segunda-feira, 18 de março de 2013

Foi emocionante a 5ª Caminhada Pela Paz, neste fim de semana em Caaporã, PB

Pessoal, a 5ª Caminhada pela Paz, que aconteceu domingo, 17, aqui em Caaporã, Região Metropolitana de João Pessoa, foi muito bonita. O tema deste ano foi o Trânsito com o lema 'A Paz no Trânsito é a gente quem faz'.

A programação do evento começou com a Missa, na Igreja de São Sebastião, no Bairro de Santo Antônio, às 15h05, horário de Brasília, pelo Pe. Carlos Vieira. Eu cheguei por volta das 14:30. Após a Missa, saí da Igreja e vejo o pessoal comparecendo ao evento, se preparando, dando uns retoques finais... Antes do início a Caminhada, uma palestrante falou sobre os acidentes de trânsito e diz que reforça o trânsito mais seguro.

Às 16h59, começou a Caminhada rumo ao bairro do Piquete. Dois trios elétricos animaram o público. Um pôr-do-sol pedindo PAZ para o trânsito da cidade e do país.

Enquanto o sol está se pondo, por volta das 17h15, houve uma primeira parada, foi em frente ao Fórum da cidade. O foi sobre o trote, que é uma brincadeira irresponsável e prejudica o trabalho de socorro. E olha que passar trote para o SAMU e até para a Polícia é crime, hein?! Depois, uma palestrante falou sobre como é a Paz no trânsito aqui na cidade.

Dez minutos depois, continuou a Caminhada. Anoiteceu e por volta das 17h40, paramos em frente a Prefeitura da cidade. O tema, um tipo, apresentação, foi como as pessoas se desrespeitam com as faixas de trânsito. Depois, a minha amiga (e futura madrinha) Lidiany, falou o tema sobre a responsabilidade das leis de trânsito. Depois, continuamos a caminhada rumo a terceira parada, que teve animação com os dois trios. E com os gritos de "Jesus, eu te amo!".

A terceira parada foi em frente a antiga fábrica, bem na entrada no bairro do Piquete. Por volta das 18h25, o espaço foi dedicado a quatro depoimentos dos parentes que foram vítimas de trânsito. Aí, teve dois gafes: a primeira, quando rodava o vídeo do primeiro depoimento, parou e voltou cinco minutos depois. E o segundo, é que quando eu tiraria mais fotos, a bateria do meu celular tava quase descarregando. Mesmo assim, eu acompanhei como foi o restante da terceira parada. Após os depoimentos, o palestrante e meu amigo Edvaldo, pediu para que o pessoal deram as mãos para rezar para os parentes das vítimas que perderam nas estradas. Foi emocionante a terceira e última parada.

Passava das sete da noite, quando continuou a Caminhada rumo a bairro do Piquete. E com um baita animação, hein?!

Quando às 19h20, paramos em frente a Igreja de São José, no bairro do Piquete, onde acontece a festa de São José, o padroeiro do bairro. Após um percurso de quase 3 km e uma duração de duas horas e vinte minutos, termina a Caminhada pela Paz. Quando terminou a caminhada, o pessoal ainda aproveitou o descanso para o lanche em frente a Igreja. E quando o Padre Carlos deu a benção final, teve mais animação com os dois trios, um deles é a Banda Recomeçar, que percorreu durante a Caminhada.

Pra mim, este ano, a Caminhada pela Paz serviu de alerta para os motoristas e os pedestres, que são vítimas de acidentes de trânsito. E que após a caminhada, duas palavras que eu refiro a eles: CONSCIÊNCIA e PAZ. Porque, como diz o Padre Pedro Targino, que foi idealizador do evento em 2009, "A Paz é o homem que faz". Gostei do evento, que cresce a cada ano, que virou tradição aqui em Caaporã e se repita nos próximos anos. Foi muito bom do que as quatro edições que eu participei. E apesar do assunto deste ano, esse evento, também eu pedi para que dar PAZ na minha vida, na minha família e no Planeta. Mas também eu encontrei e reencontrei os meus amigos e, infelizmente, não consegui arrumar uma parceira.

A equipe da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, aqui em Caaporã, PB, os meus parabéns por um baita trabalho, dou nota 10 e merecem o #ÉDEPLACA e o #TroféuWilliamBonner de hoje!

Abaixo, veja mais algumas fotos que eu tirei durante a 5ª Caminhada pela Paz, aqui em Caaporã, tiradas por mim pelo celular - que também eu fiz nas edições anteriores.