segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

#DESTAQUESDE2014 // #06 :: Junho



Durante duas semanas, o blog #PorDentroDasNotícias traz uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na sexta parte da série, vamos aos destaques de junho. Mês do meu aniversário, dos festejos juninos e da Copa do Mundo FIFA 2014 que aconteceu aqui no Brasil. Antes de relembrar o 'maior espetáculo da Terra' - como diz a música de Jair Ribeiro e Simoninha, vamos aos outros fatos que viraram notícia em junho.


O mês de junho começou com a paralisação dos Metroviários na cidade de São Paulo. A greve durou apenas uma semana e afetou passageiros e causou lentidão no trânsito, que às 10h30 do dia 6, a Companhia de Engenharia de Tráfego registrou recorde apenas maiores índices entre as 7h e 10h, considerado o horário de pico: 251 kilometros. Uma lentidão que a CET tembém decretou paralização, cancelando o Rodízio na cidade. Os metroviários queriam o reajuste salarial de 12%.

Um fato inusitado aconteceu em junho. As câmeras de segurança flagraram um paciente sendo agredido por seguranças na recepção do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, na Paraíba. A agressão se estendeu a dois acompanhantes do paciente, que procurou a unidade sentindo dores na coluna. De acordo a vítima, ele estava sem documentos e, por isso, o atendimento foi negado. As imagens (que são absurdas) mostram o homem sendo arrancado da cadeira de rodas onde esperava atendimento e arrastado pelo chão para fora do hospital. Ainda é possível ver que os dois homens que o acompanhavam também foram agredidos e retirados do local. E não pára por aí, em uma outra ocorrência, um jovem deu queixa de três policiais militares que prestam serviço no mesmo hospital. Ele conta que foi agredido depois de pedir uma cadeira de rodas para a avó, que aguardava atendimento. No fim das contas, três seguranças que atuavam no Hospital de Trauma foram afastados do cargo e dois suspensos. Um fato absurdo, né?!

Junho foi de muita chuva no litoral da Região Nordeste do Brasil. Em Natal, a cidade entrou em estado de calamidade após um forte temporal que deixou vários deslizamentos de terra, o que a Defesa Civil retirou milhares de familias que moravam em áreas de risco. Ainda na capital potiguar, um deslizamento de terra atingiu e arrastou carros na avenida Dinarte Mariz, mais conhecida como Via Costeira. Apesar dos transtornos, nunguém ficou ferido. As fortes chuvas ameacaria até o estádio Arena das Dunas, que aconteceram quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2014, mas tudo foi normalizado.

Chuva na Região Nordeste e na Região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, mais de 10 cidades do Vale do Itajaí e Norte Catarinense decretaram emergência devido às chuvas. Segundo a Defesa Civil Catarinense, mais de 20 mil pessoas foram desabrigados e mais de dez mil ficaram sem luz. No Paraná, as cheias do Rio da Vargem derrubaram duas pontes, na cidade de São João do Triunfo, na região de Campos Gerais. Os moradores improvisaram uma ponte 'tipo' escada de madeira, para dar acesso ao município. As fortes chuvas causaram prejuízos em várias cidades do Paraná, inclusive as cataratas do Rio Iguaçu, que teve o grande volume de água e interditou a passarela.

Se no litoral do Rio Grande do Norte, interior do Paraná e Santa Catarina, o problema foi à chuva forte, na Grande São Paulo, o problema é a queda do nível de água do Sistema Cantareira, que (mesmo com o 'volume morto') passou dos 20% e choveu abaixo da média em junho. No dia 3, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo anunciou que a primeira parte do 'volume morto' do Sistema Cantareira poderia acabar no final de outubro. E o problema d'água não acontece só na capital, e sim, no interior de São Paulo. Em Cordeirópolis, município que fica a 160 kilometros da capital paulista, a prefeitura decretou situação de calamidade e de emergência, considerada a pior estiagem do município desde 2000. Desde o início de abril, a cidade iníciou um rodízio no fornecimento na cidade, e foi dividida em duas grandes regiões, que recebem água em dias alternados. A restrição gerou economia de 30%, mas não foi suficiente.

No noticiário internacional, o principal destaque aconteceu na Espanha. Após quase 40 anos, o rei Juan Carlos abdicou ao trono no dia 2, em favor do seu filho, o príncipe Felipe de Borbón. Em discurso a nação, o rei afirmou que decidiu abdicar para que se possa "abrir uma nova etapa de esperança na qual se combinem a experiência adquirida e o impulso de uma nova geração". O rei disse que "hoje uma geração mais jovem merece passar à primeira fila" para empreender "as mudanças e reformas exigidas pela atual conjuntura". Aos 76 anos, o rei Juan Carlos foram um dos reinados mais longos da história, desde que foi proclamado em 22 de novembro de 1975, apenas dois dias depois da morte do ditador Francisco Franco, que o havia nomeado seu sucessor. Em maio de 1962 se casou, em Atenas, com a então princesa Sofía, primogênita do rei Paulo da Grécia. Desta união nasceram três filhos, as infantas Elena (1963) e Cristina (1965) e dom Felipe, nascido em 1968, que desde 1977 é Príncipe das Astúrias e herdeiro. O processo de transição durou 17 dias. No dia 17, o parlamento espanhol aprovou a abdicação do rei Juan Carlos, onde assinou a abdicação no dia 18, onde foi sucedido pelo seu filho, que passou a chamar de Dom Felipe VI. Em uma cerimônia no dia 19, o novo rei jurou fidelidade à Constituição Espanhola e expressou sua fé na unidade da Espanha. Felipe VI também aproveitou o discurso de proclamação para destacar com "generosidade o imenso valor" dos vínculos que unem a Espanha com a América Latina. Aos 46 anos, o novo rei é casado com a sua mulher, a jornalista Letizia Ortiz, e suas filhas, as infantas Leonor e Sofia.


Detalhe, um dos principais fatos do rei Juan Carlos, durante o reinado, foi em 2007, durante a XVII Cumbre Iberoamericana em Chile, onde o rei calou o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Olha só no vídeo abaixo...



Na Síria, em tempos de crise teve as eleições, que aconteceram no dia 4. E o atual presidente Bashar al-Assad venceu (com folga) com 88,7% dos votos, segundo o porta-voz do Parlamento, Mohammad al-Laham. Os outros dois candidatos nas eleições, somaram 7,5% dos votos, e classificaram as eleições como uma farsa e disseram que os outros dois candidatos não ofereceram nenhuma alternativa real e que uma eleição em meio a guerra civil (que começou em março de 2011 e dura até hoje) não poderia ser considerada. Os Estados Unidos declararam que as eleições presidenciais na Síria são "uma vergonha". Assad garantiu seu terceiro mandato, apesar de uma guerra civil violenta que cresceu a partir de protestos contra o seu governo. Autoridades sírias descreveram a prevista vitória de Assad como uma reivindicação de sua campanha de três anos contra os grupos armados que lutam para derrubá-lo do poder. Em três anos e nove meses, a guerra civil da Síria deixaram 162 mil mortos, entre eles 80 mil civis e 8,6 mil crianças, como informa o Observatório Sírio para Direitos Humanos. Ainda na Síria, pelo menos 30 pessoas morreram após dois barris explosivos serem lançados por helicópteros do exército sírio sobre um bairro controlado por rebeldes em Aleppo, no norte do país, no dia 16. Segundo ONG opositora, crianças estariam entre as vítimas.

Eleições presidenciais também na Colômbia. No dia 15, o presidente Juan Manuel Santos foi reeleito no segundo turno com 50,94% dos votos. O líder conquistou 7.803.115 votos enquanto seu adversário, Óscar Iván Zuluaga, recebeu 6.903.813, cerca de 45% do total, segundo o órgão que organiza as eleições no país. Foi uma das eleições mais acirradas na Colômbia, onde o voto não é obrigatório, e apenas 47% dos eleitores habilitados compareceram às urnas. Mais de 32,9 milhões de votos eram esperados, mas foram registrados 15,7 milhões. Liberal de centro-direita de 62 anos, Santos buscou a reeleição defendendo o fim do conflito de 50 anos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, principal grupo rebelde da Colômbia, por meio do diálogo. Frio, pouco carismático e um apaixonado jogador de pôquer, Santos chegou à presidência em 2010 disposto a seguir a receita de seu antecessor, Uribe, mas se distanciou e escolheu outro caminho. O neoliberal Juan Manuel Santos governará até 2018 e com o apoio da esquerda.

No Egito, o presidente Abdel Fattah al-Sisi, convocou a população no dia 13, para usar bicicleta para economizar combustível. Vestindo roupas esportivas, incluindo luvas de ciclismo, o presidente egípcio andou de bicicleta nas ruas de Cairo, em campanha pelo uso delas como veículo pela população do país. Na capital egípcia, os ciclistas são raramente vistos, onde impera um trânsito caótico na maior parte da cidade. O objetivo da campanha é ajudar financeiramente debilitado governo a economizar dezenas de bilhões de dólares por ano em subsídios ao combustível, onde os preços de energia no Egito estão entre os mais baixos do mundo, e, embora sucessivos governos tenham pedido uma reforma nos subsídios, nenhum ousou impor grandes aumentos nos preços por medo de revoltas.

E em Paris, o principal cartão-postal da cidade foi fechada ao público no dia 13. Motivo: a paralisação dos funcionários do serviço de segurança que durou apenas um dia. Os agentes do serviço de segurança da Torre Eiffel, funcionários de empresas privadas terceirizadas, pediam salários melhores e "o fim da terceirização em cascata", segundo um comunicado do sindicato CGT. A empresa que administra o monumento, a SETE, anunciou o fechamento e lamentou "um movimento social do qual não foi informada previamente" e que "penaliza os visitantes". Ainda bem que no dia seguinte, tudo voltou ao normal. Em março, o principal cartão-postal da capital da França completou 125 anos.

O principal destaque no mundo esportivo é o basquete. No dia 15, o San Antonio Spurs conquistou pela quinta vez o título da NBA, nos Estados Unidos. Destaque para o pivô Tiago Splitter, jogador do Spurs, que foi o primeiro atleta brasileiro obter um anel do grande campeonato de basquete do planeta. Nascido de Joinville, em Santa Catarina, Splitter iniciou a carreia pelo Ipiranga (1999/2000) e Joinville (2000/2001). Transferiu-se ao basquetebol espanhol com CB Bilbao Berri e Saski Baskonia. E desde 2010, está no San Antonio Spurs, que fez a melhor campanha da temporada 2014/2015 da competição. E desejamos que o Splitter continue brilhando e, quem sabe, conquistar o ouro olímpico na seleção brasileira de basquete, nas olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

No Tênis, aconteceu em Paris a Roland Garros. Na competição feminina, a russa Maria Sharapova conquistou o bicampeonato do Grand Slam - a última foi em 2012. Campeã de Wimbledon em 2004, US Open em 2006 e Aberto da Austrália em 2008, Sharapova se tornou a primeira atleta do tênis da Rússia a vencer duas vezes o mesmo Grand Slam. Na competição masculina, o espanhol Rafael Nadal conquistou o troféu pela nona vez, sendo primeiro a vencer em Roland Garros cinco vezes seguidas. Com o resultado, Nadal manteve a condição de número 1 do mundo, impediu que o sérvio Novak Djokovic colocasse em sua galeria o primeiro troféu do Grand Slam parisiense e entrou para a história como o maior vencedor do torneio.

Mais um capítulo da novela 'O Interminável Campeonato Paraibano'. No dia 6, a partida entre Santa Cruz-PB e Treze foi cancelado. Motivo: falta de marcação das linha do gramado do Estádio da Graça, o local do duelo. E o pior, não havia a tinta adequada para pintar os limites do gramado. Os funcionários do Estádio da Graça tentaram pintar as listas com uma tinta inapropriada, mas o árbitro João Bosco Sátyro, diz que não pegou. Resultado: uma hora de espera e o jogo foi cancelado. A Prefeitura de João Pessoa, responsável pelo estádio, chegou a comprar dois galões de tinta para pintar o campo às pressas. Mas estas chegaram apenas a três minutos do fim do prazo. A decisão de cancelar o jogo revoltou os dirigentes dos Santa Cruz-PB e Treze, que redes sociais, a assessoria de imprensa do clube publicou uma foto com a marcação torta e sentenciou: "Padrão Fifa". Segundo a Prefeitura de João Pessoa, o problema foi as fortes chuvas que caíram naquele dia em João Pessoa acabaram apagando as linhas de marcação no Estádio da Graça. O Campeonato Paraibano sofreu com a falta de datas, desistência de clubes e com uma verdadeira crise dentro e fora de campo. Ainda bem que a competição acabou no dia 29, onde o Botafogo-PB conquistou o título do campeonato estadual que durou cinco meses e dezessete dias, considerado uma das mais bizarras da história da competição.

No mundo do esporte, dois atletas esportivos receberam melhoras no mesmo dia 16. A começar pelo ex-piloto alemão Michael Schumacher, que após seis meses internado, o alemão saiu do coma e foi transferido do Hospital de Grenoble, na França. A informação é da assessora do heptacampeão mundial de Fórmula 1, Sabine Kehm. O Centro Hospitalar Universitário de Vaud, em Lausanne, na Suíça, confirmou que Schumi deu entrada no local. Segundo a nota, a "longa fase de reabilitação será distante dos olhos do público”. Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Schumacher sofreu um grave acidente de esqui no antepenúltimo dia de 2013, em Méribel, na França. O ex-piloto alemão, teve um trauma grave ao bater a cabeça em uma pedra e foi levado de helicóptero ao hospital Moutier, a 17km dali, menos de dez minutos após a queda. Logo depois, foi removido a outro hospital, em Grenoble, onde ficou internado e passou por exames mais detalhados.

Nos Estados Unidos, Lais Souza recebeu alta depois de quatro meses internada no hospital de Miami, onde continua fazendo tratamento por lá, com a assistência da equipe médica em um apartamento custeado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. No final de janeiro, a esquiadora sofreu um acidente quando se preparava para a disputa das Olimpíadas de Inverno de Sochi. Ela descia a pista de esqui de Salt Lake City, quando se chocou com uma árvore e sofreu uma lesão na coluna cervical. Com um trauma severo na terceira vértebra, precisou ser submetida a uma cirurgia para fazer o realinhamento. O quadro era grave com risco de morte. Desde o acidente, Lais estava internada no Jackson Memorial Hospital. Passou pela fase crítica, voltou a respirar e se alimentar sem a ajuda de aparelhos, a mostrar sensibilidade em várias partes do corpo e a movimentar o braço direito. A esquiadora vem sendo submetida a tratamentos experimentais e vem respondendo bem aos estímulos. Fica aqui a torcida para a recuperação de Laís e de Schumacher.

Quatro personalidades morreram em junho. No dia 13, a cantora Marlene faleceu aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Tendo gravado mais de quatro mil canções em sua carreira, Marlene foi um dos maiores mitos do rádio brasileiro em sua época de ouro. Sua popularidade nacional também resultou em convites para o cinema e para o teatro. Suas atividades internacionais incluíram turnês por Uruguai, Argentina, Estados Unidos e França. Também compositora, teve seu samba-canção "A grande verdade" (parceria com Luís Bittencourt) gravado por Dalva de Oliveira, em 1951. A cantora também fez participações na televisão e no cinema. No dia 15, o bilionário Moise Safra, faleceu aos 79 anos, e lutava contra um câncer e sofria de mal de Parkinson. Ele foi dos fundadores do banco Safra, e deixa a mulher, Chella Cohen Safra, e cinco filhos. No dia 21, morreu a escritora e feminista Rose Marie Muraro (foto ao lado). Ela tinha 83 anos e estava internada por causa de um câncer na medula óssea. Ela foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil entre a década de 70 e 80. Foram mais de sessenta anos de dedicação e luta nas conquistas pelos direitos das mulheres. Ela é autora de mais de 40 livros e também atuou como editora em 1600 títulos. E no mesmo dia, morreu o ex-jogador Oberdan Cattani. Ele tinha 95 anos e foi o ídolo do Palmeiras como goleiro, entre os anos de 1941 e 1954.

Em Goiás, um helicóptero caiu na madrugada do dia 7, em Aruanã, que fica a 315 km de Goiânia. Cinco pessoas morreram, entre eles, estava o ex-jogador Fernandão, que estava passando um curto período por lá. Fernandão nasceu em Goiânia, e começou a carreira no Goiás Esporte Clube. Ele atuou nos principais clubes brasileiros como Internacional e São Paulo, e até clubes no exterior como Olympique de Marselha e Toulouse - da França. No 'Colorado', Fernandão ainda foi o capitão do time nas conquistas da Libertadores e Mundial de Clubes de 2006. Ele se aposentou em 2011, quando estava no 'Tricolor Paulista'. Passou, então, a participar da diretoria do Internacional e, mais tarde, assumiu o posto de treinador do clube. O ex-jogador estreou como comentarista no SporTV, onde participaria da cobertura da Copa do Mundo FIFA 2014. Torcedores do Internacional, São Paulo e Goiás, além dos outros clubes do Brasil, lamentaram a morte de um dos maiores ídolos da história do clube.

No #HighTech, destaque para o Marco Civil da Internet, que entrou em vigor no dia 23. Conhecida como a Constituição para o uso da rede no Brasil, o projeto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 23 de abril, após tramitar por dois anos na Câmara dos Deputados e com o objetivo de estabelecer princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e empresas. A chamada neutralidade de rede é um dos principais pilares do Marco Civil. Com ela, os provedores de internet ficam proibidos de ofertar conexões diferenciadas a partir do conteúdo que o usuário for acessar, como e-mails, vídeos ou redes sociais. A venda de velocidades diferentes de acesso continua valendo. Outra regulamentação do Marco Civil é a privacidade. Provedores de conexão e aplicações na internet não serão responsabilizados pelo uso que os internautas fizerem da rede e por publicações feitas por terceiros.

Outro destaque #HighTech de junho é o lancamento do primeiro smartphone do Amazon: o Fire Phone. Com uma tela de alta definição de 4,7 polegadas, o aparelho tem câmera de 13 Megapixels, interface em 3D e o Firefly, um recurso que identifica imagens e sons e permite localizá-los na internet. O smartphone usa o sistema FireOS 3.5, sistema operacional onde modifica do sistema Android, do Google. Por isso o Fire Phone é compatível com aplicativos Android. O processador do aparelho tem quatro núcleos rodando a 2,2 GHz, 2 GB de memória RAM e chip gráfico Adreno 330. O Fire Phone foi lançado exclusivamente com a operadora AT&T no dia 25 de julho. Com dois anos de contrato, o modelo de 32 GB sai por US$ 200, enquanto que o de 64 GB custa US$ 300. Ainda não há previsão de lançamento do aparelho no Brasil.

A TV Cultura completou 45 anos no dia 15. A emissora foi inaugurada em 15 de junho de 1969, pela Fundação Padre Anchieta. Mas só entrou no ar nove anos antes, em 20 de setembro de 1960, pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Foi a primeira emissora pública e a segunda educativa do Brasil. Atualmente, a TV Cultura tem estações próprias, afiliadas e retransmissoras em 18 estados brasileiros. A emissora (pública e comercial ao mesmo tempo) fazia parte da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, que inclui a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicações. Outra curiosidade é que no sinal de TV digital, foi a pioneira no Brasil a ter a multiprogramação chamada Multiplex, onde reúne todas as emissoras do grupo em um só canal, como a criação dos canais Univesp TV e MultiCultura - que passou a chamar MultiCultura Educação em novembro deste ano.




Estádio Castelão, em Fortaleza,
durante a partida Brasil X México, na Fase de Grupos.
E para encerrar os fatos que marcaram o mês de junho, não deixamos de esquecer do principal destaque do mês. A Copa do Mundo FIFA 2014, que realizou aqui no Brasil e começou no dia 12. A primeira fase do Mundial foi de emoção, surpresas, vexames, viradas e de goleadas. Como a seleção da Costa Rica, que surpreendeu no Grupo D e venceu o Uruguai e Itália, além do empate sem gols contra a Inglaterra. Ainda no Grupo D, um fato inusitado: durante a partida Itália e Uruguai, o jogador uruguaio Suárez atacou de vampiro e 'mordeu' o jogador italiano Chiellini, o que causou repercussão mundial e nas redes sociais. Dois dias depois, a FIFA suspendeu o Suárez por até nove jogos. Resumo: a seleção uruguaia foi classificada para a próxima fase e o Suárez ficou de fora e voltou pra casa mais cedo. Pelo Grupo B, a seleção da Espanha, atual campeão do mundo, foi eliminado pela Primeira Fase após goleadas de Chile e Holanda. Aliás, o estádio Fonte Nova, em Salvador, foi marcado por muitas goleadas. No Grupo G, a seleção alemã se deu bem e a seleção de Portugal deu vexame, ficaram 'à espera de um milagre' para se classificar na próxima fase, mas foi eliminado na primeira fase.

Seleção brasileira no primeiro jogo do Grupo A,
onde venceu a Croácia por 3 gols a 1 em São Paulo.

E a nossa seleção fez bonito no Grupo A. Venceu a Croácia e Camarões, e empatou sem gols contra o México - onde o goleiro Ochoa (ou melhor, 'OSHOWA') ganhou destaque. Ainda no Grupo A, uma curiosidade: o técnico da seleção croata, Niko Kovac, parece (e muito) o meu colega, Aprígio, que estudou comigo no Colégio Santos Nazário no ano passado. #coincidência?!



Durante os jogos da Primeira Fase e das Oitavas de Final da Copa do Mundo FIFA 2014, foram de muita festa - seja brasileiros e estrangeiros, como a invasão argentina no Rio de Janeiro e a invasão holandesa, que tomou conta nas ruas de Porto Alegre e virou 'alaranjada'. Outro destaque foram os repórteres de Televisão que ganharam beijo de torcedores estrangeiros ou brasileiros. Todos os estádios nas cidades-sede foram realizados os jogos da primeira fase do Mundial, sendo apenas quatro partidas em Natal, Curitiba, Manaus e Cuiabá.



Nas Oitavas-De-Final do Mundial, a nossa seleção enfrentou o Chile, numa partida que foi emocionante e terminou nos pênaltis, onde o Brasil venceu no sufoco em pleno Mineirão lotado. No Maracanã, a seleção da Colômbia 'matou' a seleção uruguaia sem o craque Suárez. A Holanda venceu o México de virada no Castelão. Na Arena Pernambuco, a Costa Rica surpreendeu mais uma vez e venceu a Grécia nos pênaltis. A seleção francesa venceu a Nigéria no Estádio Nacional, e a seleção alemã ganhou a Argélia no Beira-Rio. A seleção belga derrotou os americanos na Fonte Nova. E no sufoco, a Argentina de Messi e companhia ganhou da Suíça na prorrogação.

A seleção da Costa Rica foi foi o maior destaque
na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2014.

E ficou assim: Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Holanda, Costa Rica, Argentina e Bélgica se classificaram para as quartas de final da Copa do Mundo FIFA 2014. E como as partidas finais ocorreram em julho, você vai ver no próximo post, no início dos destaques daquele mês, como terminou essa história na maior competição em 84 anos do Mundial.

*Com informações e apoio de: G1, G1 PB, G1 SP, G1 RN, G1 SC, G1 PR, G1 RJ, G1 Campinas e Região, Agência RBS, O Globo, EFE, Reuters, Agência France Presse, ESPN.com.br, GLOBOESPORTE.com e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário