para que o mais velho desça com mais velocidade. Após uma curva bem feita pelo carrinho, Leandro afirma empolgado: "Mazá, Marcos véio". A narração da brincadeira foi feita durante as férias das crianças, em dezembro de 2013. No mesmo mês, eles publicaram o vídeo na internet e compartilharam em um aplicativo de smartphone. Entretanto, foi neste ano que o vídeo começou a bombar e viralizar. Paródias foram feitas e a cidade de Taió (para o mundo virtual) ficou conhecida por causa do vídeo. No sotaque do Sul do Brasil, o 'Taca-le Pau' significa 'Tome cuidado'. Eles viraram sucesso e gravaram até comercial do Grande Prêmio do Brasil da Formula 1 2014. Vejam só como foi o momento do vídeo. Afinal, 'lá vem o Marcos...'


E pra terminar os fatos que viraram notícia em julho, teve um caso que aconteceu comigo no dia 30. Era o prazo para convocação da lista de espera do ProUni 2014.2 (que terminava no mesmo dia). Quando cheguei a Faculdade no início da tarde, percebi que estava dentro da lista e fiquei muito feliz. Mesmo com os documentos certinhos, duas coisas faltaram. Primeiro é que faltava os outros dois documentos. E eu tive que esperar o meu irmão para pegar os documentos faltantes no Terminal da Integração, próximo ao Centro da cidade, e demorou muito. Só que no fim do dia, quando eu fui atendido, meu irmão chegou com os meus documentos. Até aí, tudo bem, mas teve outro problema. Para concluir a matrícula, teria que ter os documentos da minha mãe ou do meu irmão (ou grupo familiar).

Aí, o mais grave aconteceu, como eu fui selecionado para 'Cotas', porque sou pardo - ou moreno, para ter que concluir a matrícula, teve que apresentar documento de reconhecimento de firma em Cartório, como diz as instruções. Eu e meu irmão sabemos onde fica o Cartório ao entorno. Mas não sabemos é que existem dois Cartórios que ficam ao lado da Faculdade. No início da noite, meu irmão até foi, mas ao chegar, estava tudo fechado. Passaram-se horas, minutos, segundos... O meu irmão tirou dúvidas se pode fazer assim mesmo. Mas quando anoiteceu, e passava das 20h, e os portões foram fechados, era tarde demais... Resultado: fiquei sem bolsa, sem vaga, e a esperança de voltar a estudar depois de sete meses.

Onde tudo aconteceu foi na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa. Era o último dia do prazo para entregar documentos na Lista de Espera do ProUni, que começou o dia 29 e durou dois dias. Se eu compareceria a Nassau no primeiro dia e passar a mesma situação como esse fato, seria muito diferente. Foi a primeira vez que visitei a Nassau e cheguei tão confiante e tão feliz que ganhei a bolsa integral do ProUni e saí de muita tristeza e decepção porque perdi a bolsa por falta de um único documento. De forma melancólica, eu e meu irmão saiu da Faculdade às 21h45 e cheguei em casa às 23h30. A perda da bolsa do ProUni para o Curso de Jornalismo na Nassau foi muito mais grave e muito, muito, muito mais pior do que a derrota da Seleção Brasileira para a Deutschland (Alemanha), onde perdeu por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo 2014. E será mais um dos piores dias da minha vida. Mas afinal, de quem é a culpa? Mas a minha intenção aqui não é bater ou mexer com ninguém, porque não tenho nada a ver com isso.

A minha tristeza durou até o primeiro domingo de agosto, enquanto isso, alguns dos meus amigos até lamentaram, mas me deram um forte apoio para eu fazer o ENEM de novo para conseguir uma vaga na Faculdade em 2015. E sorte que fiz inscrição para o ‪#‎ENEM2014‬ em maio, porque se desistir da prova e não inscrever seria muito mais pior. O período de estudos começou na primeira semana de agosto, e apesar das dificuldades, foi um período de muito preparo, esforço e concentração durante três meses. Fiz o ENEM no mês passado e vou aguardar a próxima nota no ano que vem para se vou (ou não) entrar na universidade. Enquanto isso, 'VIDA QUE SEGUE'...

No próximo post, os destaques de agosto. Enquanto isso, mais um gol da Alemanha...

 ►Veja Também 

*Com informações e apoio de: GLOBOESPORTE.com, Agência RBS, Agencia France Presse, G1, G1 PB, G1 SC, G1 SP, G1 DF, G1 SE, G1 BA, G1 PE, G1 Sorocaba e Região, G1 Mogi das Cruzes e Suzano, G1 Campinas e Região, G1 Oeste e Sudoeste (PR), UOL, EFE, Associated Press, Reuters, Folhapress, ESTADAO.com.br, ACRITICA.com, InfoMoney, Portal Correio e KZUKA

#DESTAQUESDE2014 // #06 :: Junho



Durante duas semanas, o blog #PorDentroDasNotícias traz uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na sexta parte da série, vamos aos destaques de junho. Mês do meu aniversário, dos festejos juninos e da Copa do Mundo FIFA 2014 que aconteceu aqui no Brasil. Antes de relembrar o 'maior espetáculo da Terra' - como diz a música de Jair Ribeiro e Simoninha, vamos aos outros fatos que viraram notícia em junho.


O mês de junho começou com a paralisação dos Metroviários na cidade de São Paulo. A greve durou apenas uma semana e afetou passageiros e causou lentidão no trânsito, que às 10h30 do dia 6, a Companhia de Engenharia de Tráfego registrou recorde apenas maiores índices entre as 7h e 10h, considerado o horário de pico: 251 kilometros. Uma lentidão que a CET tembém decretou paralização, cancelando o Rodízio na cidade. Os metroviários queriam o reajuste salarial de 12%.

Um fato inusitado aconteceu em junho. As câmeras de segurança flagraram um paciente sendo agredido por seguranças na recepção do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, na Paraíba. A agressão se estendeu a dois acompanhantes do paciente, que procurou a unidade sentindo dores na coluna. De acordo a vítima, ele estava sem documentos e, por isso, o atendimento foi negado. As imagens (que são absurdas) mostram o homem sendo arrancado da cadeira de rodas onde esperava atendimento e arrastado pelo chão para fora do hospital. Ainda é possível ver que os dois homens que o acompanhavam também foram agredidos e retirados do local. E não pára por aí, em uma outra ocorrência, um jovem deu queixa de três policiais militares que prestam serviço no mesmo hospital. Ele conta que foi agredido depois de pedir uma cadeira de rodas para a avó, que aguardava atendimento. No fim das contas, três seguranças que atuavam no Hospital de Trauma foram afastados do cargo e dois suspensos. Um fato absurdo, né?!

Junho foi de muita chuva no litoral da Região Nordeste do Brasil. Em Natal, a cidade entrou em estado de calamidade após um forte temporal que deixou vários deslizamentos de terra, o que a Defesa Civil retirou milhares de familias que moravam em áreas de risco. Ainda na capital potiguar, um deslizamento de terra atingiu e arrastou carros na avenida Dinarte Mariz, mais conhecida como Via Costeira. Apesar dos transtornos, nunguém ficou ferido. As fortes chuvas ameacaria até o estádio Arena das Dunas, que aconteceram quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2014, mas tudo foi normalizado.

Chuva na Região Nordeste e na Região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, mais de 10 cidades do Vale do Itajaí e Norte Catarinense decretaram emergência devido às chuvas. Segundo a Defesa Civil Catarinense, mais de 20 mil pessoas foram desabrigados e mais de dez mil ficaram sem luz. No Paraná, as cheias do Rio da Vargem derrubaram duas pontes, na cidade de São João do Triunfo, na região de Campos Gerais. Os moradores improvisaram uma ponte 'tipo' escada de madeira, para dar acesso ao município. As fortes chuvas causaram prejuízos em várias cidades do Paraná, inclusive as cataratas do Rio Iguaçu, que teve o grande volume de água e interditou a passarela.

Se no litoral do Rio Grande do Norte, interior do Paraná e Santa Catarina, o problema foi à chuva forte, na Grande São Paulo, o problema é a queda do nível de água do Sistema Cantareira, que (mesmo com o 'volume morto') passou dos 20% e choveu abaixo da média em junho. No dia 3, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo anunciou que a primeira parte do 'volume morto' do Sistema Cantareira poderia acabar no final de outubro. E o problema d'água não acontece só na capital, e sim, no interior de São Paulo. Em Cordeirópolis, município que fica a 160 kilometros da capital paulista, a prefeitura decretou situação de calamidade e de emergência, considerada a pior estiagem do município desde 2000. Desde o início de abril, a cidade iníciou um rodízio no fornecimento na cidade, e foi dividida em duas grandes regiões, que recebem água em dias alternados. A restrição gerou economia de 30%, mas não foi suficiente.

No noticiário internacional, o principal destaque aconteceu na Espanha. Após quase 40 anos, o rei Juan Carlos abdicou ao trono no dia 2, em favor do seu filho, o príncipe Felipe de Borbón. Em discurso a nação, o rei afirmou que decidiu abdicar para que se possa "abrir uma nova etapa de esperança na qual se combinem a experiência adquirida e o impulso de uma nova geração". O rei disse que "hoje uma geração mais jovem merece passar à primeira fila" para empreender "as mudanças e reformas exigidas pela atual conjuntura". Aos 76 anos, o rei Juan Carlos foram um dos reinados mais longos da história, desde que foi proclamado em 22 de novembro de 1975, apenas dois dias depois da morte do ditador Francisco Franco, que o havia nomeado seu sucessor. Em maio de 1962 se casou, em Atenas, com a então princesa Sofía, primogênita do rei Paulo da Grécia. Desta união nasceram três filhos, as infantas Elena (1963) e Cristina (1965) e dom Felipe, nascido em 1968, que desde 1977 é Príncipe das Astúrias e herdeiro. O processo de transição durou 17 dias. No dia 17, o parlamento espanhol aprovou a abdicação do rei Juan Carlos, onde assinou a abdicação no dia 18, onde foi sucedido pelo seu filho, que passou a chamar de Dom Felipe VI. Em uma cerimônia no dia 19, o novo rei jurou fidelidade à Constituição Espanhola e expressou sua fé na unidade da Espanha. Felipe VI também aproveitou o discurso de proclamação para destacar com "generosidade o imenso valor" dos vínculos que unem a Espanha com a América Latina. Aos 46 anos, o novo rei é casado com a sua mulher, a jornalista Letizia Ortiz, e suas filhas, as infantas Leonor e Sofia.


Detalhe, um dos principais fatos do rei Juan Carlos, durante o reinado, foi em 2007, durante a XVII Cumbre Iberoamericana em Chile, onde o rei calou o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Olha só no vídeo abaixo...



Na Síria, em tempos de crise teve as eleições, que aconteceram no dia 4. E o atual presidente Bashar al-Assad venceu (com folga) com 88,7% dos votos, segundo o porta-voz do Parlamento, Mohammad al-Laham. Os outros dois candidatos nas eleições, somaram 7,5% dos votos, e classificaram as eleições como uma farsa e disseram que os outros dois candidatos não ofereceram nenhuma alternativa real e que uma eleição em meio a guerra civil (que começou em março de 2011 e dura até hoje) não poderia ser considerada. Os Estados Unidos declararam que as eleições presidenciais na Síria são "uma vergonha". Assad garantiu seu terceiro mandato, apesar de uma guerra civil violenta que cresceu a partir de protestos contra o seu governo. Autoridades sírias descreveram a prevista vitória de Assad como uma reivindicação de sua campanha de três anos contra os grupos armados que lutam para derrubá-lo do poder. Em três anos e nove meses, a guerra civil da Síria deixaram 162 mil mortos, entre eles 80 mil civis e 8,6 mil crianças, como informa o Observatório Sírio para Direitos Humanos. Ainda na Síria, pelo menos 30 pessoas morreram após dois barris explosivos serem lançados por helicópteros do exército sírio sobre um bairro controlado por rebeldes em Aleppo, no norte do país, no dia 16. Segundo ONG opositora, crianças estariam entre as vítimas.

Eleições presidenciais também na Colômbia. No dia 15, o presidente Juan Manuel Santos foi reeleito no segundo turno com 50,94% dos votos. O líder conquistou 7.803.115 votos enquanto seu adversário, Óscar Iván Zuluaga, recebeu 6.903.813, cerca de 45% do total, segundo o órgão que organiza as eleições no país. Foi uma das eleições mais acirradas na Colômbia, onde o voto não é obrigatório, e apenas 47% dos eleitores habilitados compareceram às urnas. Mais de 32,9 milhões de votos eram esperados, mas foram registrados 15,7 milhões. Liberal de centro-direita de 62 anos, Santos buscou a reeleição defendendo o fim do conflito de 50 anos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, principal grupo rebelde da Colômbia, por meio do diálogo. Frio, pouco carismático e um apaixonado jogador de pôquer, Santos chegou à presidência em 2010 disposto a seguir a receita de seu antecessor, Uribe, mas se distanciou e escolheu outro caminho. O neoliberal Juan Manuel Santos governará até 2018 e com o apoio da esquerda.

No Egito, o presidente Abdel Fattah al-Sisi, convocou a população no dia 13, para usar bicicleta para economizar combustível. Vestindo roupas esportivas, incluindo luvas de ciclismo, o presidente egípcio andou de bicicleta nas ruas de Cairo, em campanha pelo uso delas como veículo pela população do país. Na capital egípcia, os ciclistas são raramente vistos, onde impera um trânsito caótico na maior parte da cidade. O objetivo da campanha é ajudar financeiramente debilitado governo a economizar dezenas de bilhões de dólares por ano em subsídios ao combustível, onde os preços de energia no Egito estão entre os mais baixos do mundo, e, embora sucessivos governos tenham pedido uma reforma nos subsídios, nenhum ousou impor grandes aumentos nos preços por medo de revoltas.

E em Paris, o principal cartão-postal da cidade foi fechada ao público no dia 13. Motivo: a paralisação dos funcionários do serviço de segurança que durou apenas um dia. Os agentes do serviço de segurança da Torre Eiffel, funcionários de empresas privadas terceirizadas, pediam salários melhores e "o fim da terceirização em cascata", segundo um comunicado do sindicato CGT. A empresa que administra o monumento, a SETE, anunciou o fechamento e lamentou "um movimento social do qual não foi informada previamente" e que "penaliza os visitantes". Ainda bem que no dia seguinte, tudo voltou ao normal. Em março, o principal cartão-postal da capital da França completou 125 anos.

O principal destaque no mundo esportivo é o basquete. No dia 15, o San Antonio Spurs conquistou pela quinta vez o título da NBA, nos Estados Unidos. Destaque para o pivô Tiago Splitter, jogador do Spurs, que foi o primeiro atleta brasileiro obter um anel do grande campeonato de basquete do planeta. Nascido de Joinville, em Santa Catarina, Splitter iniciou a carreia pelo Ipiranga (1999/2000) e Joinville (2000/2001). Transferiu-se ao basquetebol espanhol com CB Bilbao Berri e Saski Baskonia. E desde 2010, está no San Antonio Spurs, que fez a melhor campanha da temporada 2014/2015 da competição. E desejamos que o Splitter continue brilhando e, quem sabe, conquistar o ouro olímpico na seleção brasileira de basquete, nas olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

No Tênis, aconteceu em Paris a Roland Garros. Na competição feminina, a russa Maria Sharapova conquistou o bicampeonato do Grand Slam - a última foi em 2012. Campeã de Wimbledon em 2004, US Open em 2006 e Aberto da Austrália em 2008, Sharapova se tornou a primeira atleta do tênis da Rússia a vencer duas vezes o mesmo Grand Slam. Na competição masculina, o espanhol Rafael Nadal conquistou o troféu pela nona vez, sendo primeiro a vencer em Roland Garros cinco vezes seguidas. Com o resultado, Nadal manteve a condição de número 1 do mundo, impediu que o sérvio Novak Djokovic colocasse em sua galeria o primeiro troféu do Grand Slam parisiense e entrou para a história como o maior vencedor do torneio.

Mais um capítulo da novela 'O Interminável Campeonato Paraibano'. No dia 6, a partida entre Santa Cruz-PB e Treze foi cancelado. Motivo: falta de marcação das linha do gramado do Estádio da Graça, o local do duelo. E o pior, não havia a tinta adequada para pintar os limites do gramado. Os funcionários do Estádio da Graça tentaram pintar as listas com uma tinta inapropriada, mas o árbitro João Bosco Sátyro, diz que não pegou. Resultado: uma hora de espera e o jogo foi cancelado. A Prefeitura de João Pessoa, responsável pelo estádio, chegou a comprar dois galões de tinta para pintar o campo às pressas. Mas estas chegaram apenas a três minutos do fim do prazo. A decisão de cancelar o jogo revoltou os dirigentes dos Santa Cruz-PB e Treze, que redes sociais, a assessoria de imprensa do clube publicou uma foto com a marcação torta e sentenciou: "Padrão Fifa". Segundo a Prefeitura de João Pessoa, o problema foi as fortes chuvas que caíram naquele dia em João Pessoa acabaram apagando as linhas de marcação no Estádio da Graça. O Campeonato Paraibano sofreu com a falta de datas, desistência de clubes e com uma verdadeira crise dentro e fora de campo. Ainda bem que a competição acabou no dia 29, onde o Botafogo-PB conquistou o título do campeonato estadual que durou cinco meses e dezessete dias, considerado uma das mais bizarras da história da competição.

No mundo do esporte, dois atletas esportivos receberam melhoras no mesmo dia 16. A começar pelo ex-piloto alemão Michael Schumacher, que após seis meses internado, o alemão saiu do coma e foi transferido do Hospital de Grenoble, na França. A informação é da assessora do heptacampeão mundial de Fórmula 1, Sabine Kehm. O Centro Hospitalar Universitário de Vaud, em Lausanne, na Suíça, confirmou que Schumi deu entrada no local. Segundo a nota, a "longa fase de reabilitação será distante dos olhos do público”. Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Schumacher sofreu um grave acidente de esqui no antepenúltimo dia de 2013, em Méribel, na França. O ex-piloto alemão, teve um trauma grave ao bater a cabeça em uma pedra e foi levado de helicóptero ao hospital Moutier, a 17km dali, menos de dez minutos após a queda. Logo depois, foi removido a outro hospital, em Grenoble, onde ficou internado e passou por exames mais detalhados.

Nos Estados Unidos, Lais Souza recebeu alta depois de quatro meses internada no hospital de Miami, onde continua fazendo tratamento por lá, com a assistência da equipe médica em um apartamento custeado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. No final de janeiro, a esquiadora sofreu um acidente quando se preparava para a disputa das Olimpíadas de Inverno de Sochi. Ela descia a pista de esqui de Salt Lake City, quando se chocou com uma árvore e sofreu uma lesão na coluna cervical. Com um trauma severo na terceira vértebra, precisou ser submetida a uma cirurgia para fazer o realinhamento. O quadro era grave com risco de morte. Desde o acidente, Lais estava internada no Jackson Memorial Hospital. Passou pela fase crítica, voltou a respirar e se alimentar sem a ajuda de aparelhos, a mostrar sensibilidade em várias partes do corpo e a movimentar o braço direito. A esquiadora vem sendo submetida a tratamentos experimentais e vem respondendo bem aos estímulos. Fica aqui a torcida para a recuperação de Laís e de Schumacher.

Quatro personalidades morreram em junho. No dia 13, a cantora Marlene faleceu aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Tendo gravado mais de quatro mil canções em sua carreira, Marlene foi um dos maiores mitos do rádio brasileiro em sua época de ouro. Sua popularidade nacional também resultou em convites para o cinema e para o teatro. Suas atividades internacionais incluíram turnês por Uruguai, Argentina, Estados Unidos e França. Também compositora, teve seu samba-canção "A grande verdade" (parceria com Luís Bittencourt) gravado por Dalva de Oliveira, em 1951. A cantora também fez participações na televisão e no cinema. No dia 15, o bilionário Moise Safra, faleceu aos 79 anos, e lutava contra um câncer e sofria de mal de Parkinson. Ele foi dos fundadores do banco Safra, e deixa a mulher, Chella Cohen Safra, e cinco filhos. No dia 21, morreu a escritora e feminista Rose Marie Muraro (foto ao lado). Ela tinha 83 anos e estava internada por causa de um câncer na medula óssea. Ela foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil entre a década de 70 e 80. Foram mais de sessenta anos de dedicação e luta nas conquistas pelos direitos das mulheres. Ela é autora de mais de 40 livros e também atuou como editora em 1600 títulos. E no mesmo dia, morreu o ex-jogador Oberdan Cattani. Ele tinha 95 anos e foi o ídolo do Palmeiras como goleiro, entre os anos de 1941 e 1954.

Em Goiás, um helicóptero caiu na madrugada do dia 7, em Aruanã, que fica a 315 km de Goiânia. Cinco pessoas morreram, entre eles, estava o ex-jogador Fernandão, que estava passando um curto período por lá. Fernandão nasceu em Goiânia, e começou a carreira no Goiás Esporte Clube. Ele atuou nos principais clubes brasileiros como Internacional e São Paulo, e até clubes no exterior como Olympique de Marselha e Toulouse - da França. No 'Colorado', Fernandão ainda foi o capitão do time nas conquistas da Libertadores e Mundial de Clubes de 2006. Ele se aposentou em 2011, quando estava no 'Tricolor Paulista'. Passou, então, a participar da diretoria do Internacional e, mais tarde, assumiu o posto de treinador do clube. O ex-jogador estreou como comentarista no SporTV, onde participaria da cobertura da Copa do Mundo FIFA 2014. Torcedores do Internacional, São Paulo e Goiás, além dos outros clubes do Brasil, lamentaram a morte de um dos maiores ídolos da história do clube.

No #HighTech, destaque para o Marco Civil da Internet, que entrou em vigor no dia 23. Conhecida como a Constituição para o uso da rede no Brasil, o projeto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 23 de abril, após tramitar por dois anos na Câmara dos Deputados e com o objetivo de estabelecer princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e empresas. A chamada neutralidade de rede é um dos principais pilares do Marco Civil. Com ela, os provedores de internet ficam proibidos de ofertar conexões diferenciadas a partir do conteúdo que o usuário for acessar, como e-mails, vídeos ou redes sociais. A venda de velocidades diferentes de acesso continua valendo. Outra regulamentação do Marco Civil é a privacidade. Provedores de conexão e aplicações na internet não serão responsabilizados pelo uso que os internautas fizerem da rede e por publicações feitas por terceiros.

Outro destaque #HighTech de junho é o lancamento do primeiro smartphone do Amazon: o Fire Phone. Com uma tela de alta definição de 4,7 polegadas, o aparelho tem câmera de 13 Megapixels, interface em 3D e o Firefly, um recurso que identifica imagens e sons e permite localizá-los na internet. O smartphone usa o sistema FireOS 3.5, sistema operacional onde modifica do sistema Android, do Google. Por isso o Fire Phone é compatível com aplicativos Android. O processador do aparelho tem quatro núcleos rodando a 2,2 GHz, 2 GB de memória RAM e chip gráfico Adreno 330. O Fire Phone foi lançado exclusivamente com a operadora AT&T no dia 25 de julho. Com dois anos de contrato, o modelo de 32 GB sai por US$ 200, enquanto que o de 64 GB custa US$ 300. Ainda não há previsão de lançamento do aparelho no Brasil.

A TV Cultura completou 45 anos no dia 15. A emissora foi inaugurada em 15 de junho de 1969, pela Fundação Padre Anchieta. Mas só entrou no ar nove anos antes, em 20 de setembro de 1960, pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Foi a primeira emissora pública e a segunda educativa do Brasil. Atualmente, a TV Cultura tem estações próprias, afiliadas e retransmissoras em 18 estados brasileiros. A emissora (pública e comercial ao mesmo tempo) fazia parte da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, que inclui a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicações. Outra curiosidade é que no sinal de TV digital, foi a pioneira no Brasil a ter a multiprogramação chamada Multiplex, onde reúne todas as emissoras do grupo em um só canal, como a criação dos canais Univesp TV e MultiCultura - que passou a chamar MultiCultura Educação em novembro deste ano.




Estádio Castelão, em Fortaleza,
durante a partida Brasil X México, na Fase de Grupos.
E para encerrar os fatos que marcaram o mês de junho, não deixamos de esquecer do principal destaque do mês. A Copa do Mundo FIFA 2014, que realizou aqui no Brasil e começou no dia 12. A primeira fase do Mundial foi de emoção, surpresas, vexames, viradas e de goleadas. Como a seleção da Costa Rica, que surpreendeu no Grupo D e venceu o Uruguai e Itália, além do empate sem gols contra a Inglaterra. Ainda no Grupo D, um fato inusitado: durante a partida Itália e Uruguai, o jogador uruguaio Suárez atacou de vampiro e 'mordeu' o jogador italiano Chiellini, o que causou repercussão mundial e nas redes sociais. Dois dias depois, a FIFA suspendeu o Suárez por até nove jogos. Resumo: a seleção uruguaia foi classificada para a próxima fase e o Suárez ficou de fora e voltou pra casa mais cedo. Pelo Grupo B, a seleção da Espanha, atual campeão do mundo, foi eliminado pela Primeira Fase após goleadas de Chile e Holanda. Aliás, o estádio Fonte Nova, em Salvador, foi marcado por muitas goleadas. No Grupo G, a seleção alemã se deu bem e a seleção de Portugal deu vexame, ficaram 'à espera de um milagre' para se classificar na próxima fase, mas foi eliminado na primeira fase.

Seleção brasileira no primeiro jogo do Grupo A,
onde venceu a Croácia por 3 gols a 1 em São Paulo.

E a nossa seleção fez bonito no Grupo A. Venceu a Croácia e Camarões, e empatou sem gols contra o México - onde o goleiro Ochoa (ou melhor, 'OSHOWA') ganhou destaque. Ainda no Grupo A, uma curiosidade: o técnico da seleção croata, Niko Kovac, parece (e muito) o meu colega, Aprígio, que estudou comigo no Colégio Santos Nazário no ano passado. #coincidência?!



Durante os jogos da Primeira Fase e das Oitavas de Final da Copa do Mundo FIFA 2014, foram de muita festa - seja brasileiros e estrangeiros, como a invasão argentina no Rio de Janeiro e a invasão holandesa, que tomou conta nas ruas de Porto Alegre e virou 'alaranjada'. Outro destaque foram os repórteres de Televisão que ganharam beijo de torcedores estrangeiros ou brasileiros. Todos os estádios nas cidades-sede foram realizados os jogos da primeira fase do Mundial, sendo apenas quatro partidas em Natal, Curitiba, Manaus e Cuiabá.



Nas Oitavas-De-Final do Mundial, a nossa seleção enfrentou o Chile, numa partida que foi emocionante e terminou nos pênaltis, onde o Brasil venceu no sufoco em pleno Mineirão lotado. No Maracanã, a seleção da Colômbia 'matou' a seleção uruguaia sem o craque Suárez. A Holanda venceu o México de virada no Castelão. Na Arena Pernambuco, a Costa Rica surpreendeu mais uma vez e venceu a Grécia nos pênaltis. A seleção francesa venceu a Nigéria no Estádio Nacional, e a seleção alemã ganhou a Argélia no Beira-Rio. A seleção belga derrotou os americanos na Fonte Nova. E no sufoco, a Argentina de Messi e companhia ganhou da Suíça na prorrogação.

A seleção da Costa Rica foi foi o maior destaque
na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2014.

E ficou assim: Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Holanda, Costa Rica, Argentina e Bélgica se classificaram para as quartas de final da Copa do Mundo FIFA 2014. E como as partidas finais ocorreram em julho, você vai ver no próximo post, no início dos destaques daquele mês, como terminou essa história na maior competição em 84 anos do Mundial.

*Com informações e apoio de: G1, G1 PB, G1 SP, G1 RN, G1 SC, G1 PR, G1 RJ, G1 Campinas e Região, Agência RBS, O Globo, EFE, Reuters, Agência France Presse, ESPN.com.br, GLOBOESPORTE.com e Wikipedia