quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

#DESTAQUESDE2015 // #12 :: Dezembro



O meu blog #PorDentroDasNotícias mostrou durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2015, selecionados por mim. E hoje, na última parte da série #DESTAQUESDE2015, vamos aos destaques deste mês: dezembro - que teve fortes emoções.

Eduardo Cunha anuncia que acolheu um pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Veja no JN, às 20h25.
Posted by Jornal Nacional on Quarta, 2 de dezembro de 2015


Assim foi o Plantão da TV Globo no final do dia 2, quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O deputado usou as redes sociais para dizer que o início do processo foi a pedido das ruas. No dia seguinte, Cunha leu, no plenário da Casa, a decisão de autorizar a abertura do processo e deflagra oficialmente o início das investigações que podem resultar no afastamento de Dilma. Uma comissão especial foi criada para analisar o mérito das denúncias e proferir parecer pela continuidade ou não do processo. À noite, o presidente da Câmara determinou que a cúpula da Câmara, no Congresso Nacional, fosse iluminada de verde e amarelo. O prédio estava iluminado de vermelho em referência à luta contra a AIDS. O verde e amarelo destoa dos demais edifícios da Esplanada, como Ministérios e Palácio do Planalto, que continuaram iluminados de vermelho. O Senado Federal, representado pela outra cúpula, também seguiu vermelho. Ironia?! No dia 4, a presidente afirmou que o impeachment, autorizado por Cunha, é uma “tentativa de golpe”. Ela também repetiu o mesmo tom do seu pronunciamento logo após o anúncio da abertura do processo e, em um ataque indireto ao peemedebista, disse que não possui contas no exterior. À noite, o presidente da Câmara rebateu por meio de nota, as críticas da presidente Dilma Rousseff e associou diretamente a ela o escândalo de corrupção na Petrobras.

Na semana seguinte, a chapa da oposição foi eleita para comissão do impeachment, mas o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, decidiu suspender a formação e a instalação da comissão especial. Fachin determinou que os trabalhos sejam interrompidos até que o plenário do Supremo analise o caso. Fachin suspendeu todo o processo do impeachment para evitar novos atos que, posteriormente, possam ser invalidados pelo STF. No dia 9, Fachin diz que vai propor rito para o processo de impeachment. Enquanto isso, o presidente da Câmara afirmou que a Casa deve ficar “paralisada” até que o STF decida sobre o modelo de escolha dos integrantes da comissão especial. O prazo para Dilma e PGR se manifestarem sobre o impeachment no STF terminou no dia 11. No dia 17, o STF decidiu alterar o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, anulando a votação da comissão especial de impeachment pela Câmara dos Deputados. O STF também negou anular o processo. O caso ganhou repercussão, dentro e fora de Brasília. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou no dia 7 que pensar que o impeachment de Dilma irá pacificar o país é um “erro grosseiro”. A Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, saiu em defesa da presidente e criticou Cunha. Em carta, dezesseis governadores do país manifestaram apoio à petista em um manifesto batizado de "carta da legalidade". Por outro lado, o ministro do STF, Gilmar Mendes, disse que o Impeachment é um remédio excepcional, mas constitucional.

Outro fato que agravou a crise política foi a carta escrita pelo vice-presidente Michel Temer à Dilma. Na carta, publicada na íntegra no blog de Jorge Bastos Moreno, do jornal O Globo, Temer diz se tratar de um "desabafo que já deveria ter feito há muito tempo". A carta começa com a citação em latim "Verba volant, scripta manent", que significa "As palavras voam, os escritos permanecem". Segundo o colunista do G1, Gerson Camarotti, a carta de Temer irritou Planalto e foi vista como sinal de rompimento. Dois dias depois, Dilma e Temer se reuniram por cerca de uma hora na noite do dia 9. Os dois afirmaram – ela em nota oficial e ele, em entrevista –, que manterão, de agora em diante, uma relação "institucional".

Enquanto isso, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados continuou investigando o processo pela cassação de Eduardo Cunha. Desde o início do processo, houve seis adiamentos de sessões – sendo quatro deles na votação do parecer do então relator Fausto Pinato (PRB-SP). Houve troca de relator e até bate boca. No dia 15, o Conselho aprovou por 11 votos a 9, o parecer preliminar do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) pela continuidade das investigações sobre o presidente da Casa. O processo poderá resultar em punição que varia desde censura até a cassação do mandato do peemedebista. Alvo da Operação Lava Jato, Cunha é acusado de manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras, em março. A votação aconteceu horas após uma operação da Polícia Federal que fez buscas e apreensões na residência oficial de Cunha em Brasília e na sua casa no Rio de Janeiro. Também houve ação da PF e do MInistério Público ações na casa de investigados em sete estados e no Distrito Federal.

O agravamento da crise política influenciaram os protestos que aconteceram no dia 13. As manifestações ocorreram em 87 cidades de 26 estados e no Distrito Federal. E diferente dos últimos três protestos, o número foi menor. A estimativa do total de manifestantes no Brasil foi de 83 mil pela Polícia Militar e 407 mil pelos organizadores. As manifestações foram pacíficas, com poucos incidentes isolados em algumas cidades. Grande parte dos manifestantes vestia verde e amarelo e levava cartazes contra a corrupção, o governo federal e o PT. Além de pedirem a saída de Dilma, algumas pessoas também se manifestaram contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Um grupo em Brasília pediu a cassação do mandato do deputado. Três dias depois, mais uma manifestação. Só que desta vez foi a favor da presidente e do afastamento de Cunha na Câmara. Os protestos ocorreram em 42 cidades de 25 estados e no Distrito Federal. A estimativa do total de manifestantes no Brasil foi de 98 mil pela Polícia Militar e 292 mil pelos organizadores. Os atos tiveram adesões maiores em relação aos de 20 de agosto, data das manifestações anteriores a favor de Dilma, quando foram estimadas 73 mil pessoas pela polícia e 190 mil por organizadores.


No fim das contas, a crise política dominou em 2015. A mais grave aconteceu este mês, quando o presidente da Câmara acolheu o processo de impeachment da presidente - o que foi considerado bizarro. Outro fato é porque Eduardo Cunha é acusado de várias denúncias e diz que não renuncia... Como diz a manchete da primeira página do jornal 'A Gazeta' do dia 16: 'ATÉ QUANDO ELE ABUSARÁ DA NOSSA PACIÊNCIA?' Agora, com o recesso em janeiro, o impeachment e o afastamento de Cunha ficou para fevereiro do ano que vem. E fica a pergunta: Será que o Cunha vai sair antes do fim do cargo de Presidente da Casa? Será que a Dilma fica? E o impeachment, ela vai ocorrer? Cenas dos próximos capítulos...

No noticiário econômico, o ano termina com notícias ruins para a economia brasileira. A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota do Brasil e tirou o grau de investimento do país no dia 16. Foi o segundo rebaixamento da nota brasileira feito pela agência em dois meses. A nota da dívida de longo prazo do país em moeda estrangeira foi reduzida de BBB- para BB+, o primeiro degrau do que é considerado grau especulativo. A agência também colocou a nota do país em perspectiva negativa, indicando que ela pode voltar a ser rebaixada. Em nota, a Fitch aponta que essas constantes mudanças na meta de superávit primário (a economia do governo para pagar os juros da dívida) minaram a credibilidade da política fiscal, sugerindo um enfraquecimento ainda maior da posição de Levy no governo. O rebaixamento vem um dia depois que o governo propôs a redução da meta de superávit primário de 2016 para 0,5% do PIB. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendia uma meta de 0,7%. Outro fato ruim é que a inflação deste ano termina com dois dígitos - e acima da meta que era de 6,5%, com 10,8%. Se confirmada, será a maior contração da economia em 25 anos: em 1990, o PIB brasileiro ficou em -4,35%.

Com a economia brasileira em crise e sem chances de comandar o cargo, Joaquim Levy deixou o Ministério da Fazenda após onze meses. O “homem do ajuste” (ou melhor, “mãos de tesoura” como dizem os economista) deixa o governo sem ter conseguido estancar a trajetória de crescimento do déficit orçamentário em 2015 ou a garantia de um orçamento com superávit primário em 2016. E ainda terá que carregar na sua biografia o fato de ter sido sob o seu comando que o Brasil entrou em recessão e perdeu o grau de investimento. Quem assumiu no lugar de Levy foi Nelson Barbosa, que era ministro do Planejamento que passou a comandar pelo Valdir Simão, que era ministro-chefe da Controladoria Geral da União. O novo ministro da Fazenda prometeu reformas, falou em crescimento, mas não trouxe nenhuma medida imediata. E deixou claro que o governo conta com a arrecadação da CPMF, a ser aprovada no Congresso no início de 2016 para entrar em vigor no segundo semestre. Já o novo ministro do Planejamento defende a volta do 'imposto sobre cheque' e ajuste na Previdência. O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, pediu paciência e diz que troca na Fazenda trará harmonia à equipe.

Enquanto isso, o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve decidiu subir a taxa de juros do país pela primeira vez em quase uma década, após reunião encerrada no dia 16. Como esperado, as taxas serão elevadas entre 0,25% a 0,50%. A alta dos juros, que estavam entre zero e 0,25%, era amplamente esperada pelo mercado. A última elevação das taxas ocorreu em junho de 2006. O anúncio da alta de juros nos Estados Unidos e recessão na economia brasileira influenciaram a alta do Dólar. Com a troca de ministros, a moeda voltou a atingir os R$ 4. E vai fechar o ano em média de R$ 3,90. Ao longo de 2015, o dólar avançou de cerca de R$ 2,60 para os atuais níveis próximos de R$ 3,90 reais, acumulando alta de mais de 45% até a véspera. Parte relevante desse movimento veio em linha com outros mercados emergentes e representou ajuste à perspectiva de elevação dos juros nos EUA. Segundo economistas ouvidos pela agência de notícias Reuters, a primeira elevação das taxas pelo Fed pode fazer com que a moeda norte-americana supere facilmente o patamar de R$ 4, alcançado pela primeira vez na história em setembro.

E se esse ano foi ruim, o ano que vem será de incertezas para a economia brasileira, com o superávit de 0,5% do PIB e elevação de alguns impostos como cervejas e produtos de tecnologia, além da possível volta da CPMF. Pelo texto, aprovado no dia 17, o salário mínimo passa dos atuais R$ 788 para R$ 870,99, a vigorar a partir de 1º de janeiro. O Orçamento prevê PIB de -1,9%; inflação de 6,47%; câmbio do dólar a R$ 4,09; e juros de 13,99%. É...

Outro destaque de dezembro foi a posse do novo presidente da Argentina, que aconteceu no dia 10. Mauricio Macri, declarou que as prioridades de seu governo serão combate à pobreza, ao narcotráfico e unir o país. E também afirmou que irá governar com transparência e sem "o personalismo dos que atropelam as instituições por motivos pessoais". A ex-presidente Cristina Kirchner não compareceu à cerimônia. Um dia antes da posse, ela deixou o cargo e se despediu do governo com o um busto do ex-presidente e marido, Néstor Kirchner. Uma das primeiras medidas pelo novo presidente foi a eliminação de impostos às exportações agrícolas e uma grande redução da soja, importante produto neste país conhecido como um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Segundo o novo governo, a redução de receitas aos cofres públicos pelo corte de impostos às exportações será compensada em grande parte pelo aumento dos impostos aos lucros dos produtores.

Outra medida do novo governo Macri foi o a eliminação das restrições do câmbio que estavam em vigor desde 2011. No dia 16, o dólar encerrou os negócios valendo 9,835 pesos. No dia seguinte, 17, a moeda dos EUA fechou o dia a 13,40 pesos para a compra e 14 pesos para a venda, que representa uma valorização do dólar acima de 40%. Apelidado de "cepo", o controle cambial tinha sido implementado pela ex-presidente Cristina Kirchner em 2011 em meio à fuga de divisas. Na prática, o novo governo anunciou a unificação do valor do dólar – até então existiam pelo menos três cotações -, o fim dos controles para a compra da moeda americana e para as transferências de divisas de empresas para suas sedes no exterior, além da normalização dos pagamentos das importações. A retomada do regime de câmbio flutuante – em que a cotação da moeda é definida pela oferta e procura – foi anunciada pelo novo ministro da Fazenda da Argentina, Alfonso Prat-Gay, durante uma entrevista coletiva na qual se recusou a estimar sobre a futura cotação da moeda americana. O ministro esclareceu que o Banco Central intervirá quando for necessário para manter um preço que a autoridade monetária considere razoável. O fim das restrições cambiais era um persistente pedido dos empresários, do campo e dos mercados pelas distorções que criou para importar e exportar.

Os casos de microcefalia dominou os noticiários em dezembro. O balanço recente do Ministério da Saúde apontou que o número de casos suspeitos de microcefalia em todo o país subiu para 2.782. Ministério investiga se 40 mortes no país estão relacionadas à malformação. O estado de Pernambuco é o que registra mais casos com 1.031. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. A malformação é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm – o esperado é que bebês nascidos após nove meses de gestação tenham pelo menos 34 cm. O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério, Caio Maierovitch, disse que “não há dúvida que a maioria esmagadora dos casos de microcefalia esteja relacionado ao vírus zika”. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e da chikungunya. A preocupação causou o reforço das campanhas para combater o mosquito, principalmente nas festas de fim de ano e agora no período veraneio. A campanha teve até reforço do Exército. Para quem planeja o filho, os médicos recomenda para não engravidar agora. Para Maierovitch, o resultado de uma vacina contra o zika vírus pode demorar até uma década, se tudo der certo.

Outro destaque de dezembro foi o aplicativo WhatsApp. No dia 16, a Justiça determinou o bloqueio do aplicativo por 48 horas em todo o território brasileiro. O Tribunal de Justiça de São Paulo afirma que a decisão partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo e corria em segredo de justiça em uma ação criminal. O caso surpreendeu a todos e alguns usuários migraram para outros aplicativos como Telegram ou Viber. O confundador e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que foi um dia triste para o Brasil http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2015/12/mark-zuckerberg-lamenta-bloqueio-do-whatsapp-um-dia-triste-para-o-pais-4932715.html. As principais operadoras de telefonia móvel do Brasil foram intimadas pela Justiça a bloquear o aplicativo. Não demorou muito e no dia 17, uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o desbloqueio do aplicativo de mensagens no Brasil. O juiz considera que a multa é solução melhor do que bloqueio do aplicativo. No início da tarde, o WhatsApp voltou a funcionar em todo o país. O caso viralizou na internet e já virou meme nas redes sociais. E não foi a primeira tentativa de bloquear o WhatsApp no país. Em fevereiro, um juiz de Teresina determinou que as operadoras suspendessem temporariamente o acesso ao app de mensagens. O motivo seria uma recusa do WhatsApp em fornecer informações para uma investigação policial que vinha desde 2013.

2015 termina com os contrastes do clima. Na América do Sul, as fortes chuvas deixaram 160 mil desabrigadas no Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Paraguai é o país mais afetado, com 130 mil fora de suas casas. No Brasil, a chuva afetou 40 municípios do Rio Grande do Sul, sendo 12 em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há 2.204 famílias atingidas, das quais 1.801 estão desalojadas e 153 estão desabrigadas. As fortes chuvas atribuídas ao fenômeno El Niño provocaram o transbordamento dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na região das fronteiras entre os quatro países.

Na região Nordeste, as fortes chuvas ocorreram em plena véspera de Natal. Aqui em João Pessoa, as 'tormentas' provocaram alagamentos em alguns pontos da cidade. No bairro de Cruz das Armas, um muro e telhado de antiga escola caíram. No Recife, ruas alagadas e a transferência da tradicional Missa do Galo, que acontecia no Quartel do Derby, na região central do Recife, para um local coberto, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, que fica dentro do Colégio Nóbrega, na Boa Vista. Em Maceió, a Defesa Civil informou que a chuva foi o menor que o esperado para a cidade. Houve casos de granizo em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, e em Ubajara, no Ceará. Acompanhada de raios e trovões, as fortes chuvas atingiram entre Ceará e Sergipe e em ambos os casos, houve alguns cancelamentos dos festejos natalinos.

Se no Nordeste do Brasil teve inverno em pleno Verão, no Nordeste dos Estados Unidos houve calor em pleno inverno no Hemisfério Norte. Em New York City, os termômetros marcaram 22,2ºC e teve a véspera de Natal mais quente já registrada. Segundo o serviço meteorológico nacional americano (NWS), o atual "veranico" que a cidade vive há uma semana, com temperaturas bem moderadas para esta época do ano, ainda pode fazer o termômetro subir mais durante o dia. E olha que o último inverno em NYC foi um dos mais duros dos últimos tempos, com nevascas constantes e temperaturas abaixo de 0ºC durante muitos dias. Enquanto isso, na região sudeste, as fortes chuvas e tornados causaram a morte de 26 pessoas. Apenas no Mississippi, os tornados mataram seis pessoas, incluindo um menino de sete anos encontrado em um carro arrastado pelo fenômeno. O governador Phil Bryant declarou o estado de emergência. O Serviço Meteorológico Nacional em Memphis (Tennessee) assinalou um "tornado excepcionalmente violento e largo" que atravessou o Mississippi. A rede de notícias CNN informou que dez pessoas morreram no total, citando vítimas também no Tennessee e no Arkansas.

Outro destaque foi a aprovação do acordo global do clima na COP 21. A plenária da cúpula do clima de Paris aprovou no dia 12 o primeiro acordo de extensão global para frear as emissões de gases do efeito estufa e para lidar com os impactos da mudança climática. O acordo determina que seus 195 países signatários ajam para que temperatura média do planeta sofra uma elevação "muito abaixo de 2°C", mas "reunindo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C". O texto afirmava que países desenvolvidos "devem" assumir metas definidas de corte de emissões. Os americanos exigiam que a redação da frase conjugasse o verbo na forma "deveria", caso contrário implicaria em obrigação legal a ser aprovada no Congresso. É a primeira vez que se atinge um consenso global em um acordo em que todos os países reconhecem que as emissões de gases do efeito estufa precisam ser desaceleradas e, em algum momento, comecem a cair. Cientistas criticaram a ausência de metas específicas de cortes de emissão para períodos de longo prazo – de 2050, mas o acordo deixa em aberto a possibilidade de que essas sejam estabelecidas posteriormente, com "a melhor ciência possível". O tratado não determina com precisão até quando as emissões precisam parar de subir e começar a cair, mas reconhece o pico tem de ocorrer logo.

O principal destaque do noticiário internacional em dezembro foi as eleições legislativas na Venezuela. A oposição venezuelana, reunida na coalizão Mesa da Unidade Democrática, alcançou uma poderosa maioria qualificada de dois terços nas eleições realizadas no dia 6. O relatório do Conselho Nacional Eleitoral indica que de um total de 167 cadeiras, 112 correspondem à MUD, sendo que três delas são para indígenas de partidos regionais vinculados à coalizão opositora, e 55 para o derrotado Partido Socialista Unido (PSUV), atualmente no poder e que teve o controle do Parlamento durante 16 anos. A situação é inédita em um Parlamento que foi dominado pelo governo de esquerda desde 1999, quando Hugo Chávez, que faleceu em 2013, chegou ao poder. O presidente Nicolás Maduro, cujo mandato termina em 2019, chamou de "situação complexa" após a vitória da oposição. Segundo cálculos privados, a Venezuela fechará 2015 com uma inflação próxima a 205%, um déficit fiscal de cerca de 20 pontos do PIB, uma escassez média de 60% dos itens básicos, uma retração de ao menos 6% na economia e milhões de dólares em dívidas comerciais com credores internacionais. Durante o ano, o governo de Maduro não deu cifras de inflação, crescimento ou escassez. Com tom moderado, Jesús Torrealba, secretário executivo da MUD, anunciou o "início da mudança na Venezuela", mas reconheceu que a oposição tem uma "responsabilidade imensa" para "enfrentar a crise".

Houve eleições também na Espanha. No dia 20, o Partido Popular, do atual presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, venceu as eleições legislativas realizadas no país. Os governistas ficaram com 123 cadeiras. Este resultado deixa o PP a 53 cadeiras da maioria absoluta de 176 dos 350 assentos do Congresso. O Partido Socialista Operário Espanhol garantiu a segunda posição, com 22,02% dos votos já apurados, o que representa 90 cadeiras, seguido pelo emergente Podemos, de esquerda e antiausteridade, com 69. Os resultados rompem pela primeira vez a hegemonia do bipartidarismo que desde 1982 estava vigente na Espanha com o PP e o PSOE se alternando no poder. Rajoy, disse que vai se empenhar na formação do governo, acrescentando que o país precisa de estabilidade, construída pelo trabalho realizado pelo seu partido de centro-direita nos últimos quatro anos. O líder do PSOE, Pedro Sánchez, disse que seu partido irá votar contra um novo governo do premiê ou do Partido de Rajoy, rejeitando um acordo entre os dois principais partidos do país.

Os devotos do Padre Cícero terminam o ano com motivos para comemorar. No dia 13, o Vaticano aceitou o pedido para a reconciliação da Igreja Católica com o religioso. A resposta veio nove anos depois do pedido feito pela Diocese do Crato, cidade onde Padre Cícero nasceu. O pedido foi que a igreja perdoasse o religioso cearense que morreu sem poder, por exemplo, celebrar missas. A Igreja Católica suspendeu as ordens sacerdotais do Padre Cícero em 1894 por causa de um suposto milagre que se repetiu durante missas celebradas pelo religioso. Segundo historiadores, Padre Cícero dava hóstias que se transformavam em sangue na boca de uma beata. O episódio ficou conhecido como milagre de Juazeiro, mas foi negado pela Igreja Católica. A diocese do Crato divulgou um resumo da carta dizendo que que "é inegável que o Padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo, que foi considerado santo popular no interior do Ceará e estados do Nordeste. Para a CNBB, esse pode ser o primeiro passo para a beatificação. Ainda no Vaticano, o Papa Francisco abriu no dia 8, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O ano santo prevê perdão aos católicos arrependidos dos pecados que cometeram. O Papa emérito Bento XVI também estava presente e o encontro deles emocionou o primeiro Jubileu com dois papas. O Jubileu da Misericórdia vai até 20 de novembro de 2016.

Um dos principais cartões-postais de São Paulo pegou fogo no dia 21. Um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio onde funciona o Museu da Língua Portuguesa, na região central da cidade. O bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, que trabalhava no museu como brigadista, morreu após tentar apagar o início do incêndio. O museu tinha seguro de R$ 45 milhões. As causas do incêndio são desconhecidas. O fogo começou no primeiro andar por volta de 16h, e rapidamente alcançou os dois andares superiores e o telhado do edifício construído em 1901, que abriga o museu desde a sua inauguração, em 2006. Mais de 60 viaturas e 120 bombeiros foram ao local tentar controlar o fogo. Eles impediram que o telhado levasse as chamas até a Estação da Luz. O prédio onde fica o museu foi inaugurado em 1901. Já o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006 e abriu suas portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. O Museu da Língua Portuguesa foi desenvolvido e implantado pela Fundação Roberto Marinho por meio de um convenio com o governo do estado de São Paulo. O museu é dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa. Ainda não sabe a reconstrução do local atingido pelo incêndio.

Em Fernando de Noronha, um caso inédito. Pela primeira vez, houve um ataque de tubarão no arquipélago do Estado de Pernambuco. O paranaense de 32 anos foi atacado por um tubarão na Baía do Sueste. A vítima recebeu os primeiros socorros no próprio arquipélago e viajou para o Recife na manhã do dia 22 para atendimento no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. Durante o ataque do animal, a vítima teve a mão direita e parte do antebraço amputados. Após cirurgia no HR, o paciente teve quadro classificado como estável e foi transferido para um hospital particular na Ilha do Leite, no Recife, onde permanece, sem previsão de alta. No dia seguinte, Márcio conversou com a imprensa e detalhou como aconteceu o ataque. "Fiz um giro de 360º, meio agachado, e, quando me posicionei novamente de frente para o oceano, o tubarão estava na minha frente. No segundo chacoalhão ele já arrancou o braço. Bati nele pra tentar me soltar, mas já tava sem o braço. Naturalmente eu afundei um pouquinho e comecei a nadar", lembrou ele. A Baía do Sueste, local do ataque, foi fechada. Durante o período, a praia passou por análise de pesquisadores e nada de anormal foi identificado. A região teve um reforço da fiscalização do ICMBio, quatro fiscais estão na areia e dois monitores na água. A praia foi reaberta com regras especiais e limitação de horário. Este foi o primeiro ataque registrado na ilha nos últimos 23 anos, desde que começou o monitoramento. Em Pernambuco, entre o Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, e Paulista, no Litoral Norte, foram 61 ataques, nos quais 24 pessoas morreram.

O ano termina com novas informações sobre os escândalos de corrupção da FIFA. O comitê de ética da entidade anunciou que o ex-presidente da entidade Joseph Blatter e o ex-mandatário da Uefa Michel Platini foram banidos de todas as atividades relacionadas ao futebol por oito anos. Os dois dirigentes foram punidos por conta de um pagamento autorizado por Blatter para Platini no valor de R$ 8 milhões por um trabalho realizado no fim de 1999 e no início dos anos 2000, mas com o pagamento efetuado apenas em 2011. Apesar de todas as explicações dadas pelo ex-presidente da FIFA, o Comitê de Ética não aceitou os esclarecimentos e bateu o martelo em relação à suspensão. Enquanto isso, a CBF divulgou uma nota oficial que o presidente Marco Polo Del Nero pediu licença do cargo em função das acusações da Justiça americana. Acuado por Romário em CPI do Futebol no Senado, Del Nero garante que não vai renunciar. No dia 16, houve eleições para vice-presidente da entidade, e quem ganhou foi o Coronel Antônio Carlos Nunes, que é o atual mandatário da Federação Paraense de Futebol. Ele evitou falar em propostas para a entidade, apontou técnico do Paysandu como o melhor do Brasil e se esquivou de avaliação da atual gestão. Na véspera da eleição, houve protesto em frente a sede da CBF. De acordo com o jornal "The New York Times", Del Nero e Ricardo Teixeira são próximos alvos de polícia americana nas próximas operações policiais.

No #ESPORTE, destaque para a última rodada da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Todo mundo sabe que o Corinthians conquistou o título pela sexta vez, mas o principal destaque foi a luta pra não cair. Figueirense, Avaí e Vasco seguiram na briga. O Vasco até que tentou, mas não se deu bem e caiu para a segunda divisão no ano que vem. O time carioca se deu bem no segundo turno, mas os resultados ruins na primeira parte influenciaram o time disputar a Série B em 2016. O Vasco caiu pela terceira vez em sua história para a Série B, todas as quedas aconteceram nos últimos oito anos e foram com o time na 18ª posição. O primeiro rebaixamento foi em 2008, quando o clube perdeu na rodada final para o Vitória por 2 a 0 em São Januário e terminou com 40 pontos. O segundo ocorreu em 2013, após goleada sofrida por 5 a 1 para o Atlético-PR na Arena Joinville e ficou com 44 pontos. Agora, a degola é decretada com 41 pontos após o empate por 0 a 0 com o Coritiba no Couto Pereira. O presidente do Vasco, Eurico Miranda, disse que que assumiu a responsabilidade da queda, e anunciou mudanças em 2016. Em agosto, Eurico disse que mudaria para a Sibéria se o Vasco cair para a Série B. Com o rebaixamento, ele mudou de ideia e desistiu de viajar. Além do Vasco, os times que caíram para a segunda divisão em 2016 são Avaí, Goiás e Joinville. O Campeonato Brasileiro deste ano foi marcado pelos estádios lotados, alguns jogos às 11h da manhã e recorde de treinadores demitidos. 

Os times que garantiram a Libertadores em 2016 são Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Palmeiras, que conquistou a Copa do Brasil pela terceira vez. O alviverde paulista venceu o Santos em um jogo dramático. No segundo jogo, a decisão foi nos pênaltis. Vitória de 4 a 3 para o Palmeiras. Foi o sétimo jogo das equipes no ano, com quatro vitórias do Peixe e três do Verdão e, assim como no Paulistão, tudo acabou nas penalidades. Depois do jogo, os jogadores alviverdes ironizaram Ricardo Oliveira com cartazes e máscaras, lembrando a gozação que ele havia feito contra o Verdão num jogo do Campeonato Brasileiro. Quem também se garantiu na Libertadores do próximo ano foi o Santa Fé, que foi campeão da Copa Sul-Americana. O time colombiano venceu o Huracán-ARG nos pênaltis e conquistou o título, acabando a série de conquistas argentinas nos torneios continentais desde 2013. O Santa Fé garantiu a vaga na Taça Libertadores no ano que vem. Os times brasileiros não se deu bem na Sul-Americana e caíram nas quartas-de-final.

E no Mundial de Clubes da FIFA, o Barcelona conquistou o título pela terceira vez. O time espanhol venceu o River Plate por 3 gols a 0 e garantiu o tricampeonato no Japão. O título no Japão é o quinto de seis disputados em 2015 (venceu também a Liga dos Campeões, Supercopa da Europa, Copa do Rei e Campeonato Espanhol), em um aproveitamento que fica atrás apenas do sextete de 2009 - perdeu a Supercopa da Espanha para o Athletic Bilbao. Com a conquista, Neymar entra para um grupo de jogadores que venceram a Liga dos Campeões, a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes. Antes dele, haviam conseguido o feito os brasileiros Dida e Cafu e os argentinos Tevez e Samuel. Enquanto isso, o Guangzhou Evergrande, comandado pelo Luiz Felipe Scolari, se deu bem na competição. O time chinês surpreendeu nas quartas-de-final, mas caiu na semifinal e na disputa do terceiro lugar. E o Mazembe não repetiu o sucesso de 2010 e caiu nas quartas-de-final.

Outro destaque do noticiário esportivo foi o João Pessoa Espectros que foi campeão brasileiro de futebol americano. Depois de dois vice-campeonatos seguidos contra o Coritiba Crocodiles, os Fantasmas venceram no dia 13 justamente esse algoz das duas últimas temporadas. Em casa, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, fizeram 23 a 22 e conquistaram o título inédito. No dia seguinte, os jogadores pareciam celebridades. Deram entrevistas, foram tietados por fãs que até pouco tempo nem mesmo conheciam as regras do esporte e que agora queriam uma foto com os campeões, e ainda anestesiados falaram sobre o confronto que terminou de forma épica, com a virada acontecendo já com o cronômetro zerado. Mesmo amador, o João Pessoa Espectros registra 10º maior público do Almeidão em 2015. A final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano deu o que falar na cidade.

E no Surfe, mais um brasileiro chegou no topo do Mundial. No dia 17, o brasileiro Adriano de Souza avançou à final da etapa de Pipeline, no Havaí (EUA), e confirmou o título da temporada do WSL. Na rodada, venceu o norte-americano Mason Ho ao somar 6.83 - o rival fez apenas 3.83. Na sequência, ainda bateu o compatriota Gabriel Medina na decisão e também levou para casa o troféu de Pipe Masters. Também na semifinal, Medina venceu Mick Fanning, da Austrália, na última onda da bateria anterior, e abriu o caminho para título de Mineirinho. Na areia, emocionado, o Mineirinho dedicou o prêmio ao irmão dele que comprou uma prancha de R$ 30 e lembrou de seu amigo Ricardo dos Santos, que também foi surfista, assassinado por um policial em Santa Catarina em janeiro. A chegada de Mineirinho no Brasil foi de festa e euforia, tanto no Guarujá (SP), quanto em Florianópolis. O campeão mundial de surfe pensou em ficar mais tempo no Havaí para treinar ao lado de Kelly Slater, mas abriu mão e disse: "Eu tinha que voltar e trazer essa taça para o Brasil". Depois do Gabriel Medina, agora foi a vez do Mineirinho.

O ano termina com um dos grandes clásscos dos cinemas. No dia 17, estreou em cartaz o filme “Star Wars: o despertar da Força”. O sétimo capítulo homenageia trilogia original e conserta erros da última. O filme aposta em nostalgia e novos elementos para revitalizar epopeia. A estreia do filme ganhou repercussão nas redes sociais e ganhou destaque de primeira página em alguns jornais do Brasil e do exterior. O novo filme da saga "Star Wars" superou a barreira do um bilhão de dólares de bilheteria em todo o mundo.

Na mídia impressa, o ano termina com novidades. No dia 1º, o jornal Gazeta do Povo mudou de formato na versão impressa, deixando o standard para o berliner. A mudança no papel foi embasada em uma pesquisa qualitativa feita com leitores, que aprovaram a alteração, destacando que o jornal ficou mais portátil, mais fácil de ler nos mais diferentes ambientes. A aceitação também está relacionada com a adaptação no perfil de leitura, cada vez mais moldado às telas pequenas de smartphones. Além da mudança de formato - que deixou mais moderno, o jornal paranaense anunciou mudanças, como a criação da edição de fim de semana, que circula entre sábado e domingo. O grafismo continua o mesmo, mas teve algumas alterações e uma nova tipografia nos títulos da 'Esportiva' e 'Caderno G'. Do final da década de 1990 para cá, Gazeta do Povo passou por cinco projetos gráficos. Em tempos idos, alterações eram lentas e estavam vinculadas a investimentos no maquinário. A diretora da Unidade Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, disse que o novo formato do jornal tem mais praticidade. E olha que a Gazeta do Povo foi um dos únicos jornais da Região Sul do Brasil a circular o formato tradicional, já que a maioria circulam no tabloide ou berliner. E a mudança de formato deve seguir exemplo para os grandes jornais do Brasil. Afinal, o jornal impresso continuará vivo!

Outra novidade foi o jornal Zero Hora, que na primeira semana de dezembro lançou o ZH Tablet. Segundo o jornal, é uma nova modalidade de assinatura, em que o assinante recebe um tablet de última geração, com todos os aplicativos de ZH já instalados. Com ele, terá a experiência de folhear o jornal com mais interatividade, como textos, vídeos, áudios, galerias de fotos e gráficos animados. Até as cruzadinhas e o sudoku poderão ser feitos na plataforma digital. O modelo é da Samsung, com conexão wi-fi e tela de 9,6 polegadas. O valor especial para o lançamento é de R$ 109,90 mensais, em um contrato com fidelidade de 12 meses. Além disso, o jornal ganhou a nova versão digital da edição impressa. O ZH Jornal Digital, disponível no endereço zerohora.com/jornaldigital e também pelos novos aplicativos Android e iOS, tem insumos como vídeos, galerias de fotos e conteúdos extras. Diariamente, a partir das 4h da manhã, uma nova edição de ZH já está liberada para acesso. Às 19h, o jornal ganha a edição nortuna, o ZH Noite, com as atualizações do dia e tudo que o leitor precisa para se preparar para a manhã seguinte. Durante duas semanas, o acesso foi gratuito até o dia 14. No dia 15, o conteúdo passou a ser restrito para os assinantes do jornal. E durante esse período, bateu aquela saudade de ler a ZH impressa gratuita nos tempos de adolescência. Com a nova versão, ficou bacana e mais interativo! Tanto no computador, quanto no smartphone! Bem legal! Além de ZH, o Diário Catarinense também ganhou a nova versão digital da edição impressa, que inclui também a edição de domingo que circula apenas no digital. O acesso gratuito do DC Jornal Digital durou até o dia 10, mais foi prorrogada para o dia 15. A partir desta data, o conteúdo passou a ser restrito para os assinantes do jornal. Mesmo assim, ao clicar no botão 'Jornal Digital', o acesso continuava gratuito. Tudo foi normalizado no dia 18.

Cinco personalidades morreram em dezembro. No dia 5, faleceu a atriz Marília Pêra. Ela tinha 72 anos e lutava contra um câncer havia dois anos. Marília era uma das artistas mais completas do Brasil: além de interpretar, era cantora, bailarina, diretora, produtora e coreógrafa. Trabalhou em mais de 50 peças, quase 30 filmes e cerca de 40 novelas, minisséries e programas de televisão. Um dos últimos trabalhos da atriz foi sua participação na série "Pé na Cova', da TV Globo, onde interpretava a personagem Darlene. No dia 9, morreu o Juvenal Juvêncio. Ele tinha 81 anos e lutava contra um câncer. Considerado um dos últimos dirigentes folclóricos do futebol brasileiro, Juvenal foi presidente do São Paulo F.C. durante dois períodos. No último mandato (2006-2014), fez parte da diretoria que montou o time campeão da Libertadores, Mundial e tri-campeão brasileiro. No dia 4, o músico Scott Weiland foi encontrado morto dentro de ônibus no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Ele tinha 48 anos e lutava há anos contra o vício em álcool e drogas. Ex-vocalista do Stone Temple Pilots e do Velvet Revolver, Weiland é considerado um dos cantores mais conhecidos da cena grunge, que revelou bandas como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden. No dia 23, faleceu o jornalista Xico Vargas. Ele tinha 70 anos e trabalhou na Globo, onde integrou o corpo de editores do Fantástico e foi editor-chefe do Jornal Nacional. Também trabalhou por vários anos no "Jornal do Brasil", entre outras redações. Atualmente era âncora do jornal BandNews Rio, da rádio BandNews FM. E no dia 27, faleceu o influente diretor de fotografia Haskell Wexler. Ele tinha 93 anos e venceu dois Oscar por filmes de 1966 e 1976.

Foi inaugurada no dia 17 o Museu do Amanhã, um dos símbolos da revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro. O espaço conjuga ciência, arte, linguagem e tecnologia em espaços interativos, que examinam o passado, apresentam tendências do presente e exploram cenários possíveis para os próximos 50 anos. O museu foi aberto ao público no dia 19, com o Viradão do Amanhã, que teve uma festa de 36 horas. A construção do museu faz parte do projeto urbano Porto Maravilha, que pretende promover mudanças no Centro do Rio. A região que atualmente conta com 30 mil moradores fixos, pode receber 70 mil novs habitantes. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Alberto Silva, afirmou que o projeto tem cuusto total de R$ 8 bilhões. O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho - instituição ligada ao Grupo Globo, em parceria com o Banco Santander. Para saber mais sobre o Museu do Amanhã, clique aqui.

O município de Caaporã está em festa. No mês em que a cidade completou 52 anos no próximo dia 27, houve a festa da Padroeira do Município - que fica no Litoral Sul da Paraíba e Região Metropolitana de João Pessoa. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição completou 10 anos. Durante a Novena, houve missas, celebrações, batizados e feijoada. Na abertura, a missa foi celebrada pelo Frei Damião Silva, onde fez o show católico. Durante dez dias, as missas foram celebradas por padres diferentes. No encerramento, houve carreata no começo da manhã e duas missas - a última foi presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Depois, houve procissão que teve dez paradas, para recordar os últimos dez anos de existência da Paróquia. Antes de virar Paróquia, era comunidade da Paróquia de Nossa Senhora de Penha de França, que fica no distrito de Taquara, no município de Pitimbu - cidade vizinha. A Igreja Matriz foi construída em 1989 e iniciou os trabalhos no ano seguinte. Em 8 de dezembro de 2005, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição foi criada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Na época, o primeiro administrador paroquial era comandado por Padre Francisco Leonidas da Silva. Dois anos depois, em 2007, o cargo passou para o Padre Pedro Targino. Atualmente, quem comanda é o Padre Carlos Vieira.

E encerro com um caso inusitado que aconteceu no Miss Universo realizado no dia 20, em Las Vegas. A filipina Pia Wurtzbach foi a vencedora do concurso, mas a vitória ocorreu após uma gafe contrangedora do apresentador do evento, Steve Harvey. Ele anunciou a candidata colombiana Ariadna Gutiérrez como vencedora e depois voltou atrás e pediu desculpas pelo erro. Wurtzbach e Gutiérrez foram as duas últimas candidatas na festa final das 80 modelos internacionais que competiam, e o apresentador do espetáculo, Harvey, anunciou que a ganhadora era a representante colombiana. Poucos depois, quando Gutiérrez já tinha sido coroada e os torcedores colombianos comemoravam o segundo triunfo consecutivo na competição mundial de beleza, Harvey voltou ao palco para comunicar que tinha se equivocado ao ler o cartão e que a vencedora era na realidade a filipina.  A ganhadora herdou a coroa da colombiana Paulina Vega, vencedora do concurso em 2014 - ou melhor, em janeiro deste ano. Já a Miss Brasil, Marthina Brandt, chegou até a semifinal ficando entre as 15 melhores colocadas na competição de beleza, mas não alcançou o 'top 10' do concurso. O gafe histórico do Miss Universo 2015 gerou repercussão nas redes sociais e ganhou até 'memes'. É brincadeira, né?!

E termino a série especial com a frase do ex-tenista Gustavo Kuerten, que durante o prêmio Brasil Olímpico no dia 16, que levou o prêmio Adhemar Ferreira da Silva, falou sobre tudo o que aconteceu este ano - dentro e fora da política.

"Eu aclamo aos nossos representantes, a quem está no governo do nosso país, e todos do poder público e quem comanda o nosso país que olhe para dentro desta sala, que veja essas pessoas que estão aqui e se espelhem, por favor. Sejam justos, sejam honestos, sejam brasileiros de verdade e esqueçam um pouco o partido, ou a panelinha, ou a própria pessoa e lutem pelo Brasil. Por favor, o povo merece isso”.

E com a reflexão do ETERNO tenista número 1 do mundo, encerramos uma série especial sobre o que foi notícia em 2015 selecionados por mim. Para ver os destaques de outros meses, veja abaixo.

*Com informações e apoio de: G1, G1 PB, G1 PE, G1 AL, G1 CE, G1 RS, G1 RJ, G1 SP, Reuters, Agencia France Presse, EFE, Zero Hora, Diário Catarinense, Diário Gaúcho, Gazeta do Povo, Diario de Pernambuco, EBC/Agência Brasil, Clarín, O Globo, GLOBOESPORTE.com e UOL.

---