domingo, 2 de dezembro de 2012

TV Digital no Brasil completa 5 anos


Pessoal, no dia 2 de dezembro, no domingo, a TV Digital aberta e gratuita completa 5 anos aqui no Brasil. Uma iniciativa que está dando certo ao longo de muitos anos. Parece q foi ontem, né?!

A chegada da Televisão Digital no Brasil começou na década de 1990, na era, pra assistir, você tem que pagar pra ver. A SKY e a DirecTV foram as primeiras operadoras de TV por Assinatura no Brasil.

Em 2003 o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto de lei n.º 4.901, que criou o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, ou SBTVD, e o Comitê de Desenvolvimento, responsável pela sua implementação. Após o término da primeira fase de estudos em junho de 2006, o presidente Lula assinou o decreto de lei do n.º 5.820 que criou Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, responsável por padronizar e harmonizar as tecnologias nacionais, desenvolvidas pelas universidades e centros de pesquisas brasileiros, com a tecnologia da ARIB, que em inglês, a Association of Radio Industries and Businesses, que fica no Japão, entre outras.

A partir daí, no dia 2 de dezembro de 2007 (que era um dia triste para os corinthianos com a queda da Série B do Brasileirão 2007), ás 20h30min, horário de Brasília, 19h30min horário do Nordeste que não tem o horário de verão naquela época, iniciaram as transmissões oficiais da TV Digital do Brasil. O então presidente Lula e o ministro das Comunicações naquela época, Hélio Costa, em uma cerimônia em São Paulo, anunciou o lançamento da TV Digital no Brasil, o pronunciamento foi transmitido ao vivo para todo o Brasil. Como você vê no vídeo do canal /zelacerda, do YouTube.



Depois do pronunciamento do presidente Lula, um vídeo institucional de 5 minutos marca o lançamento da TV Digital do Brasil. Além da retrospectiva dos acontecimentos que marcaram a TV brasileira ao longo dos 57 anos. Um video, que pra mim, foi emocionante. Detalhe, no início e no fim do vídeo, a Família Nascimento, naquela época, promoveram uma festa do lançamento da TV Digital do Brasil com os amigos. Vídeo do canal /leomagamon do YouTube.



Logo após, o SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, fez a primeira transmissão digital do Brasil, exibindo o filme "Alexandre, O Grande", um filme com 3 horas de duração, no qual o telespectador poderia conhecer e avaliar bem a imagem em HDTV.  Como você vê no vídeo da chamada do canal /kidsdell, do YouTube.



Naquela época, São Paulo e Região Metropolitana iniciava as transmissões, os preços dos televisores com tecnologia HD ainda é um pouco salgado e o dos conversores também. Globo, SBT, Record, Band e RedeTV! foram as primeiras emissoras a transmitir a nova tecnologia, além da TV Cultura, da TV Gazeta de São Paulo, da MTV, da Play TV, naquela época e a CBI.

Também naquela época, as primeiras novelas a exibir em HD foram "Duas Caras", na Globo e o "Dance, Dance, Dance" na Band. O primeiro telejornal em Alta Definicão foi o "Jornal da Band". Aliás, RedeTV! e Band foram as pioneiras a transmitir o sinal digital para a capital paulista. Nos canais, os programas em HD eram transmitidos em poucas horas.

O 'Jornal da Band' foi o primeiro telejornal do Brasil em alta definição. Veja no vídeo em 2008 na apresentação de Ricardo Boechat e Mariana Ferrão, hoje, apresentadora do 'Bem Estar' nas manhãs da Globo. Vídeo do canal /gabrielscanabarro, do YouTube.



Quando a Televisão Digital foi inaugurada na Grande São Paulo, imaginava-se que ela chegaria ao Rio entre fevereiro e março de 2008. O que aconteceu é que essa inauguração foi adiada para meados de abril. Tanto em Belo Horizonte quanto no Rio, onde os testes das emissoras começariam 15 de abril e as transmissões iniciariam formalmente em 25 de abril de 2008. Entretanto, as emissoras realizaram os testes de seus sinais independentemente uma da outra. A RedeTV! antecipou-se à Rede Globo e iniciou as transmissões digitais em Belo Horizonte no dia 7 de abril, e no Rio de Janeiro no dia 8 de abril, fazendo com que elas fossem a segunda e a terceira metrópole brasileira a receber e transmitir os sinais, respectivamente.

Veja o vídeo institucional da TV Globo, no Rio de Janeiro, sobre a chegada da TV Digital na capital carioca. Comercial apresentado pela atriz Marina Ruy Barbosa, que era adolescente naquela época. Vídeo do canal /sorokabaville do YouTube.



No segundo semestre de 2008, várias afiliadas da Rede Globo iniciaram as transmissões digitais, sendo por um bom tempo as únicas a fazê-lo. A primazia entre as afiliadas coube à TV Anhanguera de Goiânia, que começou antes de outras cidades que se julgavam aptas para começar antes, assim como também foi a pioneira na Região Centro-Oeste. Foi no dia 4 de agosto de 2008. Nesta época, também deu-se o início da expansão para a Região Sul, através da RPC TV de Curitiba (22/10) e da RBS TV Porto Alegre (4/11) e a Região Nordeste, com a TV Bahia de Salvador (1/12). No dia 16 de dezembro, a EPTV de Campinas, SP, passou a ser a primeira afiliada no interior com transmissão definitiva em digital. A última emissora a começar as transmissões da TV Digital em 2008 foi a TV Centro América, de Cuiabá, no dia 16 de dezembro.

Veja o vídeo institucional da EPTV Campinas, afiliada da Globo, sobre a chegada da TV Digital na cidade do interior de São Paulo. Vídeo do canal /portaleptv do YouTube.



E depois, foi crescendo, foi crescendo e foi crescendo, até que no no final de julho de 2012 a TV Acre, de Rio Branco e a TV Rondônia, de Porto Velho, afiliadas da Rede Globo, iniciavam as transmissões digitais, sendo as últimas que faltavam. Assim, todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal passam a ter acesso à TV Digital, além de algumas cidades do interior.

Gráfico mostra a evolução da TV Digital, ao longo dos 5 anos.

Desde 2007 até de agosto de 2012, 44.9 milhões de brasileiros residentes nas capitais e 43.041.964 habitantes de outras cidades já tem acesso a pelo menos um dos canais digitais brasileiros, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a IBGE.

E tem mais, esta semana, a TV Digital chegará em mais três cidades do Paraná. De acordo com o portal SULBRTV, a RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, vai inaugurar o sinal digital em Guarapuava, no dia 6, quinta-feira, em Ponta Grossa, na outra terça-feira, 11 e em Paranavaí, no dia 18, numa terça-feira. Assim, todas as oito emissoras da RPC TV no Paraná vão exibir o sinal digital. Vai ser o primeiro estado do Brasil a ter a afiliada da Rede Globo cobrir todo o Paraná, em alta definição. Só falta o estado de São Paulo que vai completar ainda e o Rio de Janeiro também. E mais, a TV Digital chegou também nas cidades de Volta Redonda e Resende, que fica na região Sul do Rio de Janeiro. No dia 29 de novembro, na quinta-feira passada, a TV Rio Sul, afiliada da Globo no Sul Fluminense, estreou o sinal digital para a região.

 ►Saiba mais 
Veja a lista de cidades brasileiras onde tem a TV Digital
Veja mais sobre a TV Digital no Brasil no Wikipedia

Com a TV Digital, você pode assistir em qualquer lugar, pode ser no ônibus, na van, nos carros, nos celulares e até nos TV's portáteis, como se fosse um radinho de pilha, usado até hoje.

Para assistir a TV Digital e de Alta definição, você precisa de uma TV de Plasma, de LCD ou de LED com conversor digital integrado. Para assistir a TV Digital nas TV's Convencionais, ou de Tubo, você precisa de uma antena UHF e um conversor digital para colocar na TV analogica.

Clique para ampliar
A primeira grande diferença na TV de Alta Definição para as TV's convencionais, são chamadas de Resolução. Ela pode ser percebida na nitidez na imagem, na textura dos objetos e das superfícies. A diferença entre imagem de TV Digital comum e a imagem de TV de Alta Definição, está no número de linhas  da tela do televisor, como você vê na ilustração ao lado. Por exemplo, na tela de TV convencional, ou analógica, mesmo em aparelhos que tiverem com o receptor digital. Cada fração da imagem que você vê, é formada de 360 a 480 linhas, e ocupam a tela em alta velocidade. Agora, com o display de TV de Alta Definição, ou em HDTV, e com o conversor digital integrado, a mesma imagem é formada de 720 a 1080 linhas. Mais que o dobro de linhas, no mesmo período de tempo. O resultado, é uma qualidade de imagem muito superior.

Outra grande diferença da TV de Alta Definição para a TV comum, é a abrangência do alcance da câmera, imitando o potencial do olhar humano e ampliando a visão para as laterais. Isso é muito bom! Por exemplo, se uma imagem de TV exibir sem Alta Definição, as barras pretas aparecem. Olha só.

Crédito: Reprodução/TV Globo Minas

Para saber mais, veja o vídeo explicativo, apresentado por Zeca Camargo, do Fantástico, da Rede Globo, falando sobre a TV Digital, além de tudo o que foi citado aqui. Vídeo do canal /leandro26pe do YouTube.



No Brasil, as transmissões da TV analógica encerram no dia 29 de julho de 2016.