quinta-feira, 3 de julho de 2014

Orkut sai de sena após dez anos. E agora?


Meu perfil pessoal do Orkut que está desde 2010.
Vocês se lembram do Orkut? Uma das primeiras redes sociais onde pessoas se conhecem virtualmente ou formam comunidades? Umas das redes sociais que na época era sucesso no Brasil e no Mundo tem data marcada para sair de cena: 30 de setembro deste ano. A decisão foi anunciada pelo Google, nesta terça-feira, 1º. Segundo o comunicado, a empresa alega que o crescimento de suas outras comunidades (e redes sociais) superou o do Orkut e que, por isso, ele será descontinuado.

O Orkut foi criado em 24 de fevereiro de 2004, pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten. No dia 5 de abril, ganhou versão em português. Naquela época, o Brasil era um dos países mais acessados pela rede social até dezembro de 2011, quando perdeu força com o crescimento do Facebook. A popularidade do Orkut no Brasil naquela época, era de 34,4 milhões de usuários. 10 anos depois, a popularidade caiu e tem 6 milhões de usuários, como informa os dados da comScore.

Em um blog oficial do Google no Brasil, o diretor de engenharia, Paulo Golgher, explicou que em 2004, o Orkut nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede e mergulhou como uma das primeiras redes sociais naquela época.

Ele destacou que ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. "Por isso, decidimos dizer adeus a ele e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários", disse Golgher.

Com as proximidades do fim do Orkut, desde a última segunda-feira, 30, nenhum perfil poderá ser criado na rede social. Ao mesmo tempo, os usuários já cadastrados poderão continuar acessando seu perfil seu nenhuma mudança. Para que as pessoas preservem seus depoimentos, scraps e fotos, o Google oferece aos usuários a possibilidade de exportá-los através da ferramenta Google Takeout, que estará disponível até setembro de 2016.

O usuário pode até excluir, remover, desaparecer ou dar 'tchau' para o Orkut. Mas as comunidades que eram o carro-chefe da rede social vão ficar guardadas para sempre. Ainda segundo Golgher, a partir do dia 30 de setembro, um arquivo com todas as comunidades públicas do Orkut, será criado naquela data para imortalizar a área de discussões do serviço. No entanto, novos tópicos ou mensagens não poderão ser criados. Os usuários que não quiserem que alguma postagem seja arquivada deverão excluí-la até o último dia de atividades do Orkut.

Quem não se lembra da famosa rede social que virou rotina naquela época em que tinham muitos computadores tipos 'PC' e os celulares ainda eram de 'tijolão'. Daquele depoimento, um recado ou um 'scraps' enviado por amigo do usuário. Assim como o MSN, que já 'morreu' no ano passado, o Orkut eram os dois fenômenos. Ou melhor, 'FELOMENAL', como diz o ator José Wilker. Aliás, eu tenho uma conta no Orkut (onde eu criei desde março de 2010) e tive momentos bons ou ruins naquela época até a criação de outras redes como Twitter e Facebook. Até o último dia de atividades do Orkut, em setembro deste ano, vou contar mais sobre o assunto. Mas a pergunta é: O que você mais lembra do Orkut?

Fonte: G1 e Meio&Mensagem