quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

#DESTAQUESDE2012 // Os destaques de Outubro


Dando continuidade a série especial deste blog falando sobre o que foi notícia em 2012, vamos aos destaques de Outubro.

Outubro foi o mês de eleições para prefeito e vereador. No primeiro turno, no dia 5, 5514 foram eleitos e reeleitos. Entre eles, estão Geraldo Júlio, no Recife, Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, Fortunati, em Porto Alegre e Márcio Larceda, em Belo Horizonte. Outros 50 municípios decidiram no 2º turno no dia 29. Em São Paulo, pesquisas indicaram o candidato Celso Russomanno, do PRB, na frente, mas não foi para o 2º turno que foi entre José Serra, do PSDB e Fernando Haddad, do PT. Aí, Haddad venceu e vai governar a cidade no lugar do Kassab, do PSD. Teve até candidatos estrangeiros que foram eleitos em 28 cidades brasileiras. Então, boa sorte aos prefeitos eleitos e reeleitos que vâo governar no dia 1º de janeiro.

Obama e Romney no primeiro debate em Denver.
Créditos: AP
Nas eleições americanas, os debates eleitorais pegaram fogo. No primeiro debate, no dia 3, o candidato Mitt Romney pressionou Barack Obama. O Republicano viu 'fracasso' no governo rival e prometeu novo caminho. Para o candidato democrata, país reagiu após beirar 'colapso' e agora vai na trilha certa. No dia 16, Obama e Romney sobem tom e se atacam no 2º debate da campanha. Os adversários se acusaram e se interromperam mutuamente várias vezes. Presidente foi mais agressivo, e republicano atacou situação econômica. Mas no último debate, no dia 23, Obama e Romney batem boca em debate sobre política internacional. Na Flórida, rivais criticaram-se ao falar de Oriente Médio, Irã e China. O candidato republicano jogou economia na pauta no último encontro da campanha. É... Pegou fogo, hein?!

Arte: Luciano Amorim
Outro destaque de Outubro é o fechamento do Diário de Natal, no dia 2. A decisão de fechar a edição impressa foi tomada em Brasília, pela presidência dos Diários Associados. Todas as operações administrativas, financeiras e industriais do Diário de Natal já estavam centralizada em Recife, junto ao Diário de Pernambuco, desde 2009, quando uma primeira reforma mudou o formato da edição impressa, de standard para tablóide, e substituiu 80% da equipe da redação. Ao saber da notícia do fechamento, os jornalistas e os leitores ficaram de surpresas. E foram os assuntos mais comentados do Twitter. E eu tenho o meu comentário no meu blog sobre o assunto. Clique aqui.


Enquanto isso, no Julgamento do Mensalão, o STF condenou no dia 9, por 6 votos a 2, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu por um dos crimes de que é acusado, corrupção ativa, que significa oferecer vantagem indevida. Dirceu é apontado pela Procuradoria-Geral da República como o "chefe da quadrilha" do mensalão, esquema de compra de votos no governo Lula. É... o Julgamento pegou fogo, hein?!

Créditos: Haven Giguere/Yale University/Reuters
E #ACREDITE: Cientistas da Universidade Yale, nos EUA, descobriram no dia 11, que um planeta "vizinho" chamado 55 Cancri, localizado na constelação de Câncer, a 41 anos-luz da Terra, tem uma superfície provavelmente coberta por grafite e diamante. Abaixo dessas camadas, há minerais como silício e um núcleo de ferro fundido. O estudo foi conduzido pelo pesquisador Nikku Madhusudhan e colegas, e será publicado na revista "Astrophysical Journal". É a primeira vez que os astrônomos identificaram um planeta possivelmente formado de diamante a orbitar uma estrela como o nosso Sol, que é visível a olho nu. É...

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel
Barroso, celebra a premiação em Bruxelas, na Belgica.
Foto: AP
O mês de Outubro foi marcado de RECONHECIMENTO. O Prêmio Nobel da Paz de 2012 foi atribuído na sexta-feira, 12, à União Europeia. O anúncio foi feito em Oslo, pelo comitê que outorga o prêmio desde 1901. O comitê justificou o prêmio citando o papel que o bloco europeu exerce, há longo tempo, para promover a união do continente. A União Europeia e as instituições que a precederam em sua formação "contribuíram durante mais de seis décadas para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos", disse Thorbjoern Jagland, presidente do comitê do Nobel. O comitê saudou o bloco, atualmente com 27 países, por ter reconstruído a região após a Segunda Guerra Mundial e o por ter semeado a estabilidade nos países do antigo bloco comunista, após a queda do Muro de Berlim, em 1989.

Foto: Divulgação
Mas outubro foi o mês de despedidas. Wilton Franco, criador do programa 'Os Trapalhões', morreu aos 82 anos na manhã de sábado, 13, em Penha, no Norte de Santa Catarina. Franco teria passado mal em sua casa, com princípio de AVC e foi encaminhado para o Hospital de Penha, onde teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu por volta das 10h30. Um dos diretores da TV Excelsior na década de 60, Wilton Franco reuniu quatro artistas para a criação do humorístico "Adoráveis Trapalhões" em 1966: Wanderley Cardoso (cantor da Jovem Guarda), Ted Boy Marino (lutador dos programas de telecatch), Ivon Cury (cantor e ator de chanchadas) e Renato Aragão, o Didi, que ganhava destaque no cinema e nas emissoras de televisão do Rio de Janeiro na época. Como apresentador, atuou no programa "Balança, mas não cai" nos anos 50 na Rádio Nacional. Além de "Os Trapalhões", Wilton Franco ambém dirigiu "Essa gente inocente" nos anos 60 na TV Excelsior e "O povo na TV" na TVS (atual SBT) na década de 1980, programa que também apresentava. "Hoje é sábado" e "Moacyr Franco Show" foram outros dois programais dos quais ele dirigiu, ambos na TV Tupi. A partir de 1988, "Os Trapalhões" passou a ter direção geral de Wilton Franco - e com redação final dele e de Renato Aragão - e a ser transmitido ao vivo, direto do Teatro Fênix. Com a morte de Zacarias dois anos mais tarde, o programa precisou ser reinventado. Com direção ainda a cargo de Wilton Franco e supervisão de criação de Chico Anysio, "Os Trapalhões" era dividido em duas partes, com shows musicais e esquetes com Didi, Dedé e Mussum contracenando com comediantes convidados. Franco deixou a direção do programa em 1992, sendo substituído no ano seguinte por José Lavigne.

No dia 27, morreu aos 60 anos, a atriz Regina Dourado. Ela lutava contra um câncer descoberto em 2003 e estava internada há uma semana no Hospital Português, em Salvador. A atriz atuou nas novelas como Pão Pão, Beijo Beijo (1983); Roque Santeiro (1985); Felicidade (1991), Renascer (1993); Tropicaliente (1994); Explode Coração (1995); Rei do Gado (1996); Anjo Mau (1997) e América (2005) na Globo; Seus Olhos (2004) no SBT e Bicho do Mato (2006-2007) na Record, e seu último trabalho na televisão na novela Caminhos do Coração (2007-2009), na Record.

O apagão foi destaque nas primeiras páginas dos
jornais nordestinos.
Arte: Luciano Amorim // Imagens: Newseum
Outubro foi o mês às escuras. Um apagão afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira, 25 e início da madrugada de sexta, 26. Foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal. É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país. O pessoal que passou a noite e a madrugada sem energia não foi fácil, né?! Ainda bem que teve Lua cheia, né?! Mas o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hübner, disse na terça-feira, 30, que o governo já tem convicção de que o apagão que atingiu todos os estados do Nordeste na sexta-feira teve falha humana e que estão sendo avaliadas medidas para impedir que problemas como esse voltem a acontecer.

Foto: Divulgação
No dia 24, a Rede Anhaguera, afiliada da Rede Globo nos estados de Goiás e Tocantins, com 11 emissoras, ganhou a nova logomarca, no dia em que a cidade de Goiânia faz 79 anos, prestes a completar 80 no ano que vem. Com um design moderno e usando a linguagem visual da Rede Globo, a nova marca foi criada pelos publicitários Claudio Ribeiro e Gustavo Moura com o intuito de modernizar e inovar a marca da empresa. Foram 11 meses de trabalho e um grande estudo de cores, formas, comportamento e da história da TV Anhanguera para um resultado final. Segundo Claudio a história de sucesso da emissora foi a maior inspiração. Uma logomarca que parte do princípio do movimento da vida e do desenvolvimento da televisão. A Rede Anhaguera vai completar o seu cinquentenário em 2013. Veja só a reportagem durante o Jornal Anhaguera 2ª Edição do dia 24 do canal /gideonechaves no YouTube.


No mesmo dia, a Microsoft lançou o seu primeiro
tablet: o Surface, que vem com o Windows 8.
Foto: Divulgação/Microsoft
No dia 26, foi lançado o novo sistema operacional da Microsoft: o Windows 8, que cria uma experiência unificada para seus usuários. Ele é (quase) idêntico em todos os equipamentos: como computadores, celulares, tablets e até no videogame, o Xbox. O novo sistema operacional vai competir com a Apple e Samsung, que são as maiores empresas de tecnologia que faz os tablets e os smartphones. Mas por que o Windows 8 têm essas missões? Basicamente, porque a Microsoft demorou para reagir para entrar no mercado de tablets, que hoje dominado pelo iPad, da Apple. Além disso, o núcleo de estratégia da empresa foi lento para perceber que o número de tablets cresce, enquanto a venda de PCs cai. O Windows 8 conta com duas interfaces gráficas, além da nova versão do Internet Explorer, que é o 10. A interface nova é toda colorida e a navegação é feita da esquerda para a direita. É neste lugar que a Microsoft quer que o usuário fique e acesse os programas no computador. Caso algum deles não esteja com um ícone, basta digitar o nome dele que o sistema já exibe o ícone para acessá-lo. Veja os vídeos do Windows 8 no canal /Windows7Brasil no YouTube.




Créditos: Reprodução
E o mês de outubro termina com mais um shopping no Recife: É o RioMar que inaugurou no dia 30. O investimento de R$ 600 mi que gera 6 mil empregos no Recife. O novo shopping chegou com um dos maiores centros comerciais do Nordeste, com 295 mil m2 de área construída. Serão cinco pisos com 410 lojas, 11 restaurantes e 23 unidades de comida rápida, além de 12 salas de cinema e um teatro com capacidade para 700 lugares. O shopping vai contar com 18 lojas âncoras: algumas já são conhecidas do público pernambucano, como Renner, Riachuelo, C&A, Lojas Americanas e Le Biscuit, mas também há novidades, como a Kalunga, especializada em produtos de escritório, e a Fast Shop, com eletrodomésticos de alto nível, além das Casas Bahia, que vai ser a primeira loja do estado de Pernambuco. Quem sabe um dia eu vou conhecer e visitar o shopping RioMar?! E tem mais, a intenção do shopping é atrair público de capitais vizinhas, como Maceió e João Pessoa. Veja a reportagem sobre o novo shopping com Ronan Tardin, na Globo Nordeste. Com certeza, esse novo shopping do Recife é 'porreta'!


E veja também o vídeo institucional do Shopping RioMar. Um shopping surpreendente!



Arte: Luciano Amorim
Mas o mês de outubro termina com tristeza para a imprensa brasileira. O Jornal da Tarde deixa de circular no dia 31, a versão impressa do periódico, depois de semanas de boatos. A decisão foi do Grupo Estado na segunda-feira, 29. Segundo a empresa, a determinação leva em conta o objetivo de investir na marca Estadão com uma estratégia multiplataforma integrada, ou seja, papel - jornal impresso, digital, áudio e vídeo e mobile - versão para celulares e smartphones, para levar maior volume de conteúdo a mais leitores, sem barreira de distância e custos de distribuição. O jornal produziu capas memoráveis sobre momentos marcantes da História recente do país. A direção do Estadão disse que o 'Jornal do Carro', que circulava no 'JT', se transferiu para o Estadão no dia 7. Uma pena, né?! Aliás, tenho o meu comentário sobre o fim do Jornal da Tarde neste link. E veja abaixo a reportagem de Fábio Pannunzio no Jornal da Band no dia 3 de novembro.


Arte: Luciano Amorim // Imagens: Newseum

Apesar das tristezas, pra mim, outubro foi o mês que pegou fogo e de comemoração. Porque no dia 15, o jornal A Tarde, de Salvador, completou 100 anos. E o meu post neste blog virou notícia. E eu fiquei muito feliz. Porque foi o jornal baiano que me marcou durante a minha infância.

Depois eu conto como foi destaque no mês de novembro.