domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Planeta de homenagens da tragédia de Santa Maria e de energia positiva


Banda Bidê ou Balde cantou a música 'Mesmo que Mude', em homenagem
as vítimas da pior tragédia da história dos gaúchos e que foi o
principal destaque no Planeta Atlântida 2013 no RS
Créditos: Félix Zucco/Agência RBS

Pessoal, neste fim de semana, aconteceu a maior festa do Planeta na praia de Atlântida, no Litoral do Rio Grande do Sul. Em sua 18ª edição, o Planeta Atlântida 2013 (assim como em Floripa) teve uma mistura de ritmos e também, de homenagens às vítimas da Tragédia em Santa Maria, que chocou o Brasil no mês passado. O festival, que teve a data transferida após a tragédia, teve momentos de homenagem em todos os shows do Palco Principal nos dois dias de festa. Artistas dedicaram músicas, enviaram mensagens e energias positivas aos familiares e aos feridos da boate Kiss. Bom, mas eu vou analisar como foi a versão gaúcha da maior festa do Planeta.

Como é tradição e de costume, a primeira noite do Planeta Atlântida, na sexta-feira, 15, começou com o Hino do estado do Rio Grande do Sul, cantada pelo apresentador do programa Galpão Crioulo, da RBS TV, Neto Fagundes.

Depois do Hino Rio-Grandense, o Planeta começou com rock da banda gaúcha Fresno. Com um hard rock que nasceu no coração de Porto Alegre, os músicos Lucas Silveira (vocal e guitarra), Gustavo Mantovani (guitarra), Mário Camelo (teclado) e Rodrigo Ruschell (bateria) colocaram o público para pular. Este é a sexta vez que eles se apresentam no festival como atração principal. O grupo tocou vários sucessos, como "Quebre as Correntes", "Redenção", "Deixa o tempo" e "Desde que você se foi". Sem falar da música "Porto Alegre", que antes de tocar, Lucas dedicou a música a capital gaúcha que sempre morou e o acolheu. Atualmente, ele mora em São Paulo ao lado da banda. Em 2012 eles decidiram acabar com contrato com uma gravadora e voltar a produzir os próprio trabalhos. Em novembro lançaram o álbum "Infinito". E o vocalista Lucas, disse que é uma sintoma do mercado musical, e as gravadoras grandes ficam com os artistas de nome maior, onde circula mais dinheiro. O Hino Rio-Grandense foi puxado no final de uma das músicas e uma homenagem às vítimas de Santa Maria foi feita.

Depois do rock do Fresno, veio o rap do grupo paulistano Racionais MC's, mas, assim como eu falei sobre o Planeta em Floripa neste blog, eu não vou comentar sobre como foi a apresentação, até porque que eu não gosto das músicas dele. Vamos pular pra outra...

O pagode tomou conta na primeira noite do Planeta Atlântida. A terceira atração no Palco Principal foi Sorriso Maroto, que completou 15 anos de carreira no ano passado. É a primeira vez que o grupo carioca tocar no Planeta Atlântida no Rio Grande do Sul. O grupo teve a participação de Michel Teló com a música 'É nóis fazê parapapá', tema da novela 'Salve Jorge', da Globo, além do sucesso de 2012, que foi tema da novela 'Avenida Brasil', da Globo: 'Assim Você Mata o Papai'. Eles tocaram também alguns dos sucessos do DVD de 15 anos como 'Se eu te pego te envergo', 'Quem tá solteiro nunca fica só e 'Vai e chora'. Durante a apresentação, o vocalista Bruno homenageou as vítimas de Santa Maria com a música "Pôr do Sol", que pra mim, é a principal música que eu gosto e é muito bonita. Ele usava um lenço branco enrolado no braço e falou: "Tínhamos alguns shows no fim de semana da tragédia e onde passavamos lembrávamos daquelas pessoas. Quero desejar esta música a eles, a vocês, que possam buscar energia nela". Além os hits já conhecidos, a banda ainda fez uns pout pourris com músicas do sertanejo, como "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha", de João Lucas & Marcelo, e "Gatinha Assanhada", do Gusttavo Lima, além de "Ex Mai Love", de Gaby Amarantos, que foi tema de abertura da novela 'Cheias de Charme', na Globo.

Depois do pagode, veio o axé da minha conterrânea Ivete Sangalo, que transformou o Planeta Atlântida num verdadeiro, digamos, 'Pós-Carnaval'. Durante o show, ela disse assim: "A gente não fez esse show antes em respeito ao coração do brasileiro, que dói muito ainda por causa daquela catástrofe em Santa Maria. Eu estaria oficialmente de férias hoje e fiz questão de vir fazer o show aqui para vocês". Ou seja, a musa do carnaval baiano entrou em férias exatamente no momento em que saiu do palco do Planeta Atântida. Mesmo assim, ela colocou o público para pular e dançar com as músicas que marcaram a sua carreira, como "Dalila", "Acelera", "Arere", "No meio do Povão", "Berimbau" e a antiga "Eva", da época em que ainda era líder da Banda Eva. Durante a apresentação, ela escorregou do palco, nem caindo, ela perde um bom humor e disse que não foi uma queda e que faz parte da coreografia. É... Ivete chamou para subir ao palco o fã que comprou o ingresso número um do festival. Rodrigo Anflor foi apresentado à produção da cantora por uma matéria do portal G1 RS. Natural de Osório, Litoral Norte, ele ficou preocupado quando o Planeta foi transferido para este fim de semana. Após colocar o fã no palco, ao lado dela, e abraçá-lo em frente ao público, ela conta: "Não valeria tudo isso se eu não tivesse essas pessoas para me exibir". A cantora tocou o mais novo sucesso do Carnaval 2012: 'Dançando' e até também, ela cantou 'Gangnam Style', do sul coreano Psy, que foi passar o carnaval em Salvador e no Rio na semana passada, e o público foi ai delírio.

O principal destaque do Planeta Atlântida 2013 foi uma homenagem as vítimas da Tragédia em Santa Maria. A banda Bidê ou Balde recebeu uma "missão difícil" no festival, como os integrantes mesmo definiram. À 0h10 da madrugada de sábado, 16, o grupo gaúcho subiu ao palco para prestar uma homenagem aos 239 mortos da tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 27 de janeiro. Os integrantes da banda subiram ao palco vestidos de branco e, nos telões, um coração no mapa do Rio Grande do Sul apontava a localização do município. A organização do festival dedicou o Planeta a todos os santa-marienses. O público do festival cantou juntamente com a banda a música "Mesmo que Mude", que aborda temas como despedida, amor e lembranças. E o vocalista Carlinhos disse que era a canção mais importante do repertório da banda. A homenagem emocionou o público. A homenagem faz parte da programação oficial do festival, que ocorreria nos dias 1 e 2 de fevereiro, mas em respeito às vítimas, o festival foi transferido.

"É sempre amor, mesmo que acabe
Com ela aonde quer que esteja
É sempre amor, mesmo que mude
É sempre amor, mesmo que alguém esqueça o que passou"

Trechos da música 'Mesmo que mude', de Bidê ou Balde

Antes da apresentação, os apresentadores Rodaika e Fetter disseram algumas palavras em respeito à memória das vítimas. Aliás, o público levou a faixa branca nos dois dias de festival, simbolizando a energia positiva e de coisas boas para os planetários que sofreram e choraram durante a tragédia. A ideia foi da planetária Paula Porto. Goistei da iniciativa e da homenagem que foi de arrepiar e vai ficar pra história do festival.

Depois da homenagem emocionante, teve o rap do Planet Hemp, que foi o último show da recente turnê que reuniu os integrantes do grupo e animou os nostálgicos que sentiam falta de ver Marcelo D2 e BNegão juntos. Assim como no Planeta, em Floripa, músicas como "Legalize Já", "Fazendo Sua Cabeça" e "Mantenha o Respeito" puxaram o público em coro, que fazia muito barulho ao som dos instrumentos da banda.

Depois do rap de Planet Hemp, ele, Michel Teló, que já tocou o Planeta Atlântida no ano passado. Ele tocou vários sucessos como o 'Ai, Se eu te Pego', 'Humilde Residência' e o novo hit 'Amiga da minha irmã'. A canção só tinha sido apresentada durante a gravação do DVD do cantor. Além disso, teve a participação do Sorriso Maroto com a música 'É nois faze Parapapá' e Serginho Moah, do grupo Papas da Língua, com a música 'Eu sei' e o público foi ao delírio. Durante a apresentação, as vítimas de Santa Maria foram lembradas pelo cantor, que cantou em coro com o público "Querência Amada", de Teixeirinha. Apesar de Michel Teló cantar basicamente música pop, iniciou suas raízes no regionalismo, ou seja, música gaúcha. A gaita foi o tom diferente para que todo o Planeta Atlântida gritasse "Ah, eu sou gaúcho!" e discursou: "Gostaria de pedir a Deus muita força para as famílias de Santa Maria". O sertanejo veio acompanhado da namorada, a atriz Thaís Fersoza, em quem deu um beijo apaixonado antes de entrar no Palco Principal. Gremista, como eu, ele foi a Arena do Gremio na semana passada, ver o primeiro jogo do #ImortalTricolor na Libertadores e que acabou perdendo para o Huachipato, do Chile e ele disse ao portal G1 RS, que "Não dei sorte, já que acabaram perdendo. Mas a Arena está linda, estão de parabéns. Era como se estivesse visitando os estádios da Europa. Esses tempos estive no Santiago Bernabéu (que é o Estádio do Real Madrid) e a estrutura é bem parecida". Isso, eu até concordo. É a Arena de primeiro mundo, hein?!

E a primeira noite do Planeta Atlântida encerrou com, digamos, o 'samba-rock' do grupo Sambô, que tocou pela primeira vez no festival. O grupo de Ribeirão Preto, interior de SP, cidade em que a minha amiga Lucieli Dornelles mora, e que é fã do grupo, tocou vários sucessos como "Você Abusou", "Dia de Sol", "This Love", "I Feel Good" e "Satisfaction", além de "Sunday Bloody Sunday", do U2 e "Mercedes Benz", de Janis Joplin. Nem a chuva que caiu nas últimas horas de Planeta afastou o público de frente do palco e tirou a animação dos presentes. Ao final, a banda encerrou o primeiro dia do festival com sambas de raíz tradicionais da cultura brasileira. E a festa terminou por volta das 4AM de sábado.

Na segunda noite, no sábado  16, quem abriu, foi mais uma vez, o Hino Rio-Grandense, só que dessa vez, foi ao som de Renato Borghetti.

Depois da apresentação gaúcha, foi a vez do rock da banda mineira Strike. Durante a apresentação, o público acompanhou a banda com palmas. Foram 12 músicas, entre elas três do último álbum 'Nova Aurora', além das músicas como 'Aquela História', 'A tendência' e  'Paraíso Proibido'. O vocalista Marcelo alertou o público para a corrupção na política brasileira e pediu a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros. A banda ainda desejou força às famílias das vítimas de Santa Maria e criticou o poder público. Na hora da manifestação, o público se abaixou.

A terceira atração do Planeta foi o reagge e o soul de Armandinho, que cantou pela sétima vez no Festival. O pôr-do-sol do Planeta nunca mais foi o mesmo ao som de "Desejos do Mar", "Fio de Cabelo", "Reggae das Tramanda" e "Amor de Primavera",entre outros sucessos. O gaúcho comemorou a passagem pelo festival ao lado de convidados especiais. Nego Joe e Tati Portella, da Chimarruts, garantiram as "dobradinhas" aprovadas pelo público, como "Versos Simples". O cantor ainda lembrou das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria e disse que ele cantou na boate Kiss em agosto. E disse mais: "Cancelei o show na semana do acontecido e cancelei porque fiz parte daquela história no dia do meu show". Sensacional o show de Armandinho no Planeta e eu sempre falei neste blog e no meu twitter, o @lucianosilva96, e vou falar mais uma vez, que é o Jason Mraz do 'soul' brasileiro! Não tem pra ninguém.

Anoiteceu e os paulistas do NX Zero foi a quarta atração do festival para fazer um show memorável. Empolgados, pularam e gritaram ao som do hardcore aprovado pelos fãs. A mais emocionante da noite foi a homenagem da banda às vítimas de Santa Maria com as músicas 'Razões' e 'Onde estiver'. Um texto cobriu o telão preto e pediu para que as pessoas nunca perdessem a esperança. Durante a homenagem, o baixista Conrado não segurou a emoção e acabou chorando.

"Um momento que nunca vai ser esquecido. Pessoas que deixaram a vida umas pelas outras. Heróis. Nessas horas, a união é a mobilização de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil. Foi um exemplo para o mundo. Vocês são guerreiros. Não percam esse brilho. Cedo ou tarde a gente vai se encontrar" 
Texto que foi escrito no telão do palco principal do Planeta Atlântida 2013  

Depois de NX Zero, o rock continua com a banda O Rappa. Mesmo com febre, o cantor Falcão subiu ao palco com os colegas e levantou o público do Planeta Atlântida como já faz há anos em suas participações no festival. Com clássicos como "Me Deixa", "Mar de Gente", "Pescador de Ilusões" e "Minha Alma", os planetários foram ao delírio, pulando e cantando as letras do grupo, que foi a quarta atração da segunda noite. Um minuto de silêncio foi pedido aos fãs em memória às vítimas de Santa Maria. Detalhe: a apresentação de O Rappa no Planeta Atlântida terminou pouco antes do termino do Horário de Verão, ou seja, quando deu 00:00, o relógio voltou para as 23:00 e ganhou 1 hora a mais. Agora, será que os planetários realmente atrasaram os relógios durante o intervalo de O Rappa e SOJA?! É...

Depois de O Rappa e do fim do Horário de Verão, a principal atração da segunda noite do Planeta Atlãntida 2013 foi a banda norte americana SOJA, que tocaram pela primeira vez no Festival. O instrumental forte e as letras de consciência ambiental garantiram um show inteligente. A banda tocou vários sucessos como "Don't wanna wait", "Sorry" e "Rest of my life". Falcão, de O Rappa, participou na música "Everything Changes" em homenagem as vítimas da tragédia de Santa Maria, e aconselhou: "A música no Brasil é mais de contestação política, social. Agora que o país está se tornando de 'primeiro mundo' vocês têm que voltar os olhos também para as questões ambientais e evitar problemas futuros". Vale lembrar que a banda já vendeu mais de 150 mil discos e se apresentou em 15 países. diferentes ao redor do mundo.

Depois do reagge de SOJA, veio o sertanejo e o romantismo de Luan Santana, que cantou pela quarta vez no festival. Em uma hora de show, o cantor dançou, requebrou e arrancou muitos suspiros das fãs e tocou vários sucessos como 'Você de Mim Não Sai', 'Meteoro', 'Sinais', além do novo hit 'Sogrão Caprichou'. Além das músicas conhecidas, ele ousou cantar em inglês Adele e prestou homenagem às vítimas de Santa Maria acompanhado do regionalista Joca Martins. Há algumas semanas o cantor colocou na internet um vídeo em homenagem a uma fã que morreu na tragédia da boate Kiss. Maria Mariana gostava da música "Meu Destino", a primeira composta por Luan em sua carreira. No Planeta, ele tocou a música em um formato "acústico" e depois recebeu no palco Joca para juntos ecoarem "Querência Amada", seguida de um "Ah, eu sou gaúcho!". Aliás, a palavra "Ah, eu sou gaúcho!" foi citada várias vezes no festival, tanto na primeira, quanto na segunda noite. A interação com o público foi o ponto alto da noite. Na edição do Planeta do ano passado, Luan recebeu uma calcinha. Neste ano, uma fã jogou um sutiã para o cantor. Ele conversou com a jovem, que se chama Mariane. Em seguida puxou "Eu quero tchu, eu quero tcha", de João Lucas & Marcelo além das outras músicas dentro do pout-pourri, arrancando risadas do público. Sem falar do sucesso de Roberto Carlos: 'Esse Cara Sou Eu'. Duas dúvidas que eu citei no meu twitter na madrugada de domingo, 17: Será que a música 'Sogrão Caprichou' vai ser a trilha sonora de quê novela em 2013?! E o 'Meteoro', se refere ao meteoro que caiu na Rússia ontem?! É...

E o Planeta Atlântida 2013 no Litoral Norte Gaúcho encerrou em ritmo de música eletrônica com o DJ francês Martin Solveig. Mesmo depois de mais de 10 horas de música, os planetários dançaram e cantaram ao som de sucessos como "Hello", "Boys & Girls" e "The Night Out". Empolgado, subiu na mesa de som na música "Ready to Go" e chegou a cantar para o público. E a festa foi (quase) até o dia amanhecer.

 ►Saiba mais 
Veja a pagina especial do Planeta Atlântida  2013 no G1 RS
Veja como foi a cobertura em tempo real do Planeta Atlântida 2013 no G1 RS
Veja como foi a primeira noite do Planeta Atlântida 2013 RS
Veja como foi a segunda noite do Planeta Atlântida 2013 RS
Veja o meu comentário sobre como foi o Planeta Atlântida 2013 em Floripa
O Planeta Atlântida 2013 em fotos

Enfim, apesar de uma mistura de ritmos, o Planeta Atlântida 2013, na minha opinião, foi uma das melhores edições desde 1996. Por conta das homenagens das vítimas que se foram e os que escaparam de perder a vida da pior tragédia da história dos gaúchos. Foi um Festival EMOCIONANTE e de SUPERAÇÃO, e pra isso, na minha avaliação, mais do que uma nota 10, vou dar uma nota 1000! #prontofalei

Provavelmente, o festival encerra a temporada de #Verão2013 no Brasil, mas com um gosto de quero mais. Em 2014, ano da Copa, tem mais Planeta Atlântida, e quem sabe eu vou estar lá na maior e melhor festa do Planeta. Afinal, é uma mistura de ritmos.

*Alguns trechos deste post peguei do site G1 RS.