segunda-feira, 16 de março de 2015

Um domingo de PAZ no Litoral Sul da Paraíba!


Meus amigos, aconteceu ontem, domingo, a 7ª edição da Caminhada Pela Paz em Caaporã, Região Metropolitana de João Pessoa e Litoral Sul da Paraíba. O tema desse ano foi para refletir sobre a Paz no município com o slogan 'A Caminho de Uma Comunidade de Paz' e o lema 'Por Uma Caaporã mais Humana'.

Como sempre, cheguei com antecedência. Era por volta das 14h40 (horário daqui) e percebi que tinha pouca gente. A programação estava prevista para às 15h, mas a Missa Dominical dedicado a Paz, que aconteceu na Capela de São Sebastião, começou 45 minutos depois. Aos poucos, pessoas de várias comunidades e distritos do município e cidades vizinhas chegaram na concentração. Enquanto isso, o Padre Carlos, disse em sua homilia que o objetivo é levar a Paz e a palavra de Deus aos moradores da cidade e região. Os fieis rezaram uma oração que estava estampada numa bandeirinha.

Por volta das 16h40, a Missa acabou. E o mais gente chegando ao evento, se preparando, dando uns retoques finais... Eu observava que começaria pouco antes ou depois das 17h, mas a Caminhada deu o pontapé inicial às 17h25. Antes, teve a apresentação de um grupo de jovens da Igreja de São Sebastião no distrito de Cupissura que mostrava a 'Paz no Mundo'. Cinco minutos depois, foi darda a lagada. Diferente das edições anteriores, a edição não teve as tradicionais paradas pela primeira vez. Ou seja, o percurso foi direto. Passaram pelo Fórum, pela Praça do Colorido, pela Igreja Matriz e Prefeitura e pela antiga fábrica. Durante o percurso, teve animação em dois trios com as bandas Recomeçar e o Ministério de Música da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, em Pitimbú - cidade vizinha.

Anoiteceu e por volta das 18h35, chegamos a Igreja de São José, no bairro do Piquete, onde acontece a festa de São José, o padroeiro do bairro. Foram sessenta e cinco minutos de louvor e reflexão num percurso de quase três quilômetros. Para se ter uma ideia, se aconteceria dois ou três paradas, o tempo seria até duas horas e quinze minutos. Uma diferença entre 75 e 90 minutos. No final, os organizadores falaram sobre os números da violência no Estado da Paraíba.

Pra mim, a Caminhada pela Paz em Caaporã se surpreende a cada ano. Destaque para o tema, que refletiu sobre a cidade, e a duração do percurso que não teve paradas. Mesmo assim, esse evento, que vira tradição na cidade e que cresce a cada ano, também eu pedi para dar PAZ na minha vida, na minha família e no Planeta. Mas também eu encontrei e reencontrei os meus amigos que prestigiaram.

Desde já, dou os parabéns para a equipe da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, aqui em Caaporã, PB, que fez um baita evento. Esse ano, dou nota 10 e merecem o #ÉDEPLACA e o #TroféuWilliamBonner de hoje! E que em 2016, a Caminhada Pela Paz vai ser muito melhor do que esse ano. Afinal, como diz o Padre Pedro Targino - criador do evento: 'A Paz é o homem que faz'.

A seguir, veja algumas fotos que eu tirei durante a 7ª Caminhada pela Paz, aqui em Caaporã, tiradas por mim pelo celular (que também eu fiz nas edições anteriores). As fotos também estão no meu perfil do Facebook e Instagram - @lucianoamorim94.














































...