sexta-feira, 19 de abril de 2013

Windows XP vai sumir do mapa em 2014

Quem usa o computador com o Windows XP pode estar com os dias contados. A Microsoft anunciou o fim do suporte do sistema operacional para o ano que vem. E já tem data marcada: 8 de abril de 2014, numa terça-feira.

Segundo um comunicado em seu blog oficial na segunda-feira, 8, a partir desta data, a companhia não irá mais disponibilizar atualizações e reparos de segurança para o SO, deixando os utilizadores que insistirem em usar o software em uma “situação de risco”. O mesmo ocorrerá com a suíte Office 2003, que será desativado no mesmo dia.

O suporte comum ao software já havia sido encerrado em abril de 2009. Mas a empresa continuou a oferecer suporte estendido para clientes comerciais, além de atualizações de segurança para todos os usuários.

Ainda de acordo com o comunicado publicado no blog oficial da Microsoft, o mais recomendado é que os usuários do Windows XP façam uma “instalação limpa”, ou seja, formatando completamente seu disco rígido, migrando para um sistema operacional mais moderno como o Windows 7, sistema operacional que foi lançado em outubro de 2009 ou o Windows 8, lançado no ano passado.

As informações são dos portais TECMUNDO e Olhar Digital.

O Windows XP foi lançado em 25 de outubro de 2001, há 11 anos. É o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo Windows NT 5.1. Segundo o Wikipedia, em Janeiro de 2006, foram mais de 400 milhões de cópias, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.3 As vendas foram encerradas no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o downgrade para o Windows XP. Uma das principais versões do sistema operacional é o Windows XP Professional.

Como mudou de lá pra cá!

Eu me lembro muito bem quando eu usava o Windows XP. Eu usei o sistema em março de 2009 até junho de 2011. Eu até usava de 2006 até 2008 nas lan houses, porque na época, não tinha 'computer'. Mas quanta coisa mudou, hein?!

Resta agora para quem usa o XP tem duas opções: Ou migra para o Windows 7 ou 8 ou vai ficar para o ano que vem?

Pra encerrar, achei o vídeo institucional do lançamento do Windows XP, em 2001. O fundo musical é da diva do pop: Madonna, cantando 'Ray of Light'. Aliás eu tenho a música, hein?! Veja os vídeos em Português, Inglês e Espanhol; dos canais /allbertcanal, /savas1212 e /DonTVJuegosViejos do YouTube.







Sim, eu ia esquecendo, no dia 30 de abril, o MSN Messenger vai ser desatualizado aqui no Brasil e em países de língua portuguesa. Os usuários vão migrar para o Skype.