terça-feira, 30 de junho de 2015

Tchau, incandescentes! Lâmpadas de 60 watts começam a ser extintos no Brasil


Amigos, as lâmpadas incandescentes estão com os dias contados. A partir desta quarta-feira, 1º de julho, as lâmpadas de 60 watts terão venda proibida e vão sair das prateleiras nas lojas de todo o Brasil. A medida é para economizar energia (em tempos de crise hídrica no Sudeste) e fixar índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro.

A partir desta data, só poderão vender as lâmpadas fluorescentes e de LED - a mais recente. Sim, os preços estão mais caros mas consomem menos energia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, as lâmpadas fluorescentes compactas são quatro a cinco vezes mais eficientes do que as incandescentes, economizam cerca de 70% a 80% de energia para produzir a mesma quantidade de luz e têm uma vida de seis vezes a dez vezes maior.

Já as lâmpadas de LED duram muito mais. Têm uma eficiência de 80% a 90% superior às incandescentes e uma vida de 25 vezes a 30 vezes maior. Para se ter uma ideia, o número de lâmpadas LED vendidas no país saltou de 4 milhões de unidades em 2011 para 25 milhões em 2014, e a estimativa para este ano é de um crescimento de 30%. Os cálculos da Abilux mostram que se todas as casas do Brasil passassem a usar lâmpadas de LED no lugar das incandescentes, a economia de energia seria igual ao consumo residencial total dos sete Estados da região Norte do Brasil.

No mesmo dia em que as incandescentes de 60 watts terão venda proibida, as lâmpadas incandescentes de 25 watts e de 40 watts deixam de ser fabricadas, mas as que estiverem em estoque ainda poderão ser vendidas por mais um ano, até 30 de junho de 2016. Então, é bom se acostumar para quem usa as incandescentes.

*Com informações do Metro Jornal Brasil.

---

Vem aí o #PlanetaAtlantida2016!


No Verão de 2016, o Planeta Atlântida, um dos maiores festivais de música da estação do sol no país, completará 20 anos. Mas a contagem regressiva já começou. A começar pelas datas. Será nos dias 30 e 31 de janeiro do ano que vem. O local é o mesmo - como sempre, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida, o SABA, que fica na Praia de Atlântida, em Xangri-lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. E assim como na última edição, terá a edição única.

Segundo as informações do jornal Zero Hora, o Festival vai fazer duas décadas sempre aprimorando a receita, que se renova a cada verão, de mesclar grandes estrelas do pop brasileiro e internacional com revelações das paradas de sucesso. Misturando estilos musicais e promovendo a diversidade de atrações - como sempre digo, o evento já proporcionou experiências inesquecíveis às mais de 2 milhões de pessoas que já passaram pelas suas bilheterias.

Na última edição, que aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro, cerca de 80 mil 'palnetários' se reuníram em dois dias da vigésima edição que ficou para história do Festival, com o beijo de Armandinho e sua esposa no final da sua apresentação. Quem se destacou também nesta edição gaúcha do Planeta são Capital Cities (a mais recente) e a minha conterrânea Ivete Sangalo (a veterana do Festival). Para ver como foi a edição 2015 do Planeta RS você vê no link clicando aqui.

A previsão é que as atrações serão divulgadas entre outubro e novembro.

---