segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Mensagem especial de Natal

Presépio de Natal no Recife.
Créditos: Luna Markun/G1 Pernambuco

É Natal.
Tempo de fé.
Felicidade nos corações humanos.
Esperança de dias melhores.
Inspirações de amor.
Família reunida.
União cristã.
Encontros acontecendo.
Festa preparada.
Estrela brilhando,
Cristo nascendo.
Tempo preparado, para vê-lo chegar.
Céu aplaudindo.
Caminhos se abrindo.
Vida florindo.
Mundo sorrindo.
Fraternidade se manifestando.
Gente perdoando.
Mãos se juntando.
Humanidade agradecendo.
Tudo é prece.
E momento de paz.
Ele veio para nos salvar…
Por isto
É Natal!

Esse texto eu achei na internet de um artista desconhecido falando que o espírito do Natal está no coração da gente, independente de raça, classe ou religião, mas é uma festividade que lembra o nascimento do Menino Jesus.

Desejo a todos, em nome deste blog, um Natal cheio de PAZ, AMOR e FELICIDADE! Afinal, como diz o colunista Cacau Menezes, no Jornal do Almoço de Floripa, da RBS TV no dia 24/12/2009: "HOJE A FESTA É SUA, HOJE A FESTA É NOSSA, HOJE A FESTA É DO PAPAI DO CÉU!"

FELIZ NATAL pra todos!

#DESTAQUESDE2012 // Os destaques de Agosto


Bom, como que eu já falei no post anterior, dos destaques de julho, vamos dando continuidade sobre como foi destaque nas #Olimpíadas2012, em Londres, que foi o principal destaque do mês de agosto.

No dia 1º, a delegação brasileira virou uma questão de um copo de água metade cheio ou metade vazio. Porque o Brasil perde feio no vôlei, sofre de novo no basquete e fica sem medalhas com Cielo e Camilo. Mas handebol, futebol, boxe e vôlei de praia animam. Mas, a pior cena das #Olimpíadas2012 foi o sul-coreano Jaehyouk Sa, de 27 anos, que quebrou o seu braço direito na tentativa de erguer 158kg no levantamento de peso. Ele caiu gritando no chão e logo foi atendido. Foi muito dolorido, hein?!

Créditos: Marcio Rodrigues/FOTOCOM

No dia 2, enfim, saiu mais uma medalha para o Brasil. A judoca Mayra Aguiar, que completaria 21 anos no dia seguinte, ganhou um presente mais que especial, conquista bronze e faz Brasil quebrar seca de quatro dias seguidos sem medalhas. Derrotas no vôlei e no basquete são decepções do dia.

Foto: Satiro Sodré/AGIF

No dia 3, mais medalha para o Brasil, só que foi bronze. Na natação, Cesar Cielo, que levaria o ouro, não deu. Levou bronze nos 50m livre e voltou a ser criança ao chorar por um bronze. Quem também levou bronze foi o judoca Rafael Silva, no Judô. Já no futebol feminino, o Brasil perdeu para o Japão por 2 a 0 e foi eliminada.
No dia 4, mais eliminações para a delegação brasileira nos jogos, mas o sul-africano Oscar Pistorius, primeiro atleta biamputado a disputar as Olimpíadas, fez história do Estádio Olímpico de Londres. Com o tempo de 45s44, ele avançou às semifinais da prova dos 400m. Com duas próteses, o ''Blade Runner'' passou com 16º melhor tempo e disputa uma vaga na final no dia seguinte. O belga Jonathan Borlee obteve o melhor tempo, com 44s4.

Créditos: AFP

Mas o principal destaque do dia, foi a despedida de Michael Phelps na Natação. Com 22 medalhas, sendo 18 de ouro, Phelps foi o melhor nadador da história.
No dia 5, apesar do Robert Scheidt ganhar um bronze na Vela, o fenômeno jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, foi bicampeão dos 100m do atletismo.

Diario de Pernambuco no dia 7 de agosto falando
sobre a conquista do ouro de Zanetti.
Foto tirada por mim.

No dia 6, mais uma medalha de ouro, só que da ginástica. Arthur Zanetti faz história e conquista ouro nas argolas.
No dia 7, mais derrotas na delegação brasileira e classificação no vôlei feminino.
No dia 8. O Brasil venceu a Argentina no vôlei, mas perde no basquete e vai pra casa mais cedo. Apezar da rivalidade, mais dois bronzes: Adriana Araújo, no boxe, e Juliana e Larissa no vôlei de praia.
No dia 9, Alisson e Emanuel levam a prata no vôlei de praia masculino, mas, o brasileiro Diogo Silva não levou bronze no taekwondo. Mas também há detalhes que são grandes demais para esconder. Usain Bolt voltou a ganhar. Com tempo de sobra. Já era bicampeão nos 100m, e agora é nos 200m e consolida o reinado: 'Agora sou a lenda'.
No dia 10, mais medalhas: Esquiva Falcão vira primeiro brasileiro em uma final olímpica no boxe e faz pai dele, Touro Moreno, compará-lo ao criador da aviação. Yamaguchi não repete irmão, para na semi e fica com o bronze no taekwondo.

Créditos: Reuters

No penúltimo dia, 11, o Brasil conquistaria ouro no futebol masculino, mas perdeu para o México e ficou com a prata. No vôlei, seleção conquistou ouro e repetiu a dose do técnico Zé Roberto Guimarães, 20 anos depois após a conquista do ouro no vôlei masculino nas #Olimpíadas de 1992, em Barcelona, na Espanha. Já no boxe, Esquiva levou prata.

Manchete do Diario de Pernambuco no dia 13/8 falando
sobre a conquista do Bronze de uma pernambucana.
Foto tirada por mim.

No último dia, 12, o brasil conquista as últimas medalhas. A medalha de bronze foi uma nordestina, a pernambucana Yane Marques venceu no pentatlo. O último dia de competições rendeu mais dois pódios aos atletas verde-amarelos: o bronze de Yane e a prata da seleção masculina de vôlei, derrotada pela Rússia por 3 sets a 2, em uma virada assombrosa.

Na contracapa do caderno olímpico do
Diario de Pernambuco, no dia 13, as imagens
da cerimônia de encerramento das
#Olimpíadas2012 em Londres.
Esse ficou para a história e merece guardar
no meu acervo de jornais.
Foto tirada por mim.

Na cerimônia de encerramento, foi sensacional e ficou para a história. A melhor parte foi a passagem de bastão para a próxima #Olimpíada, que será realizada no Rio de Janeiro. Foi muito bonita, diferente da cerimônia de abertura.

Clique para ampliar
Arte: Luciano Amorim
Assim, o Brasil encerrou as #Olimpíadas2012 em Londres em 22º lugar com 17 medalhas: 3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze. Foi bem positiva a participação das #Olimpíadas2012 em #London. O primeiro colocado no quadro de medalhas é os Estados Unidos, com 104 medalhas no total. Em segundo lugar, ficou a China com 88 medalhas no total. A Grâ-Bretanha ficou em terceiro lugar com 65 medalhas. Aliás, foi ótimo as #Olimpíadas2012 em Londres e eu acompanhei tudo na TV (Claro porque a única emissora de TV Aberta brasileira foi a Record e a Record News - que virou canal de esportes temporariamente, mas assisti também pelo SporTV e na ESPN, ambas na TV Paga), na internet, como o portal Terra e nas redes sociais.
Agora é com a gente! 2016 é no Rio e claro, vamos torcer muito para o Brasil conseguir mais medalhas, medalhas e medalhas, como diz o Mutley.

Por falar em Londres, eu concorria a promoção que ganharia uma bolsa de estudos para estudar na terra da rainha. Eu escolhi a foto - que poderia ser o meu quintal, e escolhi a Lagoa do Parque Solón de Lucena, no centro de João Pessoa - e lançei a campanha #LucianoRumoALondres. A campanha foi um tipo 'nem bom, Neymar', como diz a Narcisa Tamborindeguy, do reality 'Mulheres Ricas', na Band. Eu ia se dar bem, mas a foto vencedora foi a Daniela Cruz, que postou uma foto que teve mais de 100 votos. Intitulada “Outono”, a foto da Daniela mostram os “primeiros dias de outono, quando, de repente, as folhas mudam todas de cor”. Aliás, a Daniela investiu bastante para conseguir votos. Para se ter uma ideia, o segundo colocado teve 38 votos. Mesmo assim eu parabenizei a ela e agradeci ao pessoal que mobilizou a campanha no Twitter @lucianosilva96. Apesar da derrota, eu fiquei muito feliz. Quem sabe um dia eu vou estudar um intercâmbio numa cidade internacional?! É um sonho, né?!

A primeira foto foi tirada por mim, em dezembro do ano passado, na Lagoa
do Parque Solón de Lucena, que eu concorria para ganhar um intercâmbio.
E ao lado, a imagem vencedora, tirada por Daniela Cruz, dizendo que o Outono
e o quintal dela. Clique para ampliar.

E vamos as outras notícias do mês de agosto.

Começou no dia 2, o julgamento do Mensalão. Bate-boca e atraso marcaram o primeiro dia. Os primeiros condenados foram Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Henrique Pizzolato e João Paulo Cunha, que concorria a prefeitura de Osasco, no ABC Paulista. Já o Luis Gushiken foi absolvido. 

O assunto foi destaque nas primeiras páginas nos jornais
capixabas.
Outro destaque de agosto é um caso que virou manchete dos jornais capixabas. Uma estudante de direito Luiza Gomes, de 19 anos foi multada na manhã de sexta-feira, 17, após ser flagrada pela polícia sem carteira de habilitação e visivelmente embriagada. Durante a abordagem, ainda sob efeito de álcool, a estudante tentou fumar uma nota de R$ 50, confundindo com um cigarro, e tentou ligar o carro usando um canudo, acreditando usar a chave do veículo. E disse: "É lógico que eu bebi, bebi um pouco como qualquer pessoa da festa bebeu". No fim da tarde, a PM admitiu que houve erro durante a abordagem. Meeeeu Deus... Ela bebeu, 'fumou' dinheiro e zombou da Lei Seca. Como é que pode uma coisa dessas... Em vez de levá-la à delegacia, os PMs que atenderam à ocorrencia a levarem pra casa. Essa mulher que ficou 'doida', merece, e muito #ProChuveiro e um chute #NACANELA! Como diz o jornalista Boris Casoy: "Isso é uma VERGONHA!"

Vergonha também nos jornais impressos. Mais um jornal brasileiro a aderir o conteúdo pago da internet, o Paywall. Depois da Folha de S. Paulo, o jornal Zero Hora, jornal que eu gostaria de ler e eu sou o leitor assíduo do jornal, aderiu ao conteúdo pago na internet no dia 12. A medida do jornal gaúcho limita o acesso de não assinantes a 30 textos por mês. E mais, quem usa a Zero Hora nos aplicativos para smartphones e celulares e tambem para versão mobile para celular, você precisa assinar, porque todo o conteúdo no jornal nos que eu citei tem o acesso restrito aos assinantes. Eu só sabei da notícia, na terça-feira, primeiro no site do "Papo de Bola" e depois no próprio site do jornal. O que me deixou revoltado e decepcionado. Porque era um dos melhores jornais que eu já lia, tanto na web, tanto na versão impressa. Eu leio a Zero Hora, há 4 anos. Mas agora, com o sistema paywall, eu só vou ler um texto por dia... Para o diretor de jornais do Grupo RBS no Rio Grande do Sul, Marcelo Rech, os jornais de maior credibilidade, como Zero Hora e a Folha de S. Paulo, investem muito em conteúdo, em jornalistas independentes e em colunistas que possam trazer interpretação, análise e opinião diferenciadas e abalizadas aos leitores. Cada vez mais, este jornalismo de qualidade é reconhecido como um valor único, e milhões de pessoas se dispõem a pagar por ele, seja nas plataformas em papel, na web, no celular ou nos tablets. Nos EUA e Europa, centenas de jornais já adotam modelos de cobrança digital parcial ou integral. Agora, eu fico uma duvida, essa cobrança digital tem a ver com isso?! Será que o conteúdo digital pago será o fim do jornal impresso?! Sei não, viu?! Vamos acompanhar os próximos capítulos de um assunto que está virando uma novela... Olha só o vídeo sobre o conteúdo pago de Zero Hora na internet com Rodrigo Lopes.


Outro assunto que também virou novela é a telefonia celular. No dia 23 de julho, a Anatel proibiu a venda de chips das operadoras Tim, Oi e Claro. A punição às três empresas foi anunciada no dia 18 de julho pelo presidente da Anatel, João Rezende. O motivo foi o grande número de reclamações feitas por clientes à agência entre janeiro de 2011 e junho deste ano. Mas as vendas (re)começaram liberadas no dia 3. A liberação ocorreu depois que as operadoras apresentaram à agência planos de investimentos para solucionar os problemas na rede de telefonia móvel. De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, os planos apresentados somam R$ 20 bilhões nos próximos dois anos.  A TIM ficou proibida de ativar novas linhas em 18 estados e no Distrito Federal. Já a Oi foi punida em cinco. A suspensão para a Claro valeu em três estados. A Vivo não foi punida pela Anatel porque não registrou os piores índices em nenhum estado. Foram interrompidas as vendas de chips para serviços de voz e de dados (internet). Para voltar a liberar as vendas, a Anatel e o Ministério das Comunicações exigiram que as empresas apresentassem planos de investimentos para solucionar os problemas na rede de telefonia móvel. Na semana passada, representantes de TIM, Oi e Claro levaram seus planos à agência. É...

O Grupo RBS lançou no dia 28, a campanha institucional "A Educação Precisa de Respostas", com o objetivo de qualificar a educação básica no Brasil. Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, realizou a abertura do Painel RBS. Ele confirmou os seis compromissos do Grupo RBS com a Educação. Participaram no Painel RBS, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Clauda Costin, o secretário estadual de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, o secretário estadual de Educação do Rio Grande do Sul e José Clovis de Azevedo, o conselheiro do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos. As jornalistas Ângela Ravazzolo e Júlia Antunes participaram do debate como entrevistadoras. De acordo com Mercadante, um dos importantes passos que devem ser dados em direção a um ensino mais qualificado no Brasil é a educação em tempo integral. O ministro ainda defendeu a necessidade da união de esforços dos governos municipais, estaduais e federal em torno da questão e destacou o papel da comunidade na cobrança sobre o poder público. Para a secretária de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, falta no Brasil a construção de um currículo nacional e a definição clara dos direitos de aprendizagem da criança. No entanto, a secretária, em sintonia com o conselheiro, afirmou que apenas um forte investimento no professor é capaz de mudar o cenário da educação no país. Os secretários estaduais do Rio Grande do Sul, Jose Clovis Azevedo, e de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, foram convidados a discutir soluções e as medidas já adotadas para o ensino em cada um dos seus Estados. O secretário do RS, baseado em um dos pontos levantados pela campanha da RBS, entrou em uma questão decisiva do debate: a eficácia da escola no processo de aprendizagem. Segundo o secretário, a escola está se tornando um ambiente ritualizado, que apenas repete a informação acumulada. Para ver como foi o Painel RBS, veja abaixo e para ver o segundo bloco em diante, veja aqui.



Um tiroteio ocorrido em um templo da religião Sikh em Milwaukee, no estado americano de Wisconsin deixou mortos e muitos feridos na manhã deste domingo, 5. Quatro pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas. Duas pessoas entraram no templo, no subúrbio de Oak Creek, em que havia cerca de 100 pessoas participando de uma celebração. Pelo menos um dos invasores abriu fogo contra as pessoas que estavam lá dentro, segundo a polícia local. Ao menos um dos agressores ainda estaria lá dentro, mantendo reféns.

Ainda nos Estados Unidos, só que no dia 24, um tiroteio deixou 2 mortos e 9 feridos em frente ao Empare State Building, principal cartão-postal de New York City. O incidente começou às 9h03 locais, 10h03 de Brasília, segundo a polícia, em uma calçada da Quinta Avenida com a Rua 34. Houve pânico na rua e confusão no trânsito. 

O Tribunal de Oslo condenou na sexta-feira, 24, o ultradireitista Anders Behring Breivik à pena máxima de 21 anos de prisão, prorrogáveis indefinidamente, ao considerá-lo penalmente responsável pelos atentados que, há pouco mais de um ano, em julho de 2011, deixaram 77 mortos na Noruega. O atirador era réu confesso dos piores ataques no país desde a Segunda Guerra Mundial. Como a culpa de Breivik, de 33 anos, não estava em questão, o tema central do julgamento, que terminou no dia 22 de junho, foi sua saúde mental.

O Google adicionou na terça-feira, 14, 77 novas cidades brasileiras ao serviço Street View, que permite realizar um passeio virtual pelos locais e encontrar pontos de referência para ajudar na localização. A proposta do Google é que, até a Copa do Mundo de futebol no Brasil em 2014, todas as cidades-sede estejam abastecidas pelo serviço. Com isso, Brasília, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza agora permitem que os usuários visitem suas ruas virtualmente. Cidades como Cascavel, no Paraná, Ribeirão Preto e Bauru, em São Paulo, e Paraty, no Rio de Janeiro também foram adicionadas ao serviço. Entre as cidades-sede da Copa, Manaus e Cuiabá ainda receberão o Street View. Ficou legal!

Créditos: Reprodução/Forbes

A presidente Dilma Rousseff já foi capa da revista "Forbes", no dia 22, que traz o ranking anual de mulheres mais poderosas do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, Dilma aparece na terceira colocação da lista. Outras duas brasileiras aparecem na lista, a presidente da Petrobras, Graça Foster, na 20ª posição, e a modelo Gisele Bündchen, na 82ª posição. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ficou em primeiro pela segunda vez seguida. A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, é o segundo nome na lista, numa repetição das três primeiras colocadas de 2011.

Créditos: Arquivo/Nasa

E pra terminar, uma notícia triste. Morreu no dia 25, aos 82 anos, o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua em 20 de julho de 1969. Armstrong foi vítima de complicações após uma cirurgia cardíaca realizada no início de agosto para desobstruir as artérias coronárias. Lembrado como "um herói americano", sua família destacou que ele "serviu a Nação com orgulho, como piloto da Marinha, piloto de provas e astronauta". Junto ao astronauta Buzz Aldrin a bordo da nave Apollo 11, Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, sob o olhar de milhões de telespectadores. Suas palavras "É um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade" entraram para a história.

Pra mim, o mês de agosto pegou fogo, ainda mais com as campanhas eleitorais, mas isso, eu fiquei de fora do assunto.

Depois eu conto os destaques de setembro.