sábado, 28 de julho de 2012

Foi de arrepiar a cerimônia de abertura de #London2012


Momento em que fogos de artifício tomaram conta do Estádio Olímpico de Londres.
Foto: Reuters


O mundo assistiu ao começo de mais um evento olímpico a partir das 17h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 27 de julho de 2012. Em Londres, pontualmente às 21h, teve início a cerimônia de abertura da Olimpíada que irá sediar competições até o dia 12 de agosto.

O Estádio Olímpico de Londres, no Parque Olímpico, bairro de Stratford, tem uma cerimônia pomposa, que começou com os atores interpretando personagens da Inglaterra pré-Revolução Industrial, ainda no século 19. Em seguida, ergueu-se em meio ao gramado uma Londres já com torres e esfumaçada devido à poluição dos vapores.

Fogos de artifício foram lançados da Tower Bridge,
cartão postal de Londres.
Foto: Gabriel Bouys/AFP
O hino da Inglaterra foi precedido por uma encenação na qual James Bond, o agente secreto britânico, famoso no cinema com a alcunha de 007, desceu de um helicóptero conduzindo a Rainha Elizabeth II. Impressionante! God Save The Queen foi interpretado por um coral de crianças e emocionou o público no estádio.

As crianças da Ilha, que por sinal, foram destaque em uma parte do show em que se destacaram os pesadelos e sonhos por meio de contos britânicos como Peter Pan, personagem criado pelo escritor londrino James Matthew Barrie para o teatro e que teve o livro Peter and Wendy publicado em 1911, que posteriormente, adaptado para o cinema.

A trilha sonora do filme "Carruagens de Fogo", de 1981, de enredo olímpico, conhecido da Corrida de São Silvestre, ocorrido todo último dia do ano em São Paulo, parecia direcionada a ser um momento emotivo. Não era. Do nada, surgiu Mr. Bean, é isso mesmo, o sujeito atrapalhado que o ator Rowan Atkinson tornou famoso mundo afora. Ele tocou piano, sempre na mesma nota, acompanhando a música, com cara de tédio. Pegou o celular para fazer fotos. E adormeceu. Acabou sonhando que estava em uma corrida. E que conseguia vencê-la - trapaceando, claro.

Em seguida, o que foi destaque também, dançarinos performaram números baseados em algumas das bandas mais populares do planeta — do que podemos chamar de "música popular inglesa: MPI", o Rock. Foram executadas músicas de Eric Clapton, The Who, Beatles, Led Zeppelin, Queen, Sex Pistols e New Order.

Uma forte sequência musical agitou o estádio. O pop e o rock britânicos foram lembrados com alguns de seus principais clássicos: "My Generation", do The Who, "Bohemian Rapsody", do Queen, e "Starman", de David Bowie, serviram como parte da trilha sonora. A mudança de ritmos ao longo dos anos foi mostrada na apresentação, que também lembrou a revolução tecnológica que acompanhou as transformações culturais, com a internet alavancando a era da conectividade.

Nascido em Londres, o inventor da rede mundial de computadores, a Internet, sir Timothy Berners-Lee também foi lembrado e homenageado na cerimônia oficial de aberutra dos Jogos Olímpicos.

Na sequência, pouco depois das 18h20min, começou o desfile das delegações. Exatamente às 18h35min (#BrasíliaTime), os brasileiros adentraram no Estádio Olímpico guiados pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa.

Depois de quase três horas de cerimônia em Londres, a delegação britânica fechou o desfile ao entrar exatamente às 19h55min. O ciclista Chris Hoy foi quem guiou os súditos da rainha ao som da música Heroes, de David Bowie.

Às 20h18min, precedido por um show da banda inglesa de rock Arctic Monkeys, a Rainha Elizabeth declarou oficialmente abertos os Jogos Olímpicos de Londres 2012 com fogos de artifício. A bandeira olímpica foi carregada até o palco. E uma das personalidades que carregaram o símbolo foi a ex-senadora brasileira Marina Silva.

Pira Olímpica acesa no centro do Estádio Olímpico de Londres.
Foto: Getty Images
O jogador de futebol David Beckham, que, pra mim, foi o destaque da cerimônia de abertura, conduziu a tocha olímpica de lancha pelo rio Tâmisa e a entregou para o ex-remador britânico Steve Redgrave, detentor de cinco medalhas douradas, que entrou no Estádio Olímpico e acendeu a chama que ratificou a abertura dos Jogos, e junto às badaladas dos sinos, tocadas em todo o Reino Unido.

Quem encerrou a cerimônia de abertura dos jogos, ele: sir Paul McCartney, aquele que fez shows no Recife e em Floripa há 3 meses, lembra?! Pois é, às 20h45min (#BrasíliaTime), o ex-beatle encerrou a festividade entoando dois clássicos: primeiro The End e, finalmente, Hey Jude, ambas dos Beatles, com o clássico coro da composição acompanhado de pé por todo o estádio que ficou ao delírio.

Com certeza, foi de arrepiar e emocionante a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos em Londres E eu acompanhei na TV e pela internet.

Fonte: Zero Hora, GLOBOESPORTE.COM e Terra