quinta-feira, 21 de maio de 2015

Depois da linguagem 'internetês', 'emoji' é o mais popular na internet, aponta estudo


Quem não se lembra do 'internetês'? Aquele que fez sucesso na década de 2000 com as palavras 'vc' (você), 'aki' (aqui) e 'hj' (hoje). Pois bem, hoje em dia, as palavras de 'internetês' estão substituindo por 'emojis' (ou emoticons). De acordo com o estudo da Universidade de Bangor, no País de Gales, quatro em cada dez mensagens enviadas atualmente são formadas apenas por emojis.

Segundo informações do caderno 'Link', do jornal 'O Estado de S. Paulo', a pesquisa, que ouviu dois mil britânicos, diz que o uso dos emojis está crescendo rapidamente, inclusive crianças. E aponta que duas em cada dez pessoas nunca recorrem ao alfabeto pictográfico. A maioria dos entrevistados, 62%, disse usar mais os emojis que há dois anos. Entre os jovens, os símbolos são ainda mais populares. Entre os consultados com idade entre 18 e 25 anos, 72% afirmaram achar mais fácil expressar emoções com emoji do que com palavras. A pesquisa também apontou o emoji mais popular entre os entrevistados: a carinha sorridente (smiley face), seguida pelo smiley que chora enquanto sorri, o coração, a carinha com bochechas vermelhas e o “joinha”.

E não acabou, um outro levantamento, feito pelo Global Language Monitor, aponta que o emoji de coração foi a “palavra” mais usada no ano passado. O símbolo foi o primeiro emoji criado, há vinte anos, em uma companhia telefônica do Japão. Segundo a pesquisa da GLM, os emojis se popularizaram com o uso das redes sociais.

E vejo muita gente usando 'emoji' nas redes sociais, principalmente no Facebook, Twitter e Instagram. Com certeza, os 'emojis' estão revolucionando a internet no dia-a-dia. Até viraram em um comercial de um banco aqui no Brasil.

---