sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Microsoft 'adianta' versão e lança o novo sistema operacional Windows 10


Novo Windows 10 terá recursos diferentes das versões 8 e 8.1.
A Microsoft anunciou no último dia 30/09, seu novo sistema operacional: o Windows 10. Os recursos são os mesmos do Windows 8, lançado a dois anos atrás, mas a empresa ajustou algumas funções. Como a volta do menu 'Iniciar', que foi extinto no Windows 8 porque a Microsoft tentava unificar o design do sistema em computadores, tablets e smartphones. O botão 'iniciar' foi voltou a ser incluído no Windows 8.1, mas de maneira diferente. Ao clicar nele, o usuário não era remetido ao menu clássico, mas à interface chamada de Metro, que organiza os programas instalados no PC em blocos dispostos lado a lado. Já a barra lateral Charms foi preservada no novo Windows. E o menu com cara de smartphone ou tablet, foi reduzido ao tamanho clássico para a versão voltada a PCs e mantido, com alterações, para tablets e aparelhos com tela sensível ao toque.

Enquanto isso, muita gente que repercutiu nas redes sociais sobre porque a Microsoft não batizou o novo sistema chamado de 'Windows 9', já que a última foi a versão 8.1. O chefe da divisão de Windows na Microsoft, Terry Myerson, explicou que a empresa 'pulou' um número na sequência das versões de seus sistemas. Por isso, o Windows 10 também é o sucessor do Windows Phone 8.1, e é o novo sistema operacional dos smartphones da Microsoft. Mas o adiantamento do novo Windows estava previsto em abril de 2013, pela nota fictícia da InfoWorld. Segundo o Blog do Tec, do site do jornal Folha de S. Paulo, um jornalista especializado em tecnologia já havia 'adiantado', o que seria a jogada da empresa. Na falsa notícia, o jornalista Pete Babb brincou que a empresa desenvolveria um Windows 9 tão rápido e 'bom de mais', e que não poderia mais ser lançado. Ou seja, uma falsa informação que virou realidade. E não foi coisa de vidente e nem a 'bacia da Dalva' (quadro do programa 'Quatro em Campo' da Rádio CBN - que eu gosto muito, que o jornalista Marcos Guiotti faz previsões para as próximas partidas do futebol brasileiro, como o Campeonato Brasileiro por exemplo)!

Brincadeiras e polêmicas a parte, o fato é que o novo Windows 10 estará disponível em PC's, tablets e smartphones. E vai chegar aos computadores em 2015, segundo a Microsoft que não anunciou uma data de lançamento. A companhia não informou se haverá incentivo para que usuários dos Windows XP e 7 migrem para a nova plataforma.

*Com informações do portal G1