quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

#DESTAQUESDE2014 // #04 :: Abril



Continuando na série especial deste blog destacando o que foi de melhor em 2014 selecionados por mim, vamos aos destaques do mês de abril.

A Região Metropolitana de São Paulo viveram um dos momentos mais dramáticos do mês de abril: a falta de chuvas, que diminuíram os reservatórios na região. O mais grave foi o Sistema Cantareira que abastece mais de oito milhões de pessoas que vivem na Grande São Paulo. Desde o início deste ano, o nível do reservatório vem diminuindo. No início do mês, no dia 7, era de 12,9%. Já no final do mês, no dia 29, o nível caiu para 10,9%. Ou seja, houve uma redução de 2% do Sistema Cantareira em abril, onde choveu pouco durante o mês. A situação era tão grave que o Governo do Estado de São Paulo iria fazer um racionamento, mas não aconteceu. Desta forma, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - que administra o local, realizava obras emergenciais para retirar água do fundo dos reservatórios do Sistema. Segundo a companhia, o "volume morto" poderia abastecer a Grande São Paulo por quatro meses. A obra estava orçada em 80 milhões de reais e tornaria útil uma reserva de 300 bilhões de litros de água que fica abaixo do nível das comportas. A previsão era que a água do Cantareira deveria durar até setembro. Com o uso do volume morto, o abastecimento na Região Metropolitana de São Paulo ganharia um "respiro" até fevereiro de 2015, como informa o  especialista em recursos hídricos da Universidade de São Paulo, Rubem Porto, ao portal G1 SP. No final de março, o desconto para a economia de água passou a valer em 31 cidades abastecidos pelo Sistema Cantareira, evitando o desperdício de água. 

Outro principal destaque de abril aconteceu em João Pessoa. O Parque Solón de Lucena, no Centro da cidade, está passando por reforma que, a última, aconteceu há 80 anos. Com a assinatura da ordem de serviço das obras de revitalização da Lagoa, feita pelo prefeito Luciano Cartaxo, foram iniciadas uma série de obras que vai da dragagem na Lagoa até a reforma no Parque, onde tem os quiosques de alimentação e os ipês que florescem o local. As obras começaram no dia 10, mas a revitalização da Lagoa foi apresentada entre março e agosto do ano passado, e até agora, nada foi resolvido. Vale lembrar que o último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, que só foi executado na década de 30. A partir daí, nenhuma mudança, nenhuma alteração, e aos poucos, a Lagoa do Parque Solón de Lucena ficava numa precariedade, mas apesar disso, o local virou, até hoje, um dos cartões-postais da cidade de João Pessoa. Na primeira fase, serão iniciadas as obras de desassoreamento da Lagoa,construção de um muro de encosta (uma nova parede de contenção para aumentar a resistência contra as águas das chuvas.) e de um túnel para o escoamento das águas para o Rio Sanhauá, essas medidas visam à recuperação do seu leito natural. Após a conclusão da primeira etapa do projeto, será desenvolvido o plano de urbanização da Lagoa. Nesta segunda etapa, a Lagoa será transformada em um parque com quadra poliesportiva, vôlei de praia, pista de ‘cooper’ e de skate, ciclovia, local para aluguel de bicicletas e inclusão de atividades esportivas náuticas, como pedalinho, caiaques, canoagem e ainda o reflorestamento do Parque. A obra pretende instalar iluminação e segurança de alto padrão. A previsão é que até 2018, as obras serão concluídas. Até lá, vamos continuar a movimentação das obras desse lugar que eu mais frequento quando eu passo em João Pessoa.

A Igreja Católica estava em festa. No dia 27, os papas João Paulo II e João XXIII, foram proclamados santos numa cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano. A missa foi presidida pelo Papa Francisco e concelebrada pelo papa emérito Bento XVI. A canonização dupla reuniu, em um único evento, dois últimos papas: o atual e o que renunciou no ano passado em uma situação inédita na história moderna da Igreja Católica. A canonização dos dois papas reuniu 800 mil fiéis e com a participação de 130 cardeais de todo mundo, além de mil bispos. A grande festa católica foi transmitida em 3D para os cinco continentes. O polonês Karol Wojtyla iniciou o seu pontificado em 1978 e durou 27 anos até a sua morte, em 2005. O segundo milagre atribuído foi reconhecido pelo Vaticano em julho do ano passado. A canonização dos dois papas tem significado especial para a Igreja Católica no Brasil. Religiosos ouvidos pelo portal G1 afirmam que o pontificado dos dois religiosos “revolucionou” o catolicismo no país no século 20. Já o italiano Angelo Giuseppe Roncalli teve o seu pontificado entre 1958 e 1963. Pontificados, serão chamados de São João Paulo II e São João XXIII. Foi o domingo emocionante (e vai ficar na história) para os católicos do mundo inteiro.

Os santos João Paulo II e João XXIII.

Em Maceió, parte de uma das torres do Moinho Motrisa, uma fábrica de alimentos localizada no bairro do Poço, desabou na tarde do dia 7. Um dos silos da fábrica se rompeu e o trigo tomou conta na Avenida Comendador Leão, deixando vítimas feridas e carros soterrados. O moinho conta com quatro torres, mas apenas três estavam com trigo. O grupo Moinhos de Trigo Indígena S/A informou que a torre que desabou estava com capacidade quase completa, uma outra com 80% e a terceira com 30%. Os trabalhos de buscas foram encerradas uma semana depois. E graças a DEUS que ninguém morreu. 

No estado do Pará, um avião bimotor que ficou desaparecido por quase dois meses foi encontrado pela Força Aérea Brasileira no dia 22. Tudo começou no dia 18 de março, quando o bimotor decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Desde então, a FAB realizava buscas na região. Além das buscas aéreas, participaram voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e indígenas da tribo Munduruku. Uma das passageiras chegou a mandar mensagens de celular avisando que o avião passava por problemas. No primeiro SMS, enviado às 12h47, a técnica em enfermagem Rayline Campos avisava o tio Rubélio Santos sobre o perigo que enfrentava. No segundo torpedo, emitido às 12h48, a passageira pediu socorro. 36 dias depois, o avião desaparecido foi encontrado em um local de difícil acesso, próximo ao município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Por sorte, ninguém morreu.

Ainda no Pará, só que na cidade de Salinópolis, a 293 km de Belém, os moradores encontraram no dia 28, um pedaço de fuselagem que caiu de um veículo espacial lançado do Centro de Kourou, na Guiana Francesa. De lá, decolam diversos foguetes que integram missões da Agência Espacial Europeia, a ESA. De acordo com a Agência Espacial Britânica ao portal G1 PA, a agência confirmou que tratarem-se de pedaços do foguete Ariane 5 ECA, que levou ao espaço, em julho de 2013, o satélite Alphasat – o maior e mais sofisticado equipamento de telecomunicações da Europa. Ainda segundo a agência, a peça teria caído no Atlântico e, em seguida, "flutuado para o interior".

Mais um caso de 'encoxadores' assediando mulheres em abril. Desta vez não foi no Metrô de São Paulo. E sim em duas cidades. No aeroporto de Belém, um funcionário foi flagrado fazendo imagens indiscretas de mulheres que subiam as escadas rolantes usando saias ou vestidos.  Um vídeo gravado no dia 28 de março por uma funcionária do aeroporto mostra uma mulher na escada rolante e um homem logo atrás. Ele apóia um tablet sobre a perna esquerda e movimenta o aparelho bem perto do vestido dela. O funcionário foi preso e segundo a Infraero, o 'tarado' foi afastado do trabalho por 45 dias. E na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo, um homem foi detido após ser flagrado fotografando partes íntimas de uma mulher no Shopping Colinas (como mostra imagem ao lado). Segundo a polícia, pelo menos três mulheres foram fotografadas por ele com um celular no centro comercial. O suspeito, que aparentava ter um tipo de paralisia, chegava de muleta nas filas de lojas de alimentação e fotografava por baixo das saias das mulheres. Elas não perceberam a ação. A última vítima foi uma mulher de 33 anos, que está grávida, e sofreu assédio nesta quarta-feira. Um fato vergonhoso e absurdo, e que os 'tarados' que fizeram isso devem ser punidos.


O flagrante mais grave aconteceu no dia 9. Enquanto dava entrevista durante uma reportagem no Centro do Rio de Janeiro sobre roubos a pedestres para o telejornal local 'RJTV', da TV Globo Rio, um menor passa por trás correndo e tenta tirar o cordão da mulher que está entrevistando. O repórter chegou a correr atrás, mas o jovem consegue fugir, sem levar cordão. O caso acontece várias vezes na Avenida Presidente Vargas, onde diariamente os furtos acontecem na altura da Central do Brasil, em plena luz do dia.

O mês de abril foi de tensão por conta da greve da Polícia Militar na Bahia. Durante dois dias, a paralisação foi considerada ilegal pela Justiça da Bahia, que estipulou multa diária de R$ 50 mil. O governo afirmou que as reivindicações das associações de policiais grevistas "ultrapassavam o limite orçamentário do Estado". De acordo com o líder da PM, Marco Prisco, vereador e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia, a categoria conseguiu um aumento de 25% no soldo (remuneração específica dos policiais) para o administrativo da PM; de 45%, para o operacional; e de 60%, para motoristas. Também foi aprovada a extinção do código de ética, nova discussão sobre o plano de carreira e fim do curso de cabo. Em mais de 40 horas, foram registrados mais de 40 homicídios em Salvador e Região Metropolitana, como informa a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. A greve causou prejuízos para o comércio. A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Salvador contabilizou 60 carros roubados no primeiro dia de greve da PM. E na madrugada do dia 17, uma loja de eletrodomésticos foi invadida no bairro da Calçada, na Cidade Baixa. Durante a paralisação, Tropas do Exército reforçaram a segurança nas ruas de Salvador. E eu pergunto, imagino se a greve prolongasse até o feriado de semana santa, prejudicando os moradores de lá?! Mas não aconteceu... E não acabou. Um dia antes do fim da greve, o autor da paralisação, Márcio Prisco foi preso, mas foi liberado no mês seguinte. A última paralisação da Polícia Militar na Bahia, aconteceu no início de 2012.

Outro destaque de abril é a trágica morte do dançarino do programa 'Esquenta!', da TV Globo, no dia 22. Douglas Rafael da Silva Pereira, de 26 anos, foi morto por um tiro de um policial. O comando da UPP afirma que, na madrugada do mesmo dia, PMs e traficantes trocaram tiros. Moradores contaram que Douglas teria sido atingido ao tentar escapar do tiroteio por cima das lajes e caiu no interior da creche. Ele teria sido confundido, como se fosse um traficante em fuga. Fontes da Polícia Civil disseram que, depois dessa queda, Douglas tentou se levantar, deixando marcas de sangue espalhadas no chão e na parede. Testemunhas falaram  ainda que o dançarino foi espancado por policiais. Segundo Key Tetra, empresário do Bonde da Madrugada, do qual 'DG' era integrante, ele não tinha nenhum envolvimento com o tráfico de drogas. Ao fugir de policiais, pulou muros e se escondeu em uma creche, onde teria sido espancado até a morte. A tragédia causou revlta e protestos, alguns era contra a Unidade de Polícia Pacificadora na comunidade Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio. No dia 27, o programa 'Esquenta!', da TV Globo, onde o 'DG' levou alegria nas tardes de domingo, foi homenageado com muita emoção, e vários convidados do programa choraram em diversos momentos. 

Um dos destaques do noticiario internacional em Abril é o naufrágio na Coreia do Sul no dia 16. O acidente ocorreu a cerca de 20 km da ilha de Byungpoong. Na balsa estavam 475 passageiros a bordo, a maioria estudantes, que saíram do porto de Incheon rumo à ilha de Jeju, um dos principais pontos turísticos do país asiático,onde é conhecido como o "Havaí sul-coreano". Várias pessoas foram resgatadas por barcos de pesca e navios mercantes que estavam na região antes da chegada da guarda costeira. Também participaram do resgate mergulhadores e forças especiais da Marinha. No dia 18, o capitão do barco naufragado foi preso, e disse que sentiu envergonhado com o trágico acidente

No Chile, um terremoto de magnitude 8,2 atingiu na noite do dia 1º, e provocou um tsunami na região norte do país deixou pelo menos seis mortos. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do terremoto de magnitude 8,2 está localizado a cerca de 100 km a noroeste da cidade de Iquique, na fronteira com o Peru, a uma profundidade de 20 km. Anteriormente, o terremoto havia sido classificado como sendo de magnitude 8. O terremoto também provocou deslizamentos de terra e bloqueios parciais de estradas, de acordo com o Onemi. Uma série de terremotos de média intensidade tem abalado a mesma área há várias semanas, alarmando a população. O poderoso tremor ocorreu quatro anos depois do devastador sismo de magnitude 8,8 e do tsunami no centro e no sul do país que deixaram 525 mortos em 2010.

Outro principal destaque que chamou a atenção do planeta em abril aconteceu em Paquistão. A imagem de um bebê de nove meses acusado de tentativa de assassinato. Motivo: Em fevereiro deste ano, a família dele e um grupo de vizinhos se envolveram num confronto com a polícia e funcionários de uma companhia de gás por causa do pagamento atrasado da conta. Segundo os policiais, os moradores, teriam jogado pedras neles. Todos foram acusados de tentativa de homicídio. Inclusive o bebê. Na primeira audiência, no dia 3, o menino foi fichado e chorou ao ter que deixar a impressão digital. Mas logo depois se acalmou ao tomar uma mamadeira com leite. Na segunda audiência, no dia 12, o juíz liberou o bebê. Segundo o advogado da família, no Paquistão, crianças com menos de sete anos de idade não podem ser condenadas por crimes. O caso mostrou as enormes falhas do sistema legal e expôs o país ao ridículo. E bota ridículo nisso!

No destaque esportivo, mais um caso de racismo no futebol. Depois do jogador Tinga, e do árbitro Márcio Chagas, foi a vez do jogador Daniel Alves. E não foi que aconteceu no Brasil. Aconteceu na Espanha. Durante o jogo contra o Villarreal pelo Campeonato Espanhol, no dia 27, o torcedor do Villarreal jogou uma banana para o lateral brasileiro, e antes de fazer um escanteio, Daniel Alves não pensou duas vezes, e respondeu de forma diferente: catou a banana do chão, a descascou e a comeu antes de fazer a cobrança. O assunto gerou repercussão nas redes sociais, onde anônimos e celebridades tiraram a foto com a banana e postaram com a hashtag #SomosTodosMacacos. Uma iniciativa que começou a partir do jogador Neymar, companheiro de Dani Alves no Barça. Até a presidenta Dilma Rousseff também manifestou solidariedade ao jogador, que respondeu de forma ousada. Enquanto isso, a polícia espanhola prendeu o acusado de jogar banana para o jogador. David Campayo Lleo era funcionário do Villarreal e perdeu o emprego no mesmo dia. Depois, foi levado a uma delegacia, onde foi detido, interrogado e, posteriormente, solto sob fiança. #PodeIssoArnaldo?! O torcedor deve ser julgado de acordo com o Código Penal Espanhol, que prevê pena de um a três anos de prisão para manifestações racistas. A cena do jogador comer banana jogada de um torcedor no meio do jogo é uma forma de aprender aos 'racistas' que fazem preconceitos dentro e fora do futebol e que eles serão punidos.


Mais um capítulo da novela 'O Interminável Campeonato Paraibano'! Desta vez foi no Estádio da Graça, em João Pessoa, no dia 16. O que parecia mais uma cena inusitada da competição terminou em tragédia. A partida entre Santa Cruz-PB e Auto Esporte atrasou em mais de uma hora por falta de médico em campo. Motivo: o escalado para o jogo alegou uma enxaqueca e não compareceu ao estádio. A solução do time mandante foi chamar às pressas o médico da equipe, Dorivaldo Pereira, que correu ao estádio para assumir o posto. Ele chegou no local com 1h20 de atraso e finalmente, a partida começou. Mas por apenas três primeiros minutos. Dorivaldo, que era cardíaco, passou mal e teve uma embolia pulmonar que evoluiu para uma parada cardíaca. Ele foi atendido pela ambulância no centro do gramado da Graça e levado em estado grave para a Clínica Dom Rodrigo. Mas morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade de saúde. No velório, os jogadores e a comissão técinica de Santa Cruz-PB prestaram homenagens e a Federação Paraibana de Futebol adiou a partida para o dia 4 do mês seguinte. Uma fatalidade que chocou o esporte paraibano. Os atrasos dos jogos da competição pressionou a diretoria da Federação Paraibana de Futebol, onde a presidente Rosilene Gomes, foi afastada do cargo que durou 25 anos.

O Sport Recife é campeão da Copa do Nordeste 2014. O time pernambucano fez uma excelente campanha na competição e conquistou o título pela terceira vez. Duas novidades marcaram a edição 2014 da Copa do Nordeste. A primeira foi que o campeão ganhou a vaga para a Copa Sul-Americana do mesmo ano. A segunda é que, além da transmissão de TV para todo o país, a competição também foi parar pela primeira vez no álbum de figurinhas, editada pela Panini. Merece uma competição para a região mais importante do Brasil.

O mês de abril foi marcado de muitas despedidas. A começar pelo Locutor esportivo Luciano do Valle, que morreu no dia 19, aos 66 anos. Ele estava viajando para Uberlândia, no estado de Minas Gerais, para narrar a partida entre Atlético Mineiro x Corinthians, no Campeonato Brasileiro, na TV Bandeirantes, mas durante a viagem, se sentiu mal, e quando chegou ao aeroporto, Luciano do Valle foi ao hospital de ambulância, mas quando chegou, já era tarde demais. E em pleno feriadão de Semana Santa e Tiradentes, a morte de Luciano do Valle, deixou todos, especialmente amigos e jornalistas que conviveram com ele, surpresos e de LUTO. E foi noticiada minutos depois no rádio e na TV. Na TV Bandeirantes, o programa 'Brasil Urgente', que apresentava naquele dia com o Joel Datena, abriu a edição anunciando a morte do narrador esportivo.


Aos 66 anos de idade e em seus 50 anos de carreira, o 'Bolacha', como é conhecido, iniciou na Rádio Brasil, de Campinas - sua cidade natal, e seguiu para a Rádio Gazeta, de São Paulo. Na televisão, ele iniciou na Rede Globo, entre 1971 e 1982, depois foi para a Record durante um ano, foi para a Bandeirantes, entre 1983 e 2002, voltou para a Record em 2003 e em 2006, voltou para a Bandeirantes, onde estava até o último dia de vida. Além de uma breve passagem pelo SBT. Luciano do Valle foi um gênio no jornalismo esportivo brasileiro. Foi como Luciano do Valle que trouxe as narrações do vôlei, basquete, automobilismo, boxe e até sinuca. Foi como Luciano do Valle que na TV Bandeirantes criou o 'Show do Esporte', que aos domingos, todas as modalidades esportivas se reuníram em um só programa com mais de 10 horas, se tornando a emissora com o slogan: 'Bandeirantes, O Canal do Esporte'. Pois naquela época, não existia nem TV a cabo ou por assinatura e nem a internet, e Luciano do Valle trouxe as modalidades esportivas para a televisão aberta brasileira. E mais: foi como Luciano do Valle que teve uma forte ligação com o estado de Pernambuco, e trabalhou na TV Pernambuco, na extinta TV Guararapes, que virou TV Clube Recife, além da participação da Rádio Clube Recife. O locutor esportivo narrou dez Jogos Olímpicos e dez Copas do Mundo da FIFA. Ou seja, o 'bolacha' era um dos maiores e melhores narradores esportivos de todos os tempos. Nasci ouvindo com ele, cresci ouvindo com ele e até hoje ouvindo com ele. E você, meu xará, onde estiver no céu, OBRIGADO POR TUDO por ter narrado as partidas nos últimos anos.



Luto no jornalismo esportivo e na literatura. No dia 17, morreu aos 87 anos, o jornalista e escritor Gabriel García Marquez. Ele ficou internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava, entre o fim de março e início de abril. García Márquez estava lutava contra um câncer linfático desde 1999. Considerado um dos melhores gêneros da literatura de todos os tempos, o 'El Gabo' - como era chamado, nasceu em Aracataca, na Colômbia. Chegou a estudar direito e ciências políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não concluiu o curso, preferindo iniciar carreira no jornalismo. Em 1961, mudou-se para o México, onde viveu até o último dia de vida. Foi um dos mais importantes escritores do século 20 e um dos mais renomenados autores latinos da história como 'Cem Anos de Solidão' e 'O Amor nos Tempos de Cólera'. Além disso, García Marquez conquistou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Outra personalidade que morreu em abril foi o ator e diretor José Wilker, que faleceu na madrugada do dia 5, vítima de um infarto. Ele tinha 67 anos. Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, Wilker ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "Roque Santeiro", em que interpretou o personagem-título, e "Senhora do destino", em que interpretou o bicheiro Giovanni Improtta. No cinema, fez filmes como "Bye bye Brasil" e viveu o Vadinho de "Dona Flor e seus dois maridos". Sua última participação em novelas foi em 2013, em "Amor à vida", de Walcyr Carrasco, no papel do médico Herbert. Em 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseada no livro "Gabriela Cravo e Canela",  de Jorge Amado. Na versão original, exibida em 1975, havia feito Mundinho Falcão. Na TV Globo, participou de quase 30 novelas. O artista ainda escreveu textos para revistas e jornais e comentou a cerimônia do Oscar durante vários anos, para a TV Globo e para a GloboNews. José Wilker deixa duas filhas. E sempre será um eterno 'FELOMENAL'!

Um fato curioso e tecnológico marcou o mês de abril. No dia 27, a Microsoft encontrou no deserto localizado em Alamogordo, no estado de Novo México, nos Estados Unidos, vários cartuchos antigos dos anos 1980 usado no videogame Atari 2600: 'Pac-Man' e 'E.T. - O Extraterrestre'. Isso porque há mais de 30 anos, a Atari enterrou milhões de cartuchos dos dois jogos lançados em 1982 e considerado um dos piores jogos da história pelos fanáticos pela marca. Apesar de a marca ter pago cerca de U$ 25 milhões pelo direito de produzir um cartucho baseado no filme de Steven Spielberg, o game tinha poucas referências visuais ao jogo e era quase impossível de se jogar. Ele é considerado um dos responsáveis pela crise sem retorno que acometeu uma das pioneiras dos jogos eletrônicos. Diante do fracasso comercial dos dois jogos, a Atari decidiu enterrar as fitas que duraram 31 anos, quando a Microsoft escavou e encontrou os cartuchos no mesmo local, que hoje são consideradas raridades. Todo o processo de busca pelo tesouro escondido está ocorrendo em função de um documentário produzido pela Microsoft em parceria com as produtoras Fuel Entertainment e LightBox Entertainment. E tem mais, de acordo com os produtores que acompanharam as escavações, foram achados, além dos cartuchos, manuais, controles e outros itens. Outros títulos como Centipede, Space Invaders e Asteroids também estariam no bolo. O documentário chamado "Atari: Game Over" será lançado para as plataformas Xbox no segundo semestre deste ano.


Uma foto publicada por IGN (@igndotcom) em

O destaque #HighTech de abril vai para a Nokia, que vai sair de linha os telefones celulares nos próximos anos. Famosa no final da década de 1990 e início de 2000, a empresa vai se substituir a marca finlandesa para o nome Windows Phone, e focará apenas nos smartphones, em especial, a linha Lumia. A decisão ganhou fôlego para Microsoft, ao conquistar um lugar de destaque entre gigantes da tecnologia que produzem smartphones. A empresa de Bill Gates, que ainda lidera o mercado de sistemas operacionais para computadores, perdeu há anos para a Apple e o Google a posição de definidora de rumos. O território que a nova Microsoft Mobile que substituirá a marca Nokia pretende conquistar é justamente aquele onde a companhia finlandesa reinou por cerca de uma década. Em setembro de 2013, a Microsoft comprou a Nokia por US$ 7,18 bilhões.

E a TV Diário de Fortaleza, está de volta após cinco anos. Desde a segunda quinzena de abril, a emissora cearense está disponível na TV por Assinatura Oi TV. Segundo anúncio feito pela assessoria de imprensa do Grupo Verdes Mares, o canal que tem programação 100% produzida em Fortaleza entrará no line-up da uma das quatro maiores operadoras de TV por assinatura do país, e está disponível no pacote mais barato e que tem mais assinantes, conseguindo assim atingir um bom número de pessoas, como informa o jornalista Flávio Ricco. No ar desde 1º de julho de 1998, substituindo a TV COM de Fortaleza - que foi ao ar em 1997, a TV Diário ficou conhecida na década de 2000 com programas populares feitos da Região Nordeste do Brasil e se tornou uma das principais emissoras fora do eixo Rio-São Paulo. Mas o sinal nas Antenas Parabólicas Analógicas para todo o Brasil tirou do ar na primeira hora de 25 de fevereiro de 2009, porque a Rede Globo pediu ao grupo tirar o sinal do ar por conta do crescimento da emissora em várias cidades, em especial ao eixo Rio-São Paulo, o que causou muita polêmica e confusão. E eu pergunto: será que é monopólio televisivo? Dias depois, o sinal continua no satélite, cobrindo o estado do Ceará, porém codificado. Depois, a TV Diário voltou ao ar nas parabólicas digitais com receptor DVB-T. Cinco anos depois, para a alegria dos nordestinos (dentro e fora da região), o sinal da TV Diário voltou para o line-up da OiTV, através do canal 129. E também disponível na TV a Cabo pela NET em nove capitais do Nordeste e Belém (PA), mas em canais diferentes, como em João Pessoa que pode ser sintonizada pelo canal 12.

Na #TELEVISÃO, destaque para a nova logomarca da TV Globo, que foi lançada no dia 6. A tradicional logo, criada por Hans Donner, e virou sinônimo de televisão no Brasil, perdeu o cinza metálico e se apresentou branca, com traços limpos, cores vivas e em movimento, para representar uma empresa em sintonia com a sociedade e com o seu tempo. No ano passado, a Globo 'reciclou' sua estrutura organizacional e vem fazendo ajustes na produção de conteúdo, na programação, na gestão e na comunicação. A emissora apostou (e está apostando) na criatividade e na diversificação de gêneros, formatos e linguagens, no Entretenimento, no Jornalismo e no Esporte. A nova marca revela uma emissora que, prestes a completar 50 anos - em abril do ano que vem, está atenta ao mundo à sua volta, em rápida transformação, com o avanço da tecnologia e permanente movimento de uma televisão em sintonia com a sociedade e com o seu tempo.

Apesar das novidades da TV Globo, um fato inusitado aconteceu. Alguém da internet vazou a nova logomarca da emissora, meses antes do lançamento. Outro caso foi o programa semanal 'Fantástico', que vazou o seu novo cenário, um mês antes da estreia, no dia 27. Segundo o portal Na Telinha, na noite do dia 4, um canal locado no 'Justin.TV', serviço que permite a transmissão de vídeos em tempo real pela internet, "vazou" os principais momentos de uma edição gravada pela Globo como forma de teste chamado 'piloto'. A transmissão durou 40 minutos e mostrou todos os ambientes que irão compor o cenário e a nova linha editorial, que seria baseada em uma maior informalidade e na aproximação do telespectador à forma de como as pautas são feitas. As reuniões entre editores, por exemplo, são filmadas e o telespectador poderá acompanhar todo o trajeto da produção de uma reportagem. Também vazaram as trilhas, modelos de ida e volta do intervalo, novos GCs e até mesmo partes de uma entrevista feita com o técnico Luiz Felipe Scolari, que foi feita em um ambiente que simulava um café. A Central Globo de Comunicação afitmou em uma nota que o vazamento é um crime de furto de conteúdo protegido, com todas as suas consequências legais para quem divulga ou vier a divulgar. O novo cenário do Fantástico foi estreado no último domingo de abril e dividiu opiniões nas redes sociais, sendo metade achava sem graça.

Há 100 anos, no dia 30 de abril, nascia o compositor baiano Dorival Caymmi. Ele era era descendente de italianos pelo lado paterno, e aos 20 anos, começou a sua carreira como cantor. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Poeta popular, compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Marina, Modinha para Gabriela e Saudade de Itapuã. Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Todos os seus três filhos também são cantores: Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi. Morreu em casa, no Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 2008, por conta de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer renal que possuía havia 9 anos, e tinha 94 anos.

E esses foram os destaques de Abril, que teve a volta desse que vos escreve de apresentar na rádio depois de tanto tempo. No dia 16, voltei a participar no Programa 'Show da Manhã' com (meu amigo) Luiz Cláudio, da Rádio Caaporã FM. Com o título 'A Semana em Notícia', o programa traz um resumo de tudo o que aconteceu no Brasil e do Mundo durante sete dias, além das partidas de futebol, a previsão do tempo nos próximos dias, e os destaques desse blog. Eu apresento toda quarta-feira, entre 9h e 10h, dentro do programa de Luiz Cláudio na frequência FM 98,5 (para Caaporã e Região). O programa também é transmitido via internet em tempo real. Por conta da série especial e outros posts de fim de ano deste blog, o semanal está dando uma parada e volta no início de 2015 com muitas novidades. Mais uma vez, agradeço ao Luiz Cláudio e equipe do seu programa por voltar a fazer rádio, que vai durar até quando foi cursar jornalismo na Faculdade pela manhã. Lembrando que comecei a fazer rádio em 2006, como repórter-mirim, aos 11 anos de idade, e voltei em 2008, mas por motivo de estudos naquela época, me afastei do rádio e voltei seis anos depois.

No próximo post, os destaques de maio.

 ►Veja Também 
Os destaques de Março
Os destaques de Fevereiro
Os destaques de Janeiro

*Com informações e apoio de: G1, G1 SP, G1 AL, G1 PA, G1 RJ, G1 BA, G1 Vale do Paraíba, Reuters, Agencia France Presse, Associated Press, Agência EFE, UOL Notícias, UOL Esporte, GLOBOESPORTE.com, Zero Hora, TudoCelular.com, Olhar Digital, Site Na Telinha, Portal RD1, Portal Correio, Jornal da Paraíba, Site da Prefeitura de João Pessoa, Site da Rede Globo e Wikipedia