sábado, 16 de março de 2013

Trânsito é o tema da Caminhada pela Paz em Caaporã, PB


Neste domingo, 17, acontece em Caaporã, na Região Metropolitana de João Pessoa e Litoral Sul da Paraíba, a Caminhada pela Paz, que está na 5ª edição e virou tradição na cidade. Este ano, o tema será o trânsito.

O Projeto, realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, aqui na cidade, tem como o lema 'A Paz no Trânsito é a gente que faz' e escolheu um tema que, diante dos constantes acidentes acontecido na rodovia estadual PB- 044, que sai da divisa PB/PE até a cidade de Pitimbú, numa distância de 18 km, como eu pesquisei o site Maplink, oriundo do má estado de conservação da estrada e impudência por parte de alguns motoristas e pedestres. A rodovia é muito movimentada, pois todos os dias trafega bastante veículos transportando produtos das indústrias locais e passageiros para outros municípios como Alhandra, Pitimbu, da capital João Pessoa e Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. Outro motivo para a escolha do tema foi as irregularidade do não cumprimento das normas de trânsito exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, que está em vigor desde o dia 22 de janeiro de 1998, há 15 anos. Ou seja, é um alerta as autoridades e a sociedade em geral, para que reflitam suas atitudes.

Mapa do percurso da 5ª Caminhada pela Paz, em Caaporã, PB

A 5ª Caminhada pela Paz acontece neste domingo, ás 15h, partindo da Igreja de São Sebastião, no bairro de Santo Antônio, até a Igreja de São José, no Piquete. Vão ser 3 paradas durante o percurso de 2,9km, como eu pesquisei o site Maplink. A atração principal é a banda Recomeçar.

A primeira edição da Caminhada pela Paz foi em 2009, que teve com o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que é a Violência e o lema: 'A Paz é o fruto da Justiça'. Foi no dia 22 de março, dois dias depois em que meu pai, Lauro, morreu e, depois do enterro, eu participei da primeira edição. A partir daí, participei de todas as edições. A última foi no ano passado, em 2012, com o tema: 'A Paz entre os povos'.

Será a 5ª vez que eu vou participar de um evento tão bonito, e, se der tempo, eu coloco aqui como foi a Caminhada na minha crônica deste que nos escrevo.

 ►Informações 
5ª Caminhada pela Paz - A Paz no Trânsito é a gente que faz
Dia: 17 de março, domingo
Hora: 15h
Largada: Igreja de São Sebastião, Santo Antônio
Chegada: Igreja de São José, Piquete
Patrocinadores ▼